A DC era muito poderosa quando saiu (ha quem diga que até mais poderosa que a PS2 em alguns componentes..) dai que corria os exitos arcade do inicio da decada de forma muito razoavel, tais com o Virtua Striker 2000 ou o Crazy Taxi ou VF 3, Sega Rally 2.
Também os corria porque, como foi dito, corriam em hardware da Dreamcast na arcade.
Mas sim, a Dreamcast tem vantagem sob a PS2 em algumas coisas, notavelmente na performance a aplicar texturas e suporte em hardware para bump Maps, compressão de texturas (não S3TC), etc
Aqui fica:
DC was a texturing monster in the hands of pretty much any developer...and nobody realized it until they had to start working on PS2. I remember a friend of mine was on a DC-->PS2 port and he had to reduce all of his textures to 25% their original size. As for me, on one of my PS2 games I was strongly encouraged to palletize my textures down to 16 colors.
(cries) After Dreamcast textures that was a rude awakening...at least I had applicable 16-color experience from working on my Apple IIGS 15 years before.
A PS2 tem bastante vantagem em output de poligonos/geometria, no entanto.
Eu também tenho uma e passei(e passo) muitas horas com a dita,no entanto duvido num sucesso de uma dc2. Também concordo com o que foi dito acerca de uma junção de sega+nintendo nesse caso eram perolas a sair vejam o caso de f-zero GX um dos meus jogos favoritos,e só por acaso desenvolvido pela sega e nintendo!
Bem que a Sega fazia um novo para a Wii.
Lamentar o fim da consola é uma situação um bocado hipócrita visto que em cada 10 pessoas que se dizem tristes, uma tem jogos originais enquanto as outras 9 têm uma daquelas caixas de 100cds cheia até cima
Creio que isso é um exagero, mesmo para a realidade portuguesa em que imensa gente tem uma PS2 chipada pelos backups.
Mas foi um factor que não ajudou, sem duvida.
Também não é o facto de serem GD-Roms que se via poucos jogos... A Gamecube também usava GD-Roms diferentes do standard(nem eram mini cd-s nem mini dvd-s mas o I_Eat_All(aka enciclopedia Nintendo) que confirme ) e não foi por isso que faltaram jogos...
De facto, o formato nunca foi um obstáculo, afinal os próprios CD's de 700 MB eram originalmente uma medida anti-pirataria. GD-ROM em muitos sentidos não é mais que um CD com maior densidade de dados que vai até aos 1.2 GB.
A GC não usava GD-ROMS diferentes, mas a nomenclatura seria tão próxima (Gamecube Disc=GD-ROM) que optaram por lhes chamar GOD-ROM's (GOD=Gamecube Optical Disc).
Cá é que era dificil arranjar pois havia mais venda que nunca das PS1 que estavam a terminar a sua vida.. aliás... muita gente pensa que a DC ou N64 são concorrentes da PS1..mas não.. principalmente a DC, é da geração de PS2, Gamecube e Xbox..
Problema da Dreamcast foi timing, lembro-me de ler que na semana em que a DC saiu no japão as suas vendas afectaram em 8% as da Sony e Nintendo. É muito pouco, para o lançamento de um sistema.
Quanto a uma consola Sega nova... A Sega já não é o que era, notavelmente desde que foi comprada pela Sammy (pessoas como o criador do ReZ demitiram-se na sequência disso)...
E temos de ver que a Microsoft usou como forma de entrar no mercado uma certa associação forçada à Sega desde contratarem PR's deles, ao comando (claramente inspirado no da DC), à aposta no online e a noção de que a Dreamcast ao ir abaixo deixou 10 milhões de potenciais clientes o que os levou a dirigir o seu marketing e estratégia para eles. (de facto tentaram comprar a falida Sega)
Por tudo isto... não há espaço para ela no mercado do hardware neste momento, seria um erro que a Sega não pode cometer.
Dito isto... A Sega sempre foi para mim uma empresa de jogos (assim como a Atari e a SNK), prefiro 20 vezes pagar por um produto deles do que pagar por um da Microsoft ou Sony, que enquanto fabricantes de consolas/developers de jogos não me dizem nada. Falta a visão para guiar um mercado, o hardware escolhido por developers para developers, etc...
Mas mais que a Sega voltar a ter uma linha de hardware, gostava de os voltar à grandeza dos jogos que faziam.