Download Vídeos RTP

Trago boas notícias para quem estava a desesperar por vídeos da RTP Arquivos... 😎

Felizmente, depois de umas "belíssimas luzes" que o @mfa20 me deu (a quem muito agradeço), foi possível cozinhar aqui mais uma versão completamente funcional para todas as áreas da RTP: Play, ZigZag, Estudo em Casa, Palco e Arquivos!

E a melhor parte é que, no caso específico recente da RTP Arquivos, não foi necessário recorrer a nenhumas formas mais dúbias para dar a volta ao DRM. É tudo limpinho, só trata é de ir buscar as coisas ao sítio certo tal como dantes.

Também boas notícias para os utilizadores não-Windows, já que actualizei as restantes versões todas.

É seguir e descarregar no comentário principal.

Por acaso alguém sabe se ainda é possível encontrar os episódios da serie de animação "Era uma vez..(a vida/o espaço, etc) que a RTP transmitiu?

Andei a procurar nos sites da RTP mas sem sucesso, se alguém souber e não quiser fazer "spam" pode enviar-me o link por PM, os miúdos agradecem e eu também.

Antes de mais, embora eu não uso o RTP Play (não quer dizer que não precise no futuro), é de louvar o teu trabalho.
Tenho uma questão para ti: presumo que a versão macOS e Linux não tenha um GUI, até porque me parece que a que utilizas só funciona em Windows. Qual seria a viabilidade de implementares uma com melhor compatibilidade, tipo o tartube, yt-dlg, e assim ter uma experiência mais uniforme?

Última edição:
Antes de mais, embora eu não uso o RTP Play (não quer dizer que não precise no futuro), é de louvar o teu trabalho.
Tenho uma questão para ti: presumo que a versão macOS e Linux não tenha um GUI, até porque me parece que a que utilizas só funciona em Windows. Qual seria a viabilidade de implementares uma com melhor compatibilidade, tipo o tartube, yt-dlg, e assim ter uma experiência mais uniforme?
O que dizes tem toda a razão, mas aqui ficam alguns pontos:
  • Linux não tem GUI, apenas o executável, mas também diria que a larga maioria dos utilizadores que usam Linux estarão mais que familiarizados com a linha de comandos e não será problema - e isto se houver alguém a usar.

• macOS tem uma pequena GUI básica, desenvolvida por mim, e dá perfeitamente para o gasto.

• Esses programas que indicaste, que são cross-platform, e a maioria de outros que são só para Windows e que eu também testei, têm genericamente um "problema": não deixam facilmente escolher um ficheiro executável local do yt-dlp, nem mesmo nas versões portable. Se deixassem, possivelmente já tinha mudado.

• Idealmente nem precisava de andar com nada disto e bastava que os responsáveis pelo yt-dlp aceitassem o meu pull request que está aberto há mais de 6 meses, mas parece que estão com pouco ou nenhum interesse... É que se o fizessem, tornava tudo bem mais fácil, porque ia funcionar com o yt-dlp original e assim qualquer pessoa podia escolher a GUI que quisesse e eu também não andava aqui a compilar deste lado.

• Tendo em conta isto e o que já foi desenvolvido até agora, não vou andar com trabalho extra em termos de GUIs. Prefiro esperar pelo eventual dia em que aceitem o pull request e pronto.

Obrigado pelas palavras! 😄

Por acaso alguém sabe se ainda é possível encontrar os episódios da serie de animação "Era uma vez..(a vida/o espaço, etc) que a RTP transmitiu?

Andei a procurar nos sites da RTP mas sem sucesso, se alguém souber e não quiser fazer "spam" pode enviar-me o link por PM, os miúdos agradecem e eu também.
Houve uma fase em que ia tirando os Era Uma Vez... A Vida do site da RTP Play, mas só tirei os primeiros 20 e, pelo que percebi, são 26. Vou mandar-te MP.

Se alguém tiver os restantes... :D

O que dizes tem toda a razão, mas aqui ficam alguns pontos:
  • Linux não tem GUI, apenas o executável, mas também diria que a larga maioria dos utilizadores que usam Linux estarão mais que familiarizados com a linha de comandos e não será problema - e isto se houver alguém a usar.

• macOS tem uma pequena GUI básica, desenvolvida por mim, e dá perfeitamente para o gasto.

• Esses programas que indicaste, que são cross-platform, e a maioria de outros que são só para Windows e que eu também testei, têm genericamente um "problema": não deixam facilmente escolher um ficheiro executável local do yt-dlp, nem mesmo nas versões portable. Se deixassem, possivelmente já tinha mudado.

• Idealmente nem precisava de andar com nada disto e bastava que os responsáveis pelo yt-dlp aceitassem o meu pull request que está aberto há mais de 6 meses, mas parece que estão com pouco ou nenhum interesse... É que se o fizessem, tornava tudo bem mais fácil, porque ia funcionar com o yt-dlp original e assim qualquer pessoa podia escolher a GUI que quisesse e eu também não andava aqui a compilar deste lado.

• Tendo em conta isto e o que já foi desenvolvido até agora, não vou andar com trabalho extra em termos de GUIs. Prefiro esperar pelo eventual dia em que aceitem o pull request e pronto.

Obrigado pelas palavras! 😄
Ah ok, não estava a par dos problemas do yt-dlp, até porque raramente o uso, e por normal até funciona bem.

Embora eu me sinta confortável com a linha de comandos no Linux, ultimamente devido aos Flatpaks, tenho usado muito o GUI (eu sei que não é a norma), mas acho que com a expansão do Linux nos Steam Deck, cada vez mais users casuais irão ficar expostos a este sistema. Maior parte das vezes até uso o ytDownloader do que o terminal. Até porque também é só abrir o executável e colar o link do clipboard.

Boa noite. Sou um utilizador do programa YDL alterado pelo user @Red_Acid e só tenho a dizer bem. Parabéns pela dedicação, está excelente. Apenas uma questão. Por vezes dava-me jeito tirar algum conteúdo a 720p mas mesmo selecionando no programa, ele tira a 1080. Há alguma forma de forçar a tirar a 720? Obrigado e bom trabalho! 😄

Trago boas notícias para quem estava a desesperar por vídeos da RTP Arquivos... 😎

Felizmente, depois de umas "belíssimas luzes" que o @mfa20 me deu (a quem muito agradeço), foi possível cozinhar aqui mais uma versão completamente funcional para todas as áreas da RTP: Play, ZigZag, Estudo em Casa, Palco e Arquivos!

E a melhor parte é que, no caso específico recente da RTP Arquivos, não foi necessário recorrer a nenhumas formas mais dúbias para dar a volta ao DRM. É tudo limpinho, só trata é de ir buscar as coisas ao sítio certo tal como dantes.

Também boas notícias para os utilizadores não-Windows, já que actualizei as restantes versões todas.

Era possível disponibilizar o script em python como nas versões anteriores? acho que estou a ter um erro devido ao executável ter sido compilado com versões diferentes dos que eu tenho

Boa noite. Sou um utilizador do programa YDL alterado pelo user @Red_Acid e só tenho a dizer bem. Parabéns pela dedicação, está excelente. Apenas uma questão. Por vezes dava-me jeito tirar algum conteúdo a 720p mas mesmo selecionando no programa, ele tira a 1080. Há alguma forma de forçar a tirar a 720? Obrigado e bom trabalho! 😄
Como já indiquei aqui há uns meses, alguns programas da RTP (não muitos, que eu saiba, mas por exemplo este sim - https://www.rtp.pt/play/p12259/e727640/taskmaster) são disponibilizado com outras qualidades, e essas outras qualidades deveriam dar para descarregar, mas eu também tentei pelo YDL-UI e não consegui. Diria que deverá ser um bug deste programa que não aplica bem as opções de Video Quality e/ou Frame Rate nem sequer outras custom que eu até experimentei, porque se eu executar directamente o ficheiro yt-dlp-rtp-support.exe pela linha de comandos e lhe forçar a opção específica para descarregar o vídeo com qualidade 720p, ele funciona. Se tiveres à vontade com a linha de comandos, tenta isto:
Código:
.\yt-dlp-rtp-support.exe --verbose https://www.rtp.pt/play/p12259/e727640/taskmaster -S "res:720"

Mas atenção que só funciona mesmo para estes programas da RTP que são disponibilizados em diferentes qualidades, todos os outros programas que apenas disponibilizem em 1080p, só mesmo convertendo depois para 720p.

Estava a ver as release notes de hoje do yt-dlp e tem lá esta da RTP, é a tal que o Red_Acid tinha submetido?

https://github.com/yt-dlp/yt-dlp/pull/10787
Não, não é esse. Infelizmente parece que o meu PR está num limbo...

Era possível disponibilizar o script em python como nas versões anteriores? acho que estou a ter um erro devido ao executável ter sido compilado com versões diferentes dos que eu tenho
Podes ser mais explícito? Qual das versões (Windows, macOS ou Linux) estás a falar? Já cheguei a compilar algumas vezes em versões mais antigas de Python porque houve malta a queixar-se que ainda usava sistemas mais antigos e não conseguia executar, mas nunca disponibilizei nenhum script Python em si.

Podes ser mais explícito? Qual das versões (Windows, macOS ou Linux) estás a falar? Já cheguei a compilar algumas vezes em versões mais antigas de Python porque houve malta a queixar-se que ainda usava sistemas mais antigos e não conseguia executar, mas nunca disponibilizei nenhum script Python em si.

My bad, afinal era user error, estava-me a referir à versão de linux. Instalei uns updates do OS funciona tudo ok, obrigado na mesma!

Como já indiquei aqui há uns meses, alguns programas da RTP (não muitos, que eu saiba, mas por exemplo este sim - https://www.rtp.pt/play/p12259/e727640/taskmaster) são disponibilizado com outras qualidades, e essas outras qualidades deveriam dar para descarregar, mas eu também tentei pelo YDL-UI e não consegui. Diria que deverá ser um bug deste programa que não aplica bem as opções de Video Quality e/ou Frame Rate nem sequer outras custom que eu até experimentei, porque se eu executar directamente o ficheiro yt-dlp-rtp-support.exe pela linha de comandos e lhe forçar a opção específica para descarregar o vídeo com qualidade 720p, ele funciona.
Obrigado pelo esclarecimento, assim que tenha oportunidade vou experimentar a tua sugestão.

Outra questão, tenho andado a guardar a série "Uma Casa Na Pradaria" da RTP Memória e volta e meia publicam os episódios em qualidade reduzida. Nas vezes anteriores, quando aconteceu, enviei um email à equipa da RTP Play e resolveram a situação. Hoje fiz o mesmo e até agora, não obtive resposta nem resolução da situação. Há mais alguma coisa que possa fazer? Seria uma pena ter todos os episódios em boa qualidade e esta última temporada da série não ficar.

Vou tentar entrar em contacto por telefone. Já enviei também mensagem para a RTP Memória, provedora mas até ao momento sem resposta. Obrigado pelo comentário @Alexrd.

Edit: responderam a dizer que não era possível alterar. Das outras vezes que publicaram assim, alteraram e agora não podem... vou enviar novo email para o provedor a ver no que dá.

Última edição:
Vou tentar entrar em contacto por telefone. Já enviei também mensagem para a RTP Memória, provedora mas até ao momento sem resposta. Obrigado pelo comentário @Alexrd.

Edit: responderam a dizer que não era possível alterar. Das outras vezes que publicaram assim, alteraram e agora não podem... vou enviar novo email para o provedor a ver no que dá.
Isto é apenas uma suposição, mas se é algo que começou no início da nova temporada em específico, pode estar relacionado com os "ficheiros mestre" que a RTP recebeu da nova temporada serem apenas 720p. Embora não faça muito sentido, visto que toda a série foi completamente restaurada em 1080p.

Isto é apenas uma suposição, mas se é algo que começou no início da nova temporada em específico, pode estar relacionado com os "ficheiros mestre" que a RTP recebeu da nova temporada serem apenas 720p. Embora não faça muito sentido, visto que toda a série foi completamente restaurada em 1080p.
Os episódios seguintes já estão em boa qualidade. Publicaram o 2, 3 e 4 em 1080p com a opção de 720p também. Estou neste momento em contacto com a Provedoria que me pediu provas do meu problema. A ver se assumem a situação e fazem a troca do ficheiro como sempre fizeram após o email enviado em situações anteriores.

Edit: situação resolvida através da Provedora.

Última edição:
Boa noite @pedroleitao.pt. Eu copiei o ficheiro "yt-dlp-rtp-support.exe" para a raíz do disco C. Depois abri a linha de comandos como administrador e escrevi "yt-dlp-rtp-support.exe" lá. Depois usei o código do @Red_Acid substituindo o link e funcionou muito bem.
Boa noite Asustek27. Obrigado pela dica.
Depois de andar aqui à pesca percebi a cena. Funcionou! Obrigado. Só fiquei com uma dúvida, no final de tudo (depois dos 100%) na última linha indica «WARNING: e793869: Possible MPEG-TS in MP4 container or malformed AAC timestamps. Install ffmpeg to fix this automatically». Fiz como indicaste, copiei o ficheiro "yt-dlp-rtp-support.exe" para a raíz do disco C. Tenho que copiar o que está dentro da pasta ffmpeg também?

Já agora, outra questão: depois de baixar o ficheiro , quando abro as propriedades e vejo os detalhes, não tem nenhuma informação, nada, não indica a resolução, nada. É mesmo assim?

Mt Obg.

Back