1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Drivers e Tweak] HD 4800 Series

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por tuniq, 23 de Julho de 2008. (Respostas: 95; Visualizações: 59672)

1. Já consegui resolver!

Como estava na garantia, passei a batata quente ao vendedor.

Chegou á conclusão que o problema era na placa gráfica.

Colocou uma nova, desinstalou o catalizador e instalou apenas o driver VGA.

Está a trabalhar a 100% sem crashes!

Obrigado a todos

2. d2

d2 Power Member

Ja instalaram o Hotfix que ta no site da AMD/ATI? Instalei isso à dias e resolveu-me problemas de fps que tinha no GTR Evolution, e no CSSource.

No GTR Evo passei de 60fps com descidas/stuttering nalgumas zonas para 100+ sem stuttering. No CSS passei de 60fps para 150-200.

Uso tudo no max a 1920x1200.

3. rav3n

rav3n Power Member

para quem tem a versão normal, aka de referencia da 4850 da Powercolor e faz underclock:
    qual os clocks minimos que a vossa grafica aguenta sem crashar?

queria ter uma ideia para deixar a grafica ainda com mais underclock quando nao estou a jogar

4. XanoN-

XanoN- Power Member

Saiu ontem os novos 8.11.

5. rav3n

rav3n Power Member

ja os instalei, mais logo jogo testo a ver se encontro melhorias

6. G0dLik3

G0dLik3 Power Member

Já ha algum tempo nao escrevem neste topico mas eu tenho uma duvida e acho que o melhor é tirar aqui do que criar outro topico.

Eu quando vou ao site da ATI, seleciono o meu OS (vista 64bits) e seleciono Radeon (é a 4870).
    Nos drivers faço download dos 9.2 mas depois de instalado o que me aparece é:

Driver de vídeo ATIStatus final: Sucesso
    Versão do item: 8.582.0.0000
    Tamanho: 90 Mbytes

é normal? 8.5? ou não estará a instalar isto bem?

eu em alguns jogos é na boa (não tive muito tempo para experimentar) mas em outros as vezes dá uns crashs (BSOD) e eu penso que seja por causa dos drivers desactualizados.

Obrigado

7. tuniq

tuniq What is folding?

Isso está certo.
    Onde diz Catalyst Version diz à frente 09.2

Supondo que a versão dos drivers está actualizada (que eu acredito que esteja), os BSOD's podem ser de muita coisa. Vê as temps, e testa a estabilidade de cpu + ram's com um programa tipo prime95 ou ibt.

Cumps,
    tuniq

8. G0dLik3

G0dLik3 Power Member

Antes de mais obrigado,

Os BSODs que deram foram diferentes um do outro. O primeiro foi IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL se não estou em erro, e o segundo falava sobre espaço suficiente em disco. Como geralmente eu experimentei os jogos a 'fazer downloads' eu não dei muita importância. No entanto, como é a primeira vez que uso um sistema operativo 64bits (Vista Home 64bits), os drivers que instalei inicialmente de alguns componentes eram 32bits (são os que vinham no CD). Depois lembrei-me e fui ao site da ATI, removi os drivers (suponho eu, correctamente) que tinha, e instalei esses. A verdade é que não tenho o CCC a funcionar. Daí eu achar que não estão muito bem instalados.

Sei que isto não é um topico de duvidas, mas já agora quis tentar esclarecer-me.

9. tuniq

tuniq What is folding?

Para removeres os drivers antigos usa o Driver Sweeper, é fácil de utilizar:

1- removes tudo da ATI (pelo painel de controlo, CCC)
    2 - instalas e executas o Driver Sweeper e removes o que ficou da ATI
    3 - Reinicias o pc
    4 - Instalas os novos drivers.

Esse 1o BSOD normalmente é estabilidade. Recomendo a usares o p95 para excluir cpu e ram's...

Cumps,
    tuniq

10. G0dLik3

G0dLik3 Power Member

Mal arranquei o Stress Teste do p95 apareceu erros:

[Thu Mar 12 21:47:34 2009]
    FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
    Hardware failure detected, consult stress.txt file.
    FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
    Hardware failure detected, consult stress.txt file.

11. tuniq

tuniq What is folding?

Então o prob não é da grafica. Cria uma thread na parte de duvidas de hardware e edita o teu post anterior com o link para te dizer o que deves fazer.

// End-Offtopic

Cumps,
    tuniq

12. rav3n

rav3n Power Member

a quem interessar, fica a dica
    baixando os clocks para o minimo permitido pelo RivaTuner(315/500), a 4850 reference passa a consumir cerca de 10W a menos em Idle
    não custava nada isto vir já implementado de fábrica nos perfis da bios da placa

Última edição: 2 de Abril de 2009
  13. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

faço isso no ATI tray tool, mas tenho a 508MHz no core com 1.044v e 1300MHz nas memorias tanto em 2D como em 3D, e a esperiencia de jogo é identica !!!

Última edição: 3 de Abril de 2009
  14. rav3n

rav3n Power Member

os 1.044v são a voltagem default 2D?
    por acaso tinha andado de volta do ATT, mas nao consegui fazer underclock com ele. Que versão tás a usar?

15. tuniq

tuniq What is folding?

Eu já consegui, entretanto formatei o PC e agora com o ATT sempre que faço Apply (nem que seja frequencias default) aparece-me um BSOD e reinicia... Com o CCC consigo mas queria ir mais longe e alterar as voltagens :( Alguem sabe de alguma coisa ?

cumps

16. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Boas,
    Como lês os consumos da gráfica?

Cumps

17. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

estou com a versão 1.5.9.1294

18. rav3n

rav3n Power Member

nao leio directamente da grafica, é do sistema completo, com wattimetro na tomada. Como a unica coisa em que mexi foi nos clocks da grafica, pode dizer-se com segurança que o decréscimo de consumo é causado por ela. Mas tb posso confirmar no software da UPS. Normalmente em idle a carga era 38% e agora anda mais pelos 36%. 2% de queda sendo que a UPS é de 480W

Pois, essa tb é a que tenho, portanto só pode ser nabice da minha parte. Vou ver melhor então

Segundo o que li(teoria de um tipo que ainda nao confirmei) a diminuição do consumo em idle deve-se essencialmente a uma diminuição dos clocks das memórias. Por experiência que tive com outras graficas há um valor baixo de MHz em underclock que elas nao aguentam e a partir daí crasham, mas acho que ainda estou bastante longe dessa meta

Última edição: 3 de Abril de 2009
  19. FSadino

FSadino Power Member

Actualmente qual o melhor driver para as series 4800? No meu caso 4850.

Continua a ser o 8.5? Ou o 9.3 está melhor?

Cumprimentos,
    Nuno Silva

20. rav3n

rav3n Power Member

Tenho actualizado sempre e já desde uma versão anterior que nao noto ganhos de performance. Mas tb nao tenho notado bugs, portanto penso que seja seguro actualizares para os mais recentes

Partilhar esta Página