[Drivers e Tweak] HD 4800 Series

tuniq

What is folding?
Boas,

Aqui apresento um breve Guia/Tutorial que mostra o que devem fazer para terem a vossa placa gráfica da serie HD 4800 estável e a funcionar quase a 100%.
Foi o que resolveu o meu problema em que no CS e no Crysis o jogo simplesmente crashava e não precebia o que era .. Reinstalei o Windows na tentativa de resolver o problema que não teve sucesso.. Assim, para evitar casos como o meu, posto aqui um mini-guia de como/quais instalar os drivers correctos. Na verdade isto não é mais do que os drivers 8.5 da ATI com um hotfix já que a versão mais recente 8.7 é uma completa TRISTEZA em relação à serie HD 4800, a versão 8.6 ainda mostra alguns problemas e por fim, a 8.5 que se mostra mais estável.

Efectuar o download dos drivers 8.5 com hotfix: AQUI

Note: This driver is provided as is and is not supported by AMD. It has not completed full AMD testing, and is only recommended for users experiencing the particular issue described above.
Isto sim, é uma anedota ...

1º Ir ao site e escolher o seu sistema operativo (Vista 32/64 bits ou XP 32/64 bits)



2º Após o download, executar o arquivo .exe



3º Instalar normalmente

4º Reiniciar o computador

5º Feito !!

NOTA: Aconselho vivamente a fazerem o tweak da fan para melhor desempenho!

if you make a profile in catalyst after turning on Overdrive( make sure clock and memory settings are correct). You can then go to the file "C:\Users\Bretware\AppData\Local\ATI\ACE\Bretw are. XML. the xml file will have the same name as the catalyst profile you saved. right click and hit edit.

<Feature name="FanSpeedAlgorithm_0">
<Property name="FanSpeedAlgorithm" value="Manual" />
</Feature>
<Feature name="FanSpeedRPMTarget_0">
<Property name="Want" value="0" />
</Feature>
<Feature name="FanSpeedPercentTarget_0">
<Property name="Want" value="65" />

Change the value to "manual" and Want value to "65"

Save the file then reload your profile in catalyst.
Dependendo do barulho que queiram escolham um numero entre 1/100 ...
Aconselho pelo menos 50 ...

A minha opinião em relação a isto:
Relativamente a este assunto, acho que a ATI está a ser muito IRRESPONSAVEL por colocar placas gráficas à venda (serie 4800) sem drivers totalmente prontos. No proprio site deles, aconselham a instalação de um pacote que se da pelo nome de hotfix que inclui a versão 8.5 dos drivers (a actual é a 8.7 que dá muitos problemas com estas placas, a 8.6 também tem alguns) que é usada por muitos que afirmam que é a versão mais estável (juntamente com o hotfix). Apresento aqui o meu ponto negativo em relação à AMD/ATI que vendem produtos sem terem drivers estáveis... O mais engraçado é que o hotfix NÃO foi desenvolvido por eles (ATI) mas sim por um programador "amador" que reportou a situação à AMD. Podem crer que na próxima irei optar por outras soluções relativas à placa gráfica !!

cumps,
Tuniq
 
Tuniq, já agora...

Modificar o perfil do Catalyst eu já tinha feito para meter a fan a 100% mas reparei que a minha gráfica faz 920/1120 e se editar os valores no XML do perfil não vai funcionar.
Há alguma maneira de o fazer?
 
Tuniq, já agora...

Modificar o perfil do Catalyst eu já tinha feito para meter a fan a 100% mas reparei que a minha gráfica faz 920/1120 e se editar os valores no XML do perfil não vai funcionar.
Há alguma maneira de o fazer?

Quando crias um perfil o Catalyst guarda os dados das tuas configurações. Se alteras alguma coisa, já não estás nesse perfil, ou seja, tens de ir a Profiles -> Profile Manager, escreves o nome IGUAL ao do teu perfil e carregas em save. Ele vai preguntar se queres fazer overight e tu escolhes SIM...

Além disso, SEMPRE que fazes mudanças no ficheiro XML, gravas e depois tens de ir a Activate Profile, escolhes o teu perfil ...
 
Concordo contigo, os drivers da ati são completamente rascas, tenho o crysis a bloquear mesmo com a ventoinha a 50 porcento, e o problema e dos drivers..tanto com o hotfix como com os últimos drivers, alias os 8.7 não deixam sequer jogar CS 1.6 em modo open gl..para compensar o facto de as graficas terem sido lançadas sem drivers decentes podiam ter lançado os 8.7 com algum suporte para o powerplay e afins..mas pelos vistos..os hotfix continuam a ser melhores, bom tutorial pelo menos para quem não sabe apartida o fix da fan, evita muitas pessoas a verem os pcs a bloquear..ou a ficar sem o autocolante da fan da grafica xD
 
cada vez que entramos no windows temos de fazer load do profile?


cumps

ps: tou a usar os 8.7 e ate agora nao reparei em nada
 
Por acaso tb estou a usar os 8.7, não tive crashes nenhuns no css, HL2 etc (motor source), mas no Crysis já tive (embora a jogar e não a benchar) e no XP do bench a correr 3dmarks tb...

Vou ver isso e posto se tiver melhores resultados.
 
boas

tenho a 4850 ha ja um mês e costumo jogar CSS e Crysis regularmente e nunca crashou, provavelmente os vossos problemas não é dos drivers mas pronto.

bom trabalho na mesma claro
 
Concordo contigo, os drivers da ati são completamente rascas, tenho o crysis a bloquear mesmo com a ventoinha a 50 porcento, e o problema e dos drivers..tanto com o hotfix como com os últimos drivers, alias os 8.7 não deixam sequer jogar CS 1.6 em modo open gl..para compensar o facto de as graficas terem sido lançadas sem drivers decentes podiam ter lançado os 8.7 com algum suporte para o powerplay e afins..mas pelos vistos..os hotfix continuam a ser melhores, bom tutorial pelo menos para quem não sabe apartida o fix da fan, evita muitas pessoas a verem os pcs a bloquear..ou a ficar sem o autocolante da fan da grafica xD

Nem mais ...

cada vez que entramos no windows temos de fazer load do profile?


cumps

ps: tou a usar os 8.7 e ate agora nao reparei em nada

Não...

Por acaso tb estou a usar os 8.7, não tive crashes nenhuns no css, HL2 etc (motor source), mas no Crysis já tive (embora a jogar e não a benchar) e no XP do bench a correr 3dmarks tb...

Vou ver isso e posto se tiver melhores resultados.

HL2 não expimentei, Crysis a benchar a mim também não crasha mas no jogo só consigo ver uma pequena apresentação da 1º missão...

boas

tenho a 4850 ha ja um mês e costumo jogar CSS e Crysis regularmente e nunca crashou, provavelmente os vossos problemas não é dos drivers mas pronto.

bom trabalho na mesma claro

Vários sistemas, sem componentes em comum (ou poucos), a crashar, sendo que a unica coisa comum é a gráfica que por acaso tem uns drivers não oficiais, duvido que nao seja esse o problema...

yup, por aqui 8.7 e sem qualquer problema :)

A excepcção confirma a regra :rolleyes:
 
Ok, após varios dias de testes.

8.7 na boa a trabalhar sem problemas, os crashes que tive eram do cpu, subi o vcore nunca mais.

GRID hoje 2 horas sem parar na boa sem problemas (já agora com tudo no prego menos os drivers a medium (conduzo fora do carro por isso who cares?), msaa a 4x, entre 50 a 80 fps medidos pelo fraps.

3d mark Vantage sem probs - P6485

http://service.futuremark.com/compare?3dmv=266433

HL series (como já mencionado) sem probs.

Crysis sem probs.

OC da grafica em dx10 é muito marado...

8.7 aprovados aqui.

Behave!
 
com os 8.7 a ventoinha é regulada automaticamente é preciso seguir o tutorial?
tenho uma 4850 que ainda nao montei, por mim levava logo com o WB, mas os ramsinks que ca tenho nao me parecem que vao colar e para já queria testa-la com stock cooler

e só mais uma coisa, visto nao mexer em ATi há algum tempo
continua a ser necessário instalar o netframework(que versão?) para aceder ao CCC?
sem CCC instalado consigo fazer o fan trick?
 
Última edição:
Bem, a instalação do CCC acho que já traz o framework, mas sim, penso que ainda precisa.

Eu como o tenho não sei se o instala ou precisas do ir buscar, mas vejo na instalação que é necessário.

Nos 8.7 tens à mesma de fazer o profile. Não creio que sem o CCC consigas fazer a fan mudar de velocidade.
 
afinal encontrei uns ramsinks que ainda colam e montei a grafica com o bloco

numa vista de olhos rapida pelos jogos que tenho no steam com motor HL2 source, aparentam estar ok

instalei os 8.7, mas ainda tenho de testar mais a fundo
 
com os 8.7 a ventoinha é regulada automaticamente é preciso seguir o tutorial?
tenho uma 4850 que ainda nao montei, por mim levava logo com o WB, mas os ramsinks que ca tenho nao me parecem que vao colar e para já queria testa-la com stock cooler

e só mais uma coisa, visto nao mexer em ATi há algum tempo
continua a ser necessário instalar o netframework(que versão?) para aceder ao CCC?
sem CCC instalado consigo fazer o fan trick?

Sem o CCC não consegues fazer o tweak porque precisas de criar profiles (perfil) e isso só dá para criar no CCC.

Acho que continua a ser preciso o .net framework 2.0.

Com os 8.7 ainda é preciso fazer o tweak.

Só para esclarecer algumas pessoas, os drivers fazer a regulação da fan automaticamente mas só o fazem em temperaturas muito elevadas em que muitos casos o sistema crasha antes da fan ter tempo para a arrefecer.

como estamos de drivers?

ha omegas ou afins?

vou meter a grafica agora... que passos devo tomar?

obrigado

Existe a versão 8.8 Beta:


vista
http://www.files.to/get/347201/2f00xwmemt
xp
http://www.files.to/get/347238/77gwst30qa


DriverVer=07/22/2008, 8.520.2.0000

Nota: Não me responsabilizo por problemas causados tanto a nivel de hardware como a nivel de software pela instalação destes drivers.

Se vais por agora a gráfica, segue todo o tutorial desde o início. Se tiveres duvidas, posta aqui.


Cumps,
tuniq
 
Mas alguem já testou os 8.8beta?

Eu não posso testar porque a BIOS que tenho não é "compatível" com essas drivers...(ainda não experimentei mas o gajo que fez esta bos disse que não funcionava...)

Cumps
 
Back
Topo