Xbox Dragon Age: Origins (RPG, Bioware)

Garm

Power Member
DAOLOGO.jpg


Website
Wikia (criado por fans e bastante detalhado)

Data de Lançamento: 6 de Novembro de 2009


Descrição:

Este jogo é um RPG tipicamente ocidental que se desenrola num setting de fantasia mais sombrio que o habitual (dark heroic fantasy como diz a Bioware, eh). É uma espécie de sequela espiritual do Baldur's Gate, usa um combate táctico em que é possível pausar a acção para dar ordens aos 4 personagens da nossa equipa.
Tal como é habitual nos jogos da Bioware os elementos da equipa têm personalidades bem vincadas e distintas e é possível iniciar romances com algumas dessas personagens ou hostilizá-las de tal forma que eles acabam por abandonar o grupo ou mesmo por tentar matar-nos.

Outra característica importante neste jogo é o facto da escolha do background da personagem (a chamada Origin) implicar um início diferente e único, além de ter uma influência ao longo do resto da história.
Imagine-se que eu escolho a origem Dwarf Noble e como tal começo como um príncipe de uma casa de nobres na cidade de Orzammar. Durante cerca de 2-3h jogo a minha origem até um ponto em que todas as origens convergem (a nossa recruta nos Grey Wardens) e a partir daí a história principal é aproximadamente comum a todas as origens. No entanto, mesmo durante o resto do jogo as pessoas vão reagir ao facto de eu ser um Dwarf Noble. Quando eu voltar a Orzammar as pessoas irão reagir de acordo com o que aconteceu na origem (naturalmente uma pessoa que tenha escolhido um Dalish Elf terá uma experiência muito diferente em Orzammar).

Trailers referentes a cada uma das 6 origens:
City Elf Origin / Dalish Elf Origin / Dwarf Commoner Origin / Dwarf Noble Origin / Human Noble Origin / Mage Origin



Imagens:

002-1.jpg


023.jpg


019.jpg


009.jpg


022.jpg


038.jpg


015.jpg


011.jpg




Vídeos:

E3 2008 Trailer
Combat Trailer (GDC 2008)
Narrated Demonstration (2008)# 1, # 2, # 3, # 4
Origins Stories Narrated Demonstration (2008)
Grey Wardens Teaser (não é in-game)
Join Us Trailer
Violence Trailer
Wardens Calling Trailer (não é in-game)
We Are The Grey Wardens Trailer (E3 2009 Trailer)
GC 2009 Trailer
Sacred Ashes Trailer (não é in-game)



Esquema de controlo:

360controls1.jpg


ATENÇÃO: A versão para consolas do jogo NÃO tem a câmara que emula a visão isométrica. Como consequência disso a versão para consolas não terá a jogabilidade point & click e só podemos controlar uma personagem de cada vez (mas ainda dá para pausar a acção). Esse controlo é feito com o analógico esquerdo como num jogo na 3ª pessoa típico.
 
Última edição:
Lista de DLC e expansões

[DLC] The Stone Prisoner
1200 MS Points ou gratuitamente na compra do jogo novo
stoneprisoner.png


Trailer

A aldeia de Honnleath está infestada de darkspawn e esconde um segredo: uma figura de pedra esquecida no centro da aldeia é na verdade um golem poderoso desactivado há imenso tempo. Activa o golem e revela uma quest para desbloquear o seu poder e passado misterioso.
Através deste DLC ganhas acesso a Shale, um poderoso golem de pedra que pode juntar-se à tua party. Uma das personagens mais poderosas no jogo, Shale vem com uma backstory rica, diálogo extensivo totalmente vocalizado e uma quest única para explorar. Também inclui novos cenários, itens e horas de jogo adicionais que acrescentam à campanha principal de Dragon Age: Origins.

  • Um novo membro para a party para ajudar na quest épica para salvar Ferelden da Blight
  • Novas áreas, incluindo a problemática aldeia de Honnleath
  • Novos achievements, itens e um ponto de vista único da história de Dragon Age: Origins
DLC1TheStonePrisoner.jpg









[DLC] Warden's Keep
800 MS Points
wardenscall.png


Trailer

Algumas pessoas dizem que a fortaleza de Soldier's Peak está corrompida e povoada por demónios. Outros sussurram sobre traição e espíritos de Grey Wardens assassinados. Seja qual for a verdade, Soldier's Peak não é um local para os vivos.
Revive a hora mais negra da história dos Grey Wardens através deste DLC que adiciona novo conteúdo a Dragon Age: Origins. Esta aventura revela segredos escondidos durante gerações e incluí novos achievements, habilidades desbloqueáveis, itens poderosos e muito mais!

  • Novas quests - descobre o que realmente se passou com os Grey Wardens de antigamente e o que levou à sua expulsão de Ferelden
  • Novas características - uma base de operações com armazenamento. Inventário cheio? Acumula novos itens tal como saque resultante da campanha principal de Dragon Age: Origins
  • Novos itens e habilidades - talents e feitiços da escola Power of Blood, novos achievements e itens poderosos incluindo um conjunto de armadura Grey Warden Commander
DLC2WardensKeep.jpg









[DLC] Return To Ostagar
400 MS Points
returntoostagar.png


Trailer

As tuas memórias da batalha de Ostagar irão atormentar-te por muitos anos. Dizimou a tua ordem e tomou a vida de muitos grandes homens e mulheres, incluindo o intempestivo e novo Rei Cailan e o teu mentor, Duncan.
Agora, existem rumores que um outro sobrevivente da batalha escapou ao cativeiro e está à procura de ajuda dos Grey Wardens. É tempo dos Grey Wardens regressarem a Ostagar e vingarem-se dos darkspawn.

  • Regressa aos campos de batalha de Ostagar, agora apinhado de darkspawn acampados no meio da neve.
  • Recupera as armas e armaduras perdidas do Rei
  • Tem um nova chance de juntar Dog à tua party
DLC3ReturnToOstagar.jpg







[Expansão] Awakening
3200 MS Points ou ~25£ pela versão retail
awakening_header.png


Durante séculos, os Grey Wardens — a antiga ordem de guardiões, que juraram unir e defender as nações — têm batalhado as forças dos darkspawn. As lendas dizem que matar o Archdemon deveria acabar a ameaça dos darkspawn durante séculos, mas de alguma forma ela mantém-se.
Tu és o Comandante dos Grey Warden e foste incumbido com o dever de reconstruir a ordem de Grey Wardens e descobrir os segredos dos darkspawn e como é que eles conseguiram resistir.
A forma como escolhes reconstruir a tua ordem, como resolves o conflito com o "Architect" e como determinas o destino dos darkspawn serão apenas algumas das muitas escolhas complexas que te esperam e definem a tua jornada enquanto te aventuras na nova região de Amaranthine.

Um Mundo Impressionante Expandido: O mais recente universo criado pela BioWare ficou maior com uma nova área de Ferelden para explorar, Amaranthine

  • Desbloqueia os segredos dos Darkspawn e as suas verdadeiras motivações
  • Recria a ordem dos Grey Warden e estabelece a sua base de operações em Vigil's Keep

Novas Escolhas Morais Complexas: Embarca numa história épica que é completamente definida pelo teu estilo de jogar​

  • Define a tua inteira experiência com base nas escolhas que fazes e como lidas com situações complexas

Novas Formas para Personalizar o teu Herói: Experimenta novos feitiços, habilidades, especializações e itens para personalizar ainda mais o teu herói e party​

  • Importa a tua personagem do Dragon Age: Origins ou começa do zero como um Grey Warden da nação vizinha Orlais
  • Encontra cinco novas personagens para construir a tua party além de uma personagem originalmente presente no Dragon Age: Origins

Combate Ainda Mais Visceral e Brutal: Batalha contra um novo rol de terríveis criaturas​

  • Testa as tuas capacidades contra uma espécie desenvolvida e inteligente de Darkspawn e outras ameaçadoras criaturas incluindo o Inferno Golem e o Spectral Dragon!
XP1Awakening.jpg







[DLC] Darkspawn Chronicles
400 MS Points

hurlock_darkspawn.png


Trailer






[DLC] Leliana's Song
560 MS Points
lelianas_song.png


Trailer






[DLC] Golems of Amgarrak
400 MS Points
runic_golem.png


Trailer
 
Última edição:
*clicks buy button*

a 3ª imagem deu-me cá um flashback, meu deus!! meus lindos BG2 e NWN

só rezo para que a EA não estrague o jogo.
 
Nºao estava minimamente interessado no jogo, apenas ouvia o nome e nem ligava. Mas após ver o trailer na E3 já mudei da opinião :D

Está com excelente aspecto não haja dúvidas, e parece ter potencial em todas as frentes. Um jogo a ter em conta.
 
Nºao estava minimamente interessado no jogo, apenas ouvia o nome e nem ligava. Mas após ver o trailer na E3 já mudei da opinião :D

Está com excelente aspecto não haja dúvidas, e parece ter potencial em todas as frentes. Um jogo a ter em conta.

Fiquei desiludido contigo EagleEye, com um nick desses (olhos de águia) e deixar escapar este titulo da bioware?? lolol sinceramente ando de olho nele desde o inicio, mas ainda tou com medo da adaptação para consolas...sinceramentes espero que consigam algo bom nesse aspecto porque a nível de história ou ambiente, o meu hype vai a 1000.
 
Vai ser epico este jogo! Bioware é a melhor companhia de rpgs do mundo (antes dos comments, sim, melhor que a Square, o FF já enjoa e é uma chachada completa), mais um grande titulo a la AD&D (inspirado).

Mas este vou arranjar em PC, o tipo de combate é mais pra PC do que pra controller.
 
Não tem online e felizmente (para mim, eh) tem muito pouco a ver com o Diablo 2.

O foco do jogo é single-player e por isso vem munido de uma história principal bastante sólida, carradas de quests secundárias (o tempo médio de jogo apontado pela Bioware é 80h e não estamos a falar de um sandbox como o Oblivion!) e parceiros de party com personalidades bem distintas com os quais a interacção é possível e bastante rica. Aliás um dos elementos que mais sinto falta desde o Baldur's Gate 2 é o "banter" entre os NPCs da party e aparentemente vamos ter imensos neste DA:O.
O jogabilidade também não será hack'n'slah à lá Diablo. Além de teres controlo completo sobre os 4 elementos da party (ao contrário do jogo a solo que é o Diablo) o combate é muito mais táctico sendo possível inclusive pausar a acção para poder dar ordens. E tendo em conta comentários dos devs para as dificuldades acima do normal a pausa será um must, o que leva a crer que o jogo será bastante desafiante (pelo menos para PC).

É claro que este é um jogo muito mais virado para o PC mas tendo em conta que provavelmente não vá actualizar o PC vou ter de comprar a versão 360 inicialmente.
O plano é comprar as duas versões (PC e 360) para poder jogar logo por altura do lançamento. Depois quando eventualmente tiver um PC à altura venderei a versão 360 e desfrutarei do toolset e mods feitos pelos utilizadores.
 
Esta semana têm saído várias previews do jogo e o grande destaque, para além de alguns spoilers, é terem tido mais um hands-on na versão 360.
Das que li a preview da TeamXbox é que melhor explica como funcionam os controlos na versão 360:
Like many of BioWare’s games, you can pause the action during combat to give orders to your various party members. This real-time action blended with strategic decision-making is a hallmark of BioWare’s games. And the Xbox 360’s controller seems well utilized to give players access to giving those commands easily and intuitively. How? Radial menus, baby!

To bring up your radial menu of actions, you simply have to pull the right trigger. This simultaneously pauses the game, too, and it’s a toggle function, so you don’t have to hold it down the whole time. The middle of the radial menu is basically your targeting reticule, so aiming at what you want to and engaging an action from the radial menu will direct your action at the highlighted character. You can also lock on to your target by clicking down on the stick. The producer showing me this apologized profusely, saying that the controls were still being tuned and going through usability testing, though, from my experience, it seemed like it was in pretty good shape already. Those Canadians—such perfectionists.

The radial menu brings up all kinds of elementary menu items such as tasks and potions, each of which opens up a second radial menu to let you choose your more specific item. One nice touch was the quick heal ability. Click it and the game will choose the smallest health potion that will give you the most health, instead of you having to sort through them and pick one that will be wasted, because it’s more powerful than what you need. That’s the kind of accessibility we can get behind.

Even though you can do almost anything in this paused menu, there are also lots of shortcuts for quickly doing things while in the real-time battle. The face buttons—X, Y and B—all can have spells or actions set to them for quick access. A is reserved for your basic attack function. The shoulder buttons cycle through your party members quickly and the D-Pad will cycle through targets. It’s all very intuitively designed and an easy-to-pick-up system for controlling the game—and it’ll be especially simple for those who played Mass Effect, even though this game is hardly a fantasy-themed version of that game.
fonte (recordo mais uma vez que o resto do artigo contém spoilers!)


O sistema de menus radiais parece ser um misto do que fizeram no Mass Effect com o que já tinham feito com o Neverwinter Nights - o que é bom.
Ainda melhor, na minha opinião, é bastar clicar no botão para pausar a acção. Não gostei muito da solução no Mass Effect de ter de manter o botão pressionado.

Entretanto saíram mais 3 vídeos:
Sloth Demon Battle (com uma party de fighters)
Sloth Demon Battle (com uma party de mages)
Wynne Fight (quem acompanha o jogo deve conhecer a Wynne, como tal tem alguns spoilers)
 
hmm não percebi. então e onde está o gameplay do género da 3ª imagem?
Basta fazeres zoom out da câmara. Infelizmente eles preferem usar a câmara na 3ª pessoa por cima do ombro na promoção ao jogo.


perde bastante pela falta de multiplayer
Eu por outro lado acho que ganha bastante. Um RPG como este que se foca bastante em decisões e respectivas consequências e uma elevada interacção com os companheiros da party só teria a perder se tivesse um elemento multiplayer. Perdias horas de conteúdo relacionadas com essas características ao substituir os possíveis elementos da party por outros jogadores reais.

Além disso um maior foco no multiplayer implicaria uma simplificação enorme na plot o que para mim seria inadmissível (basta olhar para a história do Neverwinter Nights...). Deixem lá o multiplayer nos FPS que é onde fica bem.
 
Última edição:
Ultimamente ando a ganhar um certo gosto por este jogo, embora nunca tenha jogado nada que se assemelhe (ou seja, nada de Baldur's Gate). O que tenho lido/visto acerca do jogo agrada-me, precisamente por se focar numa excelente experiência a solo.

A arte do jogo também está bastante bem conseguida, e espero que a Bioware consiga fazer um bom trabalho a nível técnico nas consolas.

Obrigado por estares a actualizar o tópico Garm.
 
Fiz um update ao 2º post que será dedicado a detalhes específicos da versão 360.

Tem lá o esquema dos controlos para a 360 (a fonte é a própria Bioware mas não sei até que ponto será final pois ainda faltam 3 meses para o lançamento).
Além disso adicionei também um link para um vídeo onde se vê a versão 360 em acção.


Em relação à 3ª imagem que coloquei no 1º post há que referir que aquilo é da versão PC e como tal a versão 360 terá um HUD bem diferente. Por essa mesma razão decidi retirá-la e esperar que apareça alguma imagem com a câmara na perspectiva isométrica da versão 360. [só para referência a foto era esta].
 
Hmmm....Tenho negligenciado um pouco este tópico. Ainda para mais ainda tem alguma informação errada.

Nalguns posts mais antigos surgiram algumas questões sobre a visão isométrica.
Pois bem, a versão para consolas do jogo NÃO tem a câmara que emula a visão isométrica dos RPG da final da década de 90. Como consequência disso a versão para consolas não terá a jogabilidade point & click e só podemos controlar uma personagem de cada vez (mas ainda dá para pausar a acção). Esse controlo é feito com o analógico esquerdo como num jogo na 3ª pessoa típico. Esta decisão foi tomada pela Bioware porque em certos combates chegam a co-existir dezenas de criaturas no ecrã e ao usar a visão isométrica o jogo iria arrastar-se.
Também é de salientar que devido às limitações das consolas face aos PCs é de esperar que as texturas tenham menor resolução que as da versão PC.

Contudo, há que salientar que a nível de conteúdo (história, diálogos, personagens, sidequests, equipamento) as 3 versões são IGUAIS.


Como possuidor de um PC medíocre e enorme fã do Baldur's Gate II na altura que soube disto fiquei bastante desiludido. No entanto, o jogo continua a ter bastantes argumentos a nível de história, escolhas e customização que mesmo assim vou apostar na versão 360.
Naturalmente mais tarde, quando tiver um PC à altura, irei arranjar a versão PC e jogarei onde deve ser jogado.

------------------

Entretanto, aproveito para colocar o link para o mais recente trailer. Convém referir que este trailer não é in-game. Foi "encomendado" à Blur (conhecida pelos trailers CGI para o Warhammer Online e o Star Wars: The Old Republic) e como tal tem algumas liberdades artísticas - como a ausência de sotaque francês na ruiva, o facto do Sten (o grandalhão) ter uma pêra e do protagonista ter voz.
 
Última edição:
Back
Topo