Download Vídeos RTP

Tens aqui:

Estrada de Palha (.mp4 - 1080p):
https://ufile.io/hvt2akzf
Legendas (.vtt):
https://ufile.io/npjwvh7b
Legendas (.srt):
https://ufile.io/418t2fqn

Uma Vida à Espera (.mp4 - 1080p):
https://ufile.io/8p292pgn
Legendas (.vtt):
https://ufile.io/shnxd654
Legendas (.srt):
https://ufile.io/momtalg1

Nota: A "RTP", está determinada a "bloquear" todo o conteúdo fora dos serviços dela, entendo por um "lado" por outro "não"...
Assim ligeiramente off-topic, como fizeram para tirar legendas à parte?

De volta ao tópico, eu sinceramente não compreendo estas movimentações da RTP, como se houvesse uma pirataria generalizada dos conteúdos da RTP, eu nunca vi nada de conteúdos do site da RTP espalhados por outros sites ou sequer no youtube, por isso não compreendo. Pá evitar que as pessoas gravem os programas para si, ridículo, qualquer pessoa com uma box TDT e uma pen usb grava os programas se quiser...
E são estes tipos que recebem mais de 400 milhões de euros dos impostos dos portugueses para servir quem? Outros que não os portugueses?

Ah o stream recorder em modo capture funciona como já foi dito umas páginas atrás. É mais chato e demora mas funciona se for importante ter.
 
Última edição:
Estão agora a bloquear IP's ou só fui eu o azarento? :009:

Para testar, descarreguei um episódio fresquinho (hoje) e consegui. :007:

Planeta Magalhães (Ep12 - 1080p):
https://ufile.io/r8gabzfn
Não entendo.
No meu caso, o IP é refrescado diariamente.
No entanto ao usar YTD-UI.exe (último) no mesmo episódio:
https://www.rtp.pt/play/p8847/planeta-magalhaes
falhou :=(

Haverá qq outra subtileza em andamento?

Rec

EDITADO
:
hum, ao contrário do que eu pensava, o IP não parece ser refrescado diariamente na nOS.
Vou esperar para ver se durante a noite (desligado) muda.

EDITADO 2
Desliguei o router (NOS) furante a noite, de manhã já tinha outro IP.
O link acima começou o download - portanto a teoria do MaFiBoSS tem pés para andar.
Interrompi o download, e fui começar outro de outra série - e BANG, já não baixava!.
Que pensar disto?
 
Última edição:
Pá evitar que as pessoas gravem os programas para si, ridículo, qualquer pessoa com uma box TDT e uma pen usb grava os programas se quiser...
Olha... eu não sabia. Dá para ver pelo meu nick que o meu problema é mais ou menos esse. Ahaha 😎
Tenho que experimentar isso com aquela "box TDT" que usava quando acabou a TV analógica. Será isso?
É que há documentários que gosto de gravar por questões académicas, mas a maioria das vezes é mesmo por incompatibilidade horária para ver durante a emissão.
 
Após prolongada inactividade durante o dia parece que, para as bandas da RTP PLAY, a coisa voltou a emitir. Falta agora um YTD-UI-exe funcional e a já habitual boa-vontade daqueles que, neste fórum, nos vêm ajudando. Incompreensível a atitude de quem, na RTP, se propõe passar o tempo a subverter o interesse de alguns utentes residuais em guardar um ou outro programa do seu interesse. Os programas da RTP possuem um logotipo que os identifica retirando-lhes a possibilidade de comercialização. Se estes programas podem também gravar-se com um gravador de DVD ou um Screen Recorder, não se compreende a actividade diária de quem persiste em bloquear sistematicamente o acesso a esta forma de fazer download para efeitos de acervo cultural e memória futura. Manifesta mesquinhez de quem poderia aproveitar o seu conhecimento informático em prol de desígnios mais proveitosos.
 
Estão agora a bloquear IP's ou só fui eu o azarento? :009:
Ontem também me aconteceu, nem sequer no browser funcionava. Usando VPN para ligar a um qualquer servidor nacional, já dava bem. Hoje com o meu IP normal está a funcionar e depois de uns testes ainda não fui bloqueado.


Enquanto ainda não me canso de vez e vai dando para mandar umas "patadas" nisto, vão existindo actualizações publicadas no comentário principal.
 
@recursos, qual é a outra série que não consegues?

De referir que nunca usei a UI aqui disponibilizada. Unicamente uso a "construção" de links que faço + youtube-dl (sem UI). Estes dias a "RTP", tem estado constantemente a alterar a "forma dos links" e a colocar "mais entraves". Ontem apareceu o tal bloqueio por IP, não sei se foi casualidade ou não. Não tenho colocado aqui "soluções" por duas razões, primeira porque o próprio @Red_Acid pelo feedback dele tem conseguido dar a volta e segunda, se realmente anda alguém a verificar estas soluções e a corrigir (fazendo o jogo do gato e rato).

EDIT: Após verificação de alguns links dos conteúdos ao calhas (estudo, serie, etc.), estes já não requerem "tanta modificação". Voltaram atrás? Ou serão testes? :009:
 
Última edição:
Muito obrigado, uma vez mais, Red Acid e MafiBoSS. O vosso auxílio tem sido precioso para todos nós que, sem termos fins mercantis lucrativos, nos limitamos a tentar recolher alguns programas úteis para suporte da nossa formação. Lamentável que na RTP, que deveria ser efectivamente um serviço público, haja quem proceda com mentalidade de censor e se sirva do seu conhecimento informático para o reduzir à forma de «lápis azul».
 
@recursos
(1) qual é a outra série que não consegues?
(2) Unicamente uso a "construção" de links que faço + youtube-dl (sem UI)
(1) obrigado pela prontidão, mas já consegui baixar
(2) eu reparei que quando fazia isso, o *.mp4 passava bem no desktop com o VLC.
Mas p.ex. na TV (via penUSB) resultava mal - e tinha de passá-lo primeiro pelo ffmpeg para o "consertar".

Rec

@recursos
De referir que nunca usei a UI aqui disponibilizada. Unicamente uso a "construção" de links que faço + youtube-dl (sem UI)
Fiz várias experiências esta manhã.
Usei como teste:
https://www.rtp.pt/play/p8839/e544311/norskov-cidade-sombria (é o episódio 3)

  1. A princípio, o YTD-UI.exe falhou (ver abaixo que uma hora depois já funcionou. Mistério!)
  2. Sem o UI, usando o "youtube-dl-rtp-support.exe" e o manifest.mdp:
    https://streaming-vod.rtp.pt/dash/n...e003t8770d.mp4/manifest.mpd&selected_id=v1-x3
    funcionou OK
  3. com o ffmpeg corrigiu de 546 MB (573,535,130 bytes) para 546 MB (573,225,847 bytes)
  4. (se deixar de fora o &selected_id=v1-x3 também funciona)
  5. Já o youtube-dl original não lhe pegou...
  6. nesta altura é que voltei a tentar o YDL-UI.exe e desta vez passou, curioso que gerou 578 MB (606,127,928 bytes)
    (ou seja, foi recordista em bytes!)
Tudo isto me parece bastante confuso, e a resposta da RTP varia muito depressa.
Estariam a mexer-lhe enquanto eu fazia as experiências?

Rec
 
@recursos,

Esse episódio (Ep3) completo fica com: "578 MB (606 127 987 bytes)".

Código:
[download] 100% of 578.05MiB in 00:43

Deixo-te aqui o episódio para comparares:

Norskov, Cidade Sombria (T02 Ep03 576p)
https://ufile.io/9w65ai4o
Legendas (.vtt)
https://ufile.io/e85263f0
Legendas (.srt)
https://ufile.io/n0q64kx5

Nota: É normal nos vídeos (outro idioma) trazerem legendas embutidas. Só deixo (dois formatos) aqui por curiosidade.

Agora, quando fazes o download, quanto tempo te demora (também depende da internet)?
Pergunto porque podes estar a descarregar o conteúdo como DASH directo do .mpd, o que se traduz em demora e poderá ficar incompleto o ficheiro ou com "problemas" (exemplo a duração/tamanho). Aconteceu-me isso quando referi no post #734 e dei a solução, o que pode querer dizer que está incorrecto o link. O ficheiro era reproduzido em VLC mas no MXplayer (por exemplo) não conseguia reproduzir.

Deixo-te uma dica:

- Quando o link está em dash ou por outro motivo qualquer pode aparecer assim:

Código:
format code  extension  resolution note
a1-x3        m4a        audio only DASH audio  109k , m4a_dash container, mp4a.40.2 (48000Hz)
v1-x3        mp4        720x576    DASH video 2001k , mp4_dash container, avc1.64001f, 25fps, video only (best)

De referir que a RTP pode alterar (como já o fez) e é difícil acompanhar esta dinâmica aqui no fórum.

- Quando o link está correcto e/ou bem "construído" (com/sem entraves por parte da RTP ou outro motivo qualquer), deveria aparecer assim:

Código:
Available formats for master:
format code  extension  resolution note
2110         mp4        720x576    2110k , avc1.64001f, 25.0fps, mp4a.40.2

- Quando aparece este tipo de erros, começam os "bloqueios" (procurando novas formas de contornar) ou indisponibilidade do conteúdo (supondo que o link está correcto):

Código:
HTTP Error 400: Bad Request
ERROR: Unable to download webpage: HTTP Error 400: Bad Request

Para terminar, deves usar o youtube-dl + ffmpeg no mesmo directório.
 
Última edição:
Olha... eu não sabia. Dá para ver pelo meu nick que o meu problema é mais ou menos esse. Ahaha 😎
Tenho que experimentar isso com aquela "box TDT" que usava quando acabou a TV analógica. Será isso?
É que há documentários que gosto de gravar por questões académicas, mas a maioria das vezes é mesmo por incompatibilidade horária para ver durante a emissão.
É exactamente isso, dependendo da box que compraste algumas gravam em SD e outras em HD (normalmente está lá escarrapachado ao lado da marca "xxxxmarcaHD"). Tenho ambos os tipos e as SD dão mensagens de erro se a pen USB não tiver uma taxa de transferência rápida e por isso uso só a box HD para qualquer gravação que precise. O ficheiro gravado fica em formato .ts que tem melhor qualidade que o mp4 da RTP e que o VLC player reconhece na boa. Se precisarem de editar, cortar à medida as partes antes e depois do genérico podes usar um programa que é o Smart Cutter, que se não me engano é freeware e há em versão portable sem necessidade de instalação. Algumas boxes gravam o ficheiro em fragmentos de 2GB que podem ser juntos com o TSSplitter (freeware também em portable que dá para partir como dá para juntar ficheiros).
Ah e das incompatibilidades de horários, a box dá para programar a que horas queres gravar e não é nada complicado fazer isso, vais à programação (botão EPG) escolhes o programa e depois o botão de gravação e fica já com a hora pré programada preenchida.
 
Última edição:
Pois é, amigo Red_Acid, tenho estado a tentar esta última actualização e verifico que só consigo gravar vídeos infantis de pequena dimensão. Quanto aos episódios de 700, 800 ou mais MB, nada feito. Para aí por volta dos 25 aos 35%. Também acontece que chega quase ao fim, aí por volta dos 90% e oops... acaba. Outro caso que já aconteceu foi que tendo feito a gravação completa, passa à fase do processamento e às tantas... desiste e "FALHOU". O que é que poderá estar a acontecer? Poderá ser do meu equipamento? Não creio, pois que consigo com os tais vídeos infantis, que serviram só para experiência.
Abraço. Grandfather


.
Ontem também me aconteceu, nem sequer no browser funcionava. Usando VPN para ligar a um qualquer servidor nacional, já dava bem. Hoje com o meu IP normal está a funcionar e depois de uns testes ainda não fui bloqueado.


Enquanto ainda não me canso de vez e vai dando para mandar umas "patadas" nisto, vão existindo actualizações publicadas no comentário principal.
 
Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP.

----

Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.

Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e disponibilizar o seguinte para mais facilmente sacarem os vídeos do RTP Play:

  • Para Windows 10 (qualquer outra versão de Windows não é suportada)
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 19/05/2021 às 10h20)
    • Extrair e executar o ficheiro YDL-UI.exe (cortesia da interface gráfica aqui disponibilizada)
    • As definições já têm as alterações necessárias na aba Binaries para usar os executáveis que estão na pasta bin e que são necessários para o correcto funcionamento do programa - nunca devem fazer actualização manual do youtube-dl dentro desta aba pois essa actualização irá sobrepor o ficheiro mais importante e irá deixar de funcionar para os vídeos da RTP
    • Poderão alterar as restantes definições, inclusive mudar o idioma para português
    • Na barra superior carregar em Download e depois Add URL..., irá surgir uma nova janela e devem introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo (por exemplo, https://www.rtp.pt/play/p6242/e430268/sul ou https://www.rtp.pt/play/p8157/telejornal ou https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7776/portugues-1-ano, etc.), carregar no botão Add e esperar que o download seja efectuado

  • Para macOS
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 19/05/2021 às 10h20)
    • Ferramenta desenvolvida recorrendo a um bocado de Shell Scripting e um bocado de AppleScript
    • Muito simples, apenas permite inserir o URL, escolher o directório destino e depois esperar que o download termine na janela que aparece
E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!


Infelizmente, parece que o dia temido chegou...:grumpy: Pelo que pude analisar no código fonte de vários vídeos, a RTP está a adicionar protecção DRM em todos eles, o que irá inutilizar a ferramenta e dificilmente nos próximos tempos haverá algo parecido.


As minhas competências técnicas não me permitem muito mais do que fiz até agora, pelo que da minha parte dificilmente irei gastar mais neurónios com isto. Foi bom enquanto durou.
passei por aqui para agradecer,

cumprimentos,
satanic
 
Pois é, amigo Red_Acid, tenho estado a tentar esta última actualização e verifico que só consigo gravar vídeos infantis de pequena dimensão. Quanto aos episódios de 700, 800 ou mais MB, nada feito. Para aí por volta dos 25 aos 35%. Também acontece que chega quase ao fim, aí por volta dos 90% e oops... acaba. Outro caso que já aconteceu foi que tendo feito a gravação completa, passa à fase do processamento e às tantas... desiste e "FALHOU". O que é que poderá estar a acontecer? Poderá ser do meu equipamento? Não creio, pois que consigo com os tais vídeos infantis, que serviram só para experiência.
Abraço. Grandfather


.
Às vezes isso acontecia-me e eu voltava a clicar em "Iniciar" (menu do botão direito do rato) e ele retomava (tipo "resume"). Significava que a net tinha caído entretanto.
Vê lá se é só isso...

Ainda não experimentei as ultimas atualizações. Não tenho chegado sequer a tempo de as apanhar a funcionar. 😇🙏
 
Pois é, amigo Red_Acid, tenho estado a tentar esta última actualização e verifico que só consigo gravar vídeos infantis de pequena dimensão. Quanto aos episódios de 700, 800 ou mais MB, nada feito. Para aí por volta dos 25 aos 35%. Também acontece que chega quase ao fim, aí por volta dos 90% e oops... acaba. Outro caso que já aconteceu foi que tendo feito a gravação completa, passa à fase do processamento e às tantas... desiste e "FALHOU". O que é que poderá estar a acontecer? Poderá ser do meu equipamento? Não creio, pois que consigo com os tais vídeos infantis, que serviram só para experiência.
Abraço. Grandfather


.
A última actualização, tenho estado a usar e tem estado a funcionar com tudo de séries e documentários que tenho tentado, aconteceu-me um erro logo ao início de começar a usar ao fazer downloads em simultâneo o segundo ficheiro dava "failed", por isso não voltei a fazer isso, estou a descarregar um filme ou episódio de cada vez não tem dado problema ou erro até agora.
 
Olá amigos,
Faço exatamente minhas as palavras do amigo noBOXonTDT do último sábado (pág.40 - 1., 2. e 3. parágrafos).
Tenho quase 80 anos e um gosto enorme pelos docs disponibilizados pela RTP via RTP Play.
Preciso de ver alguns programas em leitor de mp4 à parte onde tenho mais controlo que o visualizador disponibilizado pela RTPPlay permite. Além disso a internet que tenho é a que posso pagar (12M e às vezes 8 com os respetivos solavancos nos vídeos).
Por isso é com enorme agrado que tenho seguido neste forum os últimos acontecimentos.
Um muito obrigado e um "BEM HAJA" aos que estão aplicando a sua sabedoria, paciência e tempo a meu (nosso) favor.
Em troca quase nada posso dar a não ser "uma lágrima ao canto do olho" ...
Muito obrigado !

PS. O meu registo é de hoje 21-05-2021 15:30
 
Back
Topo