1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Driver Irregularities May Inflate nVidia Benchmarks (Longo)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 15 de Maio de 2003. (Respostas: 10; Visualizações: 1042)

  1. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Nas ultimas duas horas tenho estado a ver threads no beyond3d sobre irregularidades nos drivers da nVidia.

    Estas irregularidades estão a acontecer especialmente no 3dmark (mas não só, o vice city tb não está muito bem).

    Havia quem falasse num "suposto" artigo da Extremetech que ia demonstrar o que se estava a passar.
    O artigo acabou de ser posto online e está aqui:
    http://www.extremetech.com/print_article/0,3998,a=41574,00.asp

    Quotes importantes:

    Parece que a nVidia andou "à mão" a optimizar o 3DMark e quando se modifica o movimento acontecem sérios erros:

    http://common.ziffdavisinternet.com/util_get_image/2/0,3363,sz=1&i=24047,00.jpg

    Apesar de tudo isto a nVidia já não é um parceiro da FutureMark e por isso não tem acesso à versão de desenvolvimento. O que isto significa é que tb pode ser um bug.

    No fim do artigo a Extremetech tem uma pergunta que as pessoas deviam reflectir:
    "Are Benchmarks Dead?"
    Acho que esta é a verdadeira questão a tirar de tudo isto. Será que ainda podemos dar algum valor a resultados de benchmarks sinteticos quando os vendedores hardware fazem "batota".
    Não sei se é o caso da nVidia, mas ainda à uns dias descobriu-se que os drivers da trident quando encontravam a string "3dmark2001.exe", fazem cheat.

    http://www.spodesabode.com/content/article/trident

    Faz-me lembrar os tempos em que tive a Savage4 em que acontecia a mesma coisa. Um dos conselhos que davam sempre a quem queria aumentar a performance de um jogo era renomear o executavel para "3dmark2000.exe"( claro que a qualidade piorava)

    Quanto ao Vice city fica aqui uma imagem do que acontece com estes novos drivers (imagem grande):

    http://w1.461.telia.com/~u46115110/GTAVC_FX5800.jpg

    P.S. - Por favor não transformar isto numa thread de flames entre nVidiots e fanATIcs. Já aconteceu o mesmo com a Ati (caso 8500/Quake3).
     
  2. possessed

    possessed Full Throttle BOINC Roller

    e isso é algo de novo??!??!?!
     
  3. Crusher

    Crusher Power Member

    Os benchmarks poderão estar *mortos* porque os fabricantes de hardware o fazem...

    E assim que morrerem como vão mostrar o poder dos seus produtos? Nas televendas?


    Mas uma coisa é andar a aumentar a perfomance e não degradando a qualidade e outra é andar a estragar a qualidade de imagem de proposito para obter mais framerate.
     
  4. Raptor

    Raptor OC Legend

    qual é a novidade? por alguma razão a futuremark só permitia a publicação (ou ia implementar essa medida) de publicar apenas resultados realizados com drivers WHQL.
     
  5. Petrus

    Petrus Power Member

    Esta guerra das gráficas tá pior que disputa entre traficantes, vale tudo.... inclusive arrancar olhos.
    Nada como esperar ver o que os utilizadores finais vão dizer quando as tiverem nas mãos.
     
  6. Gandalf

    Gandalf I fold therefore I AM

    Deixem as posar .. quando começarem a xegar ás maos dos users finais e quando se começar a jogar normalmente .. logo se vera .. mas e um mau prenuncio, a meu ver para a nvidia.
     
  7. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Quem não consegue ganhar dentro das regras tem de arranjar ciganices... :rolleyes:

    Nestas alturas é que se vê onde anda a boa gestão de uma empresa.

    Não acompanho bolsas nem as coisas ao pormenor mas o que me parece é que a nVidia anda a dar tiros no escuro e não parece ter um plano estabelecido para recuperar o trono...

    Anyway o que espero é que todos continuem saudáveis e com €€€ porque quem ganha com isso são os consumidores.
     
  8. ptzs

    ptzs Power Member

    Mas as 44.03 são WHQL!

    Sem duvida que os benchmarks cada vez serão mais influenciados, parece que o mau hábito passou do mercado de cpu's para o das gráficas.

    Mas! pode sempre ser só um bug...
     
  9. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    O pior disto tudo é que não há empresa que se safe.
    Foi a ATI com o Quake, a nVidia com o 3dmark03, a Trident com o 3dmark01.
    É uma vergonha......Só falta a Matrox melhorar os fps no Photoshop (joking)

    Em relação a ser um bug, duvido, pelo salto que deram as FX no 3dmark, mas ainda é uma hipotese.

    Gostava de ver o que a nVidia tem a dizer, até porque ontem lançaram um site para gamers ( http://www.nvidia.com/nzone ).
     
  10. Crusher

    Crusher Power Member

    As you may have seen by now there are currently some question marks over the rendering in a number of 3DMark03 scenes on NVIDIA boards in their later drivers.

    The Beta 3DMark releases contain a number of features, primarily for debugging purposes, that are not enabled in the public release. One of these features is a 'free cam' mode which allows you to take control of the camera position and go through the scene in any direction you wish -- in this respect its more akin to an actual playable game as far as rendering the scene is concerned. All of the Beta participants in the 3DMark program have access to these Beta builds, which now happens to include ourselves and ExtremeTech.

    Below are a few screen shots sanctioned by Futuremark to go public, and these demonstrate some of the issues occurring on NVIDIAs hardware/drivers

    [​IMG] [​IMG]

    [​IMG] [​IMG]

    [​IMG] [​IMG]

    As I said that as a Beta participant we have access to these builds and have winessed these same errors displayed on an NV31 and NV30. We have captured some screenshots that clearly highlight some issues and warrant some kind of explaination. We have verified that similar issues do not occur on ATI hardware/drivers, although we haven't yet tried a Parhelia or Xabre board.

    We have already presented some of our own images to NVIDIA to ask for an explaination, and we are currently awaiting their responce.
    -------

    Tirado do Beyond3D.

    Btw... alguém já foi ver a página do HardOCP?
     
  11. Ashler

    Ashler Folding Member

    Pelo que tenho lido dessa thread no [H]ardForum, o Brent está a fazer vista grossa :)
     

Partilhar esta Página