1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Drive letter - sempre a mesma como?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Z3D, 3 de Novembro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1131)

1. Z3D

Z3D Power Member

Boas pessoal,

preciso da vossa ajuda.

Tenho aqui 2 discos USB (um deles com 3 partiçoes) e sempre que os ligo ao portatil o XP reconhece-os com drive letters diferentes (basta mudar a ordem de como os ligo às portas usb).

A questão é se por acaso conhecem algum metodo para que as drive letters sejam sempre as mesmas independentement da ordem de ligação, ou mesmo se eu so ligar um dos discos que o xp assuma sempre a mesma drive letter para esse disco.

É que torna-se uma chatice eu ter de estar sempre atento às definições dos programas para alterar as pastas de gravaçao de ficheiros (por ex o utorrent, tem sempre a pasta F:|downloads| definida que é de um dos discos usb. Se troco o disco, ele vai-me gravar na mesma pra F:\... do disco que assim reconheceu.)

Obrigado!!

Última edição: 3 de Novembro de 2007
  2. DiogoCSousa

DiogoCSousa Power Member

Com a minha pen-drive alterei no Computer Management -> Disk Management depois em Change Drive Letter e apartir daí sempre que coloco a pen ela assume sempre a mesma letra.

3. Z3D

Z3D Power Member

vou experimentar!!!
    Dps posto aqui os results ;)

4. ShadeX

ShadeX Power Member

Yup, mesmo isso. Dá muito jeito principalmente pq se fores para outro(s) PC(s) basta fazer a mesma coisa e pronto, o HD USB passa a ter sempre a mesma letra nos PC's todos. Muito util quando tens de basear a tua mobilidade num HD :)

Outra opção é não lhe dares uma letra e sim um mountpoint. Podes por exemplo criar uma pasta c:\downloads e dizer ao Win para montar o HD nessa directoria. Nesse caso, quando não tens o HD USB funciona à mesma, o Win vê apenas a pasta local, mas quando tens o HD USB montado vês tambem lá o conteudo do HD.

5. DekkeR

DekkeR Power Member

Outro conselho, se lhe atribuires uma letra atribui uma letra a meio do abecedário.

Se atribuires a F: e o colocares num PC com várias hd/partições/drives vai entrar em conflicto e não terás acesso no explorador.

6. Z3D

Z3D Power Member

Viva!

experimentei atribuir a letra F: à drive usb.
    Liguei outro dispositivo usb em 1º lugar (modem huawei da kanguru, tb reconhecido com drive letter pois é simultaneamente modem e unidadde armazenamento) e só depois a drive.

Aconteceu que o modem ficou com F: e a drive em G: :s
    Ou seja, nao resolveu o problema :(

Só como info, o meu portatil tem duas partiçoes C: e D: e a drive optica E:.

@Dekker
    E consigo aceder à drive usb pelo explorador.

7. DekkeR

DekkeR Power Member

Por isso é que eu disse para usares uma letra a meio do abecedário... para não correres esse risco.

Já me aconteceu ligar uma pen que tinha a letra E atribuida e estava a entrar em conflito com uma drive de rede, ou seja, não aparecia no explorer. Mete-lhe um P de 'pen' :-D

Cumps

8. Z3D

Z3D Power Member

Um amigo meu deu-me este site.

Estão aqui várias soluções, incluindo todas as que já referiram aqui :)

Desta vez vou experimentar a Dekker style aka "I did not know I could do that", method :007:

Very nice...:x2:

Depois digo qq coisa

Tks a lot!!

Partilhar esta Página