drivers da nvidia recentes!

Morpheus

Banido
oias, ando aqui com uns problemas ...

vamos por partes...

1º Quando instalei o ubuntu aqui o "burro" meteu o kernel-image 686 em vem da K7 (eu tenho um amd64) e dp instalei os drivers da nvidia através do automatix...

2º ... mais tarde meti o kernel k7 ... mas como o driver da nvidia é restricted andou para lá aos tiros com o kernel e fiquei sem X ... fiz o dpkg mas ficou uma treta!

3º ... nos forum do ubuntu existe um marmajo que lá orientou aos noob's um script que faz a coisa em automático ou seja vai buscar o driver recente mas n actualiza os outros componentes ou seja o X tem de estar como deve de ser!

...o problema ou questão ...

Como é que raio vocês fazem para meter os drivers actuais nas vossas instalações de ubuntu se os dos repositórios já tem mais barbas que o pai natal?

agradeço desde já as vossas respostas
 
Para não estar a abrir outra thread, aqui ficam os novos drivers Forceware para Linux e Solaris, aínda "fresquinhos".



FW 87.56

32 bit (x86): http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_1.0-8756.html

64 bit (x86): http://www.nvidia.com/object/linux_display_amd64_1.0-8756.html

Solaris 32 e 64bit (x86): http://www.nvidia.com/object/solaris_display_1.0-8756.html



Agora só ficam a faltar novas versões para Itanium (IA64) e FreeBSD UNIX (x86).
Curiosamente, estes drivers possuem o nº de build mais elevado de todos os recentemente lançados pela Nvidia.
Até as versões para Windows Vista estão aínda nos 87.45 (o WinXP está nos 84.xx)


edit
Review dos novos drivers em Linux: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=439&num=1
 
Morpheus disse:
o problema é que para quem é noob é uma beca dificil faze-lo sem qq ajuda ...

1 - Arranjar uma full-source do kernel em www.kernel.org
2 - Copiar o ficheiro para "/usr/src"
3 - Descompactar o ficheiro. "tar -xvf nome-do-ficheiro.tar.gz" ou "tar -xjvf nome-do-ficheiro.tar.bz2"
4 - Criar um symlink "/usr/src/linux" para o dir onde descompactaram o ficheiro, "ln -s /usr/src/nome-do-dir /usr/src/linux".
5 - Arranjar os drivers em www.nvidia.com
6 - Correr o script de instalação "sh nvidia-um-nome.qq.bin (ou .sh não me lembro bem)".
7 - (OPCIONAL) Caso não tenham o Xorg configurado para usar os drivers, editar o ficheiro "/etc/X11/xorg.conf, comentar (colocar um # no inicicio) a linha que diz Load "dri", e de seguida modificar a linha que diz Driver nv (ou vesa) para Driver nvidia.
8 - "modprobe nvidia" ou caso não funcione reboot (algumas distros podem ter, por razões de segurança, limitações ao carregamento de modules on-the-fly).

Nada de muito dificil e também nada que não exista em 10k guides que o google pode retornar em segundos.
 
ui ... se assim fosse era simples mas ainda falta uns pózinhos ... (que tu te esqueceste tuxboss :P )

1º verificar se ...

tens o gcc instalado (n vem de origem)

Código:
sudo apt-get install build-essential gcc gcc-3.4

verificar se temos o kernel e os headers necessários

Código:
 uname -r 

sudo apt-get install linux-image-386 linux-headers-386

substituir o 386 pelo resultado do "uname -r" caso seja necessário

fazer um backup do xorg (isto dá um jeitaço)

Código:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

sacar os drivers da nvidia para a pasta home/"username"

dp ... mãos à obra ...

CTRL-ALT-F1

meter o login

fazer:

Código:
sudo /etc/init.d/gdm stop ou /kdm stop

Código:
sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-kernel-common

ir à pasta para aonde sacamos o driver
fazer
Código:
sudo sh Nvidia-nome do driver

ele vai perguntar se pode ir ao ftp buscar o kernel digam que sim ... se ele n o encontrar ele vai dizer que vai compilar um ...e supostamente deverá tudo correr bem ... senão vejamos..

Ah e tal eu tenho o gcc 4.0 e nem ca vaca tussa o gajo instala o driver ...

façam

Código:
sudo ln -sf /usr/bin/gcc-3.4 /usr/bin/gcc
e voilá já funga ... para voltarem a por como estava
Código:
sudo ln -sf /usr/bin/gcc-4.0 /usr/bin/gcc

o gajo queixa.se de ...

"ln" qq coisa ...

façam o que o tuxboss disse acima para "linkarem" para o kernel!

eu acabei mm agora de instalar o driver da nvidia mais recente ... a vantagem nota-se em algumas coisas como qualidade de imagem e afins... consegui por o driver a funcionar algo que andei de roda prai uns 2 dias ... até que ganhei coragem... a thread original da instalação está aqui e tem 3 metodos de instalação ...

ainda existe esta thread para ligar ou desligar o Sideband Adressing e o Fastwrite ... tendo os 2 ligados noto um pouco mais de performance!
 
Última edição:
Back
Topo