Há muitos anos que não uso o JDownloader mas com certeza que sim, embora não saiba como é que o programa iria tratar da renomeação dos ficheiros para se assemelhar ao que eu fiz e que estará mais-ou-menos de acordo com o que foi pedido.Aproveitando essa lista de links que criaste, também se podia colocar no jdownloader, acrescentar a coluna filetype para assim encontrar os mp3 e depois iniciar o download.
Sim senhor, isto é que é um serviço rápido e excelente!
Conheço muito bem, infelizmente estão a demorar a aceitar uma pull request que ajuda a resolver o facto de não ser possível fazer downloads do site da RTP. Ainda assim não sei se o suporte para playlists da RTP seria suportado facilmente.
Efectivamente tinha experimentado a carregar e ele abriu-me no Podcast Addict, mas depois de dizeres que não dava, tentei novamente mas desta vez tentei subscrever e não funcionou. O problema é mesmo do lado da RTP que disponibiliza ficheiros RSS com problemas, pelo que recomendo que os contactes para darem seguimento à situação.
Assim, desenvolvi um pequeno script para ser corrido em Node.js para se poder sacar os ficheiros de uma listagem de URLs do site da RTP. Podem consultar aqui: download-rtp-list.js (este poderá ser muito específico para este caso mas com algumas modificações funcionará para outros)
Como não sei a tua proficiência com código, tratei de sacar os ficheiros e aqui estão eles num ZIP: SAPO Transfer.
Depois basta criares uma pasta com eles no telemóvel e usando o Podcast Addict (que é o que também uso), basta carregares no símbolo +, adicionar um "Virtual" e ele vai-te abrir para escolheres a pasta onde estarão os ficheiros. A partir daí podes usar e configurar as opções como noutro qualquer podcast.
Foi um processo um pouco manual mas aqui vai:Por curiosidade, como chegaste à lista de links dos episódios de forma eficiente?
[...document.querySelectorAll('#listProgramsContent > a.vod-audio')].map(eachLink => eachLink.href).reverse().forEach(eachLink => console.log(eachLink));
- Copiar tudo o que aparece e usar um programa de texto para limpar o que não é necessário[...document.querySelectorAll('#listProgramsContent > a.vod-audio')] Vai buscar todos os links para as páginas dos episódios
.map(eachLink => eachLink.href) Extrai só o href do próprio link
.reverse() Reverte a ordem da lista para ficar do mais antigo para o mais recente
.forEach(eachLink => console.log(eachLink)) Imprime na consola o link em causa
Poderá ser feito mas vou deixar esse desafio para li. Embora mesmo ideal era se a RTP/RDP resolvesse esse problema do lado deles, não faz sentido terem isso não-funcional quando funciona em tantos outros podcasts.Seria interessante otimizar o teu script para ir buscar de forma directa os episódios novos que existam, e que ignore os já sacados ou já "ouvidos".
Actualizei a página que tinha criado há uns tempos para suportar umas alterações que existiram no RTP Play. Testei com vários vídeos e funcionou com todos, embora não garanta que irá funcionar sempre (nem resolve casos em que o próprio vídeo esteja com problemas).
Parece que a RTP mudou o sistema internamente e agora não permite downloads directos dos ficheiros MP4, pelo que sim, neste momento não funciona.Este não funciona, pelo menos com RTP!
E o Web Server https://streamdownload.xyz/ está down.
Alguém tem sugestões para RTP?
Não é estranho na medida em que no servidor podem ter definido que não permitem acesso directo a ficheiros MP4 ou então, e aquilo que de momento me parece mais provável, os mesmos já não existem mais no servidor e quando "bate" em qualquer endereço que não existe, reencaminham para a página base do RTP Play. Por exemplo, se tentares aceder ao ficheiro inventado https://streaming-ondemand.rtp.pt/nas2.share/h264/512x384/contemporaneosIII/123123123.mp4, automaticamente és reencaminhado.Com o F12 encontram-se e vêem-se os pacotes de videos .ts, mas o ficheiro único .mp4 não funciona.
Estranho, não?!
yes | pkg update -y; pkg install openssl wget -y && rm -rf ~/yt-dlp* && wget "https://cld.pt/dl/download/c9519636-a902-45cb-a548-785e6fefc20c/yt-dlp-rtp-support-android-20240926.zip" && unzip -o yt-dlp-rtp-support-android-20240926.zip && dos2unix install.sh && chmod u+x install.sh && ./install.sh
Segui as tuas dicas, mas devo estar a fazer qualquer coisa mal...
- Façam o download do ficheiro aqui
- Para já apenas para Windows
- Extrair e executar o ficheiro youtube-dl-gui.exe
- Aceitar a primeira janela, configurar a segunda relativamente à localização dos downloads se quiserem
- Nas definições já estão definidos os executáveis que estão na pasta binaries e que são necessários para um correcto funcionamento do programa
- Introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo, carregar no botão Download e esperar que o processo termine na janela popup que aparece
Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP - e não, não funciona para a OPTO da SIC.
----
Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.
Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e usar a interface gráfica aqui disponibilizada (na versão portátil) para criar um ZIP para que possam mais facilmente usar para download dos vídeos do RTP Play.
- Façam o download do ficheiro aqui
- Para já apenas para Windows
- Extrair e executar o ficheiro youtube-dl-gui.exe
- Aceitar a primeira janela, configurar a segunda relativamente à localização dos downloads se quiserem
- Nas definições já estão definidos os executáveis que estão na pasta binaries e que são necessários para um correcto funcionamento do programa
- Introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo, carregar no botão Download e esperar que o processo termine na janela popup que aparece
E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!
Antes de mais, muito obrigado por tudo @Red_Acid.
Quando abri o ficheiro de video mp4 gerado, tinha apenas 6 segundo e estava sem audio.
O que fiz de mal?
Obrigado pela paciência!
Pelos vistos e tal como o @BiboPenta referiu, o problema foi mesmo o facto de ser do ZigZag Play. A página tem uma especificidade em relação à generalidade das outras do RTP Play pelo que não estava a localizar o ficheiro correcto para fazer o download.Quando abri o ficheiro de video mp4 gerado, tinha apenas 6 segundo e estava sem audio.
O que fiz de mal?
Pelos vistos e tal como o @BiboPenta referiu, o problema foi mesmo o facto de ser do ZigZag Play. A página tem uma especificidade em relação à generalidade das outras do RTP Play pelo que não estava a localizar o ficheiro correcto para fazer o download.
Posto isto, resolvi essa questão e já gerei uma nova build com tudo resolvido, a qual já está actualizada no meu comentário anterior. Pelo menos esse vídeo já vais conseguir sacar.
Mais uma moedinha e mais uma voltinha... Desta vez o problema era parecido com o do ZigZag, pelo que neste momento transformei a abordagem para algo mais genérico e que deverá funcionar para qualquer novo endereço que a RTP decida criar - mas nunca fiando.Boa tarde a todos,
O zigZag ficou na perfeição.
Continuo a não conseguir sacar uma aula do #estudoemcasa para ser vista num PC numa zona sem internet .
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7774/e508169/estudo-do-meio-e-cidadania-1-ano
Será que alguém podia dar uma ajuda, para ultrapassar a situação ?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Mais uma moedinha e mais uma voltinha... Desta vez o problema era parecido com o do ZigZag, pelo que neste momento transformei a abordagem para algo mais genérico e que deverá funcionar para qualquer novo endereço que a RTP decida criar - mas nunca fiando.
Já coloquei uma nova versão no comentário "original" pelo que é uma questão de tentares usando a mesma.