Drives IDE num PC

Delta

Suspenso
Como se sabe uma motherboard vem com 2 controladoras IDE :

IDE0 e IDE1

Os flat-cables têm 2 conectores

O máximo que se consegue ter é 4 drives instaladas. Eu tenho um leitor DVD, um gravador DVD e 2 discos e não posso ter mais nada.

Como é que consigo ter mais drives no PC ? tenho que comprar uma controladora PCI ?
 
se a board tiver sata e tiveres discos ide podes sempre aplicar um's serillel e ligar mais uns quantos, não sei o que existe ao nivel de controladoras pci mas acredito que exista.
 
ja agora quanto custa um bicho desses de 1 e de 2 IDE's? é que as unicas controladoras que eu encontro a venda tem sempre features super l33t's do genero RAID por hardware e o camandro , o que encarece a coisa.

Eu aproveito para perguntar quanto custa uma controladora PCI-IDE de 1 e 2 "portas" ( 2 e 4 dispositivos respectivamente) que façam apenas e só adidionar mais "espaço" IDE...nada de features careiras :)
 
Obrigado pela resposta :) Não sabem se ha controladores IDE e SATA na mesma placa? Era bom :D

E como resolver o problema de fichas pos discos? partindo do principio que a fonte aguenta, compromos cabos em Y? é isso? :D
 
a solução mais credivel sera comprar uma controladora pci, pode ser uma controladora c/ raid (mais caras), ou simplesmente uma controladora IDE, c/ um ou 2 canais PATA ou SATA.
contudo, isto é para uma solução de desempenho.
tens outras possiveis soluções como adaptadores ide-usb/usb2.0, podes assim ligar um disco ide a uma porta usb. claro que o desempenho sera um bocado mais baixo.
eu pessoalmente aconcelho muito comprares uma controladora, ou abdicares de uma drive optica.
otherwise, compra outra board, actualmente ja são raras as boards que so dão para 4 disposivivos ide.
 
se esse post foi para mim Koncaman , está fora de questao quer nova board ou ligacoes USB...nova board so com novo pc e este vai-se(tem que se ir) aguentando.

tb nao posso abdicar de drive optica que dame jeito komo esta a coisa.so estou indeciso se comorpo IDE ou SATA..o ideal era IDE e SATA que ja ficava ligeiramente preparado para o futuro proximo :D
 
Back
Topo