Como sabem, na semana passada efectuou-se a alteração da TechZone para uma máquina dedicada, já que alojamento em regime partilhado já se notava ser insuficiente. Esta era uma máquina um pouco melhor que a que a TechZone dispunha quando alojava em máquina própria, à cerca de um ano atrás. Acontece que, durante este último ano a TechZone cresceu muito, tornando-se essa máquina insuficiente (daí notarem períodos com navegação muito lenta (horas altas) e períodos com navegação bem mais rápida (horas baixas).
Concluiu-se portanto que seria necessária uma máquina dedicada com capacidade superior, pelo que durante a quarta-feira, 31 de Janeiro, efectuamos a transferência da Techzone para esta nova máquina.
Durante a sexta-feira, tivemos diversas intervenções já planeadas no datacenter de Lisboa, pelo que, sendo nós do Porto, saímos para Lisboa relativamente cedo, tendo apenas chegado ao Porto na madrugada do dia 3 de Fevereiro. Durante este dia, pelo que soubemos, a TechZone encontrou-se em baixo. Devido à passagem de dados ter sido efectuada no dia 31, não chegamos a colocar o servidor sob monitorização, pelo que saber se o servidor estaria em baixo ou não dependeria unicamente de um aviso de alguém que reparasse que estava em baixo e nos ligasse, o que não aconteceu.
Hoje pela manhã, soubemos do downtime, pelo que rapidamente tomamos medidas para o resolver. Seguimos os nossos procedimentos nestes casos, e detectamos o problema. Tratou-se de um problema no sistema de ficheiros, que estava a apresentar bastantes dados corrompidos e o I/O estava a sobrecarregar por completo o CPU, originado pela controladora.
Por volta das 18:00 de hoje, conseguimos ter o problema resolvido, tendo sido necessário efectuar trocas de hardware, repor o sistema operativo, recuperar os dados e configurar o mais diverso software necessário ao webserver.
---------------
No que diz respeito aos comentários colocados, aceito que efectivamente as pessoas se sintam algo chateadas por não ter o forum online. Apenas gostaria que relectissem um pouco quando decidem acusar de "falta de profissionalismo", já que, gostaria de saber quantas vezes, desde que a TechZone é alojada por nós (exceptuando no início do ano passado quando trabalhavamos com a SONET, que faliu) esta esteve em baixo. É incrível também reparar que o facto de um site estar em baixo, confere logo uma imagem negativa a uma empresa que aloja vários sites. Infelizmente cada vez mais é difícil encontrar compreensão nas pessoas.
Quem falou em valores de pagamento... sim, alojar um fórum como o da TechZone teria custos bastante elevados. Nós alojamo-lo a custo zero. Temos um contrato de patrocínio, desde que a SONET faliu, em que acordamos alojar a TechZone em troca de publicidade. Estamos em período de renovação deste contracto, pelo que iremos analisar,em conjunto com os admins da TechZone, o interesse em manter este patrocínio.
De resto apenas posso deixar um pedido de desculpas aos utilizadores, e em especial aos admins da TechZone pelo sucedido.