Dothan vs Turion

Superioridade?

Eu acho que é mais ao contrário!

64bits é o futuro, my friend!

E o dothan não correrá o OS X tão bem como o Turion (SSE3, anyone?) que vai ser na minha opinião o sistema operativo de eleição a partir do próximo ano.

I choose Turion64, IMHO.

Just my 2000€
 
Comigo já são 3.

Realmente pansava que a plataforma centrino era superior, e q só perdia em performance em calculos FP.
Mas afinal perde em muitas mais coisas incluindo na duração da bateria. (excepto quando temos o cpu em Full constantemente).
 
É normal o turion perder o teste de duraçao da bateria em full load, ate pq o vcore usado por ele é ligeiramente superior ao dothan
mas de resto e numa perspectiva geral ta mt bom, consgue uma performance similar(por vezes superior a do dothan) por um preço + reduzido
 
Um bocado biased este comparativo, tweaka o amd todo e no intel não faz nada, eu já experimentei os dois deste genero e só levava o Turion por causa dos 64 bits mais nada.
 
MJRL disse:
Um bocado biased este comparativo, tweaka o amd todo e no intel não faz nada, eu já experimentei os dois deste genero e só levava o Turion por causa dos 64 bits mais nada.

tweakar?.... meter a frequencia de memoria dos Turion em 200mhz? discordo... o FSB oficial dos turion é 200mhz. Pura e simplesmente, alguns fabricantes metem memorias de maravilha nos portateis, normalmente inferiores ás specs oficiais.

digamos que o que ele fez foi justo para ter um centrino a 100% e um turion a 100%... fazer testes "capados" é que não....
 
No centrino a bateria dura 2h51 minutos no Life (mais idle) e 2h30 com menos Idle ?
Aldra!!!

O Turion passa de 3h para 1h50 o que me parece mais realista.

Parece-me que o Turion é muito bom, ao nível do Centrino com mais pózinhos.
Está na hora de reformar o meu Centrino com mais de 2 anos.
 
Se calhar é porque o pentium M ou melhor a board dele não suporta Ram tweaking... :rolleyes: essa feature estando presente no turion faz todo o sentido tirar partido dela, a AMD não tem culpa das features que o pentium M não tem :)


Cumprimentos
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
tweakar?.... meter a frequencia de memoria dos Turion em 200mhz? discordo... o FSB oficial dos turion é 200mhz. Pura e simplesmente, alguns fabricantes metem memorias de maravilha nos portateis, normalmente inferiores ás specs oficiais.

digamos que o que ele fez foi justo para ter um centrino a 100% e um turion a 100%... fazer testes "capados" é que não....
Experimenta os 2 e depois diz qquer coisa, para ser igual usava os de 400 Fsb e ddr normal, assim já competia com mems idênticas, ele até chegou a trocar as mems do Turion por umas ocz, porque é que no Intel ele ao menos não mexeu nas latências? Tb tem ddr 2 de latências mais baixas. Isto só vê quem quer, nunca se pode comparar plataformas diferentes a usar hardware diferente ainda mais a trocar material, porque se comprares aquele portátil de certeza que não te trocam as mems por umas ocz.

Jorge Candeias disse:
Se calhar é porque o pentium M ou melhor a board dele não suporta Ram tweaking... :rolleyes: essa feature estando presente no turion faz todo o sentido tirar partido dela, a AMD não tem culpa das features que o pentium M não tem :)


Cumprimentos

Ele escusava era de ter trocado as mems, porque gostava de o ver a tweakar as de origem.
 
This may seem like an insignificant difference, but the truth is that the Dothan architecture is merely held back; it's not allowed to unleash its full potential while confined in a laptop.

Os AMD fan-boys deliram quando um derivado de um cpu de ultima geracao bate ligeiramente uma arquitectura que a meu ver e de muitos já está ultrapassada e a precisar de reforma ( que vai ter ).

Não troco o meu Dothan por nenhum AMD neste momento.

( Vá, venham lá as respostas, e antes que começam com #$"$# tenho um Dothan no portatil e um A64 no desktop, soon to be X2 :D )
 
MJRL disse:
Experimenta os 2 e depois diz qquer coisa, para ser igual usava os de 400 Fsb e ddr normal, assim já competia com mems idênticas, ele até chegou a trocar as mems do Turion por umas ocz, porque é que no Intel ele ao menos não mexeu nas latências? Tb tem ddr 2 de latências mais baixas. Isto só vê quem quer, nunca se pode comparar plataformas diferentes a usar hardware diferente ainda mais a trocar material, porque se comprares aquele portátil de certeza que não te trocam as mems por umas ocz.



Ele escusava era de ter trocado as mems, porque gostava de o ver a tweakar as de origem.

ó MJRL, é escusado postar sem pensar um pouco.
Ele esteve a analizar os CPU's, não os portateis...

Dito isto, as memorias que fabricantes metem nos portateis raramente satisfazem as Specs maximas oficiais do cpu (estou a falar em mhz, nao latencias)
O portatil que ele testou veio com memorias DDR333 2.5-3-3...
Para testar a DDR400 (fsb oficial do turion) ele teve que trocar as mems, tal como tu farias num PC com A64.... ele ate deixou os timmings iguais (2.5-3-3).

E porque razão ele usou o tweaker em windows?... porque nao tens acesso aos settings de memoria na BIOS de portateis ...

o dothan estava com as Specs maximas oficiais, o turion não.... nao foi tweakar, foi meter as specs certas.

foi uma review Turion vs centrino, não entre portateis.

turion:
1GB DDR333 PC2700 SDRAM
(2 x 512MB) on
Single-Channel Mode
CL 2.5

dothan:
1GB DDR2-533 SDRAM
(2 x 512MB) on
Dual-Channel Mode
CL=4

depois de modificar o turion:
1GB DDR400 SDRAM
(2 x 512MB) on
Single-Channel Mode
2.5-3-3-7

agora sim, comparação justa com Specs maximas oficiais para os 2 cpu's.
 
Stormgiant disse:
Os AMD fan-boys deliram quando um derivado de um cpu de ultima geracao bate ligeiramente uma arquitectura que a meu ver e de muitos já está ultrapassada e a precisar de reforma ( que vai ter ).

Não troco o meu Dothan por nenhum AMD neste momento.

( Vá, venham lá as respostas, e antes que começam com #$"$# tenho um Dothan no portatil e um A64 no desktop, soon to be X2 :D )

leste a review? :D.... ele explica muito bem porque razão o dothan é mais avançado que o turion. Não te vou dizer onde, para te obrigar a ler tudo (como deveria ser)
 
Por acaso li tudo, principalmente a explicacao teoria ao inicio que poucos sites se esquecem. Aliás, já eu estudava arquitectura de micro-processadores quando muita gente do forum ainda jogava spectrum 48k ;)

E depois de ler, volto a dizer. É uma plataforma antiga. Deixa ele evoluir naquilo que está mais fraco, onde hoje em dia se ganha mais performance, e depois vamos ver. Eu uso um todos os dias, várias horas por dia e sei dizer onde está muito bem feito e onde está fraco. ;)

Não te adianta colocar um motor de um porsche ( por exemplo ) num Punto e esperar que ele ande tanto como o Porsche de origem. O meu Dothan com 1GB ram é muito rapido a executar tarefas diarias, e várias aplicacoes ao mesmo tempo desde que sejam light em cpu resouces. Quando se carrega numa delas no cpu, as outras até tremem :(

No comparativo está demonstrada a força em termos de processamento bruto que o A64 tem sobre o Dothan. Nota-se nos jogos onde a AMD já à muitos anos que afinou os cpus.

Acho que uma versao dual-cpu de baixa velocidade seria o ideal, fosse Dothan ou light A64 ;)
 
plataforma antiga? discordo, pegou no melhor do P3 e juntou tecnologias P4 + alguns pormenores bem mais desenvolvidos que o A64... É um velho motor renovado de raiz.
Dizer que arquitecturas são antigas, não pega....

Se formos a ver, o A64 é um K7 kitado.... isto faz dele uma arquitectura antiga? nao me parece.

Dothan é um cpu muito bom e moderno.... tal como o A64 (mas sem algumas coisitas que o dothan tem de melhor, bem esclarecidas na review).

A analogia do motor porsche num punto nao pega lol.... eu diria que o P3 é o motor porsche e o chassis (que são as coisinhas extras que lhe meteram) é ainda melhor que um chassis original da porsche.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
ó MJRL, é escusado postar sem pensar um pouco.
Ele esteve a analizar os CPU's, não os portateis...

Se era só para analizar os cpu's já há muitos testes em desktop, em que as coisas são +ou- equivalentes nos setups, e aí já toda à gente viu
Acho que não adianta tar aqui com isto, e tu tb já devias saber isso, eu gosto de experimentar as coisas e não acredito muito em certas coisas que vejo na Internet, anda muita gente por prazer a dizer aquilo que quer e lhe apetece, muitos dos sites de hardware já parecem blogs, mas volto a dizer se tiveres hipoteses experimenta os 2 e depois me dirás não ligues só o pc, porque em loads do win os Amd são imbativeis. Tb acho piada aquele teste de bateria mas acho que não vou comentar, para finalizar o gajo por alguma coisa está sempre a frizar que os ML ainda consomem menos 30%, desculpa lá mas para mim isto é biased, e tenho o direito de manter a minha opinião.
 
Tou a procura de um portatil c turion64, monitor 17'' e q n tenha uma placa grafica manhosa (tb n precisa duma topo de gama) conhecem algum?
 
Back
Topo