Domótica "Low Cost" (e não só...)

Olá a todos

Queria 2 lâmpadas de casquilho fino E14 mas com zigbee, para os candeeiros do quarto

Tinha preferência por Philips Hue mas lâmpadas brancas só Wi-Fi e Bluetooth

O que aconselham?
 
Boa tarde, ainda sou bastante noob no que toca a casa inteligente e tenho algumas questoes. Comprei algumas lampadas da tapo e gostaria de colocar na sala, mas queria poder alem de fazer a sua gestao por app/voz como tambem pelo interruptor. No entanto, como é normal se o interruptor estiver desligado, a app nao vai ligar a lampada e torna-se um incomodo, ha forma ed contornar isso certo? Sei que ha modulos mas ai ja vou ter o modulo que é inteligente e a lampada que tbm o é, dai para mim fica confuso. Como fazem para fazer essa gestao?
 
Boa tarde malta,

Precisei de comprar um mini pc (comprei um NUC) para ligar à TV da sala e vou aproveitar para começar a entrar no mundo das Smart Homes 😄

Tenho à vontade com ubuntu e docker por isso já fiz setup da Homeassistant.

É fundamental para mim não alterar a fachada da casa e manter todas as funcionalidades actuais (não quero ter uma luz XPTO mas depois não poder desligar pelo interuptor da parede eheh)
Por isso a minha ideia é comprar um receptor zigbee (provavelmente o da SONOFF) e uns quantos SONOFF ZBMINI-L para instalar nos interuptores (já confirmei e não tenho neutro nas caixas dos interuptores).

A minha pergunta é serão os SONOFF ZBMINI-L a melhor aposta?
Se tiveram alguma sugestão dica para o meu use case também é bem vinda 👍🏻
 
Boa tarde, ainda sou bastante noob no que toca a casa inteligente e tenho algumas questoes. Comprei algumas lampadas da tapo e gostaria de colocar na sala, mas queria poder alem de fazer a sua gestao por app/voz como tambem pelo interruptor. No entanto, como é normal se o interruptor estiver desligado, a app nao vai ligar a lampada e torna-se um incomodo, ha forma ed contornar isso certo? Sei que ha modulos mas ai ja vou ter o modulo que é inteligente e a lampada que tbm o é, dai para mim fica confuso. Como fazem para fazer essa gestao?
Nesses casos as lâmpadas serão normais e os interruptores é que são inteligentes. Até sai mais barato.
Como queres só vejo teres os interruptores inteligentes e ignorares a app das lâmpadas. Tenho uma lâmpada smart (por causa das cores) ligada a um interruptor inteligente, e só uso a app para o brilho/cor, ligar e desligar é pelo interruptor (a lâmpada mantém o último estado).
 
Olá malta. Precisava de uma opinião. Um amigo meu tem uma Echo Show 8 e duas echo dots. Entretanto quer colocar uma campainha com câmara, se possível que dê para integrar com aqueles equipamentos.
Como funciona a questão do som?
Se tocarem à campaínha, o aviso é dado pelas colunas?
Ou o equipamento vem com o módulo da campainha à parte?
Aconselham alguma?
Parto do principio que uma campaínha inteligente envie também (pelo menos) uma notificação para o tlm, certo?
Só ainda não sei se ele vai querer câmara com comunicação bi-direccional, mas vou partir do princípio que sim.
Obrigado!
 
Última edição:
Boa tarde,

Tenho uma questão relativamente ao controlo de um portão de garagem. Pretendo instalar algo que me permita controlar remotamente o portão da minha garagem. Vivo num apartamento e já tenho um powerline na minha box, o que me permite ter instalado lá uma camara pelo que não é por aí que a coisa não se faz.

O que me deixa mais em duvida é o tipo de portão que tenho, visto que não é daqueles que abre para cima (os mais tradicionais). O meu é um portão que abre lateralmente, com um estilo dobrável tipo "acordeão", do género abaixo:

garage-accordionfolded-gates-picture-id1207378579


Alguém me sabe dizer se os aparelhos do mercado são compatíveis com este tipo de portão?

Agradeço desde já.
 
Boa tarde,

Tenho uma questão relativamente ao controlo de um portão de garagem. Pretendo instalar algo que me permita controlar remotamente o portão da minha garagem. Vivo num apartamento e já tenho um powerline na minha box, o que me permite ter instalado lá uma camara pelo que não é por aí que a coisa não se faz.

O que me deixa mais em duvida é o tipo de portão que tenho, visto que não é daqueles que abre para cima (os mais tradicionais). O meu é um portão que abre lateralmente, com um estilo dobrável tipo "acordeão", do género abaixo:

garage-accordionfolded-gates-picture-id1207378579


Alguém me sabe dizer se os aparelhos do mercado são compatíveis com este tipo de portão?

Agradeço desde já.
Direi que se o botão de controle tiver 3 fios será um tradicional O mesmo que um estore ou estarei equivocado?
 
Direi que se o botão de controle tiver 3 fios será um tradicional O mesmo que um estore ou estarei equivocado?
Não sou expert mas o controlador do motor deve ter uma entrada que deve receber um sinal de abertura que pode ser comandado por um relé (shelly, por exemplo).
Vê no manual qual é essa entrada.
 
Alguém usa as lâmpadas Shelly Duo? Se configurar uma lâmpada, quando a desligar/ligar no interruptor mantém a tonalidade escolhida? Há forma de escolher perfis mediante o número de cliques na tecla?
 
Aqui 🙋‍♂️ As brancas, casquilho E27.

Podes configurar nas definições se queres que ela ligue quando tiver alimentação. Se estiver definido como sim, mantém as configurações anteriores (intensidade e temperatura).

Podes ter perfis se associares a um i4. Diretamente não encontrei essa opção, o que faz sentido porque ao clicares para desligar ela perde a alimentação.
 
Com as apps da Shelly não cheguei a utilizar muito e já não me lembro se isso acontecia, acabei por instalar firmwares customizados nos módulos para ser compatível diretamente com o Homekit.

Perde-se algumas funcionalidades originais da app e da cloud mas para uma utilização básica considero mais prático. Para controlar os Shellys fora de casa faço-o através do Homepod.
 
Neste momento uso muito o Google Assistant para interagir com as persianas e com o aspirador. Existe alguma forma de fazer exactamente o mesmo sem dizer a frase para activar o assistente? Seja no telemóvel ou qualquer outro dispositivo.

Ou seja, sem dizer o "Ok Google", esperar o mesmo activar, e dizer o comando. Estou à espera desta função há anos e anos e nada. Alguma coisa?

Pelas pesquisas que fiz o Google adicionou há uns anos uma opção para este fim que é o "Quick phrases". No telemóvel, tenho a opção mas não está activa, não dá para fazer nada. Pelo que percebo só funciona no produtos Nest. Problema é que não encontro nada que me garanta que isto funciona em Português, seja do Brasil ou de Portugal.

Alguem já testou?

Estou para adicionar Shelly's pela casa toda para controlar as luzes, mas vou adiando por causa da falta desta funcionalidade. Não há paciência para adicionar mais duas dezenas de "Ok Google" à minha rotina diária. [emoji23]
 
Back
Topo