Download Vídeos RTP

A principal informação é esta, agora em Python 3.10:



Usando uma versão mais antiga de Python cheguei ainda assim a "cozinhar" umas versões que funcionavam no Windows 7 sem ter de instalar mais nada, mas agora é tudo tratado pelo script de build do yt-dlp e, sinceramente, não tenho muito interesse em tentar dar a volta a situação.
Será que se atualizar o windows 7 para o windows 10, resolvo o problema?
 
Actualizadas as versões Windows, macOS e Linux no comentário principal, para tirar partido das últimas actualizações do yt-dlp.

Não actualizei a versão Android porque para o âmbito que aqui se trata, que é descarregar vídeos da RTP, continua a funcionar perfeitamente - e existem outras alternativas se quiserem para Youtube.

Igualmente apenas actualizei as restantes porque as versões macOS e Linux já estavam datadas mas continuavam a funcionar perfeitamente a descarregar vídeos RTP. Não esperem futuramente muita acção se apenas deixar de funcionar para Youtube, para isso usem a última versão do yt-dlp, nem que seja temporariamente.
 
Actualizadas as versões Windows, macOS e Linux no comentário principal, para tirar partido das últimas actualizações do yt-dlp.

Não actualizei a versão Android porque para o âmbito que aqui se trata, que é descarregar vídeos da RTP, continua a funcionar perfeitamente - e existem outras alternativas se quiserem para Youtube.

Igualmente apenas actualizei as restantes porque as versões macOS e Linux já estavam datadas mas continuavam a funcionar perfeitamente a descarregar vídeos RTP. Não esperem futuramente muita acção se apenas deixar de funcionar para Youtube, para isso usem a última versão do yt-dlp, nem que seja temporariamente.
Muito obrigado... também utilizo (e principalmente) para videos RTP. De Youtube só uso para aqueles videos que foram postados há uns minutos atrás e que por via "normal" ainda não se consegue fazer download! Nesta nova actualização, no meu caso, está perfeito de novo... Apenas, e não sei se só acontece a mim, apesar de fazer o download, na barra de progresso não sai dos 0%, só quando está concluido é que aparece os 100%, ou seja, um "bug" sem a mínima importância... De novo, muito obrigado e bem hajas.
 
Boas pessoal, estou fora do país e descobri a pouco tempo este método, para poder ver as series do nosso pais.

encontrei foi um "problema", estava a ver a serie "3 mulheres", consegui fazer bem o download da 1ªTemporada, mas quando vou fazer o download da 2ª, o programa diz que Falhou, mal coloco para iniciar o download.

link da serie: https://www.rtp.pt/play/p10209/e613130/3-mulheres-pos-revolucao

alguém me poderia ajudar, é preciso fazer alguma coisa especial nestes casos, ou ainda não existe mesmo solução para algumas series/temporadas?

Obrigado
 
Boas pessoal, estou fora do país e descobri a pouco tempo este método, para poder ver as series do nosso pais.

encontrei foi um "problema", estava a ver a serie "3 mulheres", consegui fazer bem o download da 1ªTemporada, mas quando vou fazer o download da 2ª, o programa diz que Falhou, mal coloco para iniciar o download.

link da serie: https://www.rtp.pt/play/p10209/e613130/3-mulheres-pos-revolucao

alguém me poderia ajudar, é preciso fazer alguma coisa especial nestes casos, ou ainda não existe mesmo solução para algumas series/temporadas?

Obrigado

Está a informação literalmente antes da área onde se descarregam os ficheiros. ⬇️

  • Nota prévia: estando fora do país, os vídeos da RTP que tenham bloqueio geográfico (aqueles em que aparece a imagem seguinte) só podem ser descarregados usando uma VPN ligada a um servidor de Portugal

    direitos_play_live2.0.jpg

Se a RTP decidiu limitar uma temporada e não outra, lá terão as suas razões.
 
Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP.

----

Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.

Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e disponibilizar o seguinte para mais facilmente sacarem os vídeos do RTP Play:

  • Nota prévia: estando fora do país, os vídeos da RTP que tenham bloqueio geográfico (aqueles em que aparece a imagem seguinte) só podem ser descarregados usando uma VPN ligada a um servidor de Portugal

    direitos_play_live2.0.jpg

  • Para Windows
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 26/02/2023 às 15h30) - agora baseado no yt-dlp porque o youtube-dl foi descontinuado
    • Extrair e executar o ficheiro YDL-UI.exe (cortesia da interface gráfica aqui disponibilizada)
    • As definições já têm as alterações necessárias na aba Binaries para usar os executáveis que estão na pasta bin e que são necessários para o correcto funcionamento do programa - nunca devem fazer actualização manual do youtube-dl dentro desta aba pois essa actualização irá sobrepor o ficheiro mais importante e irá deixar de funcionar para os vídeos da RTP
    • Poderão alterar as restantes definições, inclusive mudar o idioma para português
    • Na barra superior carregar em Download e depois Add URL..., irá surgir uma nova janela e devem introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo (por exemplo, https://www.rtp.pt/play/p6242/e430268/sul ou https://www.rtp.pt/play/p8157/telejornal ou https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7776/portugues-1-ano, etc.), carregar no botão Add e esperar que o download seja efectuado

  • Para macOS
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 26/02/2023 às 15h30) - agora baseado no yt-dlp porque o youtube-dl foi descontinuado
    • Ferramenta desenvolvida recorrendo a Shell Scripting e a AppleScript
    • Permite inserir um URL específico ou carregar um ficheiro ".txt" com múltiplos URLs (um por linha), escolher o directório destino e depois esperar que o download termine na janela que aparece.

  • Para Linux
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 26/02/2023 às 15h30) - agora baseado no yt-dlp porque o youtube-dl foi descontinuado
    • Apenas o executável já complicado, tal e qual como também é usado internamente na versão macOS mas sem estar encapsulado numa ferramenta.

  • Para Android
    1. (actualizado a 25/03/2022 às 13h30)
    2. Instalar a aplicação Termux da loja open-source F-Droid - https://f-droid.org/en/packages/com.termux/. Recomendo esta via pois é absolutamente segura e tem a versão actualizada da aplicação uma vez que a Google não permite mais actualizações da aplicação na Play Store. Podem também obter o ficheiro APK na página para instalação directa sem usar a loja.
    3. Ainda assim, se não quiserem usar a via anterior, podem instalar a versão desactualizada da Play Store - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.termux
    4. Abrir a aplicação
    5. Copiar todo o comando seguinte, colar na aplicação e carregar no Enter
      Código:
      yes | pkg update -y; pkg install openssl wget -y && wget "https://cld.pt/dl/download/39bfd144-f56f-4f8d-a8ab-295c068c8214/youtube-dl-rtp-support-android-20210828.zip" && unzip youtube-dl-rtp-support-android-20210828.zip && dos2unix install.sh && chmod u+x install.sh && ./install.sh
    6. O comando executa de forma quase totalmente automatizada a instalação de pacotes e configurações necessárias, a única excepção é que terá de ser permitido pelo utilizador o acesso ao armazenamento interno quando aparecer a janela seguinte (carregar em "Allow"/"Permitir"):
      Screenshot-20210613-174710.png
    7. No final de todo o processo ter terminado, aparecerá o seguinte:
      Screenshot-20210613-175552.jpg
    8. Depois é abrir a aplicação da RTP Play, escolher um vídeo e carregar no ícone de partilhar:
      Screenshot-20210613-175647.jpg
    9. No menu de partilha que aparece escolher a opção Termux:
      Screenshot-20210613-175727.png
    10. A aplicação Termux irá abrir e iniciar automaticamente o processo de download do vídeo:
      Screenshot-20210613-175749.jpg
    11. No final do processo de download, a aplicação fecha sozinha e o vídeo estará disponível na pasta "Downloads-Termux". Depois é só abrir com um qualquer reprodutor de vídeo e desfrutar!
    12. Naturalmente, o processo de instalação será mais rápido ou mais lento dependendo da velocidade da internet e da capacidade de processamento do telemóvel de cada um. O mesmo também se aplica ao download de cada vídeo.

E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!


Infelizmente, parece que o dia temido chegou...:grumpy: Pelo que pude analisar no código fonte de vários vídeos, a RTP está a adicionar protecção DRM em todos eles, o que irá inutilizar a ferramenta e dificilmente nos próximos tempos haverá algo parecido.


As minhas competências técnicas não me permitem muito mais do que fiz até agora, pelo que da minha parte dificilmente irei gastar mais neurónios com isto. Foi bom enquanto durou.
Boas.
Continuo a não conseguir fazer download. Começa a querer fazer download e depois diz falhou
Como e onde poderei apagar todos os registos do programa para recomeçar do zero?

Tirei isto dos detalhes

[RTP] Extracting URL: https://www.rtp.pt/play/p10683/e648714/cuba-libre
[RTP] cuba-libre: Downloading webpage
[RTP] cuba-libre: Downloading m3u8 information
ERROR: [RTP] cuba-libre: Failed to download m3u8 information: HTTP Error 403: Forbidden (caused by <HTTPError 403: 'Forbidden'>); please report this issue on https://github.com/yt-dlp/yt-dlp/issues?q= , filling out the appropriate issue template. Confirm you are on the latest version using yt-dlp -U

Working Directory: G:\BTNEXT RTP PLAY\CUBA LIVRE
YDL Version: 2.9.0


Obrigado
 
Boas.
Continuo a não conseguir fazer download. Começa a querer fazer download e depois diz falhou
Como e onde poderei apagar todos os registos do programa para recomeçar do zero?

Tirei isto dos detalhes

[RTP] Extracting URL: https://www.rtp.pt/play/p10683/e648714/cuba-libre
[RTP] cuba-libre: Downloading webpage
[RTP] cuba-libre: Downloading m3u8 information
ERROR: [RTP] cuba-libre: Failed to download m3u8 information: HTTP Error 403: Forbidden (caused by <HTTPError 403: 'Forbidden'>); please report this issue on https://github.com/yt-dlp/yt-dlp/issues?q= , filling out the appropriate issue template. Confirm you are on the latest version using yt-dlp -U

Working Directory: G:\BTNEXT RTP PLAY\CUBA LIVRE
YDL Version: 2.9.0


Obrigado
Deixa-me adivinhar, estás no estrangeiro?
 
No estrageiro? Nem de perto nem de longe. Bem no centro de Portugal
Perguntei porque esse é o erro que também aparece quando se tenta descarregar fora do país os vídeos que estão geo-bloqueados.

Apenas agora consegui testar e efectivamente para os vídeos dessa série não está a funcionar. A ferramenta está à espera de uns determinados ficheiros providenciados pelo servidor mas que para o caso não estão acessíveis. Não sei qual a razão uma vez que para milhentos outros vídeos, incluindo outros recentemente publicados, funciona perfeitamente. Não há muito que neste caso eu consiga ou está ao meu alcance resolver.
 
Perguntei porque esse é o erro que também aparece quando se tenta descarregar fora do país os vídeos que estão geo-bloqueados.

Apenas agora consegui testar e efectivamente para os vídeos dessa série não está a funcionar. A ferramenta está à espera de uns determinados ficheiros providenciados pelo servidor mas que para o caso não estão acessíveis. Não sei qual a razão uma vez que para milhentos outros vídeos, incluindo outros recentemente publicados, funciona perfeitamente. Não há muito que neste caso eu consiga ou está ao meu alcance resolver.
Obrigado na mesma. Realmente não experimentei com outras séries. Já tinha tirado outros episódios desta série e saíram, mas os RTpês devem ter inventado mais alguma .
 
Perguntei porque esse é o erro que também aparece quando se tenta descarregar fora do país os vídeos que estão geo-bloqueados.

Apenas agora consegui testar e efectivamente para os vídeos dessa série não está a funcionar. A ferramenta está à espera de uns determinados ficheiros providenciados pelo servidor mas que para o caso não estão acessíveis. Não sei qual a razão uma vez que para milhentos outros vídeos, incluindo outros recentemente publicados, funciona perfeitamente. Não há muito que neste caso eu consiga ou está ao meu alcance resolver.
Boa Tarde.
Comigo agora com a nova atualização, quando faço download das Marés Vivas, o download é mais lento do que antes, será porquê?
Vivo em Portugal.
 
Boa Tarde.
Comigo agora com a nova atualização, quando faço download das Marés Vivas, o download é mais lento do que antes, será porquê?
Vivo em Portugal.
Acabei de tentar com um dos episódios e tive velocidade muito decente, pelo que pode ter sido temporário.

Código:
[download] Destination: Marés Vivas Episódio 11 - de 02 Mar 2023 [mares-vivas].mp4
[debug] File locking is not supported. Proceeding without locking
[download] 100% of  728.49MiB in 00:00:46 at 15.66MiB/s
 
Red_Acid antes de mais obrigado pelo excelente trabalho e pela partilha!!!

Não sei se acontece a todos, mas a mim com a nova versão no Windows 10, faz o download do vídeo na perfeição, no entanto ao fazer o download a barra do progresso fica sempre no 0% até o ficheiro estar descarregado depois passa a 100%, não é que seja relevante, é apenas uma observação.
 
Back
Topo