Dremel caseira

*Puto_Artur*

Power Member
Olá boa tarde
Tou com uma ideia de criar uma Dremel para cortar pequenas chapas mas não sei que material eu preciso alguém me pode ajudar?:confused:
Tenho uma impressora, uma máquina que cortar cabelo estragada será que um destes materiais da para tirar o motor e fazer a partir dai?
Não percebo nada de electrónica muito menos não sei como a fazer.
Alguém me podia ajudar a ensinar como a fazer???
 
Última edição:
Bom dia Artur,

Na minha opinião o custo de uma não te compensa o trabalho, até porque a qualidade do que poderás fazer nunca será igual a uma original, a menos que estejas a pensar gastar mais em material do que custa uma já feita...

A minha custou 25€ com meia dúzia de acessórios, o que faz variar muito o preço é a quantidade de acessórios, se fizeres como eu compras uma por este valor com poucos acessórios depois compras avulso os acessórios que precisares, porque não adianta trazer mil acessórios se depois na realidade só vais utilizar meia dúzia deles.

Abraço,

JF
 
Para cortar chapa, nada melhor do que um tico-tico com lâmina para chapa... :P


Eu não tenho dremel, mas tenho uma máquina de furar pequena (daquelas que usa em electrónica, é do meu velho, que já a tem desde que é eng. de electrónica, é mesmo velhinha o raio da máquina)... e aquilo funciona na perfeição como se fosse um dremel, foi só comprar os acessórios e está andar....


Mas dremel para chapa, aquilo gasta disco como o caraças... não vai a muito precisei de fazer um corte num tray da board de uma case, e gastei 2 discos.... LOL
 
olá novamente
velho aqui postar novamente porque ainda não desisti da ideia de fazer a minha dremel, e agora tive pra qui a ver no meu sótão e nem sabem o que eu encontrei, uma varinha mágica e está boa, agora é só pensar como é que eide de fazer a estrutura. Vamos lá quero dicas !!!
Vou já também começar a penssar...:wvsore:
 
Para cortar precisas de rotação muito elevada. Uma dremel varia entre as 11.000 rpm e as 30.000, não acredito que uma varinha magica chegue sequer às 5000rpm. As rotações são mesmo muito elevadas e tem que ser tudo "forte e feio", não pode haver erros nestas coisas.
Numa varinha magica não precisas de muito binário nem de rotações elevadas, apesar de uma dremel eventualmente ter menos potencia, tanto o motor como as engrenagens estão preparadas para fazer esforços como cortar metal e ter uma rotação elevada para que o disco de corte funcione.

Para fazer uma coisa caseira tens que comprar um controlador e um motor e só isso vai-te ficar por um preço parecido a uma dremel. Depois falta-te a ventoinha para arrefecer o motor que será um bicho de sete cabeças, depois uma bucha, umas pegas e por fim ser leve o suficiente para se poder pegar sem grandes problemas. No final fica-te muito mais barato comprar uma Dremel e não corres o risco de ficar sem dedos e a parte de ficar sem dedos não é a gozar.
 
Última edição:
Olá boa tarde
Tou com uma ideia de criar uma Dremel para cortar pequenas chapas mas não sei que material eu preciso alguém me pode ajudar?:confused:
Tenho uma impressora, uma máquina que cortar cabelo estragada será que um destes materiais da para tirar o motor e fazer a partir dai?
Não percebo nada de electrónica muito menos não sei como a fazer.
Alguém me podia ajudar a ensinar como a fazer???


Se queres uma dremel compra uma dremel, não inventes, comprei uma á pouco tempo marca branca (11000 rpm) com regulação, traz quase todas as ferramentas para corte/polimento/furação, etc, com suporte para suspender o aparelho + a bicha.
Ficou-me tudo em 40 euros.
É barato e tem feito o serviço, embora aqueça um pouco.
 
eu tb tinha comprado uma marca branca mas a minha aqueceu e o plastico a volta partiu-se a minha sorte foi ter luvas, depois comprei uma original e nao qero outra coisa.
mais vale gastar dinheiro por segurança do que anda a inventar e ser um perigo
 
um varinha magica nunca na vida tem força suficiente par cortar chapa, so se for esferovite....

Este comentário não pode estar mais errado, uma varinha mágica tem muito mais potência que qualquer dessas maquinetas tipo dremel. Podem ir de 300W a 1500W ou mais, sendo que a média anda entre os 700w e 1000W, quando as microferramentas tipo dremel em média não passam dos 180W. Basta ver neste video o que o sujeito consegue fazer com uma varinha de 260W. As maquinetas tipo dremel valem-se da rotação, por não ter potência e como tal baixíssimo torque. A dificuldade com a varinha será a velocidade para polimentos, já que não passam em média das 15000 rpm. Mas mesmo assim deve ser suficiente.

Não faltam exemplos...


 
Fazer coisas dessas para meter no Youtube é giro. Dá muitas visualizações.

Há ferramentas destas decentes e baratas, de várias marcas e em várias lojas. O custo das mesmas torna injustificável andarem com invenções, adaptações e risco de ferimentos ligeiros ou mesmo muito graves.

DIY e adaptações é para brincadeiras ou situações que não coloquem em risco a saúde e bem estar de alguém, quando há esse risco é simplesmente estúpido tentarem-no fazer.
A não ser que ganhem dinheiro por andarem a mostrar no Youtube, claro está..


Mas hey, no youtube até houve um que pensava que um livro podia servir de escudo antibala. E decidiu testar a teoria.
E morreu.

Pensem bem antes de acreditar em, e principalmente reproduzir toda a porcaria que vêem online.
 
Última edição:
Back
Topo