Download Vídeos RTP

@Red_Acid Obrigada desde já por todo o apoio dado neste tópico.
Sou professora e os documentários disponibilizados na RTP play são bastante importantes para consolidação de aprendizagens em sala de aula, mas como todos nós sabemos, o facto de manterem sempre disponíveis os links, faz com que tenhamos de tentar efetuar o download. Há algumas semanas usava a app v1.11 , agora tentei o que explicaste (atualizado em 21 maio), mas dá o seguinte erro:

[RTP] day-zero: Downloading webpage
ERROR: Unable to download webpage: <urlopen error EOF occurred in violation of protocol (_ssl.c:727)> (caused by URLError(SSLEOFError(8, u'EOF occurred in violation of protocol (_ssl.c:727)'),))

Não sei se fiz algo errado...
Estava a tentar retirar este documentário, disponível só até ao dia de hoje :( : https://www.rtp.pt/play/p8772/day-zero

Desde já obrigada pela atenção!
 
Aqui, com a versão YTD-UI.exe de 2021-05-19 o download corre bem.
Como fico com o ficheiro no HDD, se entretanto a validade expirar, avisa.
Rec
 
Não consigo encontrar isto (https://www.rtp.pt/programa/tv/p40266) no RTPplay.
Alguém chegou a guardar?

Excelente série, não sei se chegou a ser disponibilizada no RTP Play...

Bem, depois de ver aqui tantos pedidos, resolvi tentar arranjar uma solução mais definitiva para este problema da RTP.

----

Como já falado há umas publicações atrás, um dos softwares mais utilizados para guardar vídeos dos sites é o youtube-dl. Surgem então duas situações:
- No que toca à RTP, este tem um problema que está identificado e cuja resolução já existe há largos meses mas que ainda não foi aceite pelos programadores principais - está em pull request para quem entende da coisa;
- Por si só é um software para ser usado na linha de comandos e é possível que muitos de vós não estejam confortáveis em usar.

Assim, o que fiz foi gerar uma build do youtube-dl com a resolução desse problema incluída e disponibilizar o seguinte para mais facilmente sacarem os vídeos do RTP Play:

  • Para Windows 10 (qualquer outra versão de Windows não é suportada)
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 21/05/2021 às 21h00)
    • Extrair e executar o ficheiro YDL-UI.exe (cortesia da interface gráfica aqui disponibilizada)
    • As definições já têm as alterações necessárias na aba Binaries para usar os executáveis que estão na pasta bin e que são necessários para o correcto funcionamento do programa - nunca devem fazer actualização manual do youtube-dl dentro desta aba pois essa actualização irá sobrepor o ficheiro mais importante e irá deixar de funcionar para os vídeos da RTP
    • Poderão alterar as restantes definições, inclusive mudar o idioma para português
    • Na barra superior carregar em Download e depois Add URL..., irá surgir uma nova janela e devem introduzir no campo o endereço da página de onde querem obter o vídeo (por exemplo, https://www.rtp.pt/play/p6242/e430268/sul ou https://www.rtp.pt/play/p8157/telejornal ou https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7776/portugues-1-ano, etc.), carregar no botão Add e esperar que o download seja efectuado

  • Para macOS
    • DOWNLOAD AQUI (actualizado a 21/05/2021 às 21h00)
    • Ferramenta desenvolvida recorrendo a um bocado de Shell Scripting e um bocado de AppleScript
    • Muito simples, apenas permite inserir o URL, escolher o directório destino e depois esperar que o download termine na janela que aparece
E pronto, acho que é isso. Espero que seja útil!


Infelizmente, parece que o dia temido chegou...:grumpy: Pelo que pude analisar no código fonte de vários vídeos, a RTP está a adicionar protecção DRM em todos eles, o que irá inutilizar a ferramenta e dificilmente nos próximos tempos haverá algo parecido.


As minhas competências técnicas não me permitem muito mais do que fiz até agora, pelo que da minha parte dificilmente irei gastar mais neurónios com isto. Foi bom enquanto durou.
Não sei se já experimentaram ou se já foi aqui mencionado, mas esta ferramenta também funciona nos vídeos da SIC.

Mais uma vez obrigado a todos os programadores desta ferramenta.
 
Sim, a série esteve no RTP Play, pq na altura fui lá buscá-la com vários dias de atraso.
Quando o RedHeart pediu, ainda fui ver ao meu Recycle Bin, mas já tinha sido apagada!
Há alguns programas que ao fim de alguns dias deixam de estar disponíveis no RTP Play, foi o caso.
 
Bom dia.

Criei conta para agradecer todo o esforço e dedicação.

Não sou entendida em programação; não tenho a melhor net do mundo. Recorro à visualização de alguns vídeos/programas para manter algum equilibrio; graças a alguns problemas de saúde mental e emocional, tenho pouca esperança e pouca disposição. São esses vídeos que me despertam algum interesse, vontade e que permitem que a minha capacidade de sonhar não morra. Desculpem a transparência.

A questão que deixo é - e PERDOEM se for absurda - não há forma de fazer estes downloads de rtp play via android? só tenho telemóvel...

Obrigada por estarem aqui.
 
Boa Tarde Pessoal.
Alguém tem o episodio 15 da temporada 8 de Uma Familia ás direitas?
É que pensei que tivesse tirado da rtp play mas agora quando fui para ir buscar o episodio de ontem vi que me falta o 15.
Se alguém tiver por favor diga alguma coisa.
 
Boa Tarde Pessoal.
Alguém tem o episodio 15 da temporada 8 de Uma Familia ás direitas?
É que pensei que tivesse tirado da rtp play mas agora quando fui para ir buscar o episodio de ontem vi que me falta o 15.
Se alguém tiver por favor diga alguma coisa.

No youtube há bastantes episódios, pode ser que apareça o que pretendes.
 
Bom dia.

Criei conta para agradecer todo o esforço e dedicação.

Não sou entendida em programação; não tenho a melhor net do mundo. Recorro à visualização de alguns vídeos/programas para manter algum equilibrio; graças a alguns problemas de saúde mental e emocional, tenho pouca esperança e pouca disposição. São esses vídeos que me despertam algum interesse, vontade e que permitem que a minha capacidade de sonhar não morra. Desculpem a transparência.

A questão que deixo é - e PERDOEM se for absurda - não há forma de fazer estes downloads de rtp play via android? só tenho telemóvel...

Obrigada por estarem aqui.
A tua questão não é absurda, é até natural surgir. Tendo em conta o teu desabafo, passei aqui algumas horas a testar várias abordagens, mas infelizmente não consegui de uma maneira fácil colocar a funcionar algo para que possas fazer o download dos vídeos em Android. Eu percebo pouco de Android na óptica do programador, além disso não existem muitas opções disponíveis para algo do género e as que existem não permitem alterações do executável do youtube-dl (que é o que acontece no caso das ferramentas que disponibilizei).

Espero que no futuro tudo fique melhor. :)
 
A tua questão não é absurda, é até natural surgir. Tendo em conta o teu desabafo, passei aqui algumas horas a testar várias abordagens, mas infelizmente não consegui de uma maneira fácil colocar a funcionar algo para que possas fazer o download dos vídeos em Android. Eu percebo pouco de Android na óptica do programador, além disso não existem muitas opções disponíveis para algo do género e as que existem não permitem alterações do executável do youtube-dl (que é o que acontece no caso das ferramentas que disponibilizei).

Espero que no futuro tudo fique melhor. :)


sim, eu imaginei que não fosse fácil...
muito obrigada. pelas horas gastas, pelo altruismo.
por esperares que ainda possa melhorar *
 
Explorando a possibilidade de usar o youtube-dl no Android, "quase" funcionou.

Só falta o "quase", mas a solução existe.
Procedimento:
  1. Fui ao Play Store buscar a app "termux" que é descrita assim:
    "Android terminal emulator and Linux environment"
  2. Instalado no Android, clicar no ícon para lançar, aparece um "terminal":

    etc.
  3. Dar-lhe acesso a guardar vídeo em memória com o comando:
    termux-setup-storage
  4. O Android pede autorização (allow):
  5. Instalar python:
    pkg install python -y
    responder "y" quando necessário,
    esperar um tempão até acabar ...
  6. Agora que já temos pip, instalar youtube-dl
    pip install -upgarde youtube-dl
    (nota: é claro que esta versão do youtube-dl para nós
    aliás, para a RTP Play actual, não presta ...)
  7. Tentativa frustada de fazer download de :
    As Aventuras da Miffy ep 26 temp 3, são só 5 minutos
    (tudo numa só linha):
    youtube-dl -o miffy.mp4 https://www.rtp.pt/play/zigzag/p7927/e549544/as-aventuras-da-miffy-3
  8. O resultado com 156,31KB é que não parece bom:
    Pois, exactamente como em Windows 10, o youtube-dl espalhou-se, a versão "principal" não sabe lidar com as transposições necessárias para os links da RTP Play.
  9. A solução seria o Red_Acid disponibilizar a variante:
    youtube-dl-rtp-support
    (o python, não o *.exe)
    idealmente metendo-a em PyPi para que a instalação possa fazer-se com o pip no termux:
    pip install youtube-dl-rtp-support
Rec
 
Última edição:
Back
Topo