Downgrade / Upgrade cross-gen

RFL82

Power Member
Boa tarde pessoal,

Não sei se será o local indicado para colocar esta questão pelo que agradeço que movam para o local correcto caso esteja enganado.

Com a apresentação da PS5, e depois de já se conhecer a Xbox One X, e também com a apresentação de alguns first party games Sony Studios, fiquei com algumas curiosidades técnicas que gostaria esclarecer com pessoal com esse tipo de conhecimentos.

A minha questão está relacionada com a possibilidade de se fazer ou não downgrade de um jogo desenvolvido em especifico para uma consola como a PS5 de forma a que o jogo corra na PS4?
Acho natural um jogo Cross Gen ser desenvolvido com os devkits da PS4 e depois , via software/ updates , entregar na PS5 melhorias de desempenho e gráficas mas ao contrário não consigo perceber como isso seria possível.
Estamos a falar de um disco SSD 100x mais rápido, 8x mais poder de computação, capacidades de Harware Ray Tracing, 4K nativo ...... ora um jogo como o Ratchet and Clunk apresentado, que usa e abusa do novo SSD para carregar data a uma velocidade que permite entrar em várias dimensões instantaneamente , que já tem Ray Tracing, 4k nativo..... como se faz isto correr na PS4?

Eu sempre achei que os jogos cross gen são aqueles que limitam a qualidade dos mesmos na gen mais recente, ou seja mesmo com melhorias ou jogos são produzidos com base no hardware mais antigo e posteriormente melhorados mas nunca chegam ao verdadeiro potencial da consola mais recente.

Vamos colocar o exemplo do Last of Us 1 remastered, que foi é isso mesmo um remaster de uma geração anterior ( já nem é um normal cross gen ), e agora o Last 2 que feito de base para a PS4 é muito superiror em todos os aspectos.

Estou a ver aqui alguma coisa mal?

Isto vem no seguimento de alguns amigos meus compararem com o que acontece no PC em que os jogos podem correr em definições diferentes, em que um PC mais fraco pode correr o mesmo jogo que um PC high end embora com menos qualidade.

Gostaria de alargar os meus conhecimentos nesta area e debater esta e outras questões mais técnicas com alguém que também se interesse pelo assunto :)
 
A meu ver, e pegando no exemplo do R&C, não acredito que inicialmente haja uma diferença tão grande entre a PS4 e PS5 em termos gráficos numa fase inicial. Certamente que os loading times serão quase "inexistentes" na nova geração sendo um dos selling points.

Como já foi referido várias vezes também o salto da PS4 para a PS5 não terá o mesmo impacto que da 3 para a 4 numa fase inicial vá.
 
Boa tarde pessoal,

Não sei se será o local indicado para colocar esta questão pelo que agradeço que movam para o local correcto caso esteja enganado.

Com a apresentação da PS5, e depois de já se conhecer a Xbox One X,
e também com a apresentação de alguns first party games Sony Studios, fiquei com algumas curiosidades técnicas que gostaria esclarecer com pessoal com esse tipo de conhecimentos.

A minha questão está relacionada com a possibilidade de se fazer ou não downgrade de um jogo desenvolvido em especifico para uma consola como a PS5 de forma a que o jogo corra na PS4?
Acho natural um jogo Cross Gen ser desenvolvido com os devkits da PS4 e depois , via software/ updates , entregar na PS5 melhorias de desempenho e gráficas mas ao contrário não consigo perceber como isso seria possível.
Estamos a falar de um disco SSD 100x mais rápido, 8x mais poder de computação, capacidades de Harware Ray Tracing, 4K nativo ...... ora um jogo como o Ratchet and Clunk apresentado, que usa e abusa do novo SSD para carregar data a uma velocidade que permite entrar em várias dimensões instantaneamente , que já tem Ray Tracing, 4k nativo..... como se faz isto correr na PS4?

Eu sempre achei que os jogos cross gen são aqueles que limitam a qualidade dos mesmos na gen mais recente, ou seja mesmo com melhorias ou jogos são produzidos com base no hardware mais antigo e posteriormente melhorados mas nunca chegam ao verdadeiro potencial da consola mais recente.

Vamos colocar o exemplo do Last of Us 1 remastered, que foi é isso mesmo um remaster de uma geração anterior ( já nem é um normal cross gen ), e agora o Last 2 que feito de base para a PS4 é muito superiror em todos os aspectos.

Estou a ver aqui alguma coisa mal?

Isto vem no seguimento de alguns amigos meus compararem com o que acontece no PC em que os jogos podem correr em definições diferentes, em que um PC mais fraco pode correr o mesmo jogo que um PC high end embora com menos qualidade.

Gostaria de alargar os meus conhecimentos nesta area e debater esta e outras questões mais técnicas com alguém que também se interesse pelo assunto :)[/QUOTE


Xbox Series X.


Depende do tipo de jogo,e como esse jogo é feito nas consolas mais poderosas.
Um jogo open world desenhado para 1080p a 30 fps nas consolas mais poderosas nunca funcionária. Já algo linear até poderia funcionar,com múltiplos cortes.
 
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