Domótica "Low Cost" (e não só...)

Post muito interessante e bem detalhado!
Eu próprio gostaria de implementar alguma domótica em casa mas falta tempo e $$ (mais $ que tempo.. eheh)
Já coloquei o teu post nos bookmarks para quando um dia destes tiver oportunidade de me aventurar. Vai ser um óptimo ponto de partida!

Cumps
 
Post muito interessante e bem detalhado!
Eu próprio gostaria de implementar alguma domótica em casa mas falta tempo e $$ (mais $ que tempo.. eheh)
Já coloquei o teu post nos bookmarks para quando um dia destes tiver oportunidade de me aventurar. Vai ser um óptimo ponto de partida!

Cumps

Obrigado. Consoante o que for adicionando ao sistema vou actualizando o tópico.

Esta semana optei por adicionar os 4 routers aqui da casa à barra lateral para quando tiver o sistema a 100% a correr numa tablet na parede se precisar de reiniciar algum, não ter necessariamente de ir a um pc ou ter de inserir o ip no browser.



A outra alteração que fiz mas que ainda não está como quero:
Meti as luzes da philips a fazer fade in quando começa o sunset e estiver em casa.
Caso saia de casa elas desligam.
Existe um componente que faz isto tudo: https://home-assistant.io/components/device_sun_light_trigger

No entanto deparei-me com alguns problemas:
- a linha de código pede um group de devices para fazer a geo location, e eu queria numa faze inicial só o meu;
- queria só ligar uma luz e não um grupo delas;
- queria ligar a luz numa cor expecifica e não num profile pré-defenido (read/relax/...)

Conclusão, este fim-de-semana vou tentar fazer uma automatização para eliminar este problemas, não necessitanto assim dessa componente nem do ifft.


Não se esqueçam que uma casa ser inteligente não necessita que todas as luzes sejam controladas num sistema deste tipo. Por exemplo em sítios de passagem constante (corredores/acessos a garagem/pátios) optem sempre por sensores de parede, com luzes led.
Gastam pouco, nunca ficam acessas, e são inteligentes quanto baste.
 
Última edição:
Tópico subscrito, mt bom, obrigado :)

Tb tenho luzes Philips Hue, até agora ainda não me aventurei mt com elas (IFTT), mas chegando o Outono terei mais tempo para "brincar".

Até lá, seguirei este tópico com atenção.
 
Saiu dois hotfixes entretanto:


HOTFIX 0.28.1 - SEPTEMBER 12
  • Fix: Simplisafe alarm control panels accept any string for code (@tchellomello)
  • Fix: Z-Wave would sometimes not detect all thermostats (@turbokongen)
  • Fix: Automatic device tracker when 2 or more cars are tracked (@teagan42)
  • Fix: Group ordering is now based on config again (@balloob, @kellerza)
HOTFIX 0.28.2 - SEPTEMBER 13
  • Light - pilight: Fix send RF code (@DavidLP)
  • Recorder: Fix specifying SQLite (@pvizeli)
  • Wink: Fix garage door detection (@turbokongen)
  • Climate - Ecobee: Fix inverted high and low temperatures (@turbokongen)
  • Allow changing covers using scenes (@nvella)
  • Device tracker - Automatic: Fix polling (@teagan42)
 
Desde já o meu obrigado para o @skinnedpt !
Gostei bastante do aspecto e do hub Vera Plus.
Vou ter de estudar se é possível ter um hub estilo o Vera Plus, que tem suporte para Z-Wave e Zigbee, a funcionar com equipamentos Zigbee (os Cloogy, da ISA).
É que, com isso, expandia a minha domotica (tenho o Cloogy com 3 tomadas, um LCD e uma clamp no quadro principal).
 
Eu gostava de uma solução que fosse suportada no Home Assistant (que gostei imenso) e que permitisse usar os zigbee's que aqui tenho, já que me permitem medir o consumo de energia em tomadas e no total.
 
Eu gostava de uma solução que fosse suportada no Home Assistant (que gostei imenso) e que permitisse usar os zigbee's que aqui tenho, já que me permitem medir o consumo de energia em tomadas e no total.

Penso que podes fazer aparecer a info que queres através desta componente:
https://home-assistant.io/components/zigbee/
https://home-assistant.io/components/binary_sensor.zigbee/

Já agora estou à procura de algo desse género e supostamente esta é compativel e tem um bom preço:
Clamp para consumo total: https://tropicalprice.com/product/B00G5DZK8I

Contador wireless: https://tropicalprice.com/product/B0074HN5HW

Ora tira-me esta dúvida:
Só preciso de um AMP?
Ligo o AMP aquele quadro que tenho no exterior da EDP?
 
Vou tentar ver se existe forma de ligar os dispositivos do cloogy com o home assistant. Era uma coisa bem fixe!
A clamp que tenho está à entrada/saída do meu quadro, isto é, está entre o contador da EDP (que está na rua) e o quadro. Sendo uma instalação monofásica, apenas é preciso uma clamp.
 
Boa tarde.

Excelente tópico.

Também utilizo o home-assistant para controlar algumas cosias lá de casa. E cada vez adoro mais esta plataforma.

No entanto estou a optar por coisas mais low-cost. (se bem que adorava ter umas philips hue ou umas lifx, também gostaria de ter o multisensor z-wave, mas isto apenas quando houver €). Neste momento tenho algumas tomadas por rf (dio), para temperatura uso o dht22 e para movimento uso o pir sensor.

Hardware:
- Raspberry pi 2
- DHT22
- Pir Sensor
- Câmera Playstation 2
- Tomadas RF (DIO chacon)
- Transmissor infravermelhos

Mais tarde coloco uns screens do layout do meu HA
 
Boa tarde.

Excelente tópico.

Também utilizo o home-assistant para controlar algumas cosias lá de casa. E cada vez adoro mais esta plataforma.

No entanto estou a optar por coisas mais low-cost. (se bem que adorava ter umas philips hue ou umas lifx, também gostaria de ter o multisensor z-wave, mas isto apenas quando houver €). Neste momento tenho algumas tomadas por rf (dio), para temperatura uso o dht22 e para movimento uso o pir sensor.

Hardware:
- Raspberry pi 2
- DHT22
- Pir Sensor
- Câmera Playstation 2
- Tomadas RF (DIO chacon)
- Transmissor infravermelhos

Mais tarde coloco uns screens do layout do meu HA

E a nível de lampadas, usas alguma coisa?
 
E a nível de lampadas, usas alguma coisa?

Viva,

A nível de lâmpadas não uso nada de especial.
Apenas uso as tomadas rf, que neste caso controlam um candeeiro de mesa e um de pé na sala, mas neles apenas tem umas led normais.
Mas como iluminação para a sala chega. Depois tenho algumas automações, como ligar sozinhas quando entro de manhã na sala, ou quando se chega a casa e o sol já está abaixo do horizonte. Ou quando estamos a ver um filme, apenas deixa uma ligada como luz ambiente.

A nível de lâmpadas estou a ver se integram as xiaomi, ao preço que elas estão comprava logo :)

Para a bancada da cozinha é que já encomendei uma fita led e um rele com receptor rf, vamos ver como vai funcionar.
 
também me estou a aventurar na domotica, gostei dos preços do material da broadlink e mandei vir para já um rm pro2
eles têm vários acessorios, sensor de ar/barulho,luz, interruptores, sensor de presença etc etc
 
Back
Topo