Domótica "Low Cost" (e não só...)

Olá pessoal!
Conhecem algum sensor Zigbee mmwave de presença humana, que não seja de encastre e que funcione no ecossistema Tuya?
Tenho uma automação em que precisava de um sensor destes porque o sensor de movimento PIR da Moes que tenho, apesar de ter bastante abrangência, por vezes desliga a luz estando eu presente no local...
O FP1 da Aqara parece-me ser excelente (tem funcionalidades BRUTAIS mesmo!), mas para funcionar ia obrigar-me a entrar no mundo do HA e, sinceramente, ainda não estou muito para aí virado... ou então a comprar o hub da marca... como já tenho um da Zemismart, queria evitar...
ha 2 ou 3 projectos DYI forum do homeassist mas parece-me que implicam homeassist :D

eu ando a espera do fp2 aqara que parece ainda melhor
 
Bem, hoje estive a instalar um Shelly 1 num portão de garagem e foi uma epopeia! Lá consegui, mas no fim de 1000 e uma coisas, pura e simplesmente não se conectou à cloud.
Espero que seja algo temporário, porque senão vai ter de ir para trás...
Acedi via IP e diz que está a tentar estabelecer ligação. Por Wi-Fi está a trabalhar, mas assim que tento aceder com os dados, pimba, device offline!

Assim de repente só consigo pensar que pode estar a haver alguma dificuldade no registo do dispositivo nos servidores porque, dadas as dificuldades que tive na configuração, tive de fazer vários resets e reboots... Vou aguardar por amanhã...
 
Bem, hoje estive a instalar um Shelly 1 num portão de garagem e foi uma epopeia! Lá consegui, mas no fim de 1000 e uma coisas, pura e simplesmente não se conectou à cloud.
Espero que seja algo temporário, porque senão vai ter de ir para trás...
Acedi via IP e diz que está a tentar estabelecer ligação. Por Wi-Fi está a trabalhar, mas assim que tento aceder com os dados, pimba, device offline!

Assim de repente só consigo pensar que pode estar a haver alguma dificuldade no registo do dispositivo nos servidores porque, dadas as dificuldades que tive na configuração, tive de fazer vários resets e reboots... Vou aguardar por amanhã...
Não tem um dns alternativo pois não?

Não sei explicar mas se puser ip automático todos os meus shelly não têm net.
Eu tenho um pihole a fazer de dhcp e dns server, e aquela treta recusar-se a ligar...
Mesmo metendo gateway o pihole e dns o Router da operadora nunca consegui...
 
Não tem um dns alternativo pois não?

Não sei explicar mas se puser ip automático todos os meus shelly não têm net.
Eu tenho um pihole a fazer de dhcp e dns server, e aquela treta recusar-se a ligar...
Mesmo metendo gateway o pihole e dns o Router da operadora nunca consegui...
Não... Mas por acaso defini para ter IP estático...
 
@kronnuz isso é a subnet mask.

Também não estava a dizer o campo correto, é o gateway.
Nos shelly, o gateway deve ser o endereço IP do router aí de casa.
Aqui em casa, o que estava definido por omissão estava errado (192.168.1.1 e o router está no 192.168.1.254) e também ficavam com problemas.
 
Boas,
Preciso de alguma ajuda, pois estou agr a tentar perceber um pouco de como funcionam os interruptores wifi!
Tinha Shelly's 2.5 instalados(por um eletricista), mas de um momento para o outro, um deles morreu completamente(nem luz acende), e o outro após configurações, surge offline na app(sintomas iguais a comentários anteriores)! Faço reset, torna-se detetável, ligo-o à rede wifi, e volta a ficar offline!

Por esse motivo estou a pensar mudar para dispositivos Tuya, pois são menos dispendiosos, e se avariarem o encargo será menor!
Neste momento estou a tentar perceber o esquema de ligação dos estores elétricos. No meu caso, aparentemente eles estarão ligados ao interruptor junto à janela, mas junto da caixa ATI, tenho outro interruptor de touch(que estará também ligado aos estores), e tenho também um shelly 2.5 ligado esse interruptor, para fazer o controlo pela app.

Ligação atual Shelly 2.5 (sei que isto pouco ou nada vai ajudar, pois não se sabe de onde vêm os cabos)
Encontrei também este suposto esquema de ligação, (segundo da imagem), do Wifi Switch Tuya, a um interruptor touch!

Obrigado
 
o shely 2.5 dá para interruptor duplo porque tem dois relés.
Os outros sao só com 1 relé, tipo o shelly 1L (sem neutro), que so dá para usares um botão do interruptor duplo.
Mas mesmo assim, sem neutro precisas de um bypass
 
Eu no corredor tenho 4 focos de luz no tecto com as tais lampadas normais e27, comprei uma lampada Shelly recentemente para a sala e funciona ás mil maravilhas (depois de ter tido uma dor de cabeça a configurar lol).

A minha intenção era alterar um foco de luz ou todos assim que entrar em casa acender com algum sensor de movimento. A lampada Shelly seria o ideal se não fosse tão grande pois não cabe lá, teria de ser algo "Lâmpada LED E27 G45 230V 3.5W 4000K 249lm" mas inteligente!

Alguma recomendação para um processo mais simples/minimalista sem antes de dar um passo para o Shelly no interruptor?
 
Back
Topo