1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dothan vs Turion

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por blastarr, 30 de Agosto de 2005. (Respostas: 48; Visualizações: 2934)

1. blastarr

blastarr Power Member

2. God_Himself

God_Himself Banido

Superioridade?

Eu acho que é mais ao contrário!

64bits é o futuro, my friend!

E o dothan não correrá o OS X tão bem como o Turion (SSE3, anyone?) que vai ser na minha opinião o sistema operativo de eleição a partir do próximo ano.

I choose Turion64, IMHO.

Just my 2000€

3. blastarr

blastarr Power Member

Leste bem a frase que eu escrevi ? :-D

4. God_Himself

God_Himself Banido

OOps sorry, percebi que tavas a dizer que os centrinos eram superiores ;)

Então pronto, já somos 2 a apoiar os Turion :D

5. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Comigo já são 3.

Realmente pansava que a plataforma centrino era superior, e q só perdia em performance em calculos FP.
    Mas afinal perde em muitas mais coisas incluindo na duração da bateria. (excepto quando temos o cpu em Full constantemente).

6. rav3n

rav3n Power Member

É normal o turion perder o teste de duraçao da bateria em full load, ate pq o vcore usado por ele é ligeiramente superior ao dothan
    mas de resto e numa perspectiva geral ta mt bom, consgue uma performance similar(por vezes superior a do dothan) por um preço + reduzido

7. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Um bocado biased este comparativo, tweaka o amd todo e no intel não faz nada, eu já experimentei os dois deste genero e só levava o Turion por causa dos 64 bits mais nada.

8. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

tweakar?.... meter a frequencia de memoria dos Turion em 200mhz? discordo... o FSB oficial dos turion é 200mhz. Pura e simplesmente, alguns fabricantes metem memorias de maravilha nos portateis, normalmente inferiores ás specs oficiais.

digamos que o que ele fez foi justo para ter um centrino a 100% e um turion a 100%... fazer testes "capados" é que não....

9. [TI]

[TI] Banido

No centrino a bateria dura 2h51 minutos no Life (mais idle) e 2h30 com menos Idle ?
    Aldra!!!

O Turion passa de 3h para 1h50 o que me parece mais realista.

Parece-me que o Turion é muito bom, ao nível do Centrino com mais pózinhos.
    Está na hora de reformar o meu Centrino com mais de 2 anos.

10. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Se calhar é porque o pentium M ou melhor a board dele não suporta Ram tweaking... :rolleyes: essa feature estando presente no turion faz todo o sentido tirar partido dela, a AMD não tem culpa das features que o pentium M não tem :)

Cumprimentos

11. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

ehehe turian rula.....pena eu nao ter dinheiro nem para centrino nem para turian :(

12. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Experimenta os 2 e depois diz qquer coisa, para ser igual usava os de 400 Fsb e ddr normal, assim já competia com mems idênticas, ele até chegou a trocar as mems do Turion por umas ocz, porque é que no Intel ele ao menos não mexeu nas latências? Tb tem ddr 2 de latências mais baixas. Isto só vê quem quer, nunca se pode comparar plataformas diferentes a usar hardware diferente ainda mais a trocar material, porque se comprares aquele portátil de certeza que não te trocam as mems por umas ocz.

Ele escusava era de ter trocado as mems, porque gostava de o ver a tweakar as de origem.

13. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Os AMD fan-boys deliram quando um derivado de um cpu de ultima geracao bate ligeiramente uma arquitectura que a meu ver e de muitos já está ultrapassada e a precisar de reforma ( que vai ter ).

Não troco o meu Dothan por nenhum AMD neste momento.

( Vá, venham lá as respostas, e antes que começam com #$"$# tenho um Dothan no portatil e um A64 no desktop, soon to be X2 :D )

14. blastarr

blastarr Power Member

Banias -> 2003
    Athlon64 -> 2003

15. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

ó MJRL, é escusado postar sem pensar um pouco.
    Ele esteve a analizar os CPU's, não os portateis...

Dito isto, as memorias que fabricantes metem nos portateis raramente satisfazem as Specs maximas oficiais do cpu (estou a falar em mhz, nao latencias)
    O portatil que ele testou veio com memorias DDR333 2.5-3-3...
    Para testar a DDR400 (fsb oficial do turion) ele teve que trocar as mems, tal como tu farias num PC com A64.... ele ate deixou os timmings iguais (2.5-3-3).

E porque razão ele usou o tweaker em windows?... porque nao tens acesso aos settings de memoria na BIOS de portateis ...

o dothan estava com as Specs maximas oficiais, o turion não.... nao foi tweakar, foi meter as specs certas.

foi uma review Turion vs centrino, não entre portateis.

turion:
    1GB DDR333 PC2700 SDRAM
    (2 x 512MB) on
    Single-Channel Mode
    CL 2.5

dothan:
    1GB DDR2-533 SDRAM
    (2 x 512MB) on
    Dual-Channel Mode
    CL=4

depois de modificar o turion:
    1GB DDR400 SDRAM
    (2 x 512MB) on
    Single-Channel Mode
    2.5-3-3-7

agora sim, comparação justa com Specs maximas oficiais para os 2 cpu's.

16. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

leste a review? :D.... ele explica muito bem porque razão o dothan é mais avançado que o turion. Não te vou dizer onde, para te obrigar a ler tudo (como deveria ser)

17. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Por acaso li tudo, principalmente a explicacao teoria ao inicio que poucos sites se esquecem. Aliás, já eu estudava arquitectura de micro-processadores quando muita gente do forum ainda jogava spectrum 48k ;)

E depois de ler, volto a dizer. É uma plataforma antiga. Deixa ele evoluir naquilo que está mais fraco, onde hoje em dia se ganha mais performance, e depois vamos ver. Eu uso um todos os dias, várias horas por dia e sei dizer onde está muito bem feito e onde está fraco. ;)

Não te adianta colocar um motor de um porsche ( por exemplo ) num Punto e esperar que ele ande tanto como o Porsche de origem. O meu Dothan com 1GB ram é muito rapido a executar tarefas diarias, e várias aplicacoes ao mesmo tempo desde que sejam light em cpu resouces. Quando se carrega numa delas no cpu, as outras até tremem :(

No comparativo está demonstrada a força em termos de processamento bruto que o A64 tem sobre o Dothan. Nota-se nos jogos onde a AMD já à muitos anos que afinou os cpus.

Acho que uma versao dual-cpu de baixa velocidade seria o ideal, fosse Dothan ou light A64 ;)

18. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

plataforma antiga? discordo, pegou no melhor do P3 e juntou tecnologias P4 + alguns pormenores bem mais desenvolvidos que o A64... É um velho motor renovado de raiz.
    Dizer que arquitecturas são antigas, não pega....

Se formos a ver, o A64 é um K7 kitado.... isto faz dele uma arquitectura antiga? nao me parece.

Dothan é um cpu muito bom e moderno.... tal como o A64 (mas sem algumas coisitas que o dothan tem de melhor, bem esclarecidas na review).

A analogia do motor porsche num punto nao pega lol.... eu diria que o P3 é o motor porsche e o chassis (que são as coisinhas extras que lhe meteram) é ainda melhor que um chassis original da porsche.

19. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Se era só para analizar os cpu's já há muitos testes em desktop, em que as coisas são +ou- equivalentes nos setups, e aí já toda à gente viu
    Acho que não adianta tar aqui com isto, e tu tb já devias saber isso, eu gosto de experimentar as coisas e não acredito muito em certas coisas que vejo na Internet, anda muita gente por prazer a dizer aquilo que quer e lhe apetece, muitos dos sites de hardware já parecem blogs, mas volto a dizer se tiveres hipoteses experimenta os 2 e depois me dirás não ligues só o pc, porque em loads do win os Amd são imbativeis. Tb acho piada aquele teste de bateria mas acho que não vou comentar, para finalizar o gajo por alguma coisa está sempre a frizar que os ML ainda consomem menos 30%, desculpa lá mas para mim isto é biased, e tenho o direito de manter a minha opinião.

20. NeoDev|L

NeoDev|L Power Member

Tou a procura de um portatil c turion64, monitor 17'' e q n tenha uma placa grafica manhosa (tb n precisa duma topo de gama) conhecem algum?

Partilhar esta Página