Domótica Moradia com PLC

Vamos com mais calma ;

1- Envia/partilha o manual do equipamento com tabela dos registos ?

2- Configura conforme imagens , o valor esperado é 50 ( frequencia da rede ) , caso apareça no status mensagem de erro diz-me qual é ? O status quando tudo está bem deve ser " Poll xx Data OK "

Quando fizeres este teste tens que ter o equipamento a medir qualquer coisa , certo ?

HN21rvY

GdCvCXc

w6Qr3jP
 
Vamos lá desenterrar este tópico :D
Infelizmente, devido a esta pandemia não me foi possível começar a construção da moradia e por essa razão também não perdi muito mais tempo a pesquisar sobre este assunto.
Como estou a contar começar no inicio do ano, vou voltar á carga neste assunto.

Da malta que comentou neste tópico, é possível darem novamente o vosso feedback sobre os vossos sistemas?
Que cartas IO e PLC usaram? Como fizeram a parte elétrica? interruptores tudo a 24V? O restu usaram relés?

Já tenho algumas coisas esquematizadas do que vou fazer, mas sugestões de quem já tenha passado por isso, são sempre bem vindas porque como já saí do ramo de automação à 2 anos, não sei como andam os equipamentos neste momento.
 
PLC já arranjas aí siemens s7 1200 baratos, com mais 1 ou 2 cartas de 8di/do + 4ai/ao para controlares coisas com regulação variável, seja luz ou sistema de reja...
As saídas on/off mandas tudo para relé, e podes usar 24v para tudo, depois convém ter noção das distâncias dos cabos, podes ter de usar mais que uma fonte para um quadro parcial... Ou até meter uma cabeceira/plc slave a receber alguns inputs...
 
Vamos lá desenterrar este tópico :D
Infelizmente, devido a esta pandemia não me foi possível começar a construção da moradia e por essa razão também não perdi muito mais tempo a pesquisar sobre este assunto.
Como estou a contar começar no inicio do ano, vou voltar á carga neste assunto.

Da malta que comentou neste tópico, é possível darem novamente o vosso feedback sobre os vossos sistemas?
Que cartas IO e PLC usaram? Como fizeram a parte elétrica? interruptores tudo a 24V? O restu usaram relés?

Já tenho algumas coisas esquematizadas do que vou fazer, mas sugestões de quem já tenha passado por isso, são sempre bem vindas porque como já saí do ramo de automação à 2 anos, não sei como andam os equipamentos neste momento.
usa Modbus , para minimixar cablagem. Cartas de saidas modbus com relés de potência. etc. PLC , qualquer um que comnuique em Modbus RTU ou TCP .....até
 
Boas. Sou novo neste forum e este tópico interessa-me. Tal como voçê também vou construir e como tenho conhecimentos vou fazer toda a instalação de domótica da minha casa.
Descrição geral do sistema:
- 3 zonas de controlo na casa: 2 zonas no interior da casa, comanadadas cada uma por um PLC Controllino Mega. Outra zona de controlo no anexo com um Controllino Mega e um Maxi.
- Todos os interruptores de cada zona da casa são Velbus. Tenho ainda sensores de 1 input Velbus para janelas e portas de acesso ao exterior.
- Uso sensores de fumo, presença, humidade e magnéticos convencionais a 12volt ligados aos inputs dos Controllinos.
- Na sala tenho 3 zonas de iluminação comandados a dimmer da Velbus
- Para além dos Controllinos ainda tenho um PLC Siemens S7 que uso como servidor de bases de dados e onde está a lógica da domótica.
- Todo o sistema funciona em rede ethernet IP cablado.
- A vantagem do Velbus é que com pouco investimento tenho uma série de interruptores onde posso programar várias funções. Estes interruptores estão ligados em CanBus. Os controllinos conseguem aceder ao CanBus (ler e escrever dados) de modo a reconhecerem um toque num botão por exemplo e depois com a programação do controllino, é desencadeada a ação (acender luzes, abrir e fechar estores, controlo de válvulas, etc). Os controllinos acedem ao canBus através de uma shield CanBus específica (Seeed Studio canbus shield).
- A vantagem dos Controllinos é o seu preço e a quantidade enorme de inputs e outputs. A desvantagem (ou vantagem) é que são programados tal e qual como um Arduino Mega. Mas já trazem relógio RTC e porta ethernet.
- Por fim ainda uso o Homeassistant com node red integrado para fazer uma espécie de sistema SCADA. Com um router com VPN (openvpn) acedo em qualquer parte do mundo ao sistema. Quem conhece o node red sabe como é fácil este interagir com o PLC Siemens. E todos os controllinos interagem com o PLC Siemens. Tudo em rede.
- E ainda uso o whatsapp bot para receber alarmes e mensagem de erro que configurar.
Protocolos de comunicação usados:
Serial entre controllinos
Canbus entre a rede Velbus e os Controllinos
MQTT entre o node red e os controllinos
S7 Comm entre o node red e o PLC Siemens e entre os Controllinos e o PLC Siemens.
Agradeço os vossos comentários e sugestões para este sistema
 
Boas. Sou novo neste forum e este tópico interessa-me. Tal como voçê também vou construir e como tenho conhecimentos vou fazer toda a instalação de domótica da minha casa.
Descrição geral do sistema:
- 3 zonas de controlo na casa: 2 zonas no interior da casa, comanadadas cada uma por um PLC Controllino Mega. Outra zona de controlo no anexo com um Controllino Mega e um Maxi.
- Todos os interruptores de cada zona da casa são Velbus. Tenho ainda sensores de 1 input Velbus para janelas e portas de acesso ao exterior.
- Uso sensores de fumo, presença, humidade e magnéticos convencionais a 12volt ligados aos inputs dos Controllinos.
- Na sala tenho 3 zonas de iluminação comandados a dimmer da Velbus
- Para além dos Controllinos ainda tenho um PLC Siemens S7 que uso como servidor de bases de dados e onde está a lógica da domótica.
- Todo o sistema funciona em rede ethernet IP cablado.
- A vantagem do Velbus é que com pouco investimento tenho uma série de interruptores onde posso programar várias funções. Estes interruptores estão ligados em CanBus. Os controllinos conseguem aceder ao CanBus (ler e escrever dados) de modo a reconhecerem um toque num botão por exemplo e depois com a programação do controllino, é desencadeada a ação (acender luzes, abrir e fechar estores, controlo de válvulas, etc). Os controllinos acedem ao canBus através de uma shield CanBus específica (Seeed Studio canbus shield).
- A vantagem dos Controllinos é o seu preço e a quantidade enorme de inputs e outputs. A desvantagem (ou vantagem) é que são programados tal e qual como um Arduino Mega. Mas já trazem relógio RTC e porta ethernet.
- Por fim ainda uso o Homeassistant com node red integrado para fazer uma espécie de sistema SCADA. Com um router com VPN (openvpn) acedo em qualquer parte do mundo ao sistema. Quem conhece o node red sabe como é fácil este interagir com o PLC Siemens. E todos os controllinos interagem com o PLC Siemens. Tudo em rede.
- E ainda uso o whatsapp bot para receber alarmes e mensagem de erro que configurar.
Protocolos de comunicação usados:
Serial entre controllinos
Canbus entre a rede Velbus e os Controllinos
MQTT entre o node red e os controllinos
S7 Comm entre o node red e o PLC Siemens e entre os Controllinos e o PLC Siemens.
Agradeço os vossos comentários e sugestões para este sistema

Aqui seguem alguns comentários.

Velbus não conhecia a solução. O Bus é CAN entre os interruptores ? Se sim isso é uma enorme vantagem. Boa !

PLC Controlilino não têm saidas com relés que me convençam , terás que usar relés 10 A ou 16 A para interface com os elementos a controlar . È esse o teu plano ? Os relés 6A cargas resistivas pouca margem dá para uma habitação , julgo eu ?

O Node-red parce-me ter integração de Velbus , testa pq se funcionasse preferia ter cartas I/O com o teu SuperMasiDoQueTestado S7 da Siemens. e deixaria de precisar do PLC Controlino Mega .

....!
 
Aqui seguem alguns comentários.

Velbus não conhecia a solução. O Bus é CAN entre os interruptores ? Se sim isso é uma enorme vantagem. Boa !

PLC Controlilino não têm saidas com relés que me convençam , terás que usar relés 10 A ou 16 A para interface com os elementos a controlar . È esse o teu plano ? Os relés 6A cargas resistivas pouca margem dá para uma habitação , julgo eu ?

O Node-red parce-me ter integração de Velbus , testa pq se funcionasse preferia ter cartas I/O com o teu SuperMasiDoQueTestado S7 da Siemens. e deixaria de precisar do PLC Controlino Mega .

....!
Boas.

Obrigado pelos teus comentários.

O Bus é entre todos os interruptores (por ex. VMBGP4B), sensores de 1 input (VMBIN), e controladores de dimmer (VMBDMI-R). Dividi o interior da casa em 2 zonas, pelo que utilizo 2 bus sem ligação direta entre eles, embora depois consiga fazer a interligação pelos Controllino via Ethernet IP. Para fazer a comunicação entre o Bus e o Controllino (o Controllino não possui interface CanBus) criei uma gateway, feita com um Arduino Mega e uma CanBus shield. A Shield envia e recebe a informação para o CanBus e o Mega comunica com o Controllino por uma das portas serial. Com uma impressora 3D e uma chapas metálicas cortadas á medida, fiz um invólucro para poder montar as placas, pôr uns LEDs a mostrar o estado das mesmas e montar tudo ditetamente na calha DIN do quadro. (espero que quando for altura da vistoria não me chateiem a paciência por causa daquilo, senão tenho de a esconder... :)).
Eu tentei evitar ao máximo usar os relés do Controllino. Tal como tu desconfio da sua fiabilidade. Uso relés da finder montados em calha DIN e uso as saídas do controllino a 12V para ativar a bobine do relé. Uso relés de 16A e assim tanto dá para iluminação, como estores e tomadas.

Não ligo nada com 230V ao Controllino.

De facto o node-red tem integração para velbus onde consegues receber a informação do bus, enviar informação para o bus e já tem algus níos específicos para dimmers, interruptores e relés. Basta ligar um raspberry onde corra o node-red ao módulo VMBRSUSB por USB.

Usando relés e Controllinos diminui bastante o valor da instalação, uma vez que não necessito de nenhum módulo Velbus de relés ou de estores que são caríssimos e têm poucas saídas. Assim também consigo programar muitas coisas á minha medida.

Outra possibilidade é usar módulos KNX em vez de velbus e usar node-red com a integração KNX.
 
Boas,

Estou a construir uma moradia, e estou na procura de um eletricista para fazer a instalacao total da moradia + Domotica, conhecem alguma empresa que recomendem?

Depois de ler este topico todo, fiquei interessado na solucao iRidi Lite, ainda é o que se recomenda em vez de KNX devido a precos?

Obrigado
 
Back
Topo