• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Downsizing "Upgrade"

Exhit

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500€. A encomendar esta semana mal tenha uma build.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Alguns componentes CPU, MB, CAIXA

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 2K
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Unity, Blender, Houdini, Substance Painter, Premiere Pro, After Effects e outros softwares de FX e game development)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Nunca, se fosse possível

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
GPU: ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC 24GB
MB: Z370-F Gaming
CPU: Intel 8700K
PSU Seasonic GX-850
RAM: 64GB (4 sticks). Não me importo de descer para 32GB de memória e mais tarde fazer 2x32GB em ITX.
DISCOS: 2xM.2 SSDs
USBs: tenho neste momento 12-14 USBs (contado assim por alto)

6) Vais fazer Overclock?
Gostaria, mas não tenho experiência.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>mATX
>ITX
Estou a pensar na XTIA XPROTO-L com RISER PCIE 3.0 (4.0 está esgotado. Se existirem risers 4.0 noutro lado idênticos, podem sugerir. Obrigado).

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD (trabalhos pesados e physics)

c. Motherboard (chipset, formato)
>mATX
>ITX.
Tem de ter dual M.2 slots. Estava a pensar na ASUS ROG STRIX X570-I Gaming.

d. Dissipador
>Para caber em ITX ou mATX


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Caixa para HDDs, talvez algum tipo de power management de USBs para conseguir ter tantos e só ter a informação a ir para o computador.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Era fixe a MB ter wireless. Gostava que me apresentassem com e sem Wireless e depois escolho.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
Última edição:
Com uma rtx3090 e a potência que queres.... Tem que ser mesmo muito bem pensada.

Porque queres is itx? Falta de espaço ou gosto mesmo? Queres mesmo uma "caixa" toda aberta?

Eu vou ter de fazer a troca forçosamente porque alguns componentes vão ser utilizados noutra máquina. Portanto aproveitava para fazer uma build mais compacta, mais potente e uma coisa mais bonita a comparar com o que tenho agora.

É querer ter mais espaço e gosto. Acho a caixa que mencionei muito fixe e parece boa para uma build AURA RGB, dado que já tenho RAMs e Gráfica compatíveis com esse "ecossistema". O facto de ser ITX torna tudo muito mais móvel, podendo eu ir para a terrinha com a caixa e ecrã de desenho e fazer as minhas coisas lá. Como tenho agora é uma massada pensar sequer nisso.

Quanto a caixa aberta, não recuso outra caixa (aberta ou fechada) que fique bem. Eu acho esta versão da RTX 3090 linda e gostava de a ter na caixa "on display".
 
Algumas notas relativamente ao formulário inicial.
  • RAM: se fores pelo formato ITX só tens boards com 2 sockets de RAM, portanto 2x16GB ou terias de fazer upgrade.
  • PSU: (quase) todas as caixas ITX requerem uma fonte SFX (e dado que tens uma 3090 750w+ ou até mesmo 850w para garantir que não tens problemas)
  • Board: as boards ITX têm sempre wifi e bluetooth, dado que são super compactas e vão ter menos portas USB, isso vem (quase) sempre incluído (pelo menos não me estou a recordar de alguma que não tenha)
  • Caixa: se queres uma caixa fácil de transportar, a XTIA XPROTO não é a melhor hipotese. RGB também não é algo que tenha grande realce numa caixa aberta.. Luz no cooler e na ram talvez, o resto perde-se muito..
Posto isto:

CPU: AMD 5900X (~560€)
Board: Gigabyte X570 I Aorus Pro WIFI (225€) // ROG Strix B550-I GAMING (220€) // ROG Strix X570-I Gaming (290€)
PSU: Cooler Master V850 SFX Gold (160€)

Caixa acho que é gosto sinceramente. As sugestões mais comuns:
- NR200/NR200P (~100€)
- Ncase M1 (~200€)
- Lian Li TU150 (~110€) (tem uma pega que para transportar é fixe)
- a muito controversa NZXT H1 (330€ mas inclui cooler e fonte)

Total: min:1045€ - max: 1300€

Para escolheres a caixa, vê o reddit /r/sffpc e tira ideias.. É a melhor forma..

------------
PS: A board, e a título pessoal escolho a Gigabyte, simplesmente coloquei as duas asus dado que já tens algum suporte para Aura RGB (asus).
PS2: A NR200 com alguma paciência e custom mod's permite uma fonte não SFX
PS3: se vais para o small form factor, tens de verificar tudo antes de comprar..
PS4: não recomendei cooler, a caixa vai influenciar muito o que podes ou não usar (desde AIO a Air coolers, tens de ver se tens clearance suficiente)
PS5: se acabares por ir para uma caixa barata, e se sobrar algum dinheiro no orçamento, vale a pena o upgrade ao CPU para o 5950X.
 
Eu fugia da H1, o problema do rizer pcie a pegar fogo não foi totalmente resolvido!

A NR200 cabe uma fonte ATX, mas não é nativo. A CM oferece é um "blueprint" para fazer em impressora 3D um suporte, mas vai roubar imenso espaço interior e pode não caber com a 3090!

Qualquer destas 3 caixas são bakanas. Fonte vai para a Corsair SF750 platinium, aguenta com a 3090 em OC e sobra.

Board pega a B550I aorus pro, tenho uma e recomendo. Os extras PCIE do ITX não serve de nada, poupa alguma coisa e evita o uso de uma fan irritante.
 
Algumas notas relativamente ao formulário inicial.
  • RAM: se fores pelo formato ITX só tens boards com 2 sockets de RAM, portanto 2x16GB ou terias de fazer upgrade.
  • PSU: (quase) todas as caixas ITX requerem uma fonte SFX (e dado que tens uma 3090 750w+ ou até mesmo 850w para garantir que não tens problemas)
  • Board: as boards ITX têm sempre wifi e bluetooth, dado que são super compactas e vão ter menos portas USB, isso vem (quase) sempre incluído (pelo menos não me estou a recordar de alguma que não tenha)
  • Caixa: se queres uma caixa fácil de transportar, a XTIA XPROTO não é a melhor hipotese. RGB também não é algo que tenha grande realce numa caixa aberta.. Luz no cooler e na ram talvez, o resto perde-se muito..
Posto isto:

CPU: AMD 5900X (~560€)
Board: Gigabyte X570 I Aorus Pro WIFI (225€) // ROG Strix B550-I GAMING (220€) // ROG Strix X570-I Gaming (290€)
PSU: Cooler Master V850 SFX Gold (160€)

Caixa acho que é gosto sinceramente. As sugestões mais comuns:
- NR200/NR200P (~100€)
- Ncase M1 (~200€)
- Lian Li TU150 (~110€) (tem uma pega que para transportar é fixe)
- a muito controversa NZXT H1 (330€ mas inclui cooler e fonte)

Total: min:1045€ - max: 1300€

Para escolheres a caixa, vê o reddit /r/sffpc e tira ideias.. É a melhor forma..

------------
PS: A board, e a título pessoal escolho a Gigabyte, simplesmente coloquei as duas asus dado que já tens algum suporte para Aura RGB (asus).
PS2: A NR200 com alguma paciência e custom mod's permite uma fonte não SFX
PS3: se vais para o small form factor, tens de verificar tudo antes de comprar..
PS4: não recomendei cooler, a caixa vai influenciar muito o que podes ou não usar (desde AIO a Air coolers, tens de ver se tens clearance suficiente)
PS5: se acabares por ir para uma caixa barata, e se sobrar algum dinheiro no orçamento, vale a pena o upgrade ao CPU para o 5950X.
Estou a pensar na ROG STRIX X570. Estive a ver um comparativo e pelos vistos tem maior power output de USB que a B550, o que é importante para mim dado que tenho imensos USBs que dependem disso. E entre Gigabyte e Asus, confio mais na Asus, com o bónus adicional do ecossistema de RGB.

Eu fugia da H1, o problema do rizer pcie a pegar fogo não foi totalmente resolvido!

A NR200 cabe uma fonte ATX, mas não é nativo. A CM oferece é um "blueprint" para fazer em impressora 3D um suporte, mas vai roubar imenso espaço interior e pode não caber com a 3090!

Qualquer destas 3 caixas são bakanas. Fonte vai para a Corsair SF750 platinium, aguenta com a 3090 em OC e sobra.

Board pega a B550I aorus pro, tenho uma e recomendo. Os extras PCIE do ITX não serve de nada, poupa alguma coisa e evita o uso de uma fan irritante.
Vi este post no reddit: Nesta configuração caberia a minha ROG STRIX RTX3090 e Seasonic GX-850? Se sim, em relação à caixa, we have a winner! Tenho uma impressora 3D portanto essa parte consigo resolver.

Fonte sou da opinião do JPgod, Corsair SF750 Platinum.

Caixa, já viram a nova Lian Li Q58 que vai sair? :D
Queria muito evitar ter que comprar outra fonte. Estou bastante satisfeito com esta. Se pudesse comprar uma caixa ITX, manter esta fonte e a minha gráfica, era perfeito.


Vou ter que encomendar tudo esta semana sem falta.
Obrigado pelas respostas a todos
 
Qual o cpu que vais adquirir? sempre é o 5900x?


Enfiar o mesmo com uma 3090 numa caixa tão pequena e mantê-lo a ar penso que não fará milagres quanto a temperaturas. Não sei qual o melhor cooler que consegues colocar , e pelo menos por essa imagem que mostras parece que ficas limitado a apenas 1 fan exhaust.
 
Qual o cpu que vais adquirir? sempre é o 5900x?


Enfiar o mesmo com uma 3090 numa caixa tão pequena e mantê-lo a ar penso que não fará milagres quanto a temperaturas. Não sei qual o melhor cooler que consegues colocar , e pelo menos por essa imagem que mostras parece que ficas limitado a apenas 1 fan exhaust.

Em princípio é o 5900X, sim.

Se reparares bem na imagem, tem umas ranhuras boleadas no frame da estrutura e é possível colocar um bracket onde se podem montar ventoínhas extra.

Aqui o meu problema é se dá para colocar a 3090 no segundo e terceiro com o "excesso" do cooler a ocupar 3/5 de espaço de um hipotético quarto slot. Aquilo tem algum espaço debaixo do terceiro slot mas não percebo se é suficiente.

EDIT: Mas estou a ver que vou ter que ceder na PSU...
 
Última edição:
Em princípio é o 5900X, sim.

Se reparares bem na imagem, tem umas ranhuras boleadas no frame da estrutura e é possível colocar um bracket onde se podem montar ventoínhas extra.

Aqui o meu problema é se dá para colocar a 3090 no segundo e terceiro com o "excesso" do cooler a ocupar 3/5 de espaço de um hipotético quarto slot. Aquilo tem algum espaço debaixo do terceiro slot mas não percebo se é suficiente.
Esse bracket não te vai servir de nada. Ao colocares um cooler em condições para o 5900X não consegues colocar o bracket. Segundo essa imagem, e assumindo um 5900X, tens apenas 1 fan de exhaust, e podes colocar sim 2 fans fininhas como intake no bottom. No entanto o exhaust deficiente possivelmente irá fazer o calor manter-se dentro da caixa por mais tempo que o ideal. É que um 5600X, podes colocar um cooler de baixo perfil, ou até um AIO de 120, mas com um 5900X é mais complicado.

Atenção, mini itx com componentes de topo tem muito que se lhe diga. Não te dá margem absolutamente nenhuma para "desenrascar". E compreendo perfeitamente o querer aproveitar componentes como é o caso da fonte ATX, mas dado o valor total da build, preferia largar mais 160€ para uma fonte sfx e ter a possibilidade de colocar um AIO na lateral.
Digo isto porque ando há que tempos para trocar a minha board por uma mini itx para poder enfiar a 3090 e um 3090X num sistema pucanino, e uma das caixas que andei a estudar foi esta :)
 
Que olho atento! True!

Ou seja, os compromissos para colocar uma gráfica destas dimensões e uma fonte ATX será

- Necessita colocar o cabo riser, logo baixar a gráfica e com isto não pode colocar 2 fans intake no bottom parece-me.

Ao colocares um 5900X, e assumindo que não o quererás torrar, vais colocar um cooler que basicamente irá tocar na lateral da caixa, e com isto não poderás instalar a bracket lateral.

Ou seja, não terás intake activo, e exhaust será apenas 1 fan.

Acho que os resultados a nível de temps, mesmo com undervolt vão ser maus. Cuidado.

E teres que colocar o 5900 em modo ECO para de alguma maneira gerires melhor a energia consumida e consequentemente o calor gerado, poderá tornar-se contraproducente, pois irás perder performance no bixo.

Resumindo, essa caixa com esses componentes, sem fonte SFX, depois de montado vais chegar à conclusão que não funciona.

Uma fonte sfx vai-te permitir 2 fans exhaust no topo, 2 fans intake no bottom, 1 cooler em condições com a fan a puxar ar debaixo para cima (ou, um AIO 240 lateral, a meu ver preferível, e com isto pode-se jogar com topo a fazer intake e apenas o aio a fazer exhaust, ou ter topo e aio como exhaust, ou aio como intake e topo como exhaust).
 
Fonte Cooler Master V850 SFX 850W, Modular 80+ Gold

159,90 €


Processador AMD Ryzen 9 5900X 12-Core (3.7GHz-4.8GHz) 70MB AM4

557,90 €


Motherboard Asus ROG Strix X570-I Gaming

289,90 €



Cooler CPU Noctua NH-L9A-AM4

39,90 €



Caixa Mini-ITX Cooler Master NR200P Vidro Temperado Preto

109,70 €

  • Total 1 187,30 €
________________________________________________________________________________________________________


Optei por colocar uma fonte SFX, senão nunca mais saia daqui. Esta era a única disponível na loja onde costumo ir.

A escolha do dissipador foi só para encher o carrinho. Aqui pergunto-vos qual seria a melhor opção e com style.
 
Este cooler é muito curto para este CPU...
Pode ser outro cooler, como disse, foi só para encher o carrinho.
A escolha do dissipador foi só para encher o carrinho. Aqui pergunto-vos qual seria a melhor opção e com style.
________________________

Algum motivo para ir para X570?

É Asus, tenho imensos USBs sem power dedicado (+3 portas de diferença), WiFi+BT, 2x NVME slots.

Tenho uma dúvida: no lado debaixo da MB tem um slot para NVME. Cabe um NVME com um pequeno heatsink nesse slot, nesta caixa?
 
Última edição:
Essa board é a versão itx da e gaming certo? Li hoje da e gaming, uma bujarda de portas usb 10gb, excelente gestão de energia, etc etc etc. Pelo menos, é na onda do "all the shabang!". podes poupar um pouco indo para umas B550 excelentes, como a aorus, ou uma asrock, na casa dos 200€. Mas se nem for tema, ignora :)

Fonte tens ainda uma promo, da corsair sf750 platinum, está a 120€ algures.

Cooler como te foi indicado, é muito curto. Poupava na fonte (se apanhares esta corsair), metia mais uns trocos, e metia um AIO corsair h100i, 240. Vai manter o bixo fresquinho. Não esquecer que deves necessitar de 2 fans low profile, para o bottom, e 2 para exhaust no topo da caixa :)

Caso contrário, é uma questão de ver qual o noctua "torre" compatível com a caixa. Esse cooler que colocaste just because é de baixo perfil, genial para um 5600x, mas curtíssimo para uma besta como o 5900X
 
Essa board é a versão itx da e gaming certo? Li hoje da e gaming, uma bujarda de portas usb 10gb, excelente gestão de energia, etc etc etc. Pelo menos, é na onda do "all the shabang!". podes poupar um pouco indo para umas B550 excelentes, como a aorus, ou uma asrock, na casa dos 200€. Mas se nem for tema, ignora :)

Fonte tens ainda uma promo, da corsair sf750 platinum, está a 120€ algures.

Cooler como te foi indicado, é muito curto. Poupava na fonte (se apanhares esta corsair), metia mais uns trocos, e metia um AIO corsair h100i, 240. Vai manter o bixo fresquinho. Não esquecer que deves necessitar de 2 fans low profile, para o bottom, e 2 para exhaust no topo da caixa :)

Caso contrário, é uma questão de ver qual o noctua "torre" compatível com a caixa. Esse cooler que colocaste just because é de baixo perfil, genial para um 5600x, mas curtíssimo para uma besta como o 5900X

Esse AIO H100i não serve para a caixa com vidro temperado, penso eu. Era bom mas para esta build é muito apertado, não?

Estava a pensar num Noctua NH-D15 Black, se couber na caixa claro. Vi que têm performances semelhantes.
EDIT: vi que não cabe. Descobri agora o Fuma 2 que aparentemente cabe na NR200, com uma top fan apenas. Na loja da SF750 tem lá a NR200 mesh branca. Talvez aí meta então o AIO mas depois não faz sentido ter RGB.

Vou tentar encomendar a SF750. Obrigado.
 
Última edição:
EPA, aqui a questão é que a 3090 vai gerar muito calor mesmo, e associada ao 5900x o ideal será a lateral em mesh. Podes ter LED's à mesma que faz um efeito giro através da mesh
 
NR200 + Fuma são um combo sólido e não muito caro.

Alternativamente, tens a S620 + D15S, provavelmente a melhor opção para ar (embora custe o dobro).

Pessoalmente para uma build dessas ia para a SSUPD com um bom AIO de 280. Melhores temps no geral, mais compacta e mais fácil de montar. Tem a desvantagem de o SSD de trás ficar "tapado" pela GPU e as portas HDMI e DP requererem um cabo de 90 graus.
 
Back
Topo