Domotica - Qual o melhor sistema?

techobako

Membro
Boas

Estou a construir uma pequena vivenda e queria instalar um sistema de domotica mas já ando a uns tempos a ver disto e cada vez estou mais indeciso...>(

O X10 até nem é muito caro mas já me disseram que não é mto fix, que tem uns problemas atrasos, etc e tambem está dificil de encontrar uma consola tactil fix para o sistema.
Depois temos os sistemas completos que parecem bem melhores mas tambem são mais caros mas dentro destes à uma infinidade de sistemas. Temos o cardio, o vivimat, jgdomotica, o sistema da logichome, mordomus, idom,etc.

Alguns dos sistemas já vi a funcionar outros nem por isso.

Alguem me pode dar umas dicas sobre isto??
 
Olá,

ja tive experiência e oportunidade de conhecer mais por dentro alguns dos sistemas que referiste.

Há poucas semanas (8) descobri uma empresa em Aveiro (FFonseca) que comercializa a marca QBUS, é uma marca Belga com 8 anos de existencia.
Gostei do que vi e do que experimentei.
Já firmei Contrato com eles para me fazerem a minha vivenda.
São de longe a melhor solução e se tivermos em conta a relação preço/qualidade entao tenho a dizer que são extremamente bons.

É possível controlar quase todo o tipo de equipamentos, desde os mais triviais(Luzes ON/OFF, DIMMER, tomadas, som, Video-vigilancia,...), até aos mais complexos (A/C, Caldeiras a gasóleo, pisos radiantes, aquecimento central, aspiração central...).

Mandei instalar uns botões de pressão espectaculares que eles vendem que permitem que com apenas 4 teclas comandes 8 equipamentos,ou seja, 16 funções. (subir e descer estores so necessita de 1 botao, comandar o volume do rádio tb só necessita de 1, mudar a estaçaõ do rádio, desligar todas as luzes da casa e activar o alarme e fechar os estores, ou seja têm um modo de cenário incorporado)

É possível que sejas tu próprio a configurar a tua casa, de forma fácil e simples. O Software é mais que intuitivo. É gratuito e podes descarregar sempre a ultima versao da internet. Se tiveres duvidas do que estas a modificar podes consultar a planta da tua propria casa que está incluida no software.

Digo-te, foi das melhores coisinhas que comprei até hoje.

Aconselho vivamente.

Se tiveres dúvidas podes contactar-me que eu mando toda a informação que eles me disponibilizaram, ou entao melhor, envia um email para a FFonseca e pede pra falar com o Eng.º Rui Xarrama.Diz que vais da parte do cliente deles da vivenda de Travanca.

Cumprimentos


Boas

Estou a construir uma pequena vivenda e queria instalar um sistema de domotica mas já ando a uns tempos a ver disto e cada vez estou mais indeciso...>(

O X10 até nem é muito caro mas já me disseram que não é mto fix, que tem uns problemas atrasos, etc e tambem está dificil de encontrar uma consola tactil fix para o sistema.
Depois temos os sistemas completos que parecem bem melhores mas tambem são mais caros mas dentro destes à uma infinidade de sistemas. Temos o cardio, o vivimat, jgdomotica, o sistema da logichome, mordomus, idom,etc.

Alguns dos sistemas já vi a funcionar outros nem por isso.

Alguem me pode dar umas dicas sobre isto??
 
EIB. Tens o Instabus da Siemens que é caro, mas fiável...


O problema do Sistema EIB é que além de ser caro, sempre que precisares de fazer uma modificação nas configurações da casa tenho de chamar um técnico especializado que me cobrará a mão de obra e a deslocação (uns 200€ dependendo da localização). A alternativa é comprar o módulo de programação deles que custa entre +/- 750€.

Tenho a dizer que já tenho o meu sistema instalado. O técnico esteve com o meu electricista a ligar os módulos e os interruptores. Ontem já me descarregaram a programação e já dá pra ver algumas coisas.

Daqui a umas semanas é que vai ser curtir a minha casa...
 
biauzito se não for incomodo, em quanto ficou essa brincadeira?

Não é incómodo nenhum.

Os preços variam de acordo com o tamanho da casa e do que queiras controlar.
Mas ficou por volta de 5800€.Mais coisa menos coisa.E tenho tudo controlado.Alarmes técnicos, de intrusão, portões eléctricos, iluminação por detecção, dimmers em 4 divisões, controlo dos estores, controlo das temperaturas das divisões, ligação via net, etc.. etc..

Em relação à concorrencia, poupei mais do dobro. Só o X-10 era mais barato, mas como eu não o considero uma solução domótica, fiquei a ganhar.

Cumprimentos
 
Não é incómodo nenhum.

Os preços variam de acordo com o tamanho da casa e do que queiras controlar.
Mas ficou por volta de 5800€.Mais coisa menos coisa.E tenho tudo controlado.Alarmes técnicos, de intrusão, portões eléctricos, iluminação por detecção, dimmers em 4 divisões, controlo dos estores, controlo das temperaturas das divisões, ligação via net, etc.. etc..

Em relação à concorrencia, poupei mais do dobro. Só o X-10 era mais barato, mas como eu não o considero uma solução domótica, fiquei a ganhar.

Cumprimentos

5800 € é dinheiro, mas será que para além do filosoficamente funcional realmente valerá a pena?! Já viste alguma casa a funcionar com essas funções?
 
já agora! Como funciona o QBUS? Para além dos condutores de potência temos um, ou mais de sinal? É endereçável? Ou funciona por modulação de frequência, como o X10?

Mete aqui ligações para nós aprendermos mais... Obg
 
EIB ;) mas tambem sou um bocado culpado porque tive aulas disso na siemens :P mas aquilo é muito poderoso, e com os equipamentos da GIRA então, fica um mimo

caro como tudo... mas 5 estrelas
 
Não é incómodo nenhum.

Os preços variam de acordo com o tamanho da casa e do que queiras controlar.
Mas ficou por volta de 5800€.Mais coisa menos coisa.E tenho tudo controlado.Alarmes técnicos, de intrusão, portões eléctricos, iluminação por detecção, dimmers em 4 divisões, controlo dos estores, controlo das temperaturas das divisões, ligação via net, etc.. etc..

Em relação à concorrencia, poupei mais do dobro. Só o X-10 era mais barato, mas como eu não o considero uma solução domótica, fiquei a ganhar.

Cumprimentos

Obrigado. :)

Por acaso até pensei que fosse mais, e creio que a tendência será para baixar de preço. Na altura de fazer casa já estara a um preço mais acessível :P
 
viva

tenho uma soluçao para domotica bem agradavel. www.bitworld.pt

peça orçamento. a central permite começar com uma soluçao base e depois ser ampliavel ao gosto do cliente e consoante aquilo que o cliente pretende controlar e ela controla tudo. inclusive videos e audio porteiros permitindo ao cliente em caso de ausencia interagir com esses equipamentos. alemdo "normal" ou seja video vigilancia, luzes estores e Aquecimentos. jacuzzis,piscinas sistemas de rega. um mundo. e tudo a partir dos 3500 4000 euros. o ke é de todo muito agradavel.
alem de que pode interagir com os EIB e X10 que existem no mercado.
 
boa tarde Senhores, a domótica é um tema que me fascina muito, mas gosto muito de ver as "marcas", os seus representantes e restantes instaladores dizerem mil maravilhas dos seus
sistemas... isto já se parece com os foruns dos carros :007:

Para mim a nível de domótica temos os sistemas baseados nas tecnologias EIB/KNX/LONWORK
que funcionam atraves de um BUS (Siemens, Merten, Domintell, Hager, Domolon, ABB) e os sistemas de gestão centralizada baseados em autómatos (Vivimat, Domaike=HAI-Automation, Secant=Cardio) que poderm ser compativeis com as tecnologias X10, Radio e EIB.

Todos este sistemas já andam no mercado há mais de 10 anos, alguns há mais de 20 anos e
portanto tudo o resto é conversa..ou seja desculpem...são sistemas concorrentes :p

Acho piada quando as pessoas vêm para os foruns e tentam vender os seus produtos falando mal dos outros, quando temos sistemas de domótica ai referenciados que por exemplo...nem
sequer têm uma consola tactil para comando do sistema atraves de icons, temos sistemas que não possuem linguagem e software em português, temos sistemas que nem sequer possuem módulos Dimmers para variação de intensidade de iluminação para balastros eléctronicos, temos sistemas que estão no mercado há 2/3 anos e no mercado português há meia dúzia de meses, etc.. mas são os melhores e sempre a partir de XXXX€ :D

Eu não vou referir-me a ninguém, vou apenas partilhar a minha experiência:

Na minha moradia instalei um placa de controlo e gestão de alarmes Domaike (5 det. de intrusão, 1 gas, 1 incendio e 5 inundação), corte por electrovalvulas de agua e gas, 1 circuito de controlo para o aquecimento, controlo de estores ON/OFF por x10 (como a distância da central até ao quadro dos módulos de x10 é muito curta optei por esta tecnologia), comunicador bidirecional com msg de voz (100 no total), corte geral de iluminação e consola LCD alfanumérica...não tinha dinheiro pa mais..tudo 1817€, ja com iva e instalação.

Agora segundo a empresa que me instalou o sistema, diz que é compativel com o EIB da domintell, a consola é espectacular...sou gajo para gastar dinheiro na consola e colocar uns modulos de controlo de iluminação para criação de cenarios e isto sobe para 2500 a 3000 €...
se optar pelos comandos todos xpto sobe pa mais...

A minha opinião é mesmo comerçar com o minimo, com a parte da segurança, e so depois é que vemos o realmente nos faz falta!

Se eu hoje tivesse 10000€ pa gastar em cenas de domótica... :005:
 
Boas

Estou a construir uma pequena vivenda e queria instalar um sistema de domotica mas já ando a uns tempos a ver disto e cada vez estou mais indeciso...>(

O X10 até nem é muito caro mas já me disseram que não é mto fix, que tem uns problemas atrasos, etc e tambem está dificil de encontrar uma consola tactil fix para o sistema.
Depois temos os sistemas completos que parecem bem melhores mas tambem são mais caros mas dentro destes à uma infinidade de sistemas. Temos o cardio, o vivimat, jgdomotica, o sistema da logichome, mordomus, idom,etc.

Alguns dos sistemas já vi a funcionar outros nem por isso.

Alguem me pode dar umas dicas sobre isto??

boas! eu ja fiz um trablho de proojecto sobre este tema, e realmente existem soluçoes muito boas e viaveis, mas talvez nao em portugal ... mesmo assim existe uma empresa portuguesa que me parece bastante aceitavel, a domatica http://www.domatica.pt/ . esta empresa teve uma "casa" com alguns equipamentos interessantes no salao imobiliario de lisboa.
 
Domotica mordomus

Olá a todos .. Fiquei ademirado por falarem de "mordomus inutil".....? gostaria de saber se realmente a mordomus como fabricante e programadora nacional é realmente uma boa aposta ou será mais uma concurrente de mercado.. como todas tem algumas limitaçoes mas penso q são ultrapassaveis. :nie2:
 
domotica em Portugal ainda esta de fraldas. ao dinheiro gasto e chatice, é mt bonito kuando trabalha bem, funcional...? para k? p ligar o a/c p ter a cs frequinha ao chegar? lindo...caixas e caixas espalhadas na casa so p carregar esta tecnologia, p nao falar em km de tubagens...ao instalarem isto nao pensem em SÓ no preço do sistema da domotica. lembrem-se do electricista instalador!
 
domotica em Portugal ainda esta de fraldas. ao dinheiro gasto e chatice, é mt bonito kuando trabalha bem, funcional...? para k? p ligar o a/c p ter a cs frequinha ao chegar? lindo...caixas e caixas espalhadas na casa so p carregar esta tecnologia,p nao falar em km de tubagens ...ao instalarem isto nao pensem em SÓ no preço do sistema da domotica. lembrem-se do electricista instalador!


é mt bonito kuando trabalha bem e porque não haverá de trabalhar ? se as coisas forem bem dimensionadas

caixas e caixas espalhadas na casa so p carregar esta tecnologia Exatamente o contrário, não existem caixas de derivação, só as normais tomadas e os normais interruptores

p nao falar em km de tubagens ainda estou para apontar todos os metros certinhos de tubagem para ver se realmente a diferença é assim tão grande.

lembrem-se do electricista instalador e lembrem-se também da mão de obra que o electricista gasta a enfiar os fios a contar com as linhas de volta dos pontos de luz e das comutações que teem que ser feitas nos corredores por exemplo e a ligar as caixinhas de derivação todas bonitas com ligadores.

Não vendo nenhum tipo de sistema de domotica, sou electricista e monto sistemas de domotica.

Não compreendo porque é que a maioria das pessoas contrata um electricista para a instalação e uma empresa para equipamento de domotica e sua programação.

istoé o futuro da electricidade e os electricistas teem que se convencer que teem que aprender a trabalhar com isto.

eu como electricista á alguns anitos até esfrego as mãos quando me cai uma instalação destas, (não pelo dinheiro) muito mas muito mais facil de fazer.


Cpts
kakai
 
Só mais um exemplo
não sei se quem está aqui é electricista mas de qualquer forma vou tentar explicar.

tenho um cliente que tem uma instalação existente numa propriedade de cerca de 4000m em que os circuitos do jardim ( seis )eram todos comandados por relógio no quadro geral da propriedade.

o cliente queria mudar para interruptores á entrada da casa principal que ficava a 50 metros do quadro geral o que implicava 6 linhas de volta + 1 de alimentação dos botões ( mais a tubagem, abertura de roços, etc. ) para complicar como tem 2 entradas na casa a principal e a da cozinha no lado oposto queria também ai ter interruptores e mais complicado queria que fossem sinalizados para entrando em qualquer dos lados tivesse sempre conhecimento do que estava aceso, estãoa ver o filme 6 comutações de escada entre as entradas da casa a comandar 6 circuitos a 50 metros de distancia.

como resolvi isto? com a domotica que alguns dizem que não faz falta nenhuma. sem um unico fio, foi só comprar os botões com sinalizadores aplica-los com os respectivos emissores receptores e programá-los. e ainda comprou um comando para o carro e assim quando chega á propriedade acende o que quer

Cpts
kakai
 
Oi kakai! pareces entendido na materia.eu ja tive envolvido em algumas instalaçoes de domotica, mas nao percebo nada. exemplo :sei k um cliente contratou uma empresa a parte para a instalaçao da domotica. colocamos varias caixas espalhadas pela casa para alojar uns modulos (de comando?,penso k sim) e sim, utilizou-se mt tubo. confesso nao estar dentro do assunto mas estou curioso. pelo k sei, essa intalaçao tem dado problemas. as luzes nem smp acendem,etc. sei de outro cliente,k penso ser algum engenheiro informatico da Shell, k keria na domotica p sua vivenda. dps de estudar e analisar acabou por desistir...porque?
mas essa tua explicaçao dessa instalaçao, nao tou a perceber bem...cm funciona esse teu sistema k dizes sem fios? o k utilizaste?
 
Back
Topo