Drivers linux...

g0thic.sid3

Banido
Antes de me mandarem directo para o google aviso já k tou devolta dele à 1 hora e ainda n encontrei o que queria e sou um noob no que respeita a linux...

alguem tem ou sabe onde posso ir buscar os drivers para a placa de rede Agere Systems Et-131x PCI-E Gigabit Ethernet?

outra pergunta que vou fazer mais tarde é como se instalam os drivers em linux(Fedora 7, que ainda está a instalar pk o ubuntu não vai com o meu portatil)...

Vou percissar de ajuda na instalação da gráfica(x1600), na placa wireless uma da intel da qual já tenho os drivers, na placa de rede e na placa de som...

tambem vai ser precisso ajuda para os codecs de audio e video, assim como o suporte para ntsf e a cena do cubo

abraços
 
Última edição:
é chegar à consola e fazer: make.
Tens é de estar na directoria para onde extraiste os ficheiros.
I.e., se os ficheiros estiverem em /home/goatsex/drivers, fazes cd /home/goatsex/drivers, e depois, make.
 
é chegar à consola e fazer: make.
Tens é de estar na directoria para onde extraiste os ficheiros.
I.e., se os ficheiros estiverem em /home/goatsex/drivers, fazes cd /home/goatsex/drivers, e depois, make.

onde eu me fui meter...

tenho os fixeiros em /root/area de trabalho/linux/driver

na consola meto o k?
cd /root/ area de trabalho/linux/driver?

edit: ele faz o make mas dá-m no such fle or directory. stop
make:*** [modules] error 2
 
Última edição:
onde eu me fui meter...

tenho os fixeiros em /root/area de trabalho/linux/driver

na consola meto o k?
cd /root/ area de trabalho/linux/driver?

Sim.

Mas já agora, já vi que estás como root.

Não devias tabalhar como root. Devias ter um utilizador sem permissões de admin, para diminuír a probabilidade de fazer asneiras ;)
 
Sim.

Mas já agora, já vi que estás como root.

Não devias tabalhar como root. Devias ter um utilizador sem permissões de admin, para diminuír a probabilidade de fazer asneiras ;)

ok, vou sair da root e ir para o meu user...

os drivers da grafica já tão instalados mas o programa de consiguração não abre e não consigo activr os efeitos visuais...

agora tive uma faha do server x...

max pk é que ixto n vem com a papinha toda feita como o windows

e agora não consigo configurar o servidor x, bahhh

o k é k faço?

bom pessoal, hoje já n faç nda, agra tenh de voltar ao vista, mas já vi como recuperar o x, amanhã vejo da coisa...

obrigado
 
Última edição:
Uma sugestão sobre o root, nunca faças login nessa conta.

Se queres instalar alguma coisa que precisa de permissões de SuperUser (o que algum pessoal chama de root), usa o su ou o sudo na consola, é bem mais seguro, e fazes menos maravilha.

Quanto às tuas dúvidas, isso vem com a papinha toda feita como no windows, a diferença está que não estás habituado a este sistema, porque ele é bastante intuitivo mesmo. Com um pouco de calma vais lá.

Btw, se andas em LEI na FCT..., prepara-te que vais ter de te cruzar com GNU/Linux várias vezes durante o teu curso..., é boa politica começares já a ambientares-te ao sistema, senão vais ser só mais um daqueles que espera que o colega faça os trabalhos.

HecKel
 
ok, percebido... agora começando do principio...

onde é que encontro um tutorial para iniciantes(dakeles mesmo iniciantes, os k não percebem peva) para instalar os drivers...

podes ter razão no que dizes... mas eu no windows(da minha geração) era sempre setup.exe e depois é só next next next...

neste já tive de ir a consola, alterar drivers etc...
 
E que tal...

... um dos stickys?

As drivers não são nenhum tipo de ficheiro especial. Podes instalar da mesma maneira um jogo e uma driver.
E quanto ao next, next, next.. bem, já vimos onde é que isso levou muito boa gente :)
 
pois, tou lendo a cena e as primeiras perguntas que me surgem são

1: qual é o melhor/mais intuitivo ambiente grafico?

gnome ou kde

2: o que significa o $?

quer dizer que é na consola?

3: a questão do mp3 axo k seguindo este tutorial me safo

Assim de repende é ixto...

mais dúvidas virão quando tentar instalar placa grafica, placas de rede e placa de som...

edit: já tinha esta max só me lembrei agora...

como altero a ordem de boot dos sistemas operativos...
 
Última edição:
1) o que gostares mais. isso depende da opinião de cada um
2) sim, suponho que sim :)
3) http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/MP3
4) a ordem de boot é no menu.lst na pasta /boot/grub/, salvo erro.
5) começa a utilizar o search do vBulletin e do google de cada vez que te lembrares de uma pergunta.

eu sei, mas existem milhentas formas de dizer a mesma coisa... é um bokado complicado...

até agora tudo o que tenho encontrado é para pessoal com mais conhecimentos a nivel de linux dakeles que eu tenho...
 
pois, tou lendo a cena e as primeiras perguntas que me surgem são

(...)

2: o que significa o $?

quer dizer que é na consola?

(...)

Num terminal precisas de ter um programa que esteja à espera de comandos e que saiba responder a esses comandos, o mais conhecido é a bash.
A bash tem uma "prompt" que é aquele bocado de texto que aparece antes do cursor quando fica à espera do comando.
Código:
vudu@vudumachine:~/Desktop$
Esta é a minha prompt. E esta é a do root:
Código:
vudumachine:/home/vudu/Desktop#
O primeiro campo é o username (no root não tem), o segundo é o hostname, o terceiro é o path actual e o ultimo é o \\$ que aparece como $ num user normal e como um # no root.

Logo usando #apt-get update consegues dizer rapidamente que é suposto correr o comando "apt-get update" num terminal como root. ;)
 
Num terminal precisas de ter um programa que esteja à espera de comandos e que saiba responder a esses comandos, o mais conhecido é a bash.
A bash tem uma "prompt" que é aquele bocado de texto que aparece antes do cursor quando fica à espera do comando.
Código:
vudu@vudumachine:~/Desktop$
Esta é a minha prompt. E esta é a do root:
Código:
vudumachine:/home/vudu/Desktop#
O primeiro campo é o username (no root não tem), o segundo é o hostname, o terceiro é o path actual e o ultimo é o \\$ que aparece como $ num user normal e como um # no root.

Logo usando #apt-get update consegues dizer rapidamente que é suposto correr o comando "apt-get update" num terminal como root. ;)

de certeza k isso me vai ser util, mas acabas-t de me fazer sentir mais burro k uma porta
(a mesma coisa k me aconteceu na aula de ac(a unica a que fui o ano passado) quando o prof disse para fazermos uma cena) escuzado será dizer que eu e o meu colega do lado, ficamos um a olhar para o outro e bazamos a meio da aula.... lol
 
Agora tens o poder de fazer o mesmo a quem também não saiba :lol:
Podia-te responder simplesmente que # era root e $ não, mas como vieste com a conversa do "sou um noob no que respeita linux" respondi como se fosses muito burro. :flipa:
 
so por curiosidade e para aqueles mais interessados:

Quem se lembra de nos tempos do DOS fazermos algo do género:
set PROMPT=$P$G ???? ;)

Bem, em linux também dá para alguerar a prompt...
isto faz-se alterando o valor da variável PS1. Esta é a minha prompt:
Código:
r3pek@trinity ~ $ echo $PS1
\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[01;34m\] \w \$\[\033[00m\]

não se assustem porque os \[\033[.....] são cores ;)

Na man page da bash estão todos os "parametros" que podem por na prompt, por isso se kiserem dêm um olhadela: man bash
 
Back
Topo