Download continuo - o que pode ser?

register13

Power Member
boas
ca ando de novo, tenho notado que meu pc esta continuamente a realizar download de trafego a cerca 150kb/s sem razao aparente. pretendo descobrir a que se deve
ja instalei nethogs para tentar ver qual processo que estava utilizar mas nao obtive resultado esclarecedor (pode ser por nao saber utilizar correctamente :D )
tenho instalado linux mint 19.3 com kernel 4.15
oq5WpJ6.png
 
Última edição:
Uma tool "antiga" que te pode dar mais pistas: iftop
Consegues saber os IPs de onde estás a receber dados, seja eles IPs locais ou IPs públicos.
Talvez assim te ajude a ter uma noção melhor.
Mas de facto 150KB/s ainda é qualquer coisa... Não é suposto realmente...
 
O pc so tem ligacao por cabo de rede directo na unica porta da MB
Ainda nao consegui olhar isso com tempo novamente mas assim consiga irei ver q resultados essas ferramentas apresentam. Obrigado :)
 
Essas ferramentas nao sao pra mim. Nao consegui usar, ou melhor nao soube interpretar os resultados.
Contudo fiz alguns testes. Esta situacao so ocorre nesse pc em especifico. Testei reinstalar SO, manteve. Versao live linux mint 19.3+20.3, manteve. Tbm manteve com PopOS.
Mesma iso noutro pc nao ocorre.
O que podera ter nesse pc especifico que origine isso?
 
Vou olhar o que falam por esses links
Tbm pesquisei antes colocar aqui no forum e encontrei situacoes semelhantes mas n tinham uma solucao...
 
As redes hoje em dia não costumam ser silenciosas; é normal existir muito tráfego broadcast/multicast. Se tens mais equipamentos na mesma rede, pode ser simplesmente isso, especialmente se estes tiverem aplicações muito "conversadoras" (como o Spotify ou o Dropbox, se bem me lembro).

O iftop, já referido, é uma boa ferramenta para veres os endpoints e o seu volume de tráfego. O iptraf-ng é outra.
Mas no final de contas, a minha solução favorita continua a ser o Wireshark (ou o tcpdump). Não te limitas a ver o tráfego, podes também guardá-lo, analisá-lo mais tarde, e fazer as estatísticas que quiseres, ou enviares a captura a alguém que o faça (com o risco de revelares inadvertidamente informação da tua rede).
 
Back
Topo