Dothan vs Turion

Então metam um Turion qualquer à frente do meu Aspire1691WLMi (SONOMA equiped :D ) que a gente conversa...

Essa review tem TUDO de biased. Dizerem-me que a plataforma Centrino já tem algum tempo, tudo nem. Agora a Sonoma? Andam a dormir? :rolleyes:
 
MJRL disse:
Se era só para analizar os cpu's já há muitos testes em desktop, em que as coisas são +ou- equivalentes nos setups, e aí já toda à gente viu
Acho que não adianta tar aqui com isto, e tu tb já devias saber isso, eu gosto de experimentar as coisas e não acredito muito em certas coisas que vejo na Internet, anda muita gente por prazer a dizer aquilo que quer e lhe apetece, muitos dos sites de hardware já parecem blogs, mas volto a dizer se tiveres hipoteses experimenta os 2 e depois me dirás não ligues só o pc, porque em loads do win os Amd são imbativeis. Tb acho piada aquele teste de bateria mas acho que não vou comentar, para finalizar o gajo por alguma coisa está sempre a frizar que os ML ainda consomem menos 30%, desculpa lá mas para mim isto é biased, e tenho o direito de manter a minha opinião.

vejo falta de compreensão... sorry.

A ideia que hoje em dia nada pode ser un-biased, não entra na minha cabeça.

o homem fez o que eu e tu farias de certeza absoluta, que é acertar as specs para haver comparação correcta sem que um dos Cpu's tenha handicaps. (neste caso, devido á ACEr ser foleira nos modulos e Ram, e eu sei pois tenho um P4 que suporta oficialmente frequencia de 166, e eles espetaram-me com 133)

como nao vi nada no setup e durante os testes que chama-se a atenção para o "biased", considero que o resto é informativo, incluindo a info de informar os leitores que os LM estão á porta com menos 30% de consumo.

prefiro isso, a omitir factos.
Se ha algo que aprendi da altura em que fiz reviews, é ser o mais correcto possivel e sei ver quando alguem não o é. Não o vi esta review...

kazuza, a review comparou 2 produtos e gostava de ver onde ele foi biased.
Agora, o resultado dos testes, vou ter que esperar por outra review feita nas mesmas condições...
 
Última edição:
Afinal vou ficar-me pelo centrino até ver! Turion NOT!

http://www.thenewstribune.com/24hour/technology/product_reviews/story/2575593p-11000797c.html

TECH REVIEW: AMD laptop has style but runs hot

By MATTHEW FORDAHL, AP Technology Writer
Sunday, July 24th, 2005 06:54 AM (PDT)



AP Photo/
In this photo provided by Advanced Micro Devices, Lance Armstrong is seen in May 2005 with the HP Special edition L2000 "Livestrong" notebook. Two years after Intel Corp. made a splash with computer chips specially designed and marketed for notebook PCs, rival Advanced Micro Devices Inc. jumped on the bandwagon with a microprocessor that carries a different name but a very familiar sales pitch. Like Intel's Centrino, the AMD Turion 64 is supposed to provide good performance while requiring less power than chips designed for regular desktop computers.

Related Information
LiveStrong PC
(AP) - Two years after Intel Corp. made a splash with computer chips specially designed for notebook PCs, rival Advanced Micro Devices Inc. jumped on the bandwagon with a microprocessor similarly pitched to the portable crowd.
Like Intel's Centrino processors, the AMD Turion 64 is supposed to offer zippy performance but use significantly less power than chips designed for regular desktop computers.

To see how the new AMD chip stacks up, I borrowed Hewlett-Packard Co.'s Special Edition L2000 "LiveStrong" notebook.

Not only does it run on a Turion. It also - rather unusually - has the name of cyclist Lance Armstrong's foundation printed on the case.

The LiveStrong notebook line starts at about $900 but my model as configured runs about $1,249. (For each of these notebooks sold, HP and AMD are donating $50 the LiveStrong Foundation to promote cancer survivorship programs.)

Centrino systems with a similar configuration are available for roughly the same price. So the Turion obviously isn't being positioned as a low-cost alternative to Centrino.

Performance-wise, the strategy makes sense.

The LiveStrong notebook had no problem running software ranging from Web browsers and e-mail programs to word processors and games. I watched DVD movies and there was not a single hiccup to suggest the system was under any strain.

But it didn't fare so well in other areas likely to be important to anyone buying a mobile computer - battery life and heat.

While watching movies with the notebook on my lap, my legs got uncomfortably warm and sweaty. It's a problem I've never experienced with a Centrino system though high temperatures are fairly common with notebooks built with regular desktop processors inside.

But the LiveStrong's biggest disappointment was its battery life. After fully charging the battery, I continuously played movies for about 1 hour, 45 minutes before it was depleted. By comparison, I got 2 hours and 10 minutes of play on a Centrino-based Toshiba Satellite M45-S351.

After recharging the battery, I ran another test by sitting on the couch and surfing the Web. This time, the LiveStrong notebook lived longer - 2 hours, 20 minutes - before the battery pooped out. That compares with 2 hours, 40 minutes on the Centrino system.


That said, comparisons are not precise.

Though the Turion and Centrino notebooks both had six-cell batteries, their microprocessors ran at slightly different clock speeds (1.8 gigahertz for the AMD-based HP notebook, 1.73 GHz for the Intel-based Toshiba).

Also, AMD is only supplying the microprocessor - the brains of the computer. Intel, on the other hand, requires PC makers to use the Intel Pentium M processor, an Intel chipset and an Intel wireless radio before they can use the Centrino brand name.

The approach doesn't just mean more money but more control for Intel. Still, when it comes to squeezing the most performance out of electronics with least amount of power, that sort of clout can be a good thing.

The Turion also is a 64-bit chip, which means it can handle more memory than the 32-bit Pentium M processor. But the LiveStrong doesn't ship with the 64-bit version of Windows; instead, it comes with the 32-bit edition of Windows XP. Even if it did, HP offers only up to 2 gigabytes of memory (for $475 more) - well below the 4 GB maximum for 32-bit chips.

The LiveStrong does have its strong points, including a bright 14-inch display, solid-sounding speakers and 512 megabytes of memory included in the default configuration. It also includes ports for plugging in Universal Serial Bus, video and FireWire devices. And it has a built-in, 6-in-1 memory card reader. In all, it weighs just over 5 pounds.

Its looks aren't terribly exciting. It's a black box with a large yellow "LiveStrong" logo painted on the lid. Opened, there's a quote from Armstrong - "I live strong" - and his signature to the right of the tracking pad.

To reinforce the connection to the charity, HP also includes yellow ear buds and one of those ubiquitous yellow bracelets worn by supporters of Armstrong's foundation. The default - and changeable - desktop pattern is a blinding yellow, too.

And, in a possible nod to the rigors of cycling, the LiveStrong will indeed make your lap sweaty.

Copyright 2005 Associated Press. All rights reserved. This material may not be published, broadcast, rewritten, or redistributed.
 
Agora sim, se pode dizer que é uma review BIASED (para o lado dos centrinos!!!)

Se os turion são mais rápidos, Têm mais FSB, mais MHZ, etc, é normal que aqueçam mais que um centrino! Isso não é sinónimo de não prestarem!
 
God_Himself disse:
Agora sim, se pode dizer que é uma review BIASED (para o lado dos centrinos!!!)

Se os turion são mais rápidos, Têm mais FSB, mais MHZ, etc, é normal que aqueçam mais que um centrino! Isso não é sinónimo de não prestarem!


Deves ser daqueles que compraram portáteis com Pentiuns 4 a 3.2Ghz.
 
Pentiun? :004:

Não, sou daqueles que preferem comprar uma coisa a pensar no futuro.

Não ligo a esses testes biased em que um portatil é melhor que o outro só porque aquece mais ou gasta mais.
Se aquece, tem as ventoinhas pra alguma coisa.
Se gasta, tem o carregador por algum motivo.

Um pc, portatil ou não, tem de ter a ultima tecnologia disponivel. E os 32bits já são do passado! (e o xispê também! e um centrino não correrá o OSX como um Turion. Só com patches sse2>sse3 e mesmo assim não é a mesma coisa.)










PS: Um portatil pra mim tem de ser coisa á óme. mais de 3Kg de peso, disco de plo menos 120Gb, X700, monitor de 17 panoramico, etc.
Se eu quiser uma coisa pra mostrar ás pitas, compro um toshiba libretto que cabe num bolso.
 
Última edição:
|Oc|CRASH_OVer disse:
kazuza, a review comparou 2 produtos e gostava de ver onde ele foi biased.
Agora, o resultado dos testes, vou ter que esperar por outra review feita nas mesmas condições...

Simples. Já que meteu 2 módulos de RAM XPTO no Turion, que meta também 2 modulos iguais (e foleiros) de PC3200 no Dothan, e ajusta osa timings. Até te salta a tampa
 
que falta que esta review ja andava a fazer...
fiquei bem mais esclarecido, e dissipei algumas duvidas, especialmente quando comparamos CPU's com a mesma frequencia.
parece-me que a AMD tem aqui uma solução melhor que o que eu contava... é pena é oconsumo energetico não ser melhor, mas não se pode ter tudo. e faltam versões ultra low voltage para os ultra portateis.
 
Acho engraçado...

Realmente Vocês não têm capacidade para ver aquilo... ele realmente colocou as specs devidas no Turion, mas colocou-as usando memoria de baixa latencia!! Para o teste ser realmente igual ele deveria usar DDR2 de baixa latência.

Caso vcs não se lembrem todos os sites ao fazerem comparações entre P4 e Athlon64 sempre usaram memórias o mais parecidas possivel, isto em relação a FSB e a latências. Com o lançamento da DDR2, para comparar as arquitecturas eles nos AMD usam quase sempre DDR de FSB alto e com tweaks baixam as latências.

Porque raio haveria de ser diferente aqui?? Ele nem mostou um esforço em ser imparcial e tal mostra-se ainda mais quando se passa à analise em que uma diferença positiva para o P-M embora marginal de cerca de 1% torna-se uma igualdade enquanto que 5% para o Turion torna-se uma vitória esmagadora!!

Se se lembrarem do que diz no site da Futuremark e o que dizem muitas regras para protocolos de experiencias, uma diferença de 10% entre cada teste é sempre possivel pelo que se devem considerar diferenças menores a 10% como sendo de testes identicos.

No entanto isso nem é algo significativo... Eu comprei um P-M 770, estou contente com ele. ESPEREI 1 ano PELA MER** DO TURION para no fim não exitirem portáteis nele baseados.

Eu pergunto-vos, se vcs quiserem hoje um portátil TURION que não seja vendido no LIDL e fabricado pela ARIMA, mas que seja vendido cá em Portugal que escolhas existem???

Isso é que interessa realmente no fim!!!

No entanto que a review foi mal feita quanto à escolha das memórias do centrino, foi!!! Não haja dúvidas!!
 
kazuza disse:
Simples. Já que meteu 2 módulos de RAM XPTO no Turion, que meta também 2 modulos iguais (e foleiros) de PC3200 no Dothan, e ajusta osa timings. Até te salta a tampa

tás-te a queixar por serem Rams de marcas diferentes, ou pelo facto de ele ter sido obrigado a trocar de Ram para meter a frequencia a 200mhz (que é legitimo) ?.... Ou pelo facto do centrino nao estar com a frequencia oficial?... que eu saiba está correcta.

se o problema é as marcas, vou ali e ja venho.... é que a diferença de um stick OEM a 2.5-3-3 vs Mushkin TCCD LV2 2.5-3-3 são alguns MB/s que nao chegam a uma dezena. Falo obviamente por experiencia.

que eu saiba ele manteu os timmings que estavam na Ram OEM... e é este o pormenor que interessa.
O resto (trocar para uma Ram de marca para subir a frequencia) é-me cagativo pois aqui em casa a diferença entre marcas (OEM e mushkin) é perto de zero.
 
Sem tar a querer picar ng, gostava mm se saber q portateis andem ai c turions? Inda so encontei os ferrari da acer q n gosto muito. N precisa ser a venda em portugal pode se nos US.

É q preciso comprar um portatil nesta ou na proxima semana!
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
tás-te a queixar por serem Rams de marcas diferentes, ou pelo facto de ele ter sido obrigado a trocar de Ram para meter a frequencia a 200mhz (que é legitimo) ?.... Ou pelo facto do centrino nao estar com a frequencia oficial?... que eu saiba está correcta.

se o problema é as marcas, vou ali e ja venho.... é que a diferença de um stick OEM a 2.5-3-3 vs Mushkin TCCD LV2 2.5-3-3 são alguns MB/s que nao chegam a uma dezena. Falo obviamente por experiencia.

que eu saiba ele manteu os timmings que estavam na Ram OEM... e é este o pormenor que interessa.
O resto (trocar para uma Ram de marca para subir a frequencia) é-me cagativo pois aqui em casa a diferença entre marcas (OEM e mushkin) é perto de zero.

O meu Aspire 1691WLMi está com um P760 (Sonoma) .

Tem mais performance com as MEMs PC2700 do que se tivesse suporte DDR2, e sim o FSB do CPU é 533. Não me perguntes como lá meti este CPU. :D
 
[TI] disse:
Os Acer devem estar a entrar em força, suponho!

são porreiros, mas teem pormenores foleiros...

o meu laptop tras memoria Pc2100 quando as specs oficiais do cpu/mb dizem Pc2700.
o laptop dum colega meu (a64) suporta Pc3200, mas trás PC2700...

tudo Acer...
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
são porreiros, mas teem pormenores foleiros...

o meu laptop tras memoria Pc2100 quando as specs oficiais do cpu/mb dizem Pc2700.
o laptop dum colega meu (a64) suporta Pc3200, mas trás PC2700...

tudo Acer...


Sim. Não posso desmentir...

É um pormenor que me irrita bastante. ter que estar a investir em RAM ... :(

|Oc|CRASH_OVer disse:
ok loll acredito

Mas é que podes acreditar mesmo. :)
 
kazuza disse:
O meu Aspire 1691WLMi está com um P760 (Sonoma) .

Tem mais performance com as MEMs PC2700 do que se tivesse suporte DDR2, e sim o FSB do CPU é 533. Não me perguntes como lá meti este CPU. :D


Já agora quanto é que tens no SuperPi???

Eu tenho 36s num 770 e com 1GB de DDR2 4-4-4-11 da Samsung
 
A Tomshardware tb ta a fazer teste Turion vs Centrino.

http://www.tomshardware.com/mobile/20050830/index.html

Benches so na segunda parte que vai ser lançada um dia destes :D

This is the end of Part I. In Part II, you'll learn in the same location in detail, if the Turion 64 can stand up to the Pentium M, and when the Mobile Sempron will deliver an affordable and durable alternative to the Celeron M. We'll also compare our experiences with a widescreen notebook that we equip, first with a Turion 64 MT-34, and later, with a Mobile Sempron 3800+ and a mobile-PC outfitted with a Pentium M 750.
 
Back
Topo