Domotica - Qual o melhor sistema?

Boa Noite

O que acham do sistema Z-wave?

Cumprimentos

Boa noite, o protocolo é bastante robusto, mas a escolha de uma boa gateway e de marcas boas de fabricantes é crucial para uma boa solução.


Dependendo da complexidade de funcionalidades a instalar, o que digo aos meus clientes é que se possível devem optar por um sistema cablado, mas se estivermos a falar de uma renovação ou instalação tradicional de electricidade, então o z-wave é perfeito pela facilidade de instalação.
 
Boa noite, o protocolo é bastante robusto, mas a escolha de uma boa gateway e de marcas boas de fabricantes é crucial para uma boa solução.


Dependendo da complexidade de funcionalidades a instalar, o que digo aos meus clientes é que se possível devem optar por um sistema cablado, mas se estivermos a falar de uma renovação ou instalação tradicional de electricidade, então o z-wave é perfeito pela facilidade de instalação.

Boa noite

A gateway que estive a ver foi a vera 3 de micasaverde...

No meu caso seria uma construção de raiz, ainda em face de projecto.
Mas pelo que tenho lido um sistema sem ser de cabelagem só têm vantagens, custos, instalação etc

Cumprimentos
 
Boas a todos,

Encontro-me neste momento a fazer uma remodelação de uma moradia. Já li algumas coisas sobre domotica mas também tenho a noção que é um mundo extremamente vasto. A minha questão é a seguinte: Já que estou a remodelar gostaria de saber o que devo colocar a nivel de cabos, caixas, etc... para de futuro conseguir aplicar um sistema de domotica. As unicas coisas que pretendo são o controlo à distancia dos estores, videoporteiro e cctv. Sei que o ideal seria contactar uma empresa especializada mas a minha intenção neste momento é colocar apenas a pré-instalação. O que é que devo deixar pré-instalado?

Cumprimentos,
 
Boas,

Pretendo qualquer coisa para controlar persianas e tomadas através de comandos à distância. Mas gostava de um sistema que permitisse eventualmente ser expandido e adicionar funcionalidades mais inteligentes, como temporização, programação e controlo através do computador, etc. Outros dos requisitos era não ser necessário passar fios, isto é, algo que funcione por powerline ou RF.

Quero algo que possa ser eu a fazer. Compro os módulos, comandos, instalo, está. Mas a única coisa que encontro são sistemas completos, e coisas um bocado overkill.
 
Edit: só agr vi q o tópico já ia em 5 páginas [emoji1]
Edit2: agr que já li vocês andam muito à frente em sistemas de raiz. Eu tal como o user anterior tenho a casa já feita e o meu objectivo é, para já, controlar apenas as tomadas e os equipamentos em standby. Talvez mais à frente os estores e luzes.

Tenho andado a ver os protocolos. Z-wave e zigbee.

O z-wave é um protocolo fechado que trabalha na frequência 865MHz. Funciona como rede mesh. Isto é, cada controlador que coloques em casa vai propagar o sinal da rede, aumentando o alcance.

O zigbee é aberto mas comunica na frequência já muito usada dos 2.4MHz.

Em qualquer dos casos tens sempre que comprar um gateway. No caso do z-wave, que é o que mais tenho analisado, tens também uma pen USB que ligada a um PC funciona como gateway. Por exemplo, RaspberryPi + linux + pen + sw domotiz e tens um gateway por menos de 100€.

Depois podes controlar tudo ou manualmente, como fazes agora, ou via browser/apps mobile, acedendo ao gateway.

O pior é mesmo o preço destes componentes todos, que no final, pelo que li aqui, pode chegar ao preço desses cablados e xpto. :D

Eu, no meu caso, ando a ver uma tomada para colocar atrás do móvel da sala para poder ligar e desligar todos os equipamentos em standby. Cada tomada fica-me por uns 35€.

Por exemplo, se quiser uma lâmpada, tipo Philips Hue, para poder controlar as cores tenho que comprar a lâmpada, uns 50€, mais um controlador rgbw, que são outros 50€... E por aí.
 
Última edição:
Não medi o consumo ainda, mas só o meu AV em standy pode chegar aos 43W, devido so HDMI pass through.

De qualquer forma, se me meter neste mundo, será também pela diversão.
 
Boa noite,
Tenho estores eléctricos em casa, mas gostava de colocar um temporizador ou algo género, para subirem e para baixarem, as horas específicas.
Mas quero colocar esta função só em algumas divisões.
Encontrei na net o módulos x10, mas percebi se funciona para o que eu quero.
Podem ajudar
 
Tentando reanimar este tópico: Alguém com um sistema simples de domótica em casa? Eu tinha uma tomada com controlo remoto e à dias a mesma queimou. Gostava de reavivar este tema e evoluir nomeadamente para mais tomadas e mesmo estores e e iluminação. Conhecem algo simples?
 
ha umas que gostei muito da qualidade, acho caras mas, encontras nos aki/leroy merlin a cerca de 26/28€ pack 3+comando com possiblidade para posteriormente teres mais opções
 
Boa noite,
Tenho estores eléctricos em casa, mas gostava de colocar um temporizador ou algo género, para subirem e para baixarem, as horas específicas.
Mas quero colocar esta função só em algumas divisões.
Encontrei na net o módulos x10, mas percebi se funciona para o que eu quero.
Podem ajudar
Também estou com a mesma ideia!!! Queria automatizar os estores e ter acesso via telemovel também!!! Já andei a ver que seria preciso um hub e depois os módulos para os estores!!! Alguém com isso e preços???
 
Também gostaria de me iniciar em domótica, mas tenho a impressão que ainda não há um protocolo padronizado. Se é assim prefiro não deitar dinheiro fora.

Mas também não percebo nada disso…
 
Instalamos z-wave no escritório e funciona às 1000 maravilhas.
Vou fazer agora a instalação em casa, são mais de 50 dispositivos.

É o q recomendo...
 
Já estamos a usar para alarme com deterctores de movimento, aquecimento, luzes e tomadas (desligar monitores, máquina de café, tv's com chromecast, etc...).

Em casa para além do q já referi em cima vamos utilizar tb em estores.

A central é o Vera Lite.
 
Back
Topo