Domótica "Low Cost" (e não só...)

Pessoal uma ajuda,

Procuro um switch poe de 16 portas, não precisam ser todas poe.

O que aconselham?
Vi num site de equipamento informático o tplink tl-sg1016pe a 180€ e o ubiquiti lite a 280€

É uma grande diferença de preço entre ambos.

Recomendam algum destes dois ou existe melhor por volta destes preços?

O switch é para ligar as câmaras de vídeo em primeiro lugar, as portas que sobrarem será para ligar outros equipamentos.

Obrigado
 
@sorte verifica oo consumo individual e total das cameras para ver se o switch consegue alimentar, mas esses da tp-link são porreiros para o preço, são uma solução económica. Esse é 30W por porta com um limite total de 150W.
 
a - Shellys sem duvida até agora a melhor escolha. Se puderes esperar para ver o que vem ai com o Matter para já os preços ainda são proibitivos.
b - Eu uso Alexa tenho 6 em casa e muito bem até agora a Google não conheço.
c - O neutro sim e caixas fundas e grandes. Poucas ligações em serie. Rede rj45 em todo lado.

Fora isso aconselho a ires lendo e aprender o que é o Home Assistant. Depois é criares um servidor, instalares e centralizares lá a domotica toda da casa.


instalar

Antes de mais obrigado pelas respostas.
a - Creio que dentro de 3 a 4 meses terei que definir o que quero, veremos se haverá opções no mercado Matter mais realistas;
b - Ou seja a única opção é ter várias Alexas (ou similar);
c - RJ45 em todo o lado? Poderias partilhar mais sobre isto? tipo uma por divisão? Qual seria o objetivo.

Sim ainda tenho muito por onde "estudar", se tiveres alguma "literatura"/Topicos/sites disponibiliza.

Obg
 
Boas, estou a começar nisto da "casa inteligente". Tenho tomadas tapo p110 em alguns pontos e enquanto que não tenho alexa, andei a brincar com o telemóvel. A minha questão é, vocês costumam desligar tudo? Por exemplo, a TV e assim diretamente com a tomada tapo? Já ouvi dizer que isso faz mal à televisão. Neste momento deixo sempre a internet ligada. e é a única coisa ligada diretamente à tomada. O que é que se deve evitar de desligar assim à "força" ?

Cumps
 
Boas, estou a começar nisto da "casa inteligente". Tenho tomadas tapo p110 em alguns pontos e enquanto que não tenho alexa, andei a brincar com o telemóvel. A minha questão é, vocês costumam desligar tudo? Por exemplo, a TV e assim diretamente com a tomada tapo? Já ouvi dizer que isso faz mal à televisão. Neste momento deixo sempre a internet ligada. e é a única coisa ligada diretamente à tomada. O que é que se deve evitar de desligar assim à "força" ?

Cumps
Sendo isto parte do tópico TVs OLED, se a tua for uma dessas nunca deves desligar a TV devido ao refrescamento

Pessoalmente discordo desligar aparelhos sensíveis, como TV, AV e afins da tomada

Os momentos mais críticos de qualquer aparelho são o arranque em que toda a voltagem no aparelho estabiliza, em todos os milhares de componentes, principalmente devido ao efeito dos condensadores e é nessa altura que mais pifam

Se parte dele estiver já pré preparado, o Standby, IMHO os riscos serão menores
 
Antes de mais obrigado pelas respostas.
a - Creio que dentro de 3 a 4 meses terei que definir o que quero, veremos se haverá opções no mercado Matter mais realistas;
b - Ou seja a única opção é ter várias Alexas (ou similar);
c - RJ45 em todo o lado? Poderias partilhar mais sobre isto? tipo uma por divisão? Qual seria o objetivo.

Sim ainda tenho muito por onde "estudar", se tiveres alguma "literatura"/Topicos/sites disponibiliza.

Obg
b - Até agora sim.
c - Se tiveres rj45 podes colocar mesh na casa em qualquer lado e assim teres uma excelente cobertura de rede com a vantagem de teres um bastidor onde podes centralizar tudo.

Home assistant podes ver a propria pagina web bem como o forum portugues é só pesquisares no google. Tens muitos e bons videos no youtube e em pt. Escolhe o hardware e começa já a testar isso.
Para shellys tens os videos muito bons do Gabriel Diy.
 
Primeiro Shelly 2.5 instalado com sucesso com um estore, deu mais trabalho metê-lo da caixa do que fazer as ligações em si. A caixa é funda mas tinha vários cabos/ligadores com fases, neutros e terras e com a traseira do interruptor tive de fazer alguma ginástica.

Funciona perfeitamente e é muito prático, acho que começou o vício pois já vou encomendar mais Shellys para outros estores/luzes e ainda falta o chegar o Raspberry para integrar tudo no homebridge.

Entretanto também surgiu a ideia de colocar no quadro elétrico para o ar condicionado e para a bomba de calor (painel termodinâmico) mas estou na dúvida entre quais escolher. A ideia é simplesmente medir os consumos de energia, não pretendo automatismos. Tenho disjuntores independentes para cada equipamento de 16A cada e dando alguma margem, as unidades de ar condicionado em simultâneo no pico devem quase esgotar a amperagem e a bomba de calor tem um consumo baixo (normalmente só funciona o compressor que circula o fluído através do painel, tem uma resistência elétrica de 1500W que raramente é utilizada).

Os módulos normais chegam para o que necessito ou teria alguma vantagem com os PRO? E o recomendado seria um para cada disjuntor, certo? Estava a pensar em colocar um duplo que só aguenta até 25A mas mesmo com o ar condicionado no máximo e com a bomba de calor em baixo consumo não sei se seria boa ideia...

Obrigado!
 
Tenho uma dúvida, e tentei esclarecer mas não encontrei em lado nenhum. Estou a pensar comprar Broadlink RM4 pro para controlar TV, apple tv, portões e outros. A minha casa tem 3 piso, e na especificação do produto diz ter um alcance de 8 a 10 metros, este alcance apensas se aplica na horizontal ou também na Vertical? Obrigado.
 
Tenho uma dúvida, e tentei esclarecer mas não encontrei em lado nenhum. Estou a pensar comprar Broadlink RM4 pro para controlar TV, apple tv, portões e outros. A minha casa tem 3 piso, e na especificação do produto diz ter um alcance de 8 a 10 metros, este alcance apensas se aplica na horizontal ou também na Vertical? Obrigado.
Para os aparelhos que são controlados por infravermelhos o Broadlink tem que estar numa zona que seja "visível" por esses aparelhos (TV's, AC's, etc.)
 
Olá pessoal!
Conhecem algum sensor Zigbee mmwave de presença humana, que não seja de encastre e que funcione no ecossistema Tuya?
Tenho uma automação em que precisava de um sensor destes porque o sensor de movimento PIR da Moes que tenho, apesar de ter bastante abrangência, por vezes desliga a luz estando eu presente no local...
O FP1 da Aqara parece-me ser excelente (tem funcionalidades BRUTAIS mesmo!), mas para funcionar ia obrigar-me a entrar no mundo do HA e, sinceramente, ainda não estou muito para aí virado... ou então a comprar o hub da marca... como já tenho um da Zemismart, queria evitar...
 
Back
Topo