Downloads de músicas na Net? 95% são ilegais

Status
Fechado a novas mensagens.

MANAGER

Banido
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001543.html


A estimativa acaba de ser anunciada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI): 95% dos downloads feitos na Net são ilegais.
vazio.gif
As cifras apresentadas pelo último relatório da entidade que representa as editoras a nível mundial é preocupante – não só a quase totalidade dos downloads de música na Internet é ilegal, como também as receitas registadas pela indústria musical registaram uma perda de sete por cento no ano de 2008, noticia a BBC. Ainda assim, nem todas as estimativas da IFPI são pessimistas: no ano transacto, um quinto das receitas obtidas pelas editoras mundiais proveio da venda de downloads legais.
De acordo com a IFPI, 40 mil milhões de cópias piratas de música foram partilhadas na Web durante 2008.
O mercado dos downloads de música legal é bastante mais pequeno: em 2008, não terá ido além de 1,4 mil milhões de músicas transaccionadas. Lil Wayne, com o tema Lollipop, sagrou-se o campeão dos downloads legais ao vender 9,1 milhões de faixas na Net.
 
E mesmo assim n sei se o pessoal aderia..
claro k a maior parte das pessoas prefere ter o seu cd em casa ou se calhar nem tem acesso á net, mas cada vez mais é muito mais facil ter a musica k se ker em 20 segundos e sem dar um tusto. Dificil de competir com isto!
 
O único motivo que eu vejo para as pessoas ainda comprarem cd´s são das duas uma, ou não tem internet em casa ou são old school e gostam de sentir a compra do cd.

Esses números não me espantam, nem a ninguem com dois dedos de testa, unica coisa que espanta aí é " um quinto das receitas obtidas pelas editoras mundiais proveio da venda de downloads legais."
 
Eu acho que comprar um CD já passou de moda, preferia ir à ***** e comprar um código por 4 euros para o album "ABCD da banda YXZ" chegava à net, fazia o download e pronto.

Cumps
 
Acho mais facil num simples clic, aceder ao que se quer e de borla, do que me deslocar e ir a loja. Ate porque cada vez a musica é mais Comercial do tipo mastiga e deita fora.
 
Se toda a gente pensasse como vocês a industria da música ainda iria piorar mais... Prefiro ter uma colecção pequena e dizer que é minha do que ter uma colecção de 50+GB de mp3 dos quais não tenho direitos.

Sou completamente contra mecanismos de protecção de cópias como DRM's e afins, mas sou completamente a favor de se comprem os produtos que usamos se estes estão comercializados. Ainda para mais com serviços como o last.fm o pessoal nem tem desculpa para o velhinho "Ah e tal, só saquei para ver se gostava do estilo, ou do álbum..."

Mas adiante. É bom saber que os números de vendas em formato digital estão a aumentar, quanto maior a procura deste tipo de serviços melhor para quem os usa... Mais descontos/promoções/etc...
 
Downloads de música legais prestes a ultrapassar partilha em redes P2P



O volume de músicas descarregadas a partir da Internet de forma legal está a aproximar-se do volume de downloads ilegais e a breve prazo irá ultrapassar os serviços piratas.

De acordo com um estudo recente da Entertainment Media Research, 35 por cento dos consumidores de música online usam já hoje serviços legais para adquirir a sua música, um número que tem tendência a aumentar e ultrapassar, a breve prazo, os 40 por cento que continuam a optar pela utilização dos serviços ilegais.

O aumento da utilização de serviços legais está intimamente ligado aos receios dos utilizadores em serem confrontados com a justiça ou alvos de vírus, geralmente associados às redes de partilha de ficheiros. Da mesma forma os consumidores reconhecem a falta de qualidade dos serviços de música ilegais.

O estudo indica que dois terços dos 4000 consumidores inquiridos valorizam a disponibilidade imediata da faixa pretendida nos serviços de música legais e apontam esta razão como critério de decisão, avança ainda o 2006 Digital Music Survey, citado pela Reuters.
isto em 2005.


E agora, algo que refuta essa ideia de que a culpa da crise é dos downloads

Downloads legais crescem acima dos ilegais
#zahirad12{ margin:0px; padding:0px; text-align:right; } A recessão não está a aumentar o número de músicas pirateadas, mas sim de downloads legais.
vazio.gif
De acordo com o site Silicon Alley Insider, o volume de música descarregada legalmente da Net aumentou 29 por cento no terceiro trimestre deste ano relativamente ao mesmo período do ano passado. Este número é superior ao aumento dos downloads nas redes de peer-to-peer, que cifrou nos 23 %. Ao mesmo tempo, houve uma quebra de 19 por cento na procura de CDs relativamente ao mesmo período do ano anterior.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001324.html
 
Última edição:
quem e que ainda usa um discman ??? :x se inventam os mp3/4 qual e a logica de continuar a vender cds ?? la comprar um dvd com o concerto de x ou y grupo tass bem ... e mesmo assim.. agora musica :X vamos a net, tiramos as que interessam e passasmos para o mp4 :) simples facil e barato! querem diferente ? coloquem hotspots nas lojas em que colocamos 10 euros, ligamos o mp4 e baixamos umas quantas musicas.. era mais simples :D
 
Acho que quem chama de pirata quem faz dowload de musica da net de forma gratuíta, é mais papista que o papa...!

Aqueles anuncios que passam no cinema sobre a pirataria é anedótico.

As editoras que baixem os preços da musica online e ofereçam algo mais. Um brinde. Por exemplo a imagem da capa do album em alta qualidade e um vale para imprimir a mesma numa destas lojas de impressão de fotos online.

Seja como for, a net é melhor para as bandas pequenas e que têm valor. É melhor terem um album a circular de forma gratuíta (a tal forma pirata), do que não ter de todo e continuarem para sempre a tocar na garagem...

(digo eu...) LOL :D
 
é normal... 1 album qualquer que ás vezes só gostamos de 1-2 músicas custa normalmente cerca de 15 euros, e quando se tem salários miseráveis como os de portugal, é normal o pessoal recorrer a outros métodos menos legais para ter as músicas que queremos... não é que eu concorde, mas também na net a facilidade de obter músicas, filmes, programas na net é enorme...


cumps...
 
ponto número 1: Toda a gente usa mp3 para ouvir música e já ninguém usa discman.
ponto número 2: Pagar 15€ por um cd que demora 10 minutos a ser sacado da net é um roubo.
 
ponto número 1: Toda a gente usa mp3 para ouvir música e já ninguém usa discman.
ponto número 2: Pagar 15€ por um cd que demora 10 minutos a ser sacado da net é um roubo.


pagar 15€ onde só uma ínfima parte vai pro artista? Editora = verdadeiro ladrão
 
Acho que quem chama de pirata quem faz dowload de musica da net de forma gratuíta, é mais papista que o papa...!

Aqueles anuncios que passam no cinema sobre a pirataria é anedótico.

As editoras que baixem os preços da musica online e ofereçam algo mais. Um brinde. Por exemplo a imagem da capa do album em alta qualidade e um vale para imprimir a mesma numa destas lojas de impressão de fotos online.

Seja como for, a net é melhor para as bandas pequenas e que têm valor. É melhor terem um album a circular de forma gratuíta (a tal forma pirata), do que não ter de todo e continuarem para sempre a tocar na garagem...

(digo eu...) LOL :D
Se o álbum é distribuído de forma gratuita, então não há pirataria...

E eu prefiro muito mais comprar o belo do vinyl do que comprar um cd. E prefiro comprar um cd que sacar/comprar música da net... Infelizmente isso nem sempre é possiv€l.
 
ponto número 2: Pagar 15€ por um cd que demora 10 minutos a ser sacado da net é um roubo.

... que raio de argumento :rolleyes:
pagar 15€ onde só uma ínfima parte vai pro artista? Editora = verdadeiro ladrão

A editora é um dos grandes papões sim, mas há muito maais gente envolvida em todo o processo. Estudios, artwork, retalho...

Acho estraordinário ninguem se queixar de que pagamos praticamente (ou mais) o dobro pela maioria dos bens essencias, desde que chegou o euro. A música está cara, mas custa hoje o mesmo,(ou menos) do que custava há 12 anos atras.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo