1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

PlayStation DriveClub

Discussão em 'Console Gaming' iniciada por Rumenapp, 21 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 8503; Visualizações: 507704)

1. friendship

friendship Power Member

Só uma pequena dúvida, tenho a drive club digital, para arranjar espaço na ps tive que o desinstalar.
    Apesar de estar já indisponível na store ainda é possível eu fazer o download do jogo da biblioteca não é? Eu sei que é uma pergunta parva :D

2. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Moderador
    Staff Member

@Snake Link

Se estás a englobar no teu post a minha afirmação, reitero que não estou a argumentar contra ninguém, nem acho que "ninguém me está a mandar abaixo". Como digo e reafirmo, e não sendo eu diretamente afetado pela situação, apenas dei a opinião convicta de que a Sony Europa cometeu um lapso que penalizou os seus clientes e não considero defensável a respectiva atitude (seja a Sony ou outra companhia qualquer). Não aprecio quando as empresas (seja de que setor for), desrespeitam os clientes e acho que estes têem direito a manifestar o seu desagrado.

Claro que todos têm direito à sua opinião, era o que mais faltava se não fosse assim. Não se pode é, na minha opinião, "desculpabilizar" uma empresa com argumentos que não sustentam ou justificam o que, efetivamente e objetivamente, aconteceu. Acho isto do mais elementar.

Agora, isto é um fait-divers, que existem coisas muito mais importante na vida do que videojogos, mas, num plano mais geral, acho que, somos todos responsáveis e parte integrante de uma sociedade em que as empresas devem respeitar o consumidor e cumprir o que elas próprias estipulam. Seja nos videojogos ou seja no for, em termos comerciais...

Sim, é.

Última edição: 13 de Setembro de 2019
  3. Snake Eater

Snake Eater Power Member

@Jack-O-Lantern Nem estou a falar de ti. As pessoas aqui são livres de expressar o seu descontentamento pelo que se passou e com todo direito. Agora têm de saber aceitar a opinião dos outros.

Queriam mesmo o jogo, ele saiu da store, ainda é impossível comprar o jogo? Não. Não podem comprar na store os USA? Há outra soluções.
    Ainda há sites com o jogo à venda e no OLX o que não faltam são jogos.

Agora quem tem o jogo e apenas queria os DLCs, isso já é outro assunto. Nesse caso não há mesmo solução.

4. PuK44

PuK44 Power Member

Vamos lá ver uma coisa...
    Em momento algum EU defendi ou quis justificar o enorme erro da Sony.

Agora, este histerismo que se vai vendo por aqui é que perfeitamente injustificável, por vários motivos.

a) partindo do princípio que alguém quisesse MESMO ter este jogo, não acredito que deixasse passar mais de 5 anos, várias promoções e perante um aviso que o jogo iria ficar indisponível, só avançando para a sua compra no último dia.

b) Mesmo após o jogo ter sido retirado da store EU, na store US continuou (ou continua) disponível. Além disso, existe o mercado de usados e ainda há lojas físicas a vender o jogo.

c) Ou seja, quem quer mesmo o jogo só não o compra se não quiser. Logo esta choradeira não faz qualquer sentido.

Volto a frisar, nada disto é para defender a Sony que esteve mal neste processo, agora dá é a ideia que alguns estavam à espera que no último dia a Sony pusesse o jogo a 5€ ou assim...

5. slb14

slb14 Power Member

Da minha parte, a questão nem é o jogo mas sim os dlc's. Onde é que os vou comprar? No olx?
    O argumento dos 4 ou 5 anos em que o jogo esteve à venda não serve de justificação. Vocês experimentaram todos os jogos que já saíram para a ps4? Conhecem-nos todos? E quem só adquiriu a ps4 nos últimos meses?

Existe uma vida fora da ps e, por mim falo, só soube que o jogo ia ser retirado aqui no fórum e não me apercebi que há uns meses esteve tudo em promoção. Tenho menos direito de querer esperar até há última por causa disso? Se era no dia 31 às 23:59h não é no dia 30 depois de almoço.

Atenção que não estou a criticar a ou b nem a "pôr mais lenha na fogueira", mas sim a expor diversos contextos e situações. Muito do que vou sabendo sobre a ps e respetivos jogos é aqui no fórum e acredito que existem muitos jogadores que nem sabem da existência do zwame e esperaram até à última para adquirir o jogo e/ou dlc's. Não deixam de ter direito a reclamar por causa disso e, sendo o prazo imposto pela própria empresa, deveria ter sido escrupulosamente cumprido pela mesma.

6. ShadowPeter

ShadowPeter Colaborador
    Staff Member

@slb14 Não, mas podiam estar mais atentos ou apenas tiveram azar, é tão simples quanto isso. Independentemente das vossas vidas lá fora em que nada nos interessam, porque não nos dizem respeito. Isto não querendo desculpar a péssima atitude da Sony.

7. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Moderador
    Staff Member

O problema é que isto não é uma questão de "estar atento" ou "ter azar". É uma questão, para mim, óbvia, de uma empresa cumprir as regras que define acerca de um produto, na publicidade que faz ao mesmo (data de retirada do jogo e dos dlcs da store). Neste caso, não houve o cumprimento. Que me desculpe a empresa (esta ou outra qualquer), mas, no silêncio posterior, é uma atitude pouco digna.

Ao estar a direcionar as culpas a quem não "foi a tempo", porque a empresa, por acaso e sem aviso prévio, até retirou o jogo da venda antes do tempo, não é sequer defensável. E aqui nem é a questão do jogo-base, mas sim dos DLC´s com toda a certeza não dão para comprar no OLX,...

Mas isto sou eu, que se calhar me chateio demasiado quando as empresas (sejam quais for) não cumprem com os requisitos mínimos na relação comercial com os seus clientes...

8. Pereira90

Pereira90 Power Member

Certo retirou erradamente, mas continua disponível numa store, é só criar uma conta e comprar. Demora 10 minutos, mas pronto quem quer mesmo o jogo não se vai importar de usar esses minutos, quem não quer, o jogo poderia estar mais 2 anos na loja que nunca o iam comprar.
    Acho que neste momento já se anda a discutir o sexo dos anjos, já percebemos que a Sony errou, agora não a nada a fazer.

9. Soadi

Soadi Power Member

Eu pelo menos falo do meu caso, comprei a PS4 em meados de Junho, só soube que iam retirar o jogo da store em meados de Agosto com o pessoal a comentar aqui no tópico e andava a tentar arranjar a versão normal original mas não estava a conseguir mas como tinha até às 23.59h do dia 31 de Agosto para comprar os DLC's como eles mencionaram em comunicado preferi esperar até porque podia aparecer alguma promo com o conteúdo todo, a meu ver aquilo era uma grande confusão como estava na store exposto (houve mesmo promos mas o DriveClub não estava incluído). Isso do tiveram 5 anos para o comprar no meu caso não pega mas à pessoas que ainda defendem a Sony neste caso, vá-se lá perceber porquê.

10. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Moderador
    Staff Member

Tendo o jogo-base comprado na store EU não podes comprar os DLC´s na store US, pois estes não vão funcionar.

Tendo o jogo-base comprado na store EU, não é muito justo estar a mandar comprar o mesmo jogo, a preço inteiro, noutra store, para conseguir aceder aos DLC´s do mesmo.

Por mim, e nas poucas intervenções que fiz neste tópico acerca deste assunto (já fiz muito mais, quando me diverti imenso com o mesmo e nos campeonatos), não acho que esteja a discutir "o sexo dos anjos", mas sim, o facto de não apreciar "comer gelados com a testa", quando as empresas não cumprem com o que "prometem", tendo que me "calar" e aceitar a decisão. Afinal sou só mais um cliente em milhões deles. O autismo da Sony, neste caso em particular, não me é simpático.

Olha, quando muito, permitam-me a indignação, vá.

11. slb14

slb14 Power Member

O jogo e respetivo conteúdo estar disponível durante 5 anos é relevante, mas a (falta de) vida das pessoas (para andar sempre a verificar promos e afins) não é? Mais atenção? Azar? Volto a questionar, e quem só comprou a ps4 este ano? Qual a legitimidade de argumentar, como já aqui vi, que tivemos tempo mais que suficiente para comprar o jogo, dlc's e afins? Alguém aqui sabe a vida do outro e a disponibilidade do mesmo? Não sabe nem tem de saber, como referiu e bem, mas ninguém pode estar aqui a apontar o dedo. Se são colocados prazos os mesmos têm de ser cumpridos e não foram.

Que lógica é que tem uma pessoa ir abrir conta noutra store só para comprar um jogo que já nem lá devia estar disponível? Certo que há quem tenha várias contas, mas também há quem só tenha uma e queira o conteúdo todo na mesma, como fazem? Ah espera, não fazem porque a sony retirou o jogo do mercado antes do tempo.

A meu ver a questão aqui nem o jogo, mas sim os dlc's que não se conseguem adquirir em mais lado nenhum e, para quem já tem o jogo, não vai adquiri-los noutra store porque isso implica comprar novamente o jogo.
    Sinceramente, não vejo qual a relevância de estar aqui a discutir se a ou b não comprou foi porque não quis já que teve muito tempo para isso, ou se querem mesmo o jogo comprem noutra store. O que despoletou tudo isto foi a atitude da sony e não de cada atual/potencial cliente.

12. MiguelX69

MiguelX69 I fold therefore I AM

Sem dúvida que existe uma vida fora da PS. Mas, como tudo na vida, é preciso entender que há um momento na vida para tudo, e que por vezes o momento passa.

Se comprares hoje uma PS1 ou uma PS2, podes te divertir à brava, mas não vais encontrar com tanta facilidade jogos como se encontrava na altura. Podes até não ter culpa de só poder ter comprado agora, mas é a vida.
    Eu gosto muito de carros a gasolina com 5 cilindros, mas não nasci cedo o suficiente para por esta altura ter dinheiro para um. Quando tiver dinheiro, já não se vão vender (ou vão, mas usados e velhos que nem). Eu gosto muito de música dos anos 80 ou 90, mas só nasci em 94 e não tive oportunidade de ouvir nada disso ao vivo.

Eu percebo que vocês foram levados a entender que o jogo ia estar até dia X e não esteve, mas também podiam-se ter precavido. Se estavam à espera de uma promo, eu percebo isso, mas se a menos de uma semana do jogo sair não apareceu nada, se pela quarta feira (28 de Agosto) que é quando a Store atualiza não apareceu nada, podiam ter percebido logo que não ia haver promo.

Pá, eu percebo o que é deixar as coisas para a última e correr mal. Dou-vos o exemplo de algo que se passou comigo, eu tinha o Guitar Hero na PS4 e só me faltava um trofeu online para a platina, deixei passar tempo, e mais tempo, e mais tempo. Quando dei por ela, tinham fechado o online e o troféu béu, nunca mais o vou ter. A culpa de não o ter feito é só minha.

Falaste também de "e se tivesse comprado só a PS4 este ano?". A minha resposta para isso é "tens desculpa se a compraste no dia em que o jogo ainda devia estar disponível e não esteve". Se a compraste no inicio do ano, a meio do ano, um mês antes ou uma semana antes, tiveste a oportunidade de comprar. Não és obrigado a ter vida para estar sempre a procurar promos, mas se não tens 5 minutos para perder com isso nem que seja 1 vez por mês, questiono-me que tempo deves ter para efetivamente jogar. Não é a minha vida nem tenho nada a ver com isso né, mas também é preciso sermos um bocadinho coerentes. Fizeste um enorme post a falar da falta de tempo e no meio disto tudo realmente fica em questão se tivesses comprado o jogo quanto tempo terias para desfrutar dele.

O Tuga tem muito este problema, de deixar tudo para a última da hora. Muitas vezes corre mal mas as pessoas não aprendem. Eu já aprendi algumas vezes a evitar isso, seja nos jogos como na vida real. A última vez que fui renovar o CC levei uma lição daquelas :lol:)

TL;DR: É chato, eles agiram mal ao tirar o jogo um dia mais cedo, mas vocês também têm alguma culpa por deixar para a última. Nenhum dos lados é completamente inocente na história. Que isto sirva de exemplo para no futuro não vos acontecer idêntico. Perderam a oportunidade de jogar um grande grande jogo, facilmente o jogo de carros na PS4 que mais gostei. E lá está, já lá vão 4 anos que o joguei e ainda não apareceu melhor...

13. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Moderador
    Staff Member

É à conta deste "porreirismo" nacional que as empresas fazem o que quer e ninguém leva mal (pessoalmente, já fiz o meu papel, remetendo um email ao apoio a cliente da Sony, manifestando o desagrado).

E como nota final: eu não quero os DLC´s e não fui afetado pela situação. O que me indigna é a prepotência de uma empresa no cumprimento de uma obrigação comercial (e sinceramente a passividade dos clientes que lhe dão dinheiro, batendo as palmas a tudo o que faz, mesmo que seja para seu prejuízo ou de outros potenciais clientes).

Enfim... i rest my case...

14. Soadi

Soadi Power Member

Podes partilhar esse email se faz favor? Eles através do facebook só me deram mesmo o contacto telefónico.

Em comparação com esta situação toda do outro lado (Microsoft) quando o Forza teve o mesmo problema devido às licenças eles simplesmente ofereceram o jogo a toda a gente, não sei se é verdade ou não mas a ser diz muito desta "empresa".. Mas o que interessa é fazer comparações sem cabimento nenhum.

15. Jack-O-Lantern

Jack-O-Lantern Moderador
    Staff Member

Utilizei este form: https://www.playstation.com/pt-pt/get-help/contact-form/#game-related-issues, selecionando a opção "problemas relacionados com jogos" e depois detalhei o meu desagrado.

Pode não dar em nada? Claro que pode não dar em nada (é obviamente o mais certo), mas pelo menos, fiz o meu papel em consciência no que considero estar incorreto. Nisto sou muito prático e por norma a minha reclamação vai mesmo além do que possa manifestar de desagrado num qualquer forum ou painel pela net.

16. Soadi

Soadi Power Member

Precisamente por isto que quero demonstrar o meu desagrado perante esta situação, aliás estando as licenças pagas até dia x não se percebe terem retirado da store mais cedo, bem pelo contrário só perderam mais dinheiro.

17. ShadowPeter

ShadowPeter Colaborador
    Staff Member

Então vamos imaginar o seguinte: "A Mãe de uma criança dizia sempre para que este (e que ele tinha o habito de fazer isso) não estudasse nas vésperas (um pouco à semelhança de deixar tudo para última) do teste, pois porque tinha mais probabilidades de tirar uma nota negativo" - É uma atitude pouco razoável.

É isto o que eu, o @PuK44 e o @MiguelX69 estamos a tentar dizer.

Porém, VOLTO A REPETIR. A atitude da Sony foi muito péssima.

De resto, já lhes mandei um e-mail para a Sony. Pode não dar em nada, mas vão ficar com as orelhas quentes...

18. slb14

slb14 Power Member

O que uma coisa tem a ver com outra? São exemplos sem sentido e que em nada se relacionam com o que tentamos dizer. Daqui a pouco estamos todos aqui a dar exemplos que contradizem o dos outros users só porque sim e lá se vai o foco da conversa.
    Cada um é livre de gerir a sua vida da forma que entende e de comprar com 3 anos de antecedência ou no último minuto, essa hipótese é que não lhe pode ser negada. A sony não agiu bem e os clientes têm todo o direito de reclamar e se sentir lesados, mesmo que tivessem tido 10 anos para comprar o jogo, se determinam que é no dia x à hora y só têm de cumprir o que eles próprios estabeleceram e ponto.

19. MiguelX69

MiguelX69 I fold therefore I AM

Pá acho que continuar a conversa só vai fazer as coisas andarem aos circulos.

A minha opinião é que a Sony agiu mal, mas que quem teve a oportunidade de comprar antes e não o fez, também não é completamente inocente. Só lamentaria se fosse alguém que tivesse comprado a consola apenas dias antes do jogo ter saido da store.

Da mesma forma que vou continuar a pensar assim, acredito que vocês também vão continuar a pensar de igual forma.

Deixo o conselho na mesma, no futuro, tentem tratar das coisas mais cedo. Porque senão volta a acontecer de acabarem por perder mais tempo para reclamar de um assunto, do que passariam ao ter evitado que ele tivesse acontecido de todo.

20. ShadowPeter

ShadowPeter Colaborador
    Staff Member

Mas qual contradizer qual carapuça??

Vê se entendes de uma vez por todas! Tens todo (repito... TODO) o direito de escolher até ao último minuto, porém... não deixa de ser uma atitude POUCO RAZOÁVEL! (repito... POUCO RAZOÀVEL) Compreendido??