1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Driver ATI e ecrã sem luminosidade

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Tjqueiroz, 9 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 5; Visualizações: 823)

  1. Tjqueiroz

    Tjqueiroz 1st Folding then Sex

    Boas.. Resolvi instalar os drivers da ATI no meu Ubuntu, depois da instalação pediu para reiniciar e ao iniciar o SO liga-se mas sem luminosidade, vê-se que por trás o SO carregou mas está sem qualquer luz.. Há alguma forma de corrigir este problema? Tentando desinstalar o driver ou assim na linha de comandos antes de o SO abrir?
     
  2. Tjqueiroz

    Tjqueiroz 1st Folding then Sex

    Depois de algumas pesquisas o resultado penso que é este:

    cd /etc/ati
    sudo sh./fglrx-uninstall.sh

    O problema é que não consigo ver nada, tenho de abrir a linha de comandos às cegas e tentar escrever.. Hoje já não vou olhar para isto, amanhã testo e coloco cá para caso aconteça o mesmo a alguém saber resolver..
    Já agora há alguma forma de entrar pelo modo de recuperação e abrir a linha de comandos para fazer isto? Já tentei e não consegui encontrar..
     
  3. Tjqueiroz

    Tjqueiroz 1st Folding then Sex

    Já testei, e não dá... diz que não conhece o comando.. alguém consegue ajudar?
     
  4. Dat55

    Dat55 Power Member

    para remover as driver catalyst?

    sudo apt-get remove --purge fglrx fglrx_* fglrx-amdcccle* fglrx-dev*
     
  5. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Isso normalmente é porque nao correste o 'aticonfig --initial' e não tens o xorg.conf modificado para o driver; o resultado é tipico, ficas com um ecrã preto (powered). Basicamente arranca isso em runlevel 1 e corre o 'aticonfig --initial', reboot e tas a andar :)

    Fica só uma nota, cuidado com o 12.10 e com as HD5xxx (ou inferiores); para o 12.10 se quiseres utilizar o driver proprietário legacy necessitas de fazer downgrade do xserver para a versao anterior visto que o driver nao suporta o 1.13.
     
  6. s0ldier

    s0ldier Power Member

    Ketheriel isso é se usar-se as drivers dos repos, se sacarem (como eu) do site da AMD esse problema deixa de existir já que as 13.1 saíram para as gráficas legacy. Mas para os menos informados é uma boa dica!

    Eu tenho o mesmo problema da luminosidade no Ubuntu 12.04, mas o meu é mais engraçado. Ora funciona, ora não funciona. Isto é ligo o computador e a luminosidade funciona impecável, desligo e volto a ligar mais tarde a luminosidade fica no máximo. Tenho instalados os 13.1 do site da AMD e corri como está na Wiki, mas secalhar deixei algum passo por fazer, tudo o resto funciona.
     

Partilhar esta Página