DOT NET ---- Visual Basic ou C#

losorio

Power Member
Estou a começar a desenvolver um projecto que é uma aplicação de gestão Clinica Veterinária.
Vou usar dot NET mas estou na duvida se uso o Visual Basic ou o C#.
Qual será a mais adquada? Qual a que posso arranjar mais exemplos !!( para me facilitar o trabalho):D

Opiniões aceitam-se :-D:-D
 
Visto que são ambas plataformas .NET, é um pouco complicado decidir :P

Dá para fazeres aplicações multi-linguagem no .NET, no entanto, em oposição ao Conde, julgo que deverias optar pelo C#, tenho ideia de ser mais robusto que o VB. Sobre os exemplos, e tutoriais, de facto VB está mais bem documentado que C#...

Dada a restrição do .NET, julgo que isso vai passar mais por uma questão de preferência pessoal do que de outra coisa.

HecKel
 
Também tenho ideia do C# ser mais robusto. Às vezes, quando estou a procurar código para VB.NET, deparo-me com exemplos de C# impossíveis de aplicar em VB, normalmente coisas relacionadas com rede, protocolos, envio de pacotes, etc.

Mas fora isso, o VB é mais fácil, tanto em termos de código como na quantidade de informação disponível.
 
Última edição:
A minha duvida era mesmo essa ...
Estava tentada em programar em C# , tanto por ser uma linguagem mais estavel e mais recente. EM relaçao ao VB ia ter muitos mais professores online !!

Ja agora para fazer a ligaçao a BD, alguem tem ideia de como se faz no C#???
 
Visto que são ambas plataformas .NET, é um pouco complicado decidir :P

Dá para fazeres aplicações multi-linguagem no .NET, no entanto, em oposição ao Conde, julgo que deverias optar pelo C#, tenho ideia de ser mais robusto que o VB. Sobre os exemplos, e tutoriais, de facto VB está mais bem documentado que C#...

Dada a restrição do .NET, julgo que isso vai passar mais por uma questão de preferência pessoal do que de outra coisa.

HecKel

Eu não aconselhei VB, apenas disse que teria melhor apoio a nível de exemplos de código na net. E sem dúvida que C# é mais robusto que VB. Recomendo igualmente C#, no entanto se o objectivo é fazer uma coisa simples e sem grande investimento a nível de programação, provavelmente VB será a escolha mais "apetecível".
 
acho que vb é mais acessivel, e existem mais pros, eu sou mais fan do vb, pois ainda nam toquei em c# tb por ser mais recente.

quanto a ligação a bd podes usar access que acho no meu ponto de vista ser o mais instavel, eu tb estou a faer tb uma aplicação web como projecto e estou a utilizar o vb, com bd em ms sql server 2000 que acho bastante bom, mas tb podes utilizar o mysql, mas acho que o que tens mais ajuda na net é access e ms sqlserver, quanto a ligação que podes fazer é atraves de ado.net, alodb, entre outras eu estou a utilizar a ado que acho mais acessivel e usada.

é tdo uma questão de gstos e principios

losorio




se optares por bd mssqlserver podes pedir dicas
 
VB ou C# -> Eis mais uma daquelas questoes que nao raramente geram conflictos quase religiosos (tal como Linux vs Windows) :boxing_sm
Na minha modesta opiniao, hoje em dia é irrelevante qual a linguagem escolhida pois devido ao .net framework e á traducao do codigo em formato CLI, as diferencas de ha uns anos practicamente desapareceram.
O que fica sao factores diversos tais como linguagem de preferencia pessoal, experiencia já adquirida, exigencias do cliente, etc...
Talvez a medio prazo o C# venha realmente a ser a linguagem preferenciada pela Microsoft (mera especulacao minha). Como tal, para quem esteja hoje em fase de aprendizagem e possa decidir qual a linguagem, só posso aconselhar o C#. Alem disso, quem aprende C#, tera mais facilidades de realizar projectos em java e mesmo C++ pois a syntax é mais proxima destas duas linguagens. O VB por sua vez - apesar da adopcao de caracteristicas de OO - continua a ter formas de declaracao de variaveis, funcoes, arrays etc... pouco comuns as demais linguagens.

Mas como disse ao inicio, isto é só a minha opiniao, porque os resultados podem ser igualmente alcancados com ambas as linguagens.
 
A nivel de BD ja está feita e usei mysql .
obrigada alfinete , mas como é para instalar numa clinica veterinaria, a opçao "pago" nao é a mais atractiva :)
E acho que ja me decidi.. vou usar C# ..
Ja tenho alguma pratica a nivel de linguagens de programação tal como C , Java, Php , pouca em VB, Html, e mais algumas,,,,
Vou-me aventurar em C#....
Obrigada pelas dicas !!!!!!!!!!!!!!!
 
No meu caso foi mais um requisito do que escolha ter entrado pelo VB. Mais do que fazer programas de raiz, o meu trabalho exige por vezes que eu altere código já feito, e tenho-me deparado muito mais vezes (mas de longe) com código em VB.Net.
 
No meu caso foi mais um requisito do que escolha ter entrado pelo VB. Mais do que fazer programas de raiz, o meu trabalho exige por vezes que eu altere código já feito, e tenho-me deparado muito mais vezes (mas de longe) com código em VB.Net.

Mas isso provavelmente deve-se á antiguidade do VB, relativamente ao C#.
 
Agora já escolheste C#, mas podes usar as duas para a mesma aplicação a .Net framework permite que tu compiles em vb .net ou c#.net e depois juntar.

Mas é desnecessário visto que iria exigir mais da tua concentração, porque certamente te iria baralhar as ideias.

Na minha opinião C# é a melhor escolha.
 
Sem duvida C#
Quando dizem mais recente devem-se estar a esquecer dos 10 anos de existência da linguagem.
A microsoft já tentou outras que cairam em esquecimento e o C# manteve-se.
Tive uma vez de fazer um servidor em VB.net, vi-me completamente à nora por causa dos Threadings, aparentemente são mais fácil de implementar, mas quando os métodos têm parametros só se vai lá com Classes especificas para executar um método.
Já na altura tinha preferência por C#, depois disso nunca mais peguei em VB.

Acho que em termos de recursos tanto se encontra para um como para outro.
Apesar de tudo, ter um background de C/C++ facilita na passagem para o C#.
 
Neste momento honestamente é igual, programo em vb.net diariamente e do que vi facilmente se converte codigo em C#

Honestamente acho o vb mais clean que o C#, mas é questões de habito, se amanha um cliente pedisse um projecto em C# pegava e mudava sem grandes problemas.
 
Back
Topo