[Drivers e Tweak] HD 4800 Series

Já consegui resolver!

Como estava na garantia, passei a batata quente ao vendedor.

Chegou á conclusão que o problema era na placa gráfica.

Colocou uma nova, desinstalou o catalizador e instalou apenas o driver VGA.

Está a trabalhar a 100% sem crashes!

Obrigado a todos
 
Ja instalaram o Hotfix que ta no site da AMD/ATI? Instalei isso à dias e resolveu-me problemas de fps que tinha no GTR Evolution, e no CSSource.

No GTR Evo passei de 60fps com descidas/stuttering nalgumas zonas para 100+ sem stuttering. No CSS passei de 60fps para 150-200.

Uso tudo no max a 1920x1200.
 
para quem tem a versão normal, aka de referencia da 4850 da Powercolor e faz underclock:
qual os clocks minimos que a vossa grafica aguenta sem crashar?

queria ter uma ideia para deixar a grafica ainda com mais underclock quando nao estou a jogar
 
Já ha algum tempo nao escrevem neste topico mas eu tenho uma duvida e acho que o melhor é tirar aqui do que criar outro topico.

Eu quando vou ao site da ATI, seleciono o meu OS (vista 64bits) e seleciono Radeon (é a 4870).
Nos drivers faço download dos 9.2 mas depois de instalado o que me aparece é:

Driver de vídeo ATIStatus final: Sucesso
Versão do item: 8.582.0.0000
Tamanho: 90 Mbytes

é normal? 8.5? ou não estará a instalar isto bem?

eu em alguns jogos é na boa (não tive muito tempo para experimentar) mas em outros as vezes dá uns crashs (BSOD) e eu penso que seja por causa dos drivers desactualizados.

Obrigado
 
Já ha algum tempo nao escrevem neste topico mas eu tenho uma duvida e acho que o melhor é tirar aqui do que criar outro topico.

Eu quando vou ao site da ATI, seleciono o meu OS (vista 64bits) e seleciono Radeon (é a 4870).
Nos drivers faço download dos 9.2 mas depois de instalado o que me aparece é:

Driver de vídeo ATIStatus final: Sucesso
Versão do item: 8.582.0.0000
Tamanho: 90 Mbytes

é normal? 8.5? ou não estará a instalar isto bem?

eu em alguns jogos é na boa (não tive muito tempo para experimentar) mas em outros as vezes dá uns crashs (BSOD) e eu penso que seja por causa dos drivers desactualizados.

Obrigado

Isso está certo.
Onde diz Catalyst Version diz à frente 09.2




Supondo que a versão dos drivers está actualizada (que eu acredito que esteja), os BSOD's podem ser de muita coisa. Vê as temps, e testa a estabilidade de cpu + ram's com um programa tipo prime95 ou ibt.

Cumps,
tuniq
 
Antes de mais obrigado,

Os BSODs que deram foram diferentes um do outro. O primeiro foi IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL se não estou em erro, e o segundo falava sobre espaço suficiente em disco. Como geralmente eu experimentei os jogos a 'fazer downloads' eu não dei muita importância. No entanto, como é a primeira vez que uso um sistema operativo 64bits (Vista Home 64bits), os drivers que instalei inicialmente de alguns componentes eram 32bits (são os que vinham no CD). Depois lembrei-me e fui ao site da ATI, removi os drivers (suponho eu, correctamente) que tinha, e instalei esses. A verdade é que não tenho o CCC a funcionar. Daí eu achar que não estão muito bem instalados.

Sei que isto não é um topico de duvidas, mas já agora quis tentar esclarecer-me.
 
Antes de mais obrigado,

Os BSODs que deram foram diferentes um do outro. O primeiro foi IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL se não estou em erro, e o segundo falava sobre espaço suficiente em disco. Como geralmente eu experimentei os jogos a 'fazer downloads' eu não dei muita importância. No entanto, como é a primeira vez que uso um sistema operativo 64bits (Vista Home 64bits), os drivers que instalei inicialmente de alguns componentes eram 32bits (são os que vinham no CD). Depois lembrei-me e fui ao site da ATI, removi os drivers (suponho eu, correctamente) que tinha, e instalei esses. A verdade é que não tenho o CCC a funcionar. Daí eu achar que não estão muito bem instalados.

Sei que isto não é um topico de duvidas, mas já agora quis tentar esclarecer-me.

Para removeres os drivers antigos usa o Driver Sweeper, é fácil de utilizar:

1- removes tudo da ATI (pelo painel de controlo, CCC)
2 - instalas e executas o Driver Sweeper e removes o que ficou da ATI
3 - Reinicias o pc
4 - Instalas os novos drivers.

Esse 1o BSOD normalmente é estabilidade. Recomendo a usares o p95 para excluir cpu e ram's...

Cumps,
tuniq
 
Mal arranquei o Stress Teste do p95 apareceu erros:

[Thu Mar 12 21:47:34 2009]
FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
 
Mal arranquei o Stress Teste do p95 apareceu erros:

[Thu Mar 12 21:47:34 2009]
FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.
FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4
Hardware failure detected, consult stress.txt file.

Então o prob não é da grafica. Cria uma thread na parte de duvidas de hardware e edita o teu post anterior com o link para te dizer o que deves fazer.

// End-Offtopic


Cumps,
tuniq
 
a quem interessar, fica a dica
baixando os clocks para o minimo permitido pelo RivaTuner(315/500), a 4850 reference passa a consumir cerca de 10W a menos em Idle
não custava nada isto vir já implementado de fábrica nos perfis da bios da placa
 
Última edição:
faço isso no ATI tray tool, mas tenho a 508MHz no core com 1.044v e 1300MHz nas memorias tanto em 2D como em 3D, e a esperiencia de jogo é identica !!!
 
Última edição:
os 1.044v são a voltagem default 2D?
por acaso tinha andado de volta do ATT, mas nao consegui fazer underclock com ele. Que versão tás a usar?
 
os 1.044v são a voltagem default 2D?
por acaso tinha andado de volta do ATT, mas nao consegui fazer underclock com ele. Que versão tás a usar?

Eu já consegui, entretanto formatei o PC e agora com o ATT sempre que faço Apply (nem que seja frequencias default) aparece-me um BSOD e reinicia... Com o CCC consigo mas queria ir mais longe e alterar as voltagens :( Alguem sabe de alguma coisa ?


cumps
 
a quem interessar, fica a dica
baixando os clocks para o minimo permitido pelo RivaTuner(315/500), a 4850 reference passa a consumir cerca de 10W a menos em Idle
não custava nada isto vir já implementado de fábrica nos perfis da bios da placa

Boas,
Como lês os consumos da gráfica?

Cumps
 
Boas,
Como lês os consumos da gráfica?

Cumps

nao leio directamente da grafica, é do sistema completo, com wattimetro na tomada. Como a unica coisa em que mexi foi nos clocks da grafica, pode dizer-se com segurança que o decréscimo de consumo é causado por ela. Mas tb posso confirmar no software da UPS. Normalmente em idle a carga era 38% e agora anda mais pelos 36%. 2% de queda sendo que a UPS é de 480W

estou com a versão 1.5.9.1294

Pois, essa tb é a que tenho, portanto só pode ser nabice da minha parte. Vou ver melhor então

Segundo o que li(teoria de um tipo que ainda nao confirmei) a diminuição do consumo em idle deve-se essencialmente a uma diminuição dos clocks das memórias. Por experiência que tive com outras graficas há um valor baixo de MHz em underclock que elas nao aguentam e a partir daí crasham, mas acho que ainda estou bastante longe dessa meta
 
Última edição:
Actualmente qual o melhor driver para as series 4800? No meu caso 4850.

Continua a ser o 8.5? Ou o 9.3 está melhor?

Cumprimentos,
Nuno Silva
 
Tenho actualizado sempre e já desde uma versão anterior que nao noto ganhos de performance. Mas tb nao tenho notado bugs, portanto penso que seja seguro actualizares para os mais recentes
 
Back
Topo