Domótica Moradia com PLC

Boas.

Eu estou a construir uma moradia neste momento e a minha ideia será utilizar também um PLC. Isto porque é fácil para mim pois é a minha área.

Vou utilizar um Siemens S7-1200 1214C em conjunto com módulos IO e uma ou 2 HMI.. Dividi a casa em 3 sectores mais ou menos centrais para ser mais fácil toda a cablagem. Num local perto da Sala fica o PLC com 2/3 módulos, na zona dos quartos ficam mais 2/3 módulos e na cave 1/2 módulos..

Vou utilizar esses interruptores de pressão da EFAPEL que mostraram ai antes e como cada interruptor tem 4 botões de pressão consigo conjugar para controlar tudo o que quero em cada divisão com apenas 1 interruptor. Só aqui dá para poupar bastante dinheiro em relação a uma instalação com KNX.

Depois vou utilizar MQTT entre o S7 e o Home Assistant. Com isto não me parece que vá gastar fortuna nenhuma em relação a uma instalação eléctrica convencional. Claro que o autómato e módulos têm um custo.. Por exemplo numa instalação convencional só para querer centralizar os estores por exemplo tenho de ter interruptores e uma central.. Aquecimento igual... Isto faz uma instalação convencional sair bastante cara também. E nem falo em SONOFFs e coisas dessas que numa moradia feita e pensada de raiz nunca mais me vão trazer a mesma fiabilidade que o autómato.

Assim temos um investimento inicial mas vai permitir controlar iluminação, estores, potência, aquecimento, etc etc... Tudo sem mais investimento.. A não ser o meu tempo no desenvolvimento.

Isto em conjunto com a possibilidade do Home Assistant e MQTT só consigo encontrar vantagens... Quem defende o KNX que me diga alguma coisa que faça e que eu não consiga fazer assim.. E não estou a dizer mal do KNX. Eu proprio equacionei utilizar.. Mas depois de andar a pedir preços de material desisti completamente.. E falo em preços que eu consigo na empresa e não PVPs.. Só em interruptores mesmo dos mais simples com KNX gastava mais que no autómato e IOs..

Depois com o autómato tenho ainda a facilidade de não ter de andar a aprender a mexer no ETS.



Viva,

Há muitos anos que utilizo PLC´s com grandes vantagens quando comparado com outro sistemas.
Contudo utilizo PLCs de gama diferente e não utilizo HMIs, reduz-se assim muito o custo final da instalação sem qualquer perda de funçoes.

Com o dinheiro que se poupa no PLC e nos HMIs, dá para investir num sistema de vizualização https://iridi.com/lite/ que quando comparado com os HMIs é muito mais flexivel e muito mais barato.

Este sistema https://iridi.com/lite/ tem a enorme vantagem do utilizador final, conseguir fazer a suas própias rotinas de automação ,sem ter que investir horas do seu tempo, costumiza a instalação á medida das suas necessidades. Afinal ninguem consegue antever quais são as necessidades reais do uitilizador final , depende muito dos habitos etc.

Este sistema https://iridi.com/lite/ permite integrar Camaras/Ip , Video Porteiro , enviar SMS , emails, comunica com vários protocolos ; Modbus TCP , Zwave , KNX , etc

Se juntares a isto uns modulos I/O de potência vais ver que a poupança e a simplicidade da instalação é enorme.

image.jpg.php
 
Viva,

Há muitos anos que utilizo PLC´s com grandes vantagens quando comparado com outro sistemas.
Contudo utilizo PLCs de gama diferente e não utilizo HMIs, reduz-se assim muito o custo final da instalação sem qualquer perda de funçoes.

Com o dinheiro que se poupa no PLC e nos HMIs, dá para investir num sistema de vizualização https://iridi.com/lite/ que quando comparado com os HMIs é muito mais flexivel e muito mais barato.

Este sistema https://iridi.com/lite/ tem a enorme vantagem do utilizador final, conseguir fazer a suas própias rotinas de automação ,sem ter que investir horas do seu tempo, costumiza a instalação á medida das suas necessidades. Afinal ninguem consegue antever quais são as necessidades reais do uitilizador final , depende muito dos habitos etc.

Este sistema https://iridi.com/lite/ permite integrar Camaras/Ip , Video Porteiro , enviar SMS , emails, comunica com vários protocolos ; Modbus TCP , Zwave , KNX , etc

Se juntares a isto uns modulos I/O de potência vais ver que a poupança e a simplicidade da instalação é enorme.

image.jpg.php

Já tinha visto essa hipótese também. Até mesmo com o Home Assistant posso fazer isso. E em vez de ter HMI colocar um simples tablet! Eu estou a fazer para mim.. claro que se fosse para vender a um cliente sem dúvida que essa opção do Iridium Lite me parece muito bem.. até para o KNX cheguei equacionar essa opção..

Quanto aos módulos de Relés para a potência acho que vou passar e utilizar relés com base da Finder.. fica tudo independente e se tiver problema num relé não fico sem mais nada. Controlados pelas saídas do PLC..

Como já disse estou a fazer o sistema para mim. O S7 1200 tem por exemplo HSC (high speed counters) que vou utilizar para fazer um sensor de velocidade do vento que me vai ficar baratissimo.. aproveitando as capacidades do PLC e a imaginação consigo poupar ainda mais e o limite é quase nulo..
 
Já tinha visto essa hipótese também. Até mesmo com o Home Assistant posso fazer isso. E em vez de ter HMI colocar um simples tablet! Eu estou a fazer para mim.. claro que se fosse para vender a um cliente sem dúvida que essa opção do Iridium Lite me parece muito bem.. até para o KNX cheguei equacionar essa opção..

Quanto aos módulos de Relés para a potência acho que vou passar e utilizar relés com base da Finder.. fica tudo independente e se tiver problema num relé não fico sem mais nada. Controlados pelas saídas do PLC..

Como já disse estou a fazer o sistema para mim. O S7 1200 tem por exemplo HSC (high speed counters) que vou utilizar para fazer um sensor de velocidade do vento que me vai ficar baratissimo.. aproveitando as capacidades do PLC e a imaginação consigo poupar ainda mais e o limite é quase nulo..



Nada contra. Apenas deixa-me dizer-te que também sou um DYI , que construiu uma moradia há 6 anos e fez a seguinte viagem;

1- Instalei 3 Logos da Siemens com uns relés com base da Finder . Resultado , ainda funciona mas fiquei decepcionado com o acesso á instalação que é feita com um Web Sever da Siemens mas é muito limitado....

2- ...encontrei o node-red e após muitas horas a queimar pestanas até consegui fazer mais do tinha feito com a solução # 1 mas...

2a - ...

3-.... fiz para um amigo a instalação com 4 logos da Siemens a falar com um HMI Siemens Comfort (pipa de massa) e para conseguir controlar / interagir com a instalação comprei uma licença Siemens Sm@rtserver (outra pipa de massa) que permite visualizar o contudo do HMI no telemóvel ....
No inicio pareceu-me grande solução , rapidamente percebi que era muito limitada para usar numa habitação....mas foi grande gozo ver o Logo a falar com o HMI usando o TIA

3a....

4....continuei a minha viagem e comprei um Pi 3 onde instalei o Node-Red e comprei um Micro 820 da Allen Bradley que permitiu trabalhar em ladder e fazer umas coisas mias elaboradas. Acabei por o instalar em casa e por Modbus TCP tinha os Logo a comunicar com o Micro 820 e todos juntos comunicavam com o Node-Red para "alimentar " o interface , enfim ....muitos remendos.

4a...KNX .... sim também pensei em usar KNX com a vantagem do Bus , mas os valores do equipamento é de fugir , é só para ricos
porque até com um simples Logo da Siemens faço mais ...são loucos !

5.... continuei á procura de algo mais simples e de rápida implementação e preço mais acessível .... encontrei o i3 Lite que em conjunto com os PLCs que já tinha , mais os módulos de potência ultra compactos, permitiu-me finalmente concluir a instalação da minha casa ... Recebi esta semana as minhas 3 Camaras IP e já comprei uns sensores Zwave para integrar tudo no I3 LIte onde já tenho também o meu AC a falar por Modbus RTU .

Valeu bem a pena pagar pelo i3Lite porque agora, posso usufruir mais do conforto e pensar em novas viagens.... Custou cá chegar, mas vale a pena ver o resultado final.

6.... The End


PS : Boa viagem para todos vocês .




PS: Modbus TCP ou RTU + I3Lite + Modulos de potência compactos . SEMPRE !
 
Nada contra. Apenas deixa-me dizer-te que também sou um DYI , que construiu uma moradia há 6 anos e fez a seguinte viagem;

1- Instalei 3 Logos da Siemens com uns relés com base da Finder . Resultado , ainda funciona mas fiquei decepcionado com o acesso á instalação que é feita com um Web Sever da Siemens mas é muito limitado....

2- ...encontrei o node-red e após muitas horas a queimar pestanas até consegui fazer mais do tinha feito com a solução # 1 mas...

2a - ...

3-.... fiz para um amigo a instalação com 4 logos da Siemens a falar com um HMI Siemens Comfort (pipa de massa) e para conseguir controlar / interagir com a instalação comprei uma licença Siemens Sm@rtserver (outra pipa de massa) que permite visualizar o contudo do HMI no telemóvel ....
No inicio pareceu-me grande solução , rapidamente percebi que era muito limitada para usar numa habitação....mas foi grande gozo ver o Logo a falar com o HMI usando o TIA

3a....

4....continuei a minha viagem e comprei um Pi 3 onde instalei o Node-Red e comprei um Micro 820 da Allen Bradley que permitiu trabalhar em ladder e fazer umas coisas mias elaboradas. Acabei por o instalar em casa e por Modbus TCP tinha os Logo a comunicar com o Micro 820 e todos juntos comunicavam com o Node-Red para "alimentar " o interface , enfim ....muitos remendos.

4a...KNX .... sim também pensei em usar KNX com a vantagem do Bus , mas os valores do equipamento é de fugir , é só para ricos
porque até com um simples Logo da Siemens faço mais ...são loucos !

5.... continuei á procura de algo mais simples e de rápida implementação e preço mais acessível .... encontrei o i3 Lite que em conjunto com os PLCs que já tinha , mais os módulos de potência ultra compactos, permitiu-me finalmente concluir a instalação da minha casa ... Recebi esta semana as minhas 3 Camaras IP e já comprei uns sensores Zwave para integrar tudo no I3 LIte onde já tenho também o meu AC a falar por Modbus RTU .

Valeu bem a pena pagar pelo i3Lite porque agora, posso usufruir mais do conforto e pensar em novas viagens.... Custou cá chegar, mas vale a pena ver o resultado final.

6.... The End


PS : Boa viagem para todos vocês .




PS: Modbus TCP ou RTU + I3Lite + Modulos de potência compactos . SEMPRE !
Eu quero ver se passo ao lado disso.. quero fazer tudo com apenas 1 PLC S7 1200 e alguns módulos IO e MQTT.. depois o Home Assistant a correr na minha qnap substitui o Iridium 3 Lite.. não estou a ver o que possa fazer com um que não faça com o outro! E com MQTT e Home Assistant consigo comunicar com quase tudo o que possa adicionar que não seja directo ao PLC.
 
....Home Assistant , OpenHab , sim também passei por estas soluções , não se comparam ao i3 Lite.

- i3 Lite = duas horas tens o interface feito seja com MQTT , Modbus TCP , KNX etc

-....Home Assistant , OpenHab = ? Nem me atrevo a estimar as horas para ter um interface a funcionar.

MQTT , também o utilizei, mas acabei por me render ao Modbus TCP que é "universal" e permite uma poupança $$$$ enorme, principalmente quando juntas os módulos de potência SA , que também têm uma entrada rápida para o teu sensor de vento.
Não é por acaso que os fabricantes de Ar Condicionado utilizam o protocolo Modbus, assim como toda a industria e há mais de 20 anos .


Concordo contigo que o KNX é caro, mas se fizeres as contas ao hardware que vais utilizar , a tua solução ficará mais cara. Sim é verdade, é só fazeres as contas , estima por exemplo os custos para controlar 10 estores com relés de 10A ? ( Soma os modulos IOs + Relés 10A c/ base + terminais + fios + espaço ocupado + tempo instalação + complexidade manutenção etc /10 =$$$$$$$$) .

Depois de calculares, vais perceber a razão porque utilizo Modulos I/O de potência da Smart Automation .
 
....Home Assistant , OpenHab , sim também passei por estas soluções , não se comparam ao i3 Lite.

- i3 Lite = duas horas tens o interface feito seja com MQTT , Modbus TCP , KNX etc

-....Home Assistant , OpenHab = ? Nem me atrevo a estimar as horas para ter um interface a funcionar.

MQTT , também o utilizei, mas acabei por me render ao Modbus TCP que é "universal" e permite uma poupança $$$$ enorme, principalmente quando juntas os módulos de potência SA , que também têm uma entrada rápida para o teu sensor de vento.
Não é por acaso que os fabricantes de Ar Condicionado utilizam o protocolo Modbus, assim como toda a industria e há mais de 20 anos .


Concordo contigo que o KNX é caro, mas se fizeres as contas ao hardware que vais utilizar , a tua solução ficará mais cara. Sim é verdade, é só fazeres as contas , estima por exemplo os custos para controlar 10 estores com relés de 10A ? ( Soma os modulos IOs + Relés 10A c/ base + terminais + fios + espaço ocupado + tempo instalação + complexidade manutenção etc /10 =$$$$$$$$) .

Depois de calculares, vais perceber a razão porque utilizo Modulos I/O de potência da Smart Automation .

Que o Iridium 3 Lite possa ser mais fácil de configurar e trabalhar não digo que não.. agora sinceramente tenho andado a brincar com o home assistant e não é nada de tão complexo assim! E não me parece que não faça alguma coisa que o Iridium faça e até mais!

E como já disse estou a fazer para mim. Se fosse para um cliente nem pensar nisto.. ia já por um Iridium ou outra solução do género! Há outras..

Quanto ao Modbus TCP trabalho com ele desde que era um simples RS485 antes de evoluir para TCP Over IP.. tens razão. Bastante fiável! Largamente dos mais utilizados em automação.. Até agora.. hoje em dia com os IOT e as máquinas a começarem a ter acessos exteriores e ficarem expostas na internet o Modbus TCP tem a maior falha de todas. Falta de segurança do protocolo.. não tem encriptação nem qualquer tipo de segurança... E quem começar a vender sistemas de automação na indústria com acesso externo sem a segurança pode vir a pagar cara a factura..

Com isto surgiram novos protocolos como o MQTT que tem vantagens de ser encriptado (TLS) e permitir o Broker apenas aceitar conexões com login e pass. É impossível alguém passar por cima disto? Se calhar não.. mas não é qualquer log de dados que ficas a saber como controlar qualquer coisa na máquina (ou neste caso a Casa).

Quando dizes que o MQTT e a solução que estou a falar é mais cara não percebo..

em relação ao KNX esquece mesmo isso.. quando qualquer módulo tem um custo de 200/300 euros para cima (e a nona preços)... Se precisar de 10/15 módulos em casa gasto mais que no automato e módulos largamente.. se falarmos só em módulos mesmo para os interruptores convencionais custam 80/100 para 4 interruptores..

Quanto aos módulos que falas de Modbus TCP.. tens exactamente os mesmos tipos de módulos com MQTT já.. por 200/300 compras módulos de 16 relés (16A cada) com MQTT.. e estes é directo ao PLC também.. não vejo diferenças aqui..

E acredita que hoje pode haver muita coisa com Modbus TCP.. mas daqui a 10 anos com o IOT vai ficar para trás.. os PLCs estão agora a começar a virar.. e atrás deles vai o resto! Se queres segurança não é por aí..

Hoje todos os novos ar condicionados começam a estar mais votados para o IOT também.. e começam a surgir com protocolos mais virados para isso também.. e de qualquer das formas mesmo nos antigos é facilimo com 10 euros controlar os mesmos substituindo o comando por módulos que permitem MQTT.


Mas volto a frisar.. é uma solução para mim.. não para um cliente. E posso perder tempo mas esse não o pago. E o gozo que me vai dar desenvolver tudo é qualquer coisa!
 
Indica-me p.f uma solução que faça o que o i3 Lite faz ?

Nunca encontrei nada igual. O utilizador final "programa" os automatismos da habitação com apenas uns clicks. Mais simples impossível.

Investe 5 minutos do teu tempo ...!
https://iridi.com/academy/online/iRidium-lite/



Quando dizes que o MQTT e a solução que estou a falar é mais cara não percebo..

Faz as contas ao material que vais ter que instalar na tua solução , por exemplo para controlar 8 estores ? Ficas logo a perceber o porquê de eu dizer que a solução que descreves fica mais caro do que uma solução com Hardware KNX. ( não estou a falar do protocolo mas sim de Hardware) Qual é o valor que chegaste ?

Quanto custa um Modulo de relé MQTT de 16 A ? Indicas-me um p.f para que possa comparar ? Onde os encontro ?

Este https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=173216 custa ~80 Euros. Poupança $$$ , menor espaço ocupado + menor tempo instalação + menor complexidade manutenção. Estes módulos ligam-se ao PLC por Modbus TCP ou RTU.

De que forma é que a segurança de uma instalação por fios pode ser comprometida numa habitação ?
A não ser que me digas que o teu Router comunique para o exterior por MQTT :D ?


Os módulos para Ar condicionado .....que mencionas . Esta não conhecia, podes p.f indicar-me quais são os módulos ? Obg

Nada como um bom debate para evoluirmos !



Cmpts

DM
 
Boas malta,

para já o que tenho pensado e em principio vou avançar (a menos que encontre alguma solução melhor) vai ser o seguinte:

--> PLC Siemens S7-1200 (já tenho um comigo à muito tempo e então ou aproveitar para o usar)
--> Cartas IO's Siemens
--> Relés interface para comutar de 220V para 24V e vice versa.
--> Interruptores touch para enviar apenas um impulso para a entrada do PLC (Aqui ainda não consegui encontrar nada que me agradasse e em conta).
--> Pequeno PC com linux a correr uma aplicação em Node-Red. Com esta aplicação vou conseguir comunicar com o PLC, Alexa, AC (vou usar daikin provavelmente que já tem protocolo comunicação com node-red ou em último caso uso um módulo de comunicação IR), Cameras IP para fazer o sistema de vigilância e depois ter um tablet android como consola principal em casa e também consigo abrir em qualquer telemóvel a mesma consola.
 
Boas malta,

para já o que tenho pensado e em principio vou avançar (a menos que encontre alguma solução melhor) vai ser o seguinte:

--> PLC Siemens S7-1200 (já tenho um comigo à muito tempo e então ou aproveitar para o usar

Se já tens o PLC , parece-me uma boa decisão.

--> Cartas IO's Siemens

--> Relés interface para comutar de 220V para 24V e vice versa.

Aqui faria diferente . Para evitar os relés e os muitos acessórios para os ligar e optmizar e simplificar o quadro usaria os Modulos de saida sa Smart Automation que tem 6 saidas relé e 6 entradas . Poupas uma pipa de massa.


--> Interruptores touch para enviar apenas um impulso para a entrada do PLC (Aqui ainda não consegui encontrar nada que me agradasse e em conta).

Confesso que não percebi a tua dificuldade neste ponto ? Podes utilizar qualquer interruptor de pressão convencional que facilmente encontras nos fabricantes como Efapel, Legrand, Schneider , tanto outros etc.

--> Pequeno PC com linux a correr uma aplicação em Node-Red. Com esta aplicação vou conseguir comunicar com o PLC, Alexa, AC (vou usar daikin provavelmente que já tem protocolo comunicação com node-red ou em último caso uso um módulo de comunicação IR), Cameras IP para fazer o sistema de vigilância e depois ter um tablet android como consola principal em casa e também consigo abrir em qualquer telemóvel a mesma consola

Usa um Raspberry , para instalar o Server https://iridi.com/lite/ e de uma forma muito rápida , intuitiva , integras e centralizas todos os os equipamentos , desde cameras IP , Comunicação com PLC , Ar condcionado ....

Terás acesso ao controlos da instalação via PC , Telemóvel, Tablet etc.
 
Boa noite

Dei agora de caras com este topico

Como o Pica20, estou neste momento a fazer o projecto para uma moradia.
Como um aficionado da automação, queria achar um sistema para controlar luzes, estores, termoestato e musica.

Tenho um problema. Cometi o erro de mostrar os keypads de KNX à esposa (Jung, Ekinex....) Agora não é esperado outra coisa.....

Do que percebi, o Iridium pode integrar um bus KNX (dos interruptores e keypads) para receber sinais e depois fazer comutar através de Modbus na carta da minha escolha. Percebi isto bem?

Como fariam uma solução (hardware) para musica multi room (digamos 4 zonas, com seleção de musica independente por zona, e através de spotify (em app de telefone ou alexa) funcionar com o iridium?

Obrigado pela ajuda
 
Boa noite

Do que percebi, o Iridium pode integrar um bus KNX (dos interruptores e keypads) para receber sinais e depois fazer comutar através de Modbus na carta da minha escolha. Percebi isto bem?

Sim percebeste bem. O Iridum pode funcionar como Gateway / tradutor entre protocolos diferentes.

Boa noite

Como fariam uma solução (hardware) para musica multi room (digamos 4 zonas, com seleção de musica independente por zona, e através de spotify (em app de telefone ou alexa) funcionar com o iridium?

Obrigado pela ajuda

Usariamos o Iridium Pro com Sonos . https://iridi.com/download/software/v3/module/sonos/


MD
 
Será que me podiam dar umas luzes, sobre Modbus TCP?

Comprei recentemente um medidor de consumos/potência/voltagem (Wibeee Box [Mono] / antigo Mirubee), que tenho ligado com uma pinça na fase que conecta ao quadro doméstico.
Entre utilizar esse ou uma Shelly EM, e aplicar ao Home Assistant (Raspberry), e o facto de já haverem integrações para ambos; a variação de preços era notória, mas a capacidade do Wibeee de identificar (quando consegue) electrodomésticos especificos acabou por me convencer.

O problema começa quando me apercebo que não consigo ter acesso aos dados do Wibeee, fora da aplicação oficial, após ter havido uma actualização de firmware que bloqueia o acesso, após a sua configuração, ao ip-device e consequentemente aos dados /*.xml.
Contactando a Wibeee, informam-me que posso aceder a ditos dados apenas por Modbus TPC ou API (premium).

wibeee-box-mono-1-pinza-de-60a-y-conectores-magneticos.jpg


Ora.... na minha ideia, Modbus TPC, refere-se a Ethernet, RJ45, Switches, etc.
Mas como raio é suposto conectar o que seja quando as únicas ligação que o aparelho em questão tem são de jack?
Até dei por mim a olhar para algo como isto:

3-5mm-1-8-Male-4-Pole-TRRS-AUX-Cable-to-RJ45-Socket-Ethernet-Lan-Network-Cord2.jpg
:freak3:

edit: editar imagem.
 
Última edição:
Utiliza este ou outro simulador de Modbus e vê o que acontece. https://oceancontrols.com.au/ocs-011.html


1- Liga o device á tua rede , o device tem um IP ?


2- Configura alguns paremetros no simulador e ... procura saber quais são os registos do device que deves aceder ?


...!



O simulador funciona gatuitamente durante 15 minutos.....depois tens que voltar a arrancar com a app e esta volta a funcionar por mais 15 minutos.....

Até !
 
Utiliza este ou outro simulador de Modbus e vê o que acontece. https://oceancontrols.com.au/ocs-011.html


1- Liga o device á tua rede , o device tem um IP ?


2- Configura alguns paremetros no simulador e ... procura saber quais são os registos do device que deves aceder ?


...!

Bem... parece haver algum tipo de comunicação; acho:

Untitled-17.jpg


Agora só me falta fazer algum sentido disso e de como receber estes dados específicos:

Untitled-27.jpg
 
Sim, já conseguiste o Basico agora é muito fácil....

Altera " address " de 255 para 1 e vê o que acontece !

Primeiro diz-me " quem vai receber " estes dados ? HA , outro ?
 
O Modbus é o mais confiável que existe para este tipo de aplicação.

Já conseguiu usar o simulador , agora foque-se em ler um registo com simulador.

Address: 1
Start register: 1
Display length: 2
Variable type: Holding register xxx4
Display as : Decimal

Devem aparecer dois valores nos registos 0 e 1 que se referem a "ACTIVE POWER "



Depois de aprender não vai querer mais nada....no HA o que tem que configurar é semelhante ao Simulador etc.


PS : Não se esqueça de separar : Modbus TCP de Modbus RTU . Quando procurar info procure apenas sobre Modbus TCP
 
O Modbus é o mais confiável que existe para este tipo de aplicação.

Já conseguiu usar o simulador , agora foque-se em ler um registo com simulador.

Address: 1
Start register: 1
Display length: 2
Variable type: Holding register xxx4
Display as : Decimal

Devem aparecer dois valores nos registos 0 e 1 que se referem a "ACTIVE POWER "



Depois de aprender não vai querer mais nada....no HA o que tem que configurar é semelhante ao Simulador etc.


PS : Não se esqueça de separar : Modbus TCP de Modbus RTU . Quando procurar info procure apenas sobre Modbus TCP

Devo estar a fazer alguma confusão pois criando um sensor dá-me um valor ex: 5,200W, e logo de seguida o sensor fica "Unavailable".

#configuration.yaml#

#Modbus TCP
modbus:
name: wibeee
type: tcp
host: 192.168.2.75
port: 502

sensor:
- platform: modbus
registers:
- name: Sensor1
hub: wibeee
unit_of_measurement: W
register: 6029312

Aliás, cada vez que faço "Read" no ModbusView TCP, vai surgindo sempre um valor novo:

 
Última edição:
Back
Topo