Domotica - Qual o melhor sistema?

Oi kakai! pareces entendido na materia.eu ja tive envolvido em algumas instalaçoes de domotica, mas nao percebo nada. exemplo :sei k um cliente contratou uma empresa a parte para a instalaçao da domotica. colocamos varias caixas espalhadas pela casa para alojar uns modulos (de comando?,penso k sim) e sim, utilizou-se mt tubo. confesso nao estar dentro do assunto mas estou curioso. pelo k sei, essa intalaçao tem dado problemas. as luzes nem smp acendem,etc. sei de outro cliente,k penso ser algum engenheiro informatico da Shell, k keria na domotica p sua vivenda. dps de estudar e analisar acabou por desistir...porque?
mas essa tua explicaçao dessa instalaçao, nao tou a perceber bem...cm funciona esse teu sistema k dizes sem fios? o k utilizaste?

provavelmente X10 ?

Eu comecei agora a entrar neste mundo e tou com "ganas" de fazer uma coisa simples mas que de comodidade...
 
olá

tenho instalado equipamento da HAGER que trabalha com o protocolo EIB/KNX é um protocolo utilizado pelos maiores fabricantes de material electrico. Basicamente a vantagem é todos os equipamentos destes fabricantes e outros funcionarem todos na instalação.
A razão da utilização da marca HAGER prende-se unicamente com o serviço tecnico que eles teem que para mim teem sido 5 estrelas. qualquer problema que tenha na minha instalação tenho sempre disponivel um tecnico que vai ao local verificar qualquer duvida que tenho, sem custos o que dá uma segunça ao instalador.
Ainda ontem tinha que fazer um levantamento de um equipamento para dar seguimento a uma obra, liguei para eles a dizer que tinha umas duvidas nas referencias dos equipamentos para encomendar e resposta deles: mande-me um mail com o projecto e da parte da tarde estavam comigo na obra para retificar o equipamento a encomendar e ajudar a elaborar a encomenda segundo as nossas necessidades.
Quanto aos preços uns dizem que é caro mas se juntarmos a espetacular assistencia aos electricistas ( pelo menos a mim, e posso-vos dizer que devo estar no fim da lista dos melhores clientes da HAGER ) talvez não seja assim tão caro.
Quanto a preferencias espero não ser mal compreendido mas é só a minha opinião:
Prefiro sistemas abertos a sistemas onde ficamos agarrados a uma marca ou empresa que da maneira que isto está abrem hoje e amanhã estão na falencia ( infelismente ) e um sistema destes para deixar de ter assistencia teem que ir á falencia marcas como HAGER, ABB, SIEMENS, etc.
Quanto ao exemplo que vos tinha dado foi o sistema sem fios, que em campo aberto dá 300metros e dentro de casa 100, por segurança nesta situação tenho no exterior da casa um repetidor de sinal.
Possovos dizer também que na propriedade ao lado meti o mesmo sistema sem fios para comando de luzes de piscina comandadas do interior da habitação e ambos os sistemas estão a trabalhar sem problemas há 2 anos.

Cpts
kakai
 
Quantos ás caixas espalhadas pela casa:

A instalação consiste em cada circuito que queiramos comandar individualmente tem que ir directo ao quadro.

Nos interruptores sai um tubo 16 do quadro e faz entrada e saída por todos os interruptores da casa.

No quadro temos os receptores que outra das vantagens que teem para mim é que só existem modulos de 4 6 8 10 logo se quisermos alimentar 12 circuitos podemos dividir por exemplo por 2 modulos de 6, isto tem a vantagem de se avariar um temos luz em metade da casa.( isto para aqueles que dizem que depois ficam sem luz na casa toda por causa da domotica)

voltando á tubagem estão a ver que até evitamos as caixas de derivação? e as linhas de volta dos interruptores.

os botões são todos de pressão ( mais facil de encomendar ) e mais baratos que os comutadores.

os modulos (pastilhas) que temos que meter nos interruptores é só colucarmos caixas fundas em todos os interruptores e ficam lá dentro

Cpts
kakai
 
peço desculpa por ser xato mas vou embalado.

Quanto ao preço na minha opinião poderá sair mais caro talvez por causa do equipamento especifico para domotica mas digo-vos uma coisa não sei se não se consegue abater algum no preço final com a rapidez de execução de uma instalação.

pensem assim acabou-se as caixas de derivação, é só desenrolar tubo para o quadro.

os interruptores entra e sai, estão a imaginar a rapidez de execução.

nesta obra que estou a fazer estou a assentar todo o material e mão de obra para ver até quanto fica mais caro a domotica.

outra situação podemos por exemplo no caso de moradias fazer domotica no piso 0 e exterior e o resto convencional e depois conforme o dinheiro vamos aumentando com sistema sem fios ou então deixamos todos os interruptores com caixas fundas para um futuro.

o cliente é que manda

JÁ NÃO FALO MAIS VOU ALMOÇAR :lol::lol:

cpts
kakai
 
pois. a minha empresa fez o mm numa vivenda. tds os circuitos iam directos ao quadro, mas sei k levou varias caixas (do tipo aquelas de tv pretas) p alojar modulos. o pk nao sei pk nao acompanhei a obra na totalidade. seria p comandar varios circuitos individualmente? n sei. sei k dessas caixas entrava um tubo dircto do quadro e dp saia para cxs de derivaçao. agora conforme vou escrevendo, vou-me lembrando,lol , mas recordo dessas caixas e nao me percebo da funçao... pk iam a ter a cxs de derivaçao com instalaçao normal...tenho de perguntar a kem esteve la a tempo inteiro. o k me recordo da casa de especial é so de um corredor em k a luz acendia quando la passavamos, mas nao era mt diferente de um sensor...a outra era de poder comandar o ar condicionado e a caldeira via telemovel, mas nunca vi isso a trabalhar em pleno.
ja agora em concreto, o k faz essa tua instalaçao? comanda as luzes por comando dentro da casa? é isso? e esses botao de pressao nao faz o mm k os telerrupter?
cumps
 
quem tem algumas dúvidas sobre o funcionamento do sistema EIB/KNX, e pretende informação sobre instaladores credenciados pode sempre aceder ao site http://www.knxportugal.com/ e consultar o seguinte pdf com informações sobre a arquitectura do sistema em si http://www.knxportugal.com/imagens/EIBA.pdf

queria apenas reforçar o que já foi dito: uma instalação EIB continua a ser mais cara que uma instalação tradicional apenas pelo preço ainda exagerado dos dispositivos (actuadores, sensores, etc). Quanto à mão-de-obra tradicional (passagem de tubo/cabos e intalação de caixas), esta deveria ser mais barata pois trata-se de uma instalação muito mais simples e rápida de executar, no entanto das poucas obras que tive oportunidade de projectar/seguir devo dizer que noto um certo aproveitamento das pessoas em "carregar nos preços" por se tratar de domótica, conceito ainda incorrectamento associado a pessoas de classe média/alta.

aproveito ainda para dizer que concordo perfeitamente com o kakai, por enquanto é preferível apostar no EIB do que em qualquer outro tipo de sistema por se tratar de um sistema aberto e standartizado com intervenientes tão reputados como SIEMENS, ABB, etc, além de ser um sistema com uma arquitectura muito inteligente.
 
tenho uma questão o kakai de certo me saberá responder.... numa casa ja construida com os comutadores tradicionais :)
existem interruptores para substituir esses comutadores que funcionem com esses protocolos(EIB, etc) sem ter ligar a luz directamente ao quadro ?
ou seja o interuptor recebe comandos do controlador e por sua vez alimenta ou nao a lampada ou equipamento em questao... passando apenas o novo fio verdinho com os 29V pra passar o protocolo...

mas plo que li nos vossos posts é verdade poupa-se imenso fio nas voltas e ganha-se a possibilidade de colocar 50 interuptores de pressao a controlar a mesma lampada em vez dos 2 ou 3(com grandes esquemas) dos comutadores

posso estar a maior das barbaridades... se assim for digam :)

é pena nao haver desses produtos à venda ao publico pq era interessante colocar o controlador e ligar a um interruptor e uma lampada e pouco a pouco ir migrando a ligaçao
 
tenho uma questão o kakai de certo me saberá responder.... numa casa ja construida com os comutadores tradicionais :)
existem interruptores para substituir esses comutadores que funcionem com esses protocolos(EIB, etc) sem ter ligar a luz directamente ao quadro ?
ou seja o interuptor recebe comandos do controlador e por sua vez alimenta ou nao a lampada ou equipamento em questao... passando apenas o novo fio verdinho com os 29V pra passar o protocolo...

mas plo que li nos vossos posts é verdade poupa-se imenso fio nas voltas e ganha-se a possibilidade de colocar 50 interuptores de pressao a controlar a mesma lampada em vez dos 2 ou 3(com grandes esquemas) dos comutadores

posso estar a maior das barbaridades... se assim for digam :)

é pena nao haver desses produtos à venda ao publico pq era interessante colocar o controlador e ligar a um interruptor e uma lampada e pouco a pouco ir migrando a ligaçao

olá

Pelo que percebo tens a instalaço tradicional e queres passar para domotica, será isso?

Sem problemas, podes meter por radio frequencia o preço é sensivelmente o mesmo e vais como dizes fazendo a migração conforme os €€€€€€
os modulos cabem na caixa do interruptor, podes comprar de alimentação 230v ou por pilha e depois é só programar.
tens modulos receptores que ficam na caixa de derivação onde está a saida para a lampada ou ainda podes comprar uns modulos que ficam junto dos candeeeiros.

a passagem de cabo bus torna-se mais complicada porque tens que andar com o cabo ás voltas na tubagem existente e pode não ser possivel interligar todos os interruptores.

Quanto ao sistema RF o que tenho feito tem funcionado na perfeição.

tenho feito centralização estores, comando de iluminação piscina no interior das habitações, comando da iluminação exterior no interior dad habitações, tudo a alterar a instalação existente, e quando temos problemas de emissão de sinal devido ás distançias metemos um repetidor e fica ok.

Cpts
kakai
 
kaikai mt obrigado
pois tenho de procurar.... www que vendam unidades,,, e estudar essa historia de utilizar os interuptores antigos principalmente pra iluminaçao .. e apanhar a caixa no meio entre o interuptor e a luz pra colocar la o controlador :)

já me disseram que INSTEON era uma boa aposta pq depois se pode fazer maravilhas no pc sem custos... estive a ver tambem os Z-wave que já chegaram à europa e sempre sao wireless 800e kker coisa mhz e contabilizam consumos e tudo mais...


www.google.com aqui vou eu
 
Mordomus

Só uma Pergunta pessoal.

O vosso sistema é aberto ou fechado?

Atenção em escolher o vosso sistema!!!
Esta pergunta faz a diferença na escolha do sistema a instalar, meus amigos, não olhem para o presente mas sim para o futuro. Sim, o futuro das vossas casas é muito importante.... quando não existir módulos de sustituição, a empresa faliu:005:e agora!!!!!
É só um alerta, para a escolha do vosso sistema.:confused:
 
Boas,

tou a pensar em comprar um sistema destes na FFonseca em Aveiro.

Mas tenho andado com uns fantasmas..

Até que ponto é que um Hacker me consegue entrar no sistema e "limpar-me" a casa em 5 segundos?

ty
 
Preciso de um sistema assim:

Detector de movimento
a pilhas que emite sinal para um pager.

Em caso de movimento, o pager dá sinal mas o detector não toca.

Encontrei várias coisas no ebay mas um pouco acima do orçamento. Pergunto se esses sistema se encontram em lojas físicas de domótica?
 
Obrigado pelo BUMP LeeMan, qual é que era o tecto do orçamento que tinhas em mente? Tenho comprado engenhocas do estilo no ***** já andaste a ver lá?

Em relação ao restante tópico ao longo do último ano vi algumas demonstrações de sistemas de domótica, quer KNX quer soluções proprietárias, tendo mesmo acompanhado algumas instalações do sistema Mordomus com uma empresa que é agente deles para a área de Lisboa (Sisténica). O sistema tem estado em constante evolução dês do inicio do ano lançaram uma versão nova com um aspecto mais cuidado e algumas funcionalidades novas.

Comparativamente a outras soluções que já tenho visto (principalmente KNX) o custo mais reduzido e a total liberdade na escolha da aparelhagem a usar na instalação é um must. Sim existem mais cabos a andarem pela casa, no entanto o custo da instalação eléctrica pelos orçamentos que vi é mais do que diluído tendo em conta que depois podemos usar qualquer interruptor e controlar qualquer máquina sem ser necessária compatibilidade com um protocolo especifico.

Também há uns tempos vi uma solução Nacional de nome Only, no entanto apesar do custo igualmente atraente pareceu-me muito limitada face ao Mordomus, mas com maior facilidade em upgrades futuros à instalação.
 
Obrigado pelo BUMP LeeMan, qual é que era o tecto do orçamento que tinhas em mente? Tenho comprado engenhocas do estilo no ***** já andaste a ver lá?

Tudo o que encontro ronda os 120€ a 200€ e tenho que comprar em separado (detector + comando)... Enfim, não é que seja um impedimento mas custa-me dar 120€ sabendo que o mesmo pode custar 1/3 se for comprado no local certo.

O que eu quero é isto e existe com diversas marcas...
Problema: lojas USA ( ou UK) com preços bons não querem enviar para Pt


TL5102MP_72ppi.jpg
 
Última edição:
Boas!
tenho andado a ler os vossos post's, em geral todos falam da comodidade dos sistemas,preços etc...
Sou estudante universitário, e no âmbito de uma disciplina, calhou-me em mãos, utilizar um sistema que reduzi-se os consumos energéticos, que consequentemente reduz a fatura de electricidade.
Ninguem aqui falou em quanto popou, ou em quanto se pode poupar com estes sistemas autónomos de gestão de energia.
Podem dar-me feedback a esse respeito, o indicar-me onde possa obter esses dados???

desde já obrigado
 
Back
Topo