RFL82
Power Member
Boa tarde pessoal,
Não sei se será o local indicado para colocar esta questão pelo que agradeço que movam para o local correcto caso esteja enganado.
Com a apresentação da PS5, e depois de já se conhecer a Xbox One X, e também com a apresentação de alguns first party games Sony Studios, fiquei com algumas curiosidades técnicas que gostaria esclarecer com pessoal com esse tipo de conhecimentos.
A minha questão está relacionada com a possibilidade de se fazer ou não downgrade de um jogo desenvolvido em especifico para uma consola como a PS5 de forma a que o jogo corra na PS4?
Acho natural um jogo Cross Gen ser desenvolvido com os devkits da PS4 e depois , via software/ updates , entregar na PS5 melhorias de desempenho e gráficas mas ao contrário não consigo perceber como isso seria possível.
Estamos a falar de um disco SSD 100x mais rápido, 8x mais poder de computação, capacidades de Harware Ray Tracing, 4K nativo ...... ora um jogo como o Ratchet and Clunk apresentado, que usa e abusa do novo SSD para carregar data a uma velocidade que permite entrar em várias dimensões instantaneamente , que já tem Ray Tracing, 4k nativo..... como se faz isto correr na PS4?
Eu sempre achei que os jogos cross gen são aqueles que limitam a qualidade dos mesmos na gen mais recente, ou seja mesmo com melhorias ou jogos são produzidos com base no hardware mais antigo e posteriormente melhorados mas nunca chegam ao verdadeiro potencial da consola mais recente.
Vamos colocar o exemplo do Last of Us 1 remastered, que foi é isso mesmo um remaster de uma geração anterior ( já nem é um normal cross gen ), e agora o Last 2 que feito de base para a PS4 é muito superiror em todos os aspectos.
Estou a ver aqui alguma coisa mal?
Isto vem no seguimento de alguns amigos meus compararem com o que acontece no PC em que os jogos podem correr em definições diferentes, em que um PC mais fraco pode correr o mesmo jogo que um PC high end embora com menos qualidade.
Gostaria de alargar os meus conhecimentos nesta area e debater esta e outras questões mais técnicas com alguém que também se interesse pelo assunto
Não sei se será o local indicado para colocar esta questão pelo que agradeço que movam para o local correcto caso esteja enganado.
Com a apresentação da PS5, e depois de já se conhecer a Xbox One X, e também com a apresentação de alguns first party games Sony Studios, fiquei com algumas curiosidades técnicas que gostaria esclarecer com pessoal com esse tipo de conhecimentos.
A minha questão está relacionada com a possibilidade de se fazer ou não downgrade de um jogo desenvolvido em especifico para uma consola como a PS5 de forma a que o jogo corra na PS4?
Acho natural um jogo Cross Gen ser desenvolvido com os devkits da PS4 e depois , via software/ updates , entregar na PS5 melhorias de desempenho e gráficas mas ao contrário não consigo perceber como isso seria possível.
Estamos a falar de um disco SSD 100x mais rápido, 8x mais poder de computação, capacidades de Harware Ray Tracing, 4K nativo ...... ora um jogo como o Ratchet and Clunk apresentado, que usa e abusa do novo SSD para carregar data a uma velocidade que permite entrar em várias dimensões instantaneamente , que já tem Ray Tracing, 4k nativo..... como se faz isto correr na PS4?
Eu sempre achei que os jogos cross gen são aqueles que limitam a qualidade dos mesmos na gen mais recente, ou seja mesmo com melhorias ou jogos são produzidos com base no hardware mais antigo e posteriormente melhorados mas nunca chegam ao verdadeiro potencial da consola mais recente.
Vamos colocar o exemplo do Last of Us 1 remastered, que foi é isso mesmo um remaster de uma geração anterior ( já nem é um normal cross gen ), e agora o Last 2 que feito de base para a PS4 é muito superiror em todos os aspectos.
Estou a ver aqui alguma coisa mal?
Isto vem no seguimento de alguns amigos meus compararem com o que acontece no PC em que os jogos podem correr em definições diferentes, em que um PC mais fraco pode correr o mesmo jogo que um PC high end embora com menos qualidade.
Gostaria de alargar os meus conhecimentos nesta area e debater esta e outras questões mais técnicas com alguém que também se interesse pelo assunto