Domotica no inicio da casa, SIM ou NÃO?

Boa tarde pessoal.
Necessito da vossa ajuda relativamente à domotica.
Já vi a grande maioria dos posts que aqui estão e o que mais me chamou o interesse já era um pouco antigo, no entanto as informações fornecidas pelo utilizador "kakai" mostraram-se bastante úteis daí eu querer o mesmo tipo de informações mas para a atualidade.

Neste momento vou inicializar a construção da nossa casa, e gostaria de saber se devo ou não dedicar já interesse à instalação da domotica.

Segundo o que referiu o "kakai", atualmente já não é necessário a instalação eléctrica convencional e pode-se proceder de imediato à instalação domotica, acabando por utilizar muito menos instalação eléctrica, economizar na passagem dos fios de cobre e afins.

No entanto suscitou-se principal interesse as limitações. O facto da instalação ser controlada pela domotica suscita também a necessidade de saber a capacidade e potência de cada componente, porque pelo que percebi não é a mesma coisa que a preocupação da amperagem dos disjuntores, a quantidade de equipamentos que irão fornecer e a espessura da cabelagem.


Estou a tentar não escrever um post tão extenso e massudo mas não me parece que o consiga explicando tudo o que pretendo.

A casa em questão é uma moradia pequena, será em arquitectura moderna (que não interfere em nada nas instalações) mas será de 2 pisos (rés-do-chão + 1 andar).
No rés-do-chão tenho (garagem, terraço, churrasqueira, lavandaria, cozinha, hall de entrada, wc, dispensa e uma sala grande que será de estar e jantar).
No primeiro andar tenho (hall de entrada, escritório, wc e 2 quartos). Claro que também tenho as escadas interiores que ligam estes 2 pisos.

Como vai ser construída do zero, gostaria de saber a opinião de quem está mais dentro desta área que eu, se aconselham a meter somente a instalação convencional (ou com tubagem extra para futuramente complementar com módulos de domotica) ou avançar directamente e apenas com a instalação domotica?

Sei por onde gostaria de começar inicialmente mas a domótica é um universo de possibilidades pelo que é importante estar mentalizado e preparado para posteriores atualizações/upgrades.

Por exemplo, gostaria de ter um sistema de alarme constituido por CCTV e sensores de movimento que não só tivesse o funcionamento standard como as funcionalidades que a domótica permite, como o abrir a porta remotamente e o ver em tempo real o que se passa dentro de casa.
Gostaria também de ter o sistema de detecção de incêndio a funcionar da mesma forma convencional mais as funcionalidades da domótica e um sistema de valvulas que me permitam fechar a água e o gás remotamente também.
Isto numa fase inicial (e mesmo assim já não deve ser de baixo custo) e posteriormente adicionar portões eléctricos, estores eléctricos, som ambiente individual na casa, iluminação, A/C, etc... tudo controlado por domótica.
Gostaria que a mesma me permitisse ser acedida por PC e dispositivos móveis e ao mesmo tempo tivesse alguns pontos estratégicos na casa onde posteriormente iria adicionando displays.
Resumindo, numa fase inicial queria iniciar com domótica relacionada com a segurança e posteriormente com o conforto, como a adição (por exemplo) de sensores que me façam fechar os estores em caso de temporal por exemplo.


Assim sendo, e porque o tópico já está exageradamente longo e posso ir facultando mais detalhes à medida que se vá explorando este tema, necessito que me digam apenas numa fase inicial se a última questão que coloquei a negrito e o porquê da vossa resposta/opinião.

Obrigado e desculpem este texto massudo.

p.s. - Pelo que li noutro tópico muito semelhante, espero que possas ajudar com os teus conhecimentos neste tema "kakai".
 
Boas
Quanto á tua questão eu sou suspeito porque faço isntalações electricas com e sem domotica, mas vou tentar ajudar sem baralhar mais.
Na minha opinião uma das mais valias da domotica é precisamente podermos fazer a parte da cablagem ou até mesmo só a tubagem e não termos que comprar o equipamento todo de uma só vez podendo depois sem obras aplicar os novos equipame tos bastando para isso integrá-los na i stalação.
A instalação terá que ser pensada e executada para domotica.
Se não avançar para soluções muito complexas pouco mais caro ficará em relação ao tradicional.
 
Boas Kakai.
Obrigado pela resposta, mas não consegui entender bem o que explicaste.
Se bem entendi, segundo a tua opinião, é preferível meter a instalação eléctrica convencional mas com tubagem de reserva para posteriormente adicionar domotica, certo?

Mas não tenho de deixar caixas específicas nem nada assim do género? Ou basta meter todas as caixas fundas (teclas e tomadas) para que posteriormente possa adicionar os módulos atrás? E caso seja essa a estratégia, será que os módulos depois cabem?

Assim pensado à primeira vista (sem imaginar muito o futuro, porque depois iriam surgir muitas ideias e sairão novas ofertas) gostaria de meter um controlador de som individual em cada divisão da casa, meter o sistema de CCTV com sensores de movimento e alarme, detectores de incêndio e outros que se mostrem úteis, como por exemplo o de inundações.
Assim numa fase inicial (para redução de custos) preferia apostar já na segurança para que posteriormente possa ir adicionando outras funcionalidades como o controlo da iluminação e das janelas, bem como a criação de cenários que interajam com estas funcionalidades.

Vi nas minhas pesquisas falarem que existem módulos de som ambiente que permitem comunicar entre divisões da casa ou ativar funções específicas para crianças e idosos em que caso exista som acima de uma determinada frequência começa a transmitir o som e dá o alerta.

A questão aqui é que como não sei como é a instalação da domotica não sei onde devo preparar a casa para determinados equipamentos nem que tipo de estrutura ou pré-instalação deverei ter para prevenir quaisquer possíveis cenários.

Por exemplo, já pensei em mandar adaptar uma calha horizontal dentro de todas as paredes de ponta a ponta, onde facilmente poderia passar cabo para qualquer divisão da casa a partir de qualquer ponto, e assim caso tivesse de "abrir ranhuras" nas paredes, era só abrir de onde queria aplicar algo até essa calha e depois passava o cabo pelo mesmo, ou se deveria meter já tubagem directa para cada local que leve "motores" ou "corrente eléctrica".

Exemplo:
Meter iluminação convencional, circuito de tomadas e estores eléctricos.
Deveria passar um tubo extra para cada lâmpada, para cada ponto de luz, para cada tomada e para cada estore certo?
Basta-me a caixa funda no local final da instalação convencional, ou devo aplicar uma caixa de reserva para a futura domotica?
 
Boas.

Vamos tentar dividir por partes esta questão. existem no mercado um sem numero de soluções para domotica, centrais de alarme com funções de comando de iluminação e tomadas etc.
Quanto ao sistema de domotica eu executo segundo a norma KNX, pela simples razão de que os maiores fabricantes de material electrico fabricam para este protocolo de comunicação tendo a mais valia de podermos aplicar várias marcas na instalação e todas funcionam entre si, garantindo ao cliente a confiança de que quando tiver algum problema existirá equipamento para a sua resolução.

eu pensava e executava a instalação electrica da seguinte forma:

instalação electrica

CCTV

Alarmes

Instalação electrica: aqui deverá optar por fazer ou não domotica, não sou da opinião que devemos fazer a tradicional a pensar em aplicar domotica no futuro, porque terá que pensar na mesma a inst. com domotica para poder deixar a tubagem de reserva e ai sim terá duplicação de custos sem a garantia que o sistema funcionará no futuro.

Deverá na minha opinião definir a instalação eléctrica tradicional e depois comparar preço com a domotica. aqui pode optar por fazer a instalação de domotica simplificada e para mais tarde adicionar as funções que achar necessárias. eu digo isto porque a maioria das vezes as pessoas pedem tantas funções que acabam no dia á dia por não as utilizar e até esquecer-se que elas existem.

CCTV: faça um normal circuito de cctv com sistema de gravação ou cameras ip e ligue o sistema á internet, pode mais tarde interligar com a instalação eléctrica.

Alarme: aplique sistema autónomo da domotica, algum problema que surja na domotica não corre o risco de desactivar o alarme.


não sei se já pesquisou os vários protocolos de comunicação para domotica mas no caso do knx basicamente funciona da seguinte forma:

existe a rede de potencia, que serve todos os equipamentos que temos em casa e depois existe uma rede de baixa tensão que consiste num cabo de par de cobre a percorrer todos os interruptores.

quanto aos quadros são os quadros normais só que obviamente terão que ser um pouco maiores para poderem levar os actuadores.
 
Então numa forma muito resumida,

A parte da domotica é/seria nada mais que um complemento à instalação convencional, onde posteriormente seriam adicionados (por exemplo) relés junto à aparelhagem.
É isso?

E o CCTV não pode ser ligado em conjunto com o alarme?
Assim as câmaras só iriam actuar e começar a captar quando fosse detectado movimento ou fosse accionado o alarme.

Isto será uma boa prática?
http://www.electronica-pt.com/content/view/70/
Aqui falam do X-10 como algo revolucionário por utilizar sinais de código através da rede eléctrica, mas até que ponto este sistema é bom e fiável?
 
Última edição pelo moderador:
Então numa forma muito resumida,

A parte da domotica é/seria nada mais que um complemento à instalação convencional, onde posteriormente seriam adicionados (por exemplo) relés junto à aparelhagem.
É isso? basicamente sim, a instalação tradicional limita o local dos interruptores e quando quisermos fazer alguma mudança de local terá sempre que passar novos fios e eventualmente tubagem. Na domotica consegue reprogramar os interruptores e não necessita de obra.

E o CCTV não pode ser ligado em conjunto com o alarme?
Assim as câmaras só iriam actuar e começar a captar quando fosse detectado movimento ou fosse accionado o alarme.
As cameras já tem um sensor de movimento para serem programadas para só gravarem quando houver movimento.
 
Ok, e estas permitem que se possa configurar quando queremos que estas se activem?

Por exemplo,

1º Existe movimento na casa, o alarme está em "Modo away" o alarme dispara e a camara começa a gravar e manda por email e sms a foto/video da causa do disparo do alarme.

2º Independentemente de existir ou não movimento, ligar remotamente e visualizar o que se está a passar na casa.
 
Isto será uma boa prática?

http://www.electronica-pt.com/content/view/70/

Aqui falam do X-10 como algo revolucionário por utilizar sinais de código através da rede eléctrica, mas até que ponto este sistema é bom e fiável?

como tinha dito existem vários protocolos de comunicação,quanto a esse nunca experimentei mas dos únicos problemas que tenho visto ser relatado tem a ver com a rede eléctrica, se houver muito ruído na rede pode ter interferência nos módulos, mas como disse não é por experiência própria mas por relatos que tenho lido.

Depois há quem defenda uns em relação aos outros pelo preço dos módulos mas pelo que tenho visto no geral a diferença final da obra é mínima.

Posso dar-lhe a minha opinião, a razão que me levou a optar pelo knx teve a ver com a quantidade de fabricantes de material para este protocolo o que garante a longevidade do sistema. Faz a sua instalação e não fica agarrado á pessoa que lhe instalou o sistema.

em que fase está a construção?

Ok, e estas permitem que se possa configurar quando queremos que estas se activem?

Por exemplo,

1º Existe movimento na casa, o alarme está em "Modo away" o alarme dispara e a camara começa a gravar e manda por email e sms a foto/video da causa do disparo do alarme.Sim

2º Independentemente de existir ou não movimento, ligar remotamente e visualizar o que se está a passar na casa.
Sim
 
Última edição pelo moderador:
como tinha dito existem vários protocolos de comunicação,quanto a esse nunca experimentei mas dos únicos problemas que tenho visto ser relatado tem a ver com a rede eléctrica, se houver muito ruído na rede pode ter interferência nos módulos, mas como disse não é por experiência própria mas por relatos que tenho lido.

Depois há quem defenda uns em relação aos outros pelo preço dos módulos mas pelo que tenho visto no geral a diferença final da obra é mínima.

Posso dar-lhe a minha opinião, a razão que me levou a optar pelo knx teve a ver com a quantidade de fabricantes de material para este protocolo o que garante a longevidade do sistema. Faz a sua instalação e não fica agarrado á pessoa que lhe instalou o sistema.

em que fase está a construção?

A construção ainda não iniciou.
Foi comprada uma casa que vai ser quase toda demolida (excepto as paredes mestras) e será adicionado um andar em cima.
Neste momento só me falta a "licença de construção" para avançar com a obra porque a mesma já está aprovada pela CM.
Como está completamente do zero é que eu estou a "estudar" as ofertas antes de avançar com a construção, para que assim que possa arrancar-se com o projecto eléctrico já tenha bem definido o que pretendo para que ajustem ao meu critério.

Eu já fui electricista, como tal esquema eléctrico não me faz qualquer confusão pois sei proceder a uma instalação eléctrica completa do inicio ao fim.
A questão aqui é a "melhor fusão" entre a convencional e a domotica.
Como já estou perfeitamente familiarizado com a instalação convencional estou a pensar seriamente em começar com a instalação convencional, mas levar pelo menos 1 ou 2 tubo/s suplente/s a cada peça de aparelhagem, de forma a poder ter os 2 sistemas, caso pretenda automatizar ou manter convencional.
Dependendo dos valores, verei o que irá arrancar já inicialmente com domótica ou não.
Se os custos não estiverem acima do meu "cash disponível" arrancarei já com alguma ou toda a domótica, caso contrário começarei somente com a convencional e depois gradualmente vou adicionando módulos.

[quote uid=48171 name="kakai" post=12332427]Sim[/QUOTE]
Porque estive a pesquisar o site de algumas empresas que comercializam e verifiquei que já existem alguns alarmes com todas essas funcionalidades, daí eu referir que estava interessado num alarme que tivesse alguns perfis (o que vi permite criar, e ainda tem os modos "fora de casa", "noite/dormir", "simular gente em casa") onde cada um deles permite definir se atua algo na domótica e que partes do alarme serão ativadas ou não.
 
Última edição pelo moderador:
A construção ainda não iniciou.
Foi comprada uma casa que vai ser quase toda demolida (excepto as paredes mestras) e será adicionado um andar em cima.
Neste momento só me falta a "licença de construção" para avançar com a obra porque a mesma já está aprovada pela CM.
Como está completamente do zero é que eu estou a "estudar" as ofertas antes de avançar com a construção, para que assim que possa arrancar-se com o projecto eléctrico já tenha bem definido o que pretendo para que ajustem ao meu critério.

Eu já fui electricista, como tal esquema eléctrico não me faz qualquer confusão pois sei proceder a uma instalação eléctrica completa do inicio ao fim.
A questão aqui é a "melhor fusão" entre a convencional e a domotica.
Como já estou perfeitamente familiarizado com a instalação convencional estou a pensar seriamente em começar com a instalação convencional, mas levar pelo menos 1 ou 2 tubo/s suplente/s a cada peça de aparelhagem, de forma a poder ter os 2 sistemas, caso pretenda automatizar ou manter convencional.
Dependendo dos valores, verei o que irá arrancar já inicialmente com domótica ou não.
Se os custos não estiverem acima do meu "cash disponível" arrancarei já com alguma ou toda a domótica, caso contrário começarei somente com a convencional e depois gradualmente vou adicionando módulos.

Se é electricista avance sem medo para a domotica, o eventual custo acrescido na tubagem e nos fios é diluido no tempo de aplicação e nos roços que tem

Se é electricista avance sem medo para a domotica, o eventual custo acrescido na tubagem e nos fios é diluido no tempo de aplicação e nos roços que tem
Se é electricista avance sem medo para a domotica, o eventual custo acrescido na tubagem e nos fios é diluído no tempo de aplicação e nos roços que tem que abrir, que são menos.

quanto á instalação se não quiser complicar pode fazer da maneira mais simples( embora possa gastar mais um pouco de fio):
cada circuito que quiser comandar vai directo ao quadro.

para os interruptores sai do quadro um cabo que vai percorrer todos os interruptores. estes não tem que ser entrada/saida, pode num interruptor sair vários cabos para outros se assim entender.

Compra o mínimo de actuadores para a instalação funcionar e deixa tubagem para futuros equipamentos e depois com calma e quando estiver familiarizado com o sistema logo adiciona funções. Vai ver que o custo não é muito superior do tradicional.

não sei se é possivel anexar ficheiros no forum, queria enviar-lhe um exemplo simples de como e pode fazer a insst.
 
Última edição pelo moderador:
Não entendi. Então os interruptores deixarão de ter a "típica instalação convencional" onde deixa de receber a linha de carga e os pontos de luz e passa a existir somente uma passagem dos interruptores ao quadro e do quadro aos pontos de luz?
 
Última edição pelo moderador:
Não. Cada circuito que quer comandar vai directamente ao quadro, por exemplo:
tem 3 quartos, cada quarto tem uma luz no tecto para serem ligadas de pontos distintos, então estes 3 pontos de luz vão directamente ao quadro.

os actuadores ( interruptores ) são actraves de cabo par de cobre para uma tensão de 24V. sai do quadro um cabo a percorrer todos os interruptores da casa.
 
Última edição pelo moderador:
Pois, tal como dizes realmente é complicado entender sem ver um esquema primeiro...
Não tens nenhum exemplo de algum projecto que tenhas feito para se ter uma ideia?
Isto dá para adicionar imagens e videos aqui.
Se pretenderes adicionar ficheiros zipados ou pdfs também dá, basta colocares armazenados algures e depois colocar aqui o respectivo link.
 
Última edição pelo moderador:
Parece que este tópico ficou parado. Tenho uma duvida: É necessário comprar alguma licença para utilizar o knx? Já li alguma coisa sobre o knx e a forma de programar os diferentes sensores atuadores. Depois é necessário haver um controlador onde se incorpora a respectiva prohgramação. Quando se compra o controlador já vem com o knx e a respetiva licença? Para programar não é necessário ser knx partner?
Agradeço desde já
 
Como estou neste momento a iniciar a construção de uma moradia e este tema das domótica interessa-me muito, recupero este tópico para referir que de facto a opção por knx tem o grande inconveniente de exigir a utilização de um software (ETS) que é extremamente caro na versão aplicável à maioria das instalações (as versões variam no número de dispositivos possíveis de serem configurados).
Por norma, mesmo que sejam entusiastas do tema, há a necessidade de recorrer a empresas que façam projetos de knx e que detém uma licença do software e essas empresas fazem-se pagar a peso de ouro.
 
Back
Topo