Drive letter - sempre a mesma como?

Z3D

Power Member
Boas pessoal,

preciso da vossa ajuda.

Tenho aqui 2 discos USB (um deles com 3 partiçoes) e sempre que os ligo ao portatil o XP reconhece-os com drive letters diferentes (basta mudar a ordem de como os ligo às portas usb).

A questão é se por acaso conhecem algum metodo para que as drive letters sejam sempre as mesmas independentement da ordem de ligação, ou mesmo se eu so ligar um dos discos que o xp assuma sempre a mesma drive letter para esse disco.

É que torna-se uma chatice eu ter de estar sempre atento às definições dos programas para alterar as pastas de gravaçao de ficheiros (por ex o utorrent, tem sempre a pasta F:|downloads| definida que é de um dos discos usb. Se troco o disco, ele vai-me gravar na mesma pra F:\... do disco que assim reconheceu.)

Obrigado!!
 
Última edição:
Com a minha pen-drive alterei no Computer Management -> Disk Management depois em Change Drive Letter e apartir daí sempre que coloco a pen ela assume sempre a mesma letra.
 
Com a minha pen-drive alterei no Computer Management -> Disk Management depois em Change Drive Letter e apartir daí sempre que coloco a pen ela assume sempre a mesma letra.

Yup, mesmo isso. Dá muito jeito principalmente pq se fores para outro(s) PC(s) basta fazer a mesma coisa e pronto, o HD USB passa a ter sempre a mesma letra nos PC's todos. Muito util quando tens de basear a tua mobilidade num HD :)

Outra opção é não lhe dares uma letra e sim um mountpoint. Podes por exemplo criar uma pasta c:\downloads e dizer ao Win para montar o HD nessa directoria. Nesse caso, quando não tens o HD USB funciona à mesma, o Win vê apenas a pasta local, mas quando tens o HD USB montado vês tambem lá o conteudo do HD.
 
Outro conselho, se lhe atribuires uma letra atribui uma letra a meio do abecedário.

Se atribuires a F: e o colocares num PC com várias hd/partições/drives vai entrar em conflicto e não terás acesso no explorador.
 
Viva!

experimentei atribuir a letra F: à drive usb.
Liguei outro dispositivo usb em 1º lugar (modem huawei da kanguru, tb reconhecido com drive letter pois é simultaneamente modem e unidadde armazenamento) e só depois a drive.

Aconteceu que o modem ficou com F: e a drive em G: :s
Ou seja, nao resolveu o problema :(

Só como info, o meu portatil tem duas partiçoes C: e D: e a drive optica E:.

@Dekker
E consigo aceder à drive usb pelo explorador.
 
Por isso é que eu disse para usares uma letra a meio do abecedário... para não correres esse risco.

Já me aconteceu ligar uma pen que tinha a letra E atribuida e estava a entrar em conflito com uma drive de rede, ou seja, não aparecia no explorer. Mete-lhe um P de 'pen' :-D

Cumps
 
Um amigo meu deu-me este site.

Estão aqui várias soluções, incluindo todas as que já referiram aqui :)

Desta vez vou experimentar a Dekker style aka "I did not know I could do that", method :007:

Very nice...:x2:

Depois digo qq coisa

Tks a lot!!
 
Back
Topo