Drive não reconhece discos virgens

BrunoAlexS

I Quit My Job for Folding
Boas,

Instalei recentemente o Service Pack 1 do Windows Vista (64 bits) através do Windows Update. Depois de ter reiniciado o computador, tudo estava bem, excepto um pormenor muito estranho: a minha drive DVD deixou de reconhecer discos virgens. Quando introduzo um DVD vazio na drive, a luz mantém-se acesa mais tempo do que o normal e o disco não é reconhecido (todos os programas e o próprio Windows assumem que a drive está vazia).

Fui ao Gestor de Dispositivos e não foi detectado nenhum problema. Desinstalei e voltei a instalar o driver: continua com o mesmo problema. Estou a utilizar o driver mais recente recomendada pelo Windows. Procurei no site do fabricante e não há nenhuma actualização disponível (quer do driver, quer do firmware).

Experimentei com diversos tipos e marcas de discos (DVD-R, DVD+R, DVD+R DL, Memorex, TDK...) e nenhum deles é reconhecido. No entanto, a drive lê discos escritos perfeitamente bem. EDIT: Descobri agora que reconhece CDs virgens. Continua a não reconhecer qualquer tipo de DVD virgem.

Encontrei no Google uma solução, que consistia em ir ao regedit e eliminar o Upper e LowerFilter, mas só me aparece o LowerFilter. Eliminei-o, reiniciei o PC e o problema manteve-se.

Há 3 dias atrás estava a gravar tudo sem problema, agora, depois do SP1, surgiu isto... Já procurei no Google e nada funciona, será que alguém aqui me pode dar uma dica?

Ah, a drive é uma Optiarc AD-7170S (SATA).

Desde já agradeço a vossa ajuda.
 
Última edição:
Já tentei isso, estou a utilizar o firmware mais recente (segundo o fabricante e segundo vários sites que disponibilizam firmwares).

A drive funcionava perfeitamente bem até ter instalado o SP1...

Por isso é que ainda não instalei o SP1. Pelo que pude ver até agora, foram mais os problemas causados do que os resolvidos.

Vou esperar mais algum tempo. E o computador até tem uma excelente performance sem o SP1.

A solução passará por remover o SP1, talvez? A escolha é sempre tua.
 
Desinstalei o SP1 e o problema persistiu. Então fui buscar uma drive LG, instalei-a e... funcionou!

Experimentei a Optiarc noutro PC e também funcionou perfeitamente...

Pensei que fosse um problema com o driver consequente do SP1, mas quando o removi o problema manteve-se. Então teria lógica que o problema fosse na drive, mas ela funciona noutro PC.

Enfim, vou manter as duas, a LG para gravar e a Optiarc para ler.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Desinstalei o SP1 e o problema persistiu. Então fui buscar uma drive LG, instalei-a e... funcionou!

Experimentei a Optiarc noutro PC e também funcionou perfeitamente...

Pensei que fosse um problema com o driver consequente do SP1, mas quando o removi o problema manteve-se. Então teria lógica que o problema fosse na drive, mas ela funciona noutro PC.

Enfim, vou manter as duas, a LG para gravar e a Optiarc para ler.

Obrigado a todos pela ajuda!

E quem te diz que não foi o SP1 a causar isso? :)

Lá por desinstalar, não quer automaticamente dizer que tudo iria voltar ao que era. A solução seria um restauro para um ponto anterior. Aí veriamos o que de facto estaria a causar o problema.

Mas se estás contente com as duas drives, força! :)
 
Por isso é que ainda não instalei o SP1. Pelo que pude ver até agora, foram mais os problemas causados do que os resolvidos.
nao é bem assim.. e por experiencia propria o SP1 quando traz problemas é porque estes já existiam antes..

anyway

as vezes são problemas com os canais IDE ou SATA, drivers de chipset incluidos..

ao menos actualizas te estes ultimos?
 
Back
Topo