Dormir com o telemóvel, perigoso?

Eu costumo adormecer com ele na cama, mas já por duas vezes, adormeci com ele a carregar e acordei com o carregador enrolado a volta do pescoço lol
 
Os profs costumam sempre exagerar.

Bem, se faz mal ter perto de nos quando dormimos tambem faz mal quando estamos acordados.

E se faz assim mal, também é capaz de fazer mal aquelas pessoas que têm antenas mesmo coladas às casas.

ya, tambem se fossemos sempre a ver o que fazia bem ou mal quase não faziamos nada:rolleyes:
 
Seria óptimo se a publicidade relativa aos telemóveis discriminasse a radiação máxima (SAR) de cada um. Facilitaria bastante a minha escolha... e descartaria logo os mais perigosos. Já estou farto de procurar essa informação nos manuais. Aborrece-me imenso não descobrir o SAR dos LG actuais. Até a Nokia podia esforçar-se mais para divulgar o SAR dos telemóveis mais recentes (7100 Supernova). Vejam por vós...

http://sar.nokia.com/sar/index.jsp
 
eu ando sempre com o meu! durante as minhas saidas.. ando com ele no bolso esquerdo always! durante o trabalho ando com ele no bolso da camisola. ao pe do coraçao LOL :P a noite.. ou esta ao meu lado a 30cm de mim ou ao pe da cabeca ( sms do carago lol ).. ou na orelha ( quando adormeco a falar com alguem ) no outro dia tinha o meu 5310 cheio de baba XD ahaha e pa.. confesso que eu falo todos os dias ao telefone entre 2 a 4 horas.. ( telefone sem fios! ) e sinto dores de cabeca as vezes.. com os telemoveis deve ser igual! isto se.. estiverem a ser utilizados.. na sei! lol
 
Seria óptimo se a publicidade relativa aos telemóveis discriminasse a radiação máxima (SAR) de cada um. Facilitaria bastante a minha escolha... e descartaria logo os mais perigosos. Já estou farto de procurar essa informação nos manuais. Aborrece-me imenso não descobrir o SAR dos LG actuais. Até a Nokia podia esforçar-se mais para divulgar o SAR dos telemóveis mais recentes (7100 Supernova). Vejam por vós...

http://sar.nokia.com/sar/index.jsp

Concordo plenamente.

Ainda assim, a Nokia é o fabricante que melhor disponibiliza a informação de SAR através dessa página. Mas chegam ao cumulo de, no mesmo modelo, terem dois "type" com níveis de SAR díspares e não sabemos qual deles é comercializado em Portugal...

À noite desligo sempre o telemóvel! Já bastou ter sido acordado por engano uma vez de madrugada...
 
O meu 6630 de dia é sempre no bolso das calças e de noite sempre na mesa de cabeceira e sempre ligado !! :D

Agora se isso faz mal, não sei... :p

Já agora: 6630 = 0,83 W/kgCumps
 
O meu 6630 de dia é sempre no bolso das calças e de noite sempre na mesa de cabeceira e sempre ligado !! :D

Agora se isso faz mal, não sei... :p

Já agora: 6630 = 0,83 W/kgCumps

Mesmo assim ainda tem um nível SAR aceitável. Acima de 0,95/1W já não compro...

Tenho o Sony Ericsson Z600 (já não uso) e o nível de SAR é fantástico: 0,16!!!

Agora pergunto como é que é possível que a maioria dos telemóveis da Sony Ericsson apresentam níveis de SAR superior a 1W/kg??
 
Ainda não foi provado porque não há interesse.

Mas há um teste umito simples que prova que há alguma interacção entre o telemovel e o corpo humano.

Não tenho duvidas nenhumas que dormir com ele debaixo da cabeça 8h/dia vezes muitos dias vezes muitos meses vezes muitos anos não seja bom...
 
Ainda não foi provado porque não há interesse.

Mas há um teste umito simples que prova que há alguma interacção entre o telemovel e o corpo humano.

Não tenho duvidas nenhumas que dormir com ele debaixo da cabeça 8h/dia vezes muitos dias vezes muitos meses vezes muitos anos não seja bom...

Exactamente...

De resto também ando o dia todo com ele no bolso direito das calças.. E por vezes 2...

http://www.youtube.com/watch?v=jgjx4JROjR4 - Não me parece haver manipulação em qualquer um deles.
 
Concordo plenamente.

Ainda assim, a Nokia é o fabricante que melhor disponibiliza a informação de SAR através dessa página. Mas chegam ao cumulo de, no mesmo modelo, terem dois "type" com níveis de SAR díspares e não sabemos qual deles é comercializado em Portugal...

À noite desligo sempre o telemóvel! Já bastou ter sido acordado por engano uma vez de madrugada...

Um é o indice utilizado nos EUA, que são mais permissivos se me lembro bem. Isso é explicado no manual na parte da SAR.

Ainda não foi provado porque não há interesse.

Mas há um teste umito simples que prova que há alguma interacção entre o telemovel e o corpo humano.


Não tenho duvidas nenhumas que dormir com ele debaixo da cabeça 8h/dia vezes muitos dias vezes muitos meses vezes muitos anos não seja bom...

Qual é o teste? É o das pipocas?

Eu ponho o meu em modo offline de noite. Poupo a bateria e também ninguem me liga a chatear antes da hora que quero acordar:D
 
durante o dia anda sempre no bolso das calças e à noite fica na mesa de cabeceira ligado.
tenho a perfeita noção que em ambos os casos não está provado que seja prejudicial, mas também não está provado que seja inócuo, por isso basta pensar como funciona o telemóvel/wireless/televisão/rádio/micro-ondas/etc; é facto que todo esse tipo de aparelhos/redes emitem radiações, pensem como o micro-ondas cozinha, como são feitos alguns tratamentos de radioterapia no cancro por exemplo, e fiquem pelo que vos parece ;)
 
jo_Ny,

Nos EUA são menos permissivos. Vejamos: o limite de SAR na Europa é 2,0W/kg; nos EUA o limite fixa-se em 1,60W/kg.

Também é necessário ter em conta que nos EUA é utilizado, para além do GSM, outro tipo de frequência, chamemos-lhe assim (creio que é o CDMA).

Já aqui se falou de radiações de wireless, routers, televisão, micro-ondas, mas nenhum deles (creio) faz a interferência (forte) quando colocamos um telemóvel a realizar uma chamada junto de um rádio (o tal "tan tan tan") ou de uma televisão...
 
jo_Ny,

Nos EUA são menos permissivos. Vejamos: o limite de SAR na Europa é 2,0W/kg; nos EUA o limite fixa-se em 1,60W/kg.

Também é necessário ter em conta que nos EUA é utilizado, para além do GSM, outro tipo de frequência, chamemos-lhe assim (creio que é o CDMA).

Já aqui se falou de radiações de wireless, routers, televisão, micro-ondas, mas nenhum deles (creio) faz a interferência (forte) quando colocamos um telemóvel a realizar uma chamada junto de um rádio (o tal "tan tan tan") ou de uma televisão...

informa-te então da banda em que funciona o wireless por exemplo e irás ter uma agradável surpresa :)
 
jo_Ny,

Nos EUA são menos permissivos. Vejamos: o limite de SAR na Europa é 2,0W/kg; nos EUA o limite fixa-se em 1,60W/kg.

(...)

Mas há um elemento de avaliação que falta que é a quantidade de tecido humano que cada índice usa. EU já não me lembro mas tinha mesmo ideia que nos EUA eram mais permissivos.

Ou seja nos EUA seroa 2.0W/kg por cada X de tecido humano. E na Europa é diferente.

De qualquer modo tenho também ideia que os SE têm taxas geralmente mais elevadas. Mas de notar que essas taxas só são atingidas quando o telemovel tem de fazer muita força (passo a expressão).
 
Mesmo assim ainda tem um nível SAR aceitável. Acima de 0,95/1W já não compro...

Tenho o Sony Ericsson Z600 (já não uso) e o nível de SAR é fantástico: 0,16!!!

Agora pergunto como é que é possível que a maioria dos telemóveis da Sony Ericsson apresentam níveis de SAR superior a 1W/kg??

Acho desejável um margem de segurança entre 0,1-0,5 W/kg (zona azul). Esse Sony Ericsson Z600 é admirável. A Samsung também tem modelos com um SAR reduzido.
 
Mas há um elemento de avaliação que falta que é a quantidade de tecido humano que cada índice usa. EU já não me lembro mas tinha mesmo ideia que nos EUA eram mais permissivos.

Ou seja nos EUA seroa 2.0W/kg por cada X de tecido humano. E na Europa é diferente.

De qualquer modo tenho também ideia que os SE têm taxas geralmente mais elevadas. Mas de notar que essas taxas só são atingidas quando o telemovel tem de fazer muita força (passo a expressão).

Sim, estive a ler uns documentos sobre as radiações dos telemóveis e a principal diferença entre os limites de SAR da Europa e dos EUA está no grama de tecido.

Aqui está (desculpem estar em inglês):

The rate at which radiation is absorbed by the human body is measured by the Specific Absorption Rate (SAR), and its maximum levels for modern handsets have been set by governmental regulating agencies in many countries. In the USA, the FCC has set a SAR limit of 1.6 W/kg, averaged over a volume of 1 gram of tissue, for the head. In Europe, the limit is 2 W/kg, averaged over a volume of 10 grams of tissue. SAR values are heavily dependent on the size of the averaging volume. Without information about the averaging volume used comparisons between different measurements can not be made. Thus, the European 10-gram ratings should be compared among themselves, and the American 1-gram ratings should only be compared among themselves. SAR data for specific mobile phones, along with other useful information, can be found directly on manufacturers' websites, as well as on third party web sites.
em Wikipedia

userN,

Já ouvi dizer que o wireless e os routers emitem muito mais radiação do que um telemóvel.
 
Última edição:
Sim emitem. Basta ver a banda utilizada... Routers anda nos 2.4Ghz e os telemoveis nos 800/1900Mhz (só para não reduzir deixei assim :D)

Vês logo que há uma maior frequência nos routers...
 
Back
Topo