Double Layer em PT?

Vale mais mandar vir o Lite-On (SOHW-832S Dual Layer) da *****.
http://www.*****/acatalog/DVD_RW_Drives.html


Com portes e tudo, assim por alto fica a 150€.

Confirmam? :D

Update: pois e NEC's 2510A na ***** a 120€ (e uns 115€ com portes da OC.co.uk). Estou a gostar :D
 
Última edição:
Claro que gravadores DL sao muito melhores que qualquer SL, capacidade de de 8gb n tem nada a haver com capacidade de 4gb, é o dobro, devo comprar agora um DL tem é de se fazer uma boa escolha, não penso q estejam muito caros, claro que devem baixar preço, mas estao bastantes baratos para uma entrada de mercado. Agora so tenho de procurar um DL q grave SL de qq tipo a 8x, e fico com 1 gravador bastante completo. O gravador é melhor não pela velocidade mas sim pelo suporte de formatos, li tambem num artigo que muitos dvds de mesa aceitam bem os dvds gravados em dl.
 
CocaCola13 disse:
Claro que gravadores DL sao muito melhores que qualquer SL, capacidade de de 8gb n tem nada a haver com capacidade de 4gb, é o dobro,

Não é o dobro.
É 4,5GB SL e 8,5 GB DL

CocaCola13 disse:
não penso q estejam muito caros, claro que devem baixar preço, mas estao bastantes baratos

Os gravadores não, mas não existe média DL à venda, e a que existe é de 5€ para cima a unidade.

CocaCola13 disse:
li tambem num artigo que muitos dvds de mesa aceitam bem os dvds gravados em dl.

Foi da Bit ou da PCGuia...?
É mentira.
Os DL são pior suportados que os DVD-R ou DVD+R.
 
RavenMaster disse:
esta semana no Bits & Bytes testaram essa teoria e provaram o contrario...

Estes senhores discordam... e em matéria de media, estes nunca se enganaram...

Com que quantidade de aparelhos e de média é que é que a Bits & Bytes fez o teste?

A razão desta teoria (que já foi provada) é simples. Nunca um DVD-R é mais dificil de ler que um DVD+R , como só há DL em +RW, não é dificil chegar-se a uma conclusão.
 
Tafinho disse:
Estes senhores discordam... e em matéria de media, estes nunca se enganaram...

Com que quantidade de aparelhos e de média é que é que a Bits & Bytes fez o teste?

A razão desta teoria (que já foi provada) é simples. Nunca um DVD-R é mais dificil de ler que um DVD+R , como só há DL em +RW, não é dificil chegar-se a uma conclusão.


Tafinho foste tu q tiveste o material na mao e fizeste akeles testes todos, né para saberes mais que pessoal cujo o trabalho profissional é testar e fazer criticas de material informatico. Sim o média DL n existe mt ainda mas vai existir claro e vai baixar claro.. como os gravadores.. so digo q o preço de saida de material novo esta bastante barato.. menos q 150e em sites de inglaterra.. qd saiu o 1º gravador de dvd da boca de 4x ou 2x sei la.. preços de 300e ou mais. Não se compara... epa 8,5gb para 4,5 so n é dobro para quem é mesquinho. Mesmo q leve tempo a haver media barata a venda.. podes entrentanto gravar SL, com um DL gravador, e qd quiseres iras gravar DL, enquanto tu com um SL qd chegar a altura de gravar um DL vais ter de o comprar. Tendo em conta as vantagens de DL, em termos de espaço, se desejam comprar gravador dvd, DL é a melhor opçao, deixem o material ultrapassado para trás
 
CocaCola13 disse:
né para saberes mais que pessoal cujo o trabalho profissional é testar e fazer criticas de material informatico.

Em portugal...? trabalho profissional, testar e fazer criticas de material informatico...?
Não conheço nenhum.

Talvez ainda venha a ter o prazer de conhecer...



Quanto ao DL em si...
Está mais ultrapassado um aparelho que grava [email protected] que um que grave SL@16x ... Um serve para alguma coisa, o outro não.
 
Fala por ti .. ha pessoas que preferem terem "quase" o dobro da capacidade mesmo com uma gravaçao mais demorada que um SL mto mais rapido.

Essa do ultrapassado entao e para rir no minimo.
 
Gandalf disse:
Fala por ti .. ha pessoas que preferem terem "quase" o dobro da capacidade mesmo com uma gravaçao mais demorada que um SL mto mais rapido.

Essa do ultrapassado entao e para rir no minimo.

Eu acho que ainda não perceberam quão lento é...
São duas horas inteiras para gravar um DL ...

Não vejo qq vantagem nisso a não ser o fetiche de ter um DVD com 8.5BG, quer em termos de backup, quer em termos de filmes.
 
Duas horas?!?! Nao deves de estar a fazer bem as contas .. sao 45mnts no total .. 2.4x para cada camada.

E que lindo fetiche . .finalmente ter filmes na sua plenitude e nao ter de andar a recomprimir o video com programas rascos (a nao ser o processo do CCE).
 
Tafinho disse:
Eu acho que ainda não perceberam quão lento é...
São duas horas inteiras para gravar um DL ...

2 horas inteiras só se for para passar (copiar) um filme DL para um DVD SL como acontece actualmente.

Se alguém não tiver actualmente um gravador de DVDs o que lhe recomendarias? Dar 75-125€ por um gravador SL e gastar umas dezenas de horas até dominar o processo de passar um filme DL para SL; ou dar 150-200€ por um DL que permite fazer tudo com a maior das facilidades em menos de metade do tempo?


Para quem já tem um gravador de DVDs realmente pode ser preferível esperar pela chegada em força do DL, mas para quem não tem um gravador a compra de um DL é, pelo menos, de ponderar.
Acredita que se os fabricantes não vissem mercado para os DL não os estavam a lançar antes mesmo de haver media para eles.
 
Strakata disse:
Se alguém não tiver actualmente um gravador de DVDs o que lhe recomendarias? Dar 75-125€ por um gravador SL e gastar umas dezenas de horas até dominar o processo de passar um filme DL para SL; ou dar 150-200€ por um DL que permite fazer tudo com a maior das facilidades em menos de metade do tempo?

Sem dúvida um SL por 75€.

Têm razão, não são 2 horas, 47 mins mais leads. Fiz mal as contas.

A questão é mesmo se a questão de se poder meter um DVD9 num DL é assim tão importante.
Porque não demora 2 horas a transformar um DVD9 num SL, nem é mais ou menos complicado passar um DVD9 para um DL. Há que passar os dados por outro programa ranhoso para se poder gravar.

Pessoalmente uso Xvid em matroska , em DVD. E não, a diferença de qualidade é inexistente ou extremamente diminuta. O suficiente para não se notar a altas resoluções. A conversão é feita directamente.

Do ponto de vista do armazenamento de dados não tem vantagem a não ser o facto de ser mais facil de transportar.
 
Ha sempre percas de qualidade, depende mto de aonde se ve um xvid ou um dvd. Quanto a mim nao ha comparaçao possivel .. especialmente se o dvd usar o leque todo de bitrate do MPEG2. E claro quer ha dvds mto ranhosos.

Mas concordo Tafinho, depende da prioridade de casa um.
Eu vou ter dois DL's para testar da Verbatim, assim que tiver alguns resultados quer de gravaçao quer de compatibilidade com dvd's players de mesa e de pc eu coloco aqui.
 
Gandalf disse:
Quanto a mim nao ha comparaçao possivel .. especialmente se o dvd usar o leque todo de bitrate do MPEG2.

Olhe que não...

o MPEG2 tem grandes problemas com degradés. E muitas vezes nota-se a falta de qualidade, especialmente em TVs com maior resolução, mesmo não sendo monitores de PCs.

Em termos de codec em si, o MPEG4 consegue uma compressão com bastante maior qualidade. Claro que não se consegue que um MPEG4@600kbps tenha a mesma qualidade que um MPEG2@12Mbps , mas quando se mete um MPEG4@1000 ou 1200kbps, a qualidade do MPEG4 é igual ou superior que a de um MPEG2@12Mbps . Claro que isto não se coloca no caso dos DVDs, uma vez que a fonte já limita a qualidade.
 
Tafinho,

" Pessoalmente uso Xvid em matroska , em DVD."

E quanto tempo demoras no processo? E desse tempo quanto é que tens
que estar efectivamente a frente do PC?


"mas quando se mete um MPEG4@1000 ou 1200kbps, a qualidade do MPEG4 é igual ou superior que a de um MPEG2@12Mbps . Claro que isto não se coloca no caso dos DVDs, uma vez que a fonte já limita a qualidade."

Clarifica lá isto melhor ... primeiro dizes que MPEG41.2Mb é superior a MPEG12Mb, depois que isto não é aplicavel no caso dos DVD's.

Assim sendo, concluisse que caso a fonte seja um DVD, o MPEG4@1,2Mb têm qualidade inferior, certo?


"Do ponto de vista do armazenamento de dados não tem vantagem a não ser o facto de ser mais facil de transportar."

Bem, por essa ordem de ideias, tambem não há vantagens dos DVD's em relação aos CD's ... é só uma questão de ser mais facil transportar.
 
Decididamente tem a ver com prioridades. No meu caso não me interessa ter backups de dvd's em que tenho de estar a recomprimir, provavelmente cortar extras etc. Por outro lado como não é algo que faça constantemente ser 45 minutos ou 2 horas é me igual ao litro.

Para dados não uso. Já tive a minha dose de cd's que ao fim de 1 ou 2 anos dão erros e deixam de funcionar convenientemente. Aliás as afirmações de duração deste tipo de suportes por parte dos fabricantes (100 anos) são pura fantasia. A minha solução? discos rígidos. Pelo preço actual (pouco + de 0,5 euro por Gb) e pelo acréscimo de versatilidade e velocidade destes acho que vale bem a pena.

Finalmente em termos de preços, no OCUk está o NEC 2510 pela módica quantia de ~100 euros.

Neste momento só não tenho um pq ainda não vi críticas fiáveis relativamente à leitura de DVD9's em outros equipamentos. Portanto é como tudo, depende so tipo de utilização que é dado ao gravador. Se para alguns utilizadores não vale a pena andar a comprar gravadores DL, pra outros este é o único formato que vale a pena.
 
pnabais disse:
Tafinho,

"mas quando se mete um MPEG4@1000 ou 1200kbps, a qualidade do MPEG4 é igual ou superior que a de um MPEG2@12Mbps . Claro que isto não se coloca no caso dos DVDs, uma vez que a fonte já limita a qualidade."

Clarifica lá isto melhor ... primeiro dizes que MPEG41.2Mb é superior a MPEG12Mb, depois que isto não é aplicavel no caso dos DVD's.

Assim sendo, concluisse que caso a fonte seja um DVD, o MPEG4@1,2Mb têm qualidade inferior, certo?

O que isto quer dizer é que, em caso algum, efectuando apenas recompressão com um codec de compressão superior (superior qualidade de imagem, não é superior compressão), o resultado final pode ser melhor que a fonte original. É o mesmo que recomprimir um Mp3 de 64kbits a 320kbits. Vai ocupar mais espaço mas a qualidade não vai melhorar.

Agora tb depende dos critérios de quem vê. O argumento no extremo da escala do purismo é de que igual não é. Logo, se é diferente é pior.
 
É claro k o dvd DL tem uma utilidade superior ao SL.

Mas, para quem jah tem 1 gravador DVD n faz sentido gastar €€€ num gravador DL.

Simplesmente pk n vou pagar 20x mais dinheiro so para ter +/- o dobro da capacidade.
Eu pessoalmente faço mais Backup de XviD em DVD-R logo tb o facto de demorar 45min tb é para eskecer.

Como tal é esperar até k a media baixe e muito de preço (ta a 10€) , para eu pensar em mudar.
O Blue-ray deve surgir no fim do ano em massa por isso... :rolleyes:
 
na ***** tambem já vendem o nec que grava dual layer a 2.4x e R5 a 8x
Custa à volta de 100€



(/me começa a imaginar o ppl que gastou 150 e 200€ numa coisa semelhante a começar a arrancar cabelos)
 
Gravadores DL mais caros que os apenas SL? Já andam aí os NEC 2510 a rondar os 100 Euros. Os 2500 custam uns 88, por isso por menos de 20 Euros de diferença parece óbvio qual vale mais a pena...

Já para não falar nos novos LG 4120B que apenas custam uns 110 Euros e além de serem DL, fazem gravações de excelente qualidade (comprovado num teste de gravação a 50 tipos de discos) e ainda têm o bonus de gravar a 12x alguns +R (Taiyo Yuden 8x +R, difícil de encontrar por cá; e RICOHJPNR02, fáceis de encontrar por cá, são os Platinum +R 8x). Este LG, ao contrário de modelos anteriores que, pessoalmente, não me convenciam muito, parece uma muito boa escolha. Talvez a melhor actualmente no mercado. Mais umas semanitas e o mais certo é o preço cair para os 100 Euros ou menos.

Os discos DL ainda são obviamente caros mas vejam as notícias de que mais fabricantes vão começar a produzir em massa. Os preços não tarda muito vão começar a descer.

Quando às permanentes "historietas" da não compatibiliade de DL com os leitores de mesa e já agora as também "historietas" da superior compatibilidade do formato -R sobre o +R, já ouviram falar em "booktype" e na possibilidade presente no formato +R(W) de colocar o "booktype" como DVD-ROM garantindo assim uma compatibilidade a rondar os 100%? E garanto que funciona: tenho um Mustek com mais de 2 anos que não pega em +R(W) mas se crio os discos com o "booktype" alterado para DVD-ROM a coisa já pega. E claro que os +R DL também permitem a alteração do "booktype" logo estamos conversados em matéria de compatibilidade...
 
Back
Topo