No simulador da algum erro ?
Isso são erros....
Qual ID estás a usar ?
No manual diz qual e o id do equipamento ?
Altera registo para 62. ....
ID 1
Poll 500
Register 62
Resultado ?
usa Modbus , para minimixar cablagem. Cartas de saidas modbus com relés de potência. etc. PLC , qualquer um que comnuique em Modbus RTU ou TCP .....atéVamos lá desenterrar este tópico
Infelizmente, devido a esta pandemia não me foi possível começar a construção da moradia e por essa razão também não perdi muito mais tempo a pesquisar sobre este assunto.
Como estou a contar começar no inicio do ano, vou voltar á carga neste assunto.
Da malta que comentou neste tópico, é possível darem novamente o vosso feedback sobre os vossos sistemas?
Que cartas IO e PLC usaram? Como fizeram a parte elétrica? interruptores tudo a 24V? O restu usaram relés?
Já tenho algumas coisas esquematizadas do que vou fazer, mas sugestões de quem já tenha passado por isso, são sempre bem vindas porque como já saí do ramo de automação à 2 anos, não sei como andam os equipamentos neste momento.
Boas. Sou novo neste forum e este tópico interessa-me. Tal como voçê também vou construir e como tenho conhecimentos vou fazer toda a instalação de domótica da minha casa.
Descrição geral do sistema:
- 3 zonas de controlo na casa: 2 zonas no interior da casa, comanadadas cada uma por um PLC Controllino Mega. Outra zona de controlo no anexo com um Controllino Mega e um Maxi.
- Todos os interruptores de cada zona da casa são Velbus. Tenho ainda sensores de 1 input Velbus para janelas e portas de acesso ao exterior.
- Uso sensores de fumo, presença, humidade e magnéticos convencionais a 12volt ligados aos inputs dos Controllinos.
- Na sala tenho 3 zonas de iluminação comandados a dimmer da Velbus
- Para além dos Controllinos ainda tenho um PLC Siemens S7 que uso como servidor de bases de dados e onde está a lógica da domótica.
- Todo o sistema funciona em rede ethernet IP cablado.
- A vantagem do Velbus é que com pouco investimento tenho uma série de interruptores onde posso programar várias funções. Estes interruptores estão ligados em CanBus. Os controllinos conseguem aceder ao CanBus (ler e escrever dados) de modo a reconhecerem um toque num botão por exemplo e depois com a programação do controllino, é desencadeada a ação (acender luzes, abrir e fechar estores, controlo de válvulas, etc). Os controllinos acedem ao canBus através de uma shield CanBus específica (Seeed Studio canbus shield).
- A vantagem dos Controllinos é o seu preço e a quantidade enorme de inputs e outputs. A desvantagem (ou vantagem) é que são programados tal e qual como um Arduino Mega. Mas já trazem relógio RTC e porta ethernet.
- Por fim ainda uso o Homeassistant com node red integrado para fazer uma espécie de sistema SCADA. Com um router com VPN (openvpn) acedo em qualquer parte do mundo ao sistema. Quem conhece o node red sabe como é fácil este interagir com o PLC Siemens. E todos os controllinos interagem com o PLC Siemens. Tudo em rede.
- E ainda uso o whatsapp bot para receber alarmes e mensagem de erro que configurar.
Protocolos de comunicação usados:
Serial entre controllinos
Canbus entre a rede Velbus e os Controllinos
MQTT entre o node red e os controllinos
S7 Comm entre o node red e o PLC Siemens e entre os Controllinos e o PLC Siemens.
Agradeço os vossos comentários e sugestões para este sistema
Boas.Aqui seguem alguns comentários.
Velbus não conhecia a solução. O Bus é CAN entre os interruptores ? Se sim isso é uma enorme vantagem. Boa !
PLC Controlilino não têm saidas com relés que me convençam , terás que usar relés 10 A ou 16 A para interface com os elementos a controlar . È esse o teu plano ? Os relés 6A cargas resistivas pouca margem dá para uma habitação , julgo eu ?
O Node-red parce-me ter integração de Velbus , testa pq se funcionasse preferia ter cartas I/O com o teu SuperMasiDoQueTestado S7 da Siemens. e deixaria de precisar do PLC Controlino Mega .
....!