[DRIVERS/SW] Finalmente instalei o XP no Toshiba L40!

Status
Fechado a novas mensagens.
Desculpem estar a ser chato, mas tenho urgencia na resposta. Tudo que foi postado pelo Cuculo é para ser inserido no nlite como drivers, ou algumas coisas consideram-se hot fixes/updates?

Obrigado



Realmente está tudo explicado, principalmente logo no início do post, no entanto, faz como eu. Usa o elite SÓ para meter os drivers dos discos, depois o resto instalas manualmente. Dá mais trabalho se calhar mas garanto-te que funciona.
Já agora os drivers que uso são os que foram indicados pelo Caculo!!

So far so good!!
 
n percebo...apaguei a partiçao do vista porque nao o queria, etc...instalei o LastXP que reconheceu logo os discos e instalou tudo quando do CD boot...qnd vai fazer o boot pelo discoaaparecer um ecra azul como ja referi... e a barra q aparece de load nao eh a do XP e sim a do Vista...

EDIT : hmm deve ter sido um problema de gravaçao porque consegui instalar com um LastXP versao mais antiga...
 
Última edição:
O que me estou a referir é a aplicação da toshiba "Power Saver" e nao drivers, que está disponivel em todas as séries, mas ainda nao encontrei para este portatil. Aqui fica o link para outra serie. Se ja souberes do que estou a falar e souberes onde posso sacar deixa o link que agradeço, senão nao faças reply ao post.

Cumprimentos

Boas, estou com o mesmo problema.. Ao que parece a toshiba não disponibilizou o Toshiba Power Saver para este modelo no Windows XP. O meu botão FN+F2 nao tem função, e o Portátil só trabalha no modo AC-DC. Gestão de energia quase nula, não faz dynamic switching da frequencia do cpu. Se alguém tiver as opções de energia a funcionar que informe como procedeu. Tenho tudo instalado, bios actualizada, wireless funciona, excepto gestão de energia. Driver ACPI do package toshiba. Tentei instalar o Power Saver de outro portátil mas diz k não tenho permições para o aceder.
 
Não sei se é legal a minha ideia que vou propor.
É assim todos tem o mesmo portátil, quer dizer que todos tem o mesmo hardware, exacto.
Quem conseguir instalar o Windows XP e inserir as drives e por tudo a funcionar correctamente.
Poderia criar uma copia de segurança , por exemplo com o Acronis True Image.
Tendo apenas o cuidado de deixar o Windows sem estar registado. Assim todos nós inserimos as nossas keys de activação.
São por volta de 750 mb que todos podemos fazer uso. E como o Windows não está correctamente activado não caímos na ilegalidade das regras do fórum.
Eu ainda não tenho o portátil , mas era isso que faria.
O portátil vem com duas partições. A imagem ficava em d:\ e fazia-se o backup para c:\ . O máximo que posso fazer é deixar um link onde buscar o cd de arranque para correr a imagem do acronis, mas falta o principal a imagem.
È apenas uma ideia minha. Todos podemos usufruir do backup por ter o mesmo hardware.
 
Última edição:
Não sei se é legal a minha ideia que vou propor.
É assim todos tem o mesmo portátil, quer dizer que todos tem o mesmo hardware, exacto.
Quem conseguir instalar o Windows XP e inserir as drives e por tudo a funcionar correctamente.
Poderia criar uma copia de segurança , por exemplo com o Acronis True Image.
Tendo apenas o cuidado de deixar o Windows sem estar registado. Assim todos nós inserimos as nossas keys de activação.
São por volta de 750 mb que todos podemos fazer uso. E como o Windows não está correctamente activado não caímos na ilegalidade das regras do fórum.
Eu ainda não tenho o portátil , mas era isso que faria.
O portátil vem com duas partições. A imagem ficava em d:\ e fazia-se o backup para c:\ . O máximo que posso fazer é deixar um link onde buscar o cd de arranque para correr a imagem do acronis, mas falta o principal a imagem.
È apenas uma ideia minha. Todos podemos usufruir do backup por ter o mesmo hardware.

Apoiado. Mas é um pouco chato formatar tudo de novo. Apenas peço para verificarem se o vosso portátil consegue fazer a redução da frequência de operação quando não está em carga e me indicarem qual a driver ACPI usada (Asus, Toshiba pack ou outra). Só me falta mesmo isso. Na bios tenho dinamic switching activo.
 
Mesmo com as Drivers todas, o Modo de Suspensão não funciona! Dá-me erro na Driver ACPI.

Mas para corrigir a falha do Dynamic Switching e aumentar e diminuir a frequência do processador, uso o Notebook Hardware Controller.

http://www.pbus-167.com/nhc/nhc.htm

É freeware e está a bombar bem no Toshiba, só não ponham o perfil de Max Battery ou lá o que é, quando estão com o Toshiba ligado pela bateria se não habilitam-se a um BSOD.

Eu deixo estar os perfiz AC-DC e Battery em Max Performance, e quando o PC se liga, depois é que altero para Max Battery consoante o que quero.

CUMPS
 
Mesmo com as Drivers todas, o Modo de Suspensão não funciona! Dá-me erro na Driver ACPI.

Mas para corrigir a falha do Dynamic Switching e aumentar e diminuir a frequência do processador, uso o Notebook Hardware Controller.

http://www.pbus-167.com/nhc/nhc.htm

É freeware e está a bombar bem no Toshiba, só não ponham o perfil de Max Battery ou lá o que é, quando estão com o Toshiba ligado pela bateria se não habilitam-se a um BSOD.

Eu deixo estar os perfiz AC-DC e Battery em Max Performance, e quando o PC se liga, depois é que altero para Max Battery consoante o que quero.

CUMPS

Boas,
Eu também tenho o NHC 2.0 instalado, mas a frequencia está presa nos 1.46Ghz. Nada acontece. Mostra a temperatura do CPU, nada de voltagens. Tenho varios tabs em cima (Status, CPU speed, Voltage, ,(..), profiles, Settings, Info) e modo escolhido Dinamic Switching. Mas só muda o internal clock. Como o configuraste? Qual é a driver ACPI que tás a usar? Usaste algum "intel bugfix"? É que nao consigo fazer nada, ele nao reduz a velocidade automaticamente... O forum de apoio da toshiba tb tem um apoio fantastico. Função ACPI tem problemas? Formata... Formataste e inda nao dá? Formata outra vez... :lol:
Aplicação power saver e drivers direitas para este portátil ainda demora, se é que chegam a sair. Drivers para a grafica em condições só em março (Suporte Vertex Shaders e HW T&L completo). É só esperar...
 
Última edição:
Bem, já verifiquei que ele reduz mesmo a frequência do processador embora nas propriedades do "Meu Computador" não o indique. Mas não parece adiantar muito reduzir a frequência visto a temperatura não descer... Voltagem em principio deve continuar a mesma com o processador no mínimo ou no máximo. O NHC diz que o sistema ACPI não está configurado.. Ideias?
Obrigado pelas info's.
Cumprimentos, eu.
 
Bem, já verifiquei que ele reduz mesmo a frequência do processador embora nas propriedades do "Meu Computador" não o indique. Mas não parece adiantar muito reduzir a frequência visto a temperatura não descer... Voltagem em principio deve continuar a mesma com o processador no mínimo ou no máximo. O NHC diz que o sistema ACPI não está configurado.. Ideias?
Obrigado pelas info's.
Cumprimentos, eu.

eu n sei se o meu ta a fazer isso...nem sabia disso tinha conhecimento, n instalei nada mas qnd vou a O meu computador dizme 700 Mhz... sera q o meu ta a fazer ?
 
eu n sei se o meu ta a fazer isso...nem sabia disso tinha conhecimento, n instalei nada mas qnd vou a O meu computador dizme 700 Mhz... sera q o meu ta a fazer ?

Em principio deve estar a fazer isso. Eu verifiquei o pc mal ele veio, quando ainda tinha o vista, e ele fazia a gestão dinâmica de frequência. O problema é no windows XP com as drivers ACPI. E eu como sou teimoso, gosto de ter o Xp... Desliza naquela maquina que é um mimo... Pena a bateria durar-me apenas 2h 10m neste momento.
 
Usem o Everest para controlar tudo, o NHC não monitoriza bem o sistema.

As Drivers ACPI que estou a usar, são as que estavam no site da Toshiba como sendo as mais recentes.

Mas o NHC está a funcionar minimamente bem, só que os painéis de monitorização não funcionam bem, e outras funções idem... se lhes tocamos o que acontece é um BSOD.

Quanto á temperatura, ele situa-se nos 60º aquando está a 1,4Ghz e quando desce para os 700Mhz ela cai para os 50º, por isso é uma descida acentuada... o que compensa.

Mas usem o Everest para monitorizar todo o sistema, quer temperaturas, CPU, Disco, Voltagem, Multiplicador, FSB, etc.

A mim a bateria dura menos de 2h mesmo em Max Battery e menos de 1h em Max Performance, mas eu também sou granda abusado...

:lol:
 
Usem o Everest para controlar tudo, o NHC não monitoriza bem o sistema.

As Drivers ACPI que estou a usar, são as que estavam no site da Toshiba como sendo as mais recentes.

Mas o NHC está a funcionar minimamente bem, só que os painéis de monitorização não funcionam bem, e outras funções idem... se lhes tocamos o que acontece é um BSOD.

Quanto á temperatura, ele situa-se nos 60º aquando está a 1,4Ghz e quando desce para os 700Mhz ela cai para os 50º, por isso é uma descida acentuada... o que compensa.

Mas usem o Everest para monitorizar todo o sistema, quer temperaturas, CPU, Disco, Voltagem, Multiplicador, FSB, etc.

A mim a bateria dura menos de 2h mesmo em Max Battery e menos de 1h em Max Performance, mas eu também sou granda abusado...

:lol:

Também estou a usar essas, já experimentei com as asus a ver se conseguía algo, mas é o mesmo. Vou tentar experimentar com alguma compatível proveniente de algum portátil com umas specs equivalentes a estas (CPU, chipset, etc) e depois digo algo. Consegues regular a voltagem do cpu a cada etapa de frequencia ? Vou experimentar o everest, o meu não é compativel com este chipset, vou ter que ir buscar um mais recente. Assim que tiver noticias venho cá apitar.
Obrigado.

Cumprimentos, eu.
 
Bem, seguindo o conselho que o tikes me deu, estive a ler o topico de Undervolting ao CPU e resolvi experimentar... Não me tinha virado para aí pk tinha receio que se as drivers ACPI estivessem maradas, estes programas provavelmente nao fariam o que lhes era pedido ou teriam um comportamento anómalo como outros que já mencionei (nhc, etc). Pelo que ando a ver e testar, este parece estar a funcionar... Dos originais 1.250v a 1466mhz e 68ºC em Full load estou a testar na mesma frequência a 1,000V. Por agora tudo bem (2.30h correr), temperatura maxima 60º. Programa RightMark CPU Clock Utility. Depois mando mais bitaites.

Cumps, eu.
PS: A ventoinha só liga quando a temperatura chega aos 68ºC.
 
boas pessoal...

o meu realmente eh capaz de ja o tar a fazer visto este CD do last XP vir com uma carrada de drivers etc...contudo ao inicio o meu ecra pisca sempre duaas vezes ate estabilizar...n eh nada por ai alem mas chateia me quero ter tudo 100% sim sou picuinhas eu sei:-D

outra coisa é, tou a notar que o meu disco esta a ser usado muitas vezes e lembrome de uma onda que andava ai, que os portateis os discos andavam a ter muitos loads fazendo com q se "gastassem" mais rapido...terei motivos para me preoucpar quanto a isos ? e ja agora como vejo quantos ciclos ja leva o disco ? eh q eu n tou a fazer nada e o disco esta constantemente a ser usado...

EDIT: por acaso deve ser do anti virus o NOD anda a trabalhar em background e vi agora q anda a fazer um search...mas mesmo assim n invalida em como descobrir isso dos ciclos...thanks
 
Ora, formatei o PC e instalei o Windows XP, e já me deparei com alguns problemas.

Não suspende (deve ser do ACPI, não consigo sacar os drivers lá do site da ASUStek, embora tenha suspendido uma vez, nem sei como), algumas teclas não funcionam (as do FN+Teclas Cima e baixo (volume), a FN+F2, entre outras)... Para não falar da gestão de energia, que podia estar melhor, pois apenas durou 2h e poucos minutos.

Não queria voltar ao Vista, pois ele já me deu problemas, nomeadamente falta de Wi-Fi.

Alguma solução para isto ? É que as teclas de volume fazem falta. :boredo:
 
boas pessoal...

o meu realmente eh capaz de ja o tar a fazer visto este CD do last XP vir com uma carrada de drivers etc...contudo ao inicio o meu ecra pisca sempre duaas vezes ate estabilizar...n eh nada por ai alem mas chateia me quero ter tudo 100% sim sou picuinhas eu sei:-D

outra coisa é, tou a notar que o meu disco esta a ser usado muitas vezes e lembrome de uma onda que andava ai, que os portateis os discos andavam a ter muitos loads fazendo com q se "gastassem" mais rapido...terei motivos para me preoucpar quanto a isos ? e ja agora como vejo quantos ciclos ja leva o disco ? eh q eu n tou a fazer nada e o disco esta constantemente a ser usado...

EDIT: por acaso deve ser do anti virus o NOD anda a trabalhar em background e vi agora q anda a fazer um search...mas mesmo assim n invalida em como descobrir isso dos ciclos...thanks

Boas, isso de piscar 2x também acontece cmg, julgo ser das drivers da intel. Quando inicio ou termino alguma aplicação 3D, o ecrã costuma piscar. Noto isso bastante no 3dMark2001.
Quanto a isso dos ciclos não te posso ajudar pk nao percebo bem o que queres dizer... Para verificares o desgaste dos discos, verifica os relatorios S.M.A.R.T. do windows. Se eles indicarem ok, é porque deve estar bom. São mais acessiveis atravez do everest (acho eu) e podes sempre fazer testes de transferencia de dados. Ruidos esquesitos, aquecimento anormal, más taxas de trasnferencias (e tempos acesso), erros leitura e escrita, etc, indicam que um disco está a dar o peido.

Por experiência, digo que mais depressa a electrónica nos discos queima do que falha a parte mecânica. Falo claro no caso de computadores isolados de comportamentos agressivos (bikeiros, murros, ambientes com vibraçoes fortes, etc) pois tenho vindo apenas a assistir a falhas de hardware na parte mecanica devidas a abusos fisicos. Discos de portateis que avariam pelo pessoal mandar murros na mesa onde ele se apoia, por demorar a fazer loading, por perderem no PES200x e por outras coisas caricatas... nos desktops são bikeiros, murros nas caixas, etc...
 
Ora, formatei o PC e instalei o Windows XP, e já me deparei com alguns problemas.

Não suspende (deve ser do ACPI, não consigo sacar os drivers lá do site da ASUStek, embora tenha suspendido uma vez, nem sei como), algumas teclas não funcionam (as do FN+Teclas Cima e baixo (volume), a FN+F2, entre outras)... Para não falar da gestão de energia, que podia estar melhor, pois apenas durou 2h e poucos minutos.

Não queria voltar ao Vista, pois ele já me deu problemas, nomeadamente falta de Wi-Fi.

Alguma solução para isto ? É que as teclas de volume fazem falta. :boredo:

Boas,
FN+F2 não vai funcionar enquanto a toshiba nao rectificar o problema do acpi e incluir o power saver para este modelo no windows xp. Quanto ao resto, tenho tudo a funcionar (excepto suspender que ainda nao testei mas km nao funciona a nng, tb nao deve funcionar cmg). Instala as drivers que tens no primeiro post, vai ao gestor de dispositivos e verifica se tens algum icone sem confguração. Se tiveres usa a driver respectiva. Não te esqueças de instalar drivers para o chipset! Instala as ultimas drivers da realtek. Wifi no windows xp só mesmo com a bios correspondente. Tendo tudo afinado as teclas devem funcionar.

Cumprimentos, eu.


PS: Relativamente aos meus testes de gestão de energia, está assim:
Cpu está a ser testado em 1466MHZ @ 0.950V full load com max de 57ºC.
3dMark2001 correu 5 vezes até ao fim, sem erros mas com falhas nas texturas no primeiro teste (independente da velocidade ou voltagem, o erro é constante -> drivers) no terreno na parte mais longe (texturas vermelhas), de resto tudo impecavel.
Pontuação final 3457.
Prime 95 com o cpu a 0.975V não deu erros em 2:30h de teste, 3dmark2001 corre até ao fim(5x).
Para subir a utilização dos 2 cores uso o prime 95 com o HotCPUtester em BurnIn mas com prioridade menor ao do Prime95.
É de notar que o PC crasha com o HotCPUTester (parado) e 3Dmark2001 a testar, mas aleatoriamente.
 
o linux é giro mas acaba por não ser muito usado,

Lol!

1º é mt usado, talvez ainda não no utilizador comum...
2º comparaste bem a instalação do winxp nesse portatil e a instalação de uma distro GNU/Linux
3º e porque será que não é tão utilizado? todos os portateis e pc's ja vem com o xispe, no entanto a microsoft desta vez foi amiga ajudando o ppl a utilizar mais GNU/Linux com a criação do vista.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo