Doorbell Inteligente - Ligação a Portão Eléctrico

sdomingues

Power Member
Boas,

tenho uma velhinha instalação Fermax, com uma botoneira exterior que só toca de vez em quando, e já nem dá imagem.
Os 2 intercomunidaores interiores também já estão "bem passados", e nem sempre abrem o portão.

Como tal, ando à procura de algo mais recente, com boa qualidade de imagem, e de preferência com app no smartphone.
Até há bem pouco tempo, estava muito interessado nos kits da Bticino, mas depois de ler umas reviews na Amazon espanhola, fiquei um bocado desiludido. A qualidade de imagem era pobre para os valores pedidos, e a própria Btcino não tinha planos para continuar o roadmap de capacidades das soluções com smartphone.

Assim, cheguei a ponderar as soluções da Ring, mas não têm controlador para abrir portões (têm, mas é só nos USA), o que para já me está também a desencorajar de avançar.

E eis que encontrei algo que me parece ser aceitável, que é a solução da Ubiquiti, que passaria por um Doorbeel G4, um Access Hub, e um Dream Machine Pro.

Alguém tem experiência com esta solução?
Ou no limite, pode sugerir outra alternativa?

Obrigado!
 
Já tens algum sistema montado da Ubiquity ou "vais" investir "apenas" para a campaínha?

Montei à pouco tempo um sistema video porteiro que dá para abrir portas e portões, da Safire (marca "branca" da Hikvision) e funciona muito bem, mesmo a câmara tem uma muito boa qualidade para uma câmara de 2 MPx ronda o preço da Doorbell G4 +/- qualquer coisa.


PS, fui ver, no caso da Safire, e Hikvision, o "mesmo" aparelho com apenas o nome diferente são só 160€ de diferença no preço (não tinha ideia disto) aparentemente os equipamentos são exactamente os mesmos.
 
Última edição:
Já tens algum sistema montado da Ubiquity ou "vais" investir "apenas" para a campaínha?

Montei à pouco tempo um sistema video porteiro que dá para abrir portas e portões, da Safire (marca "branca" da Hikvision) e funciona muito bem, mesmo a câmara tem uma muito boa qualidade para uma câmara de 2 MPx ronda o preço da Doorbell G4 +/- qualquer coisa.

Boas,

Acabava por ser uma solução para 2 problemas. Estou a ponderar refazer a solução de rede aqui em casa, e acabava por incluir a solução de videoporteiro.
Em primeiro lugar, gostava de perceber se sequer funcionaria para o propósito, uma vez que o custo é considerável.
Em segundo, gostava de entender se a qualidade o justificaria, porque novamente, o custo é considerável.

Mas vou explorar essas da Hikvision e da Safire. Têm algum modelo que recomendem ?

Obrigado!
 
Boas,

Acabava por ser uma solução para 2 problemas. Estou a ponderar refazer a solução de rede aqui em casa, e acabava por incluir a solução de videoporteiro.
Em primeiro lugar, gostava de perceber se sequer funcionaria para o propósito, uma vez que o custo é considerável.
Em segundo, gostava de entender se a qualidade o justificaria, porque novamente, o custo é considerável.

Mas vou explorar essas da Hikvision e da Safire. Têm algum modelo que recomendem ?

Obrigado!
Comprei estes:
https://www.hikvision.com/en/produc...eries&series=Pro+Series&checkedSubSeries=NONE

Estou a gostar bastante. Excelente qualidade e integra com telemóvel. Podes abrir portas, activar elevadores, alarmes, … tudo através de uma app do telemóvel.
 
Comprei estes:
https://www.hikvision.com/en/produc...eries&series=Pro+Series&checkedSubSeries=NONE

Estou a gostar bastante. Excelente qualidade e integra com telemóvel. Podes abrir portas, activar elevadores, alarmes, … tudo através de uma app do telemóvel.

Obrigado pela informação, mas o link dá uma data de produtos. Consegues-me ajudar em quais escolheste ao certo ?
Já agora, foi só uma betoneira exterior e um módulo interior ?
Como é feita a alimentação deles ?
Qual deles liga ao portão ?

Obrigado!
 
Obrigado pela informação, mas o link dá uma data de produtos. Consegues-me ajudar em quais escolheste ao certo ?
Já agora, foi só uma betoneira exterior e um módulo interior ?
Como é feita a alimentação deles ?
Qual deles liga ao portão ?

Obrigado!
Comprei estes:
https://www.hikvision.com/content/h...ucts/IP-Series/Pro-Series/DS-KD8003-IME1.html
https://www.hikvision.com/en/products/Video-Intercom-Products/IP-Series/Pro-Series/DS-KD-KP/
O meu objectivo era ter duas betoneiras exteriores e um módulo interior. Escolhi o teclado porque permite entrares na porta com código (eu nunca ando com chaves)
A câmara permite activar dois trincos ou um trinco + 1 luz
A ligação é feita por cabo de rede (também tem uma versão de dois fios) e necessita de um router ppoe que da alimentação por rede.
Tenho á dois meses e estou contente. Não é das coisas mais baratas mas a qualidade é muito boa
 
Comprei estes:
https://www.hikvision.com/content/h...ucts/IP-Series/Pro-Series/DS-KD8003-IME1.html
https://www.hikvision.com/en/products/Video-Intercom-Products/IP-Series/Pro-Series/DS-KD-KP/
O meu objectivo era ter duas betoneiras exteriores e um módulo interior. Escolhi o teclado porque permite entrares na porta com código (eu nunca ando com chaves)
A câmara permite activar dois trincos ou um trinco + 1 luz
A ligação é feita por cabo de rede (também tem uma versão de dois fios) e necessita de um router ppoe que da alimentação por rede.
Tenho á dois meses e estou contente. Não é das coisas mais baratas mas a qualidade é muito boa

Ok, já vi.
Algumas questões, se não te importares:
- são 2 módulos, mas como se montam? há alguma caixa onde eles encaixam? são encastrados, ou saídos ?
- é coisa que dê para um indivíduo com poucos conhecimentos fazer?
- neste momento, o maior desafio será porventura o PoE. Já tenho cablagem antiga, mas transformar em algo PoE não é linear. Sabes se tem alternativa?
- O que é que liga ao portão? a botoneira?
- O monitor interno é só escolher um qualquer, funcionam todos?
- Compraste onde, online ou numa loja local?
- Mais ou menos que banda de preços estamos a falar? Na Amazon.es o primeiro módulo, com monitor interno ronda os 455, e o segundo módulo (teclado) ronda os 120, é mais ou menos isto ?
- Consegues postar umas fotos da qualidade de imagem, dia e noite? só para ter uma ideia do que estamos a falar.

Obrigado!
 
Ok, já vi.
Algumas questões, se não te importares:
- são 2 módulos, mas como se montam? há alguma caixa onde eles encaixam? são encastrados, ou saídos ?
R: tens a opção de montares encastrado ou não. Tens de comprar a caixa adequada com o número de módulos que queres
- é coisa que dê para um indivíduo com poucos conhecimentos fazer?
R: sim, é relativamente simples

- neste momento, o maior desafio será porventura o PoE. Já tenho cablagem antiga, mas transformar em algo PoE não é linear. Sabes se tem alternativa?
R: a cablagem actual quantos fios tem ? Existe opção para 8 fios (cabo rede) ou 2 fios
- O que é que liga ao portão? a botoneira?
R: sim
- O monitor interno é só escolher um qualquer, funcionam todos?
R: sim da mesma marca
- Compraste onde, online ou numa loja local?
R: online
- Mais ou menos que banda de preços estamos a falar? Na Amazon.es o primeiro módulo, com monitor interno ronda os 455, e o segundo módulo (teclado) ronda os 120, é mais ou menos isto ?
R: duas betoneiras com câmara e teclado, caixa de embutir, monitor interior e modem ppoe custou 800€
- Consegues postar umas fotos da qualidade de imagem, dia e noite? só para ter uma ideia do que estamos a falar.
R: estou de férias. Mas a qualidade é muito boa. Podes ter imagens full hd com hdr
 
R: tens a opção de montares encastrado ou não. Tens de comprar a caixa adequada com o número de módulos que queres
- é coisa que dê para um indivíduo com poucos conhecimentos fazer?
R: sim, é relativamente simples


R: a cablagem actual quantos fios tem ? Existe opção para 8 fios (cabo rede) ou 2 fios

R: sim

R: sim da mesma marca

R: online

R: duas betoneiras com câmara e teclado, caixa de embutir, monitor interior e modem ppoe custou 800€

R: estou de férias. Mas a qualidade é muito boa. Podes ter imagens full hd com hdr

Obrigado pelo feedback.
Estou tentando em comprar um dos kits, com a botoneira única (sem ser por módulos como a tua) e um monitor, consegue-se a preços aceitáveis na Amazon (a rondar os 350 euros).
Existe uma loja portuguesa com preços ainda mais convidativos, ainda a ponderar.

Vou só garantir que consigo fazer a instalação de cabo de rede até todos os sítios.

Se conseguires dizer-me, o delay de comunicação via telemóvel é perceptível ?
E qual é a diferença entre a Hikvision e a Safire, dado que o equipamento parece copy-paste, mas uma diz que é chinesa (Hikvision) e outra europeia (Safire).

Obrigado!
 
Acabei por comprar uma solução da Comelit, com ligação por ethernet.

Ainda não está totalmente operacional, por dificuldades na montagem (não relacionado com o equipamento), mas os primeiros testes foram positivos.
Consigo tocar à campainha e que toca no videoporteiro e em 2 telemóveis em simultâneo, sendo que qualquer um destes equipamentos pode atender. O delay é mínimo, incluindo quando o telemóvel está em 4G.

Vamos ver no que isto dá.
 
Acabei por comprar uma solução da Comelit, com ligação por ethernet.
Boa noite,

Estou aqui a tentar perceber o que fazer no meu caso e ao ler esta thread gostava de vos pedir por opinião.

Contexto:
- Pequena moradia com porta de entrada e portão para carro com porta homem

Procuro algo parecido com o que tenho lido.
Vídeo-porteiro (botoneira única) para colocar ao lado da porta-homem tendo um monitor (ou possivelmente dois) dentro de casa.
Ligação a uma app no telefone tinha a sua graça mas não é prioridade.

Agora a minha questão que para vocês já deve ser completamente básica, como é que isto funciona?
Seguindo aqui a ideia do sdomingues vi este: https://pro.comelitgroup.com/pt-pt/produto/kvu8190w

Isto é por wireless, é isso? Rede Wireless da casa?
Ou seja...
- Fica o módulo cá fora ao pé da porta-homem para as pessoas tocarem à campainha; ( Tem de conseguir se ligar à rede wireless da casa)
- Este comunica via wireless com o monitor que está dentro de casa;
- E o monitor estando também ligado à mesma rede wireless faz também a ligação para a app nos telefones.
Será algo assim?

Desculpem se a coisa está confusa mas estou mesmo a começar.
Obrigado 🙏
 
Boa noite,

Estou aqui a tentar perceber o que fazer no meu caso e ao ler esta thread gostava de vos pedir por opinião.

Contexto:
- Pequena moradia com porta de entrada e portão para carro com porta homem

Procuro algo parecido com o que tenho lido.
Vídeo-porteiro (botoneira única) para colocar ao lado da porta-homem tendo um monitor (ou possivelmente dois) dentro de casa.
Ligação a uma app no telefone tinha a sua graça mas não é prioridade.

Agora a minha questão que para vocês já deve ser completamente básica, como é que isto funciona?
Seguindo aqui a ideia do sdomingues vi este: https://pro.comelitgroup.com/pt-pt/produto/kvu8190w

Isto é por wireless, é isso? Rede Wireless da casa?
Ou seja...
- Fica o módulo cá fora ao pé da porta-homem para as pessoas tocarem à campainha; ( Tem de conseguir se ligar à rede wireless da casa)
- Este comunica via wireless com o monitor que está dentro de casa;
- E o monitor estando também ligado à mesma rede wireless faz também a ligação para a app nos telefones.
Será algo assim?

Desculpem se a coisa está confusa mas estou mesmo a começar.
Obrigado 🙏

@jmalaca,

Penso que o meu caso é similar, mas eu estive a fazer "reabilitação", não sei se estás a fazer de raíz ou não.
A minha instalação antiga era:
- botoneira exterior -> ligava directamente ao portão
- 3 intercomunicadores
- cada aparelho ligava-se a uma central de alimentação / controlo, instalada numa zona técnica com electricidade
- a ligação era feita por cabo de 11 fios (8 de "comunicação", 3 eléctricos/alimentação)

O que eu pretendia era ter a botoneira exterior e apenas 1 intercomunicador, mas a app era essencial.
O kit que comprei trazia 4 equipamentos:
- alimentador (a ligar à electricidade)
- distribuidor PoE (a ligar ao alimentador e à botoneira e intercomunicadores), o que permite a comunicação entre os aparelhos
- botoneira exterior
- intercomunicador interior

No teu caso, depois de ver o datasheet, parece-me que estão envolvidos 3 aparelhos:
- alimentador
- botoneira exterior
- intercomunicador

Assim sendo - e estou a especular, por comparação - terás que instalar o alimentador algures, numa zona técnica com electricidade, e que tenha tubagem para os locais onde vais querer pôr a botoneira e o intercomunicador.
Terás de passar fio para estas localizações - uma vez que o kit que indicas usa o sistema Simplebus, penso tratar-se de apenas 2 fios eléctricos comuns -, que garantirá tanto a alimentação eléctrica como a comunicação.
A botoneira continua a ser "burra", só comunica pelos fios, e depois o intercomunicador é que se liga ao Wifi, fazendo a "ponte" entre este sistema de videoporteiro, e a Internet (na realidade, só mesmo para a App).

A App - não sendo brilhante - funciona razoavelmente bem. No meu caso, tenho 2 telemóveis configurados, e sempre que alguém toca na botoneira, tocam ambos os telemóveis e o intercomunicador; qualquer um pode atender, mas só pode haver um com a "chamada" estabelecida. Todos os aparelhos podem abrir o portão. Podes "espreitar" lá para fora a partir de cada aparelho (intercomunicador ou App) mesmo sem ninguém ter tocado. As Apps funcionam quer estejas no mesmo Wifi do intercomunicador, ou não (na rua, por exemplo.. já atendi uma chamada e estava nas compras no Continente), e há tanto para iOS como para Android.

Uma coisa engraçada desse kit, em particular porque tem o intercomunicador 6741W, é que aparentemente permite configurar reconhecimento facial. Tens de o fazer na App, mas pelo que li, podes configurar "caras" conhecidas, que ao serem identificadas pela botoneira, despoletam a abertura automática do portão. Eu não tenho esse modelo, portanto não posso atestar ao seu funcionamento.

Conselho: compra fora, naquela grande plataforma de compras. Digo isto porque, para o kit em causa, cá os preços eram sensivelmente o dobro. E essa plataforma garante-me 30 dias de recolha sem grandes questões, o que por cá pode não ser assim tão pacífico.

Nota final : possivelmente pela especificidade da minha infra-estrutura, acabei por ter que fazer algumas coisas mais técnicas. Não sendo o fim do mundo, podem ser mais complexas para quem tiver menos à vontade na parte de computadores e redes. Realço só isto porque a experiência de instalação e configuração não foi totalmente linear e pacífica, e não quero passar essa ideia que seria errada.
 
Última edição:
@sdomingues,

Obrigado pela resposta. 🙏

Do que já vi é isso mesmo:

- uma botoneira para o exterior
( no meu caso irá para um muro )

- uma fonte de alimentação para a botoneira
( já vi uns que utilizam um cabo de rede e com fornecem duas funções no mesmo cabo. Alimentação eléctrica (chamam de Power over Ethernet - PoE) e envio de dados de voz e imagem )

- um cabo que liga a botoneira para o intercomunicador que se encontra dentro de casa
( isto era o que estava a pensar que poderia ser eliminado com Wi-fi )

- possibilidade de comunicação com uma app

Vou ver então naquela grande plataforma de compras o que existe por lá. É que normalmente os preços são realmente mais baratos mas depois garantias ou "alguém a quem telefonar" quando existem problemas não existe. É por isto que pensei que neste caso o melhor mesmo seria comprar por cá mas este KVU8190W da Comelit ainda não o encontrei.

Qual é que foi mesmo o que compras-te? Podes dizer a referência para tentar o encontrar também. Se funciona bem se calhar não vale a pena eu estar a inventar com outros.

Mais uma vez, obrigado!
 
@sdomingues,

Obrigado pela resposta. 🙏

Do que já vi é isso mesmo:

- uma botoneira para o exterior
( no meu caso irá para um muro )

- uma fonte de alimentação para a botoneira
( já vi uns que utilizam um cabo de rede e com fornecem duas funções no mesmo cabo. Alimentação eléctrica (chamam de Power over Ethernet - PoE) e envio de dados de voz e imagem )

- um cabo que liga a botoneira para o intercomunicador que se encontra dentro de casa
( isto era o que estava a pensar que poderia ser eliminado com Wi-fi )

- possibilidade de comunicação com uma app

Vou ver então naquela grande plataforma de compras o que existe por lá. É que normalmente os preços são realmente mais baratos mas depois garantias ou "alguém a quem telefonar" quando existem problemas não existe. É por isto que pensei que neste caso o melhor mesmo seria comprar por cá mas este KVU8190W da Comelit ainda não o encontrei.

Qual é que foi mesmo o que compras-te? Podes dizer a referência para tentar o encontrar também. Se funciona bem se calhar não vale a pena eu estar a inventar com outros.

Mais uma vez, obrigado!

Ok, parece-me então similar.
Só para garantir que está claro:
- 1 alimentador / central de comunicações entre os aparelhos (no meu caso, o kit é composto na realidade por 2, um "alimentador" que recebe a corrente e passa para o 2º, que injecta a alimentação nos cabos de Rede - PoE)
- 1 botoneira, alimentada pela "central" via cabo de rede, e que se liga ao portão (trinco electrico)
- 1 intercomunicador, alimentado pela "central" via cabo de rede, e que se liga ao WiFi

O kit que comprei é o 8561V, que é composto pela botoneira Quadra 4899MK, e pelo intercomunicador 4762W.
A botoneira é bastante diferente da do teu kit, o intercomunicador é praticamente igual.

Antes de avançares, avalia a infra-estrutura que tens disponível. Tens tubagem com fio normal? com cabo de rede? com outro?
Digo isto porque pode haver outro kit que se adapte melhor.

No caso de procurares na grande plataforma que indiquei, será algo a rondar os 500 euros, pelo menos no *****, embora venha de Italia.
Em termos de apoio cá, foi um bocadinho tentativa e erro. Há 2 ou 3 revendedores oficiais, um dos quais foi bastante prestável com ajuda por email.
 
Boa noite,

- 1 alimentador / central de comunicações entre os aparelhos (no meu caso, o kit é composto na realidade por 2, um "alimentador" que recebe a corrente e passa para o 2º, que injecta a alimentação nos cabos de Rede - PoE)
Sim
- 1 botoneira, alimentada pela "central" via cabo de rede, e que se liga ao portão (trinco electrico)
Sim
- 1 intercomunicador, alimentado pela "central" via cabo de rede, e que se liga ao WiFi
Sim
O kit que comprei é o 8561V, que é composto pela botoneira Quadra 4899MK, e pelo intercomunicador 4762W.
Ok

Antes de avançares, avalia a infra-estrutura que tens disponível. Tens tubagem com fio normal? com cabo de rede? com outro?
Digo isto porque pode haver outro kit que se adapte melhor.
Ok.

O que tenho em mente neste momento - até porque está a custar-me um pouco gastar os tais 500€ nisto - seria comprar este da Safire SF-VIK002-S-WIP e depois se isto funcionar mesmo bem, poupo um pouco, e vou buscar um segundo ecrã ( Safire SF-VIDISP01-7WIP ) para colocar no segundo andar. Supostamente tem tudo para funcionar bem, incluindo a possibilidade de usar a app em qualquer parte do mundo para ver quem toca à porta. O que achas?

Mas ainda vou ver mais uns quantos... Obrigado 🙏
 
Última edição:
Não tenho comentários, dado que não tenho experiência com essa marca.

Aqui na thread penso que alguém sugeriu essa marca, mas já não me recordo por que razão acabei por não avançar.
 
Pergunta "parva" mas, a nível de instalação, já está tudo, ou ainda vai a tempo de fazer?
Estou a falar de tubagens e cabos/fios para os locais todos. Só porque pode influenciar na decisão.
Eu sei, penso o mesmo. Já está tudo. Neste momento penso ainda ir a tempo se necessitar de algo mas não o queria fazer. Neste momento já ando com outras prioridades.
De qualquer das formas já consegui ver muita coisa e aprender a base de como tudo funciona. Agora é andar para a frente. 👍
 
Back
Topo