1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Download Documentos [PHP]

Discussão em 'Web Development' iniciada por toblesu, 15 de Junho de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 896)

  1. toblesu

    toblesu Power Member

    Boas,

    estou a desenvolver uma aplicação e precisava que quando fizesse o download de um ficheiro (excel, word...) me permitisse editá-lo ao invés de apenas permitir abertura em modo de leitura.
    Como posso fazer isso?
    Estou a trabalhar em linux e penso que possa ser qualquer coisa derivada de permissões, mas percebo ainda muito pouco. Alterei, no desespero, as permissões do ficheiro para que pudesse contemplar o write mas no momento do download a coisa funcionou da mesma maneira.

    Alguém me pode dar umas luzes?!

    Obrigado
     
  2. toblesu

    toblesu Power Member

    Nenhuma ajuda?! :S
     
  3. queres fazer algo tipo google docs?
     
  4. toblesu

    toblesu Power Member

    Perdoa a minha ignorância mas não conheço mt bem o google docs.
    O que estou a desenvolver é um sistema de gestão documental. Os documentos passam para a plataforma por upload, e o que queria era que qd o utilizador fosse visualizar os seus documentos pudesse abri-los por download ou não (encontrei talvez uma solução para este problema, editor de ficheiros de texto e folhas de cálculo) para o editar.
    Com o download só consigo abrir o ficheiro em modo de leitura. Fazer o "gravar como" tá fora de questão, depois só vai duplicar informação e prejudica a fiabilidade do sistema, e eu perco o controle ao ficheiro, já que tb tenho que desenvolver o tracing do msm.
    Os editores de texto que econtrei só me permitem iniciar um documento novo, editar um já existente não é possível.

    :S

    A ideia base seria, tipo o explorador do windows, em que existe uma série de ficheiros abres, editas e guardas no msm local.
     
  5. icebrain

    icebrain Power Member

    Bom, quando se faz "abrir" num browser ele não abre realmente a partir do servidor, o que faz é descarregar o ficheiro para uma pasta de ficheiros temporários e abre-o a partir dali, ou seja, mesmo que pudesses guardar as alterações seriam gravadas num ficheiro no teu PC, não no servidor.

    Quanto a teres um editor de ficheiros online (ou seja, uma versão Web de um Office) acho que ainda não existe nenhuma versão que possa ser incluida num servidor próprio, embora teoricamente o pessoal do OpenOffice esteja a trabalhar nisso.
     
  6. toblesu

    toblesu Power Member

    Pois já tinha constatado essa primeira parte. :S
    Estou mesmo numa alhada para descobrir solução para este problema.. ou uma alternativa ao raciocinio!
    Se não tivesse que fazer o tracing ao documento seria relativamente mais fácil.
    O problema coloca-se quando o documento é enviado a um outro utilizador da plataforma e este tem que o editar por algum motivo. Neste caso e como a plataforma está construída perco completamente o controle do documento enviado. A menos que se tenha que explicar ao cliente depois como tem que proceder para que o documento editado possa voltar a plataforma e ao circuito incial, mas considero esse procedimento um bocado "chunga".....

    Enfim.. tenho que refazer o raciocinio e pesquisar mais um bocadinho...
    Se entretanto existirem algumas luzinhas :D era maravilhoso!!

    Obrigado ;)
     

Partilhar esta Página