DSC-F828 ou DSC-R1

Koncaman

Utilizador Saloio
Ora bem, tenho andado à procura de uma maquina digital usada, para tirar umas fotos decentes.

sou um bocado agarrado aos 2 modelos da sony que estão no titulo da thread, no entanto, tenho-me questionado acerca da relação qualidade preço de cada uma delas.

eu gosto bastante de tirar fotos à noite, neste ponto, tenho quase a certeza que a R1 é melhor, dado o tamanho do sensor, o facto de ser um sensor CMOS, e o proprio suporte de valors ISO mais elevados, fazem com esta seja indiscutivelmente melhor que a F828... no entanto a R1 é coisa para custar aproximadamente 400€... e é aqui que as coisas começam a ficar pior.

a nivel de lentes, ambas têm lentes Carl Zeiss T*, no entanto, pelo que tenho lido, as lentes da R distorcem menos, no entanto, a f828 oferece uma gama de utilização maior
f828 28-200mm
r1 24 - 120

a nivel ergonomico, eu gosto bastante do corpo "dobravel" da f828, a r1 é de corpo rigido, mas contrapõe isto com o LCD destacavel...

a f828 possibilita filmar com qualidade razoavel, a r1 não, qualquer uma das duas tem um burst bastante baixo, mas a f828 permite tirar mais algumas fotos (a r1 se bem me lembro so ermite tirar 3 em burst...)

e enfim... é quase sempre assim, tecnicamente a r1 é indiscutivelmente superior, a f828 parece-me ser uma maquina mais flexivel (pela gama de utilização da lente, pela ergonomia, e pela possibilidade de filmar qalquer coisita numa resolução aceitavel)

as minhas duvidas estão na relação qualidade preço:
uma dsc r1 creio que arrajo por cerca de 400€, e uma f828 creio que arranjo por menos de 300€, ambas no eBay.

pensando principalmente em fotografia (essencialmente paisagens, macros, fotografias nocturnas, e para point and shot eventualmente) acham que a R1 vale o que se paga a mais por ela?
eu penso que sim, e estou inicialmente inclinado a estoirar a carteira na r1...

dsc r1
frontview-001.jpg

http://www.dpreview.com/reviews/sonydscr1/

dsc-f828
frontview-001.jpg

http://www.dpreview.com/reviews/sonydscf828/

mas o que é que voces escolhiam, e porque?

PS: dSLR para mim, não. dificilmente conseguia uma dSLR com lentes deste calibre a um preço razoavel, e certamente que não iria dar uso à possibilidade de trocar lentes...
 
Última edição:
se é para paisagens, os 24mm da R1 são preferíveis.. ambas as máquinas "quando dominadas" conseguem grandes fotos!

a F828 parece-me ter uma vantagem interessante, que é uma objectiva com uma abertura máxima de f/2.0 contra o f/2.8 da R1.
nenhuma das duas tem grande perfomance a ISO altos, a F828 é a pior neste campo..

não estás a equacionar nenhuma das máquinas mais recentes?
há uma máquina em especial que eu penso que era uma GRANDE compra..

» Olympus SP-550 UZ (480€)

é um corpo diferente, eu sei.. mas as características são impressionantes (28-504mm; IS; iso 80-3200).
 
Última edição:
na R1 eu acho que o ISo 800 ainda é utilizavel, ainda ha ISO 1600 e 3200, mas aí é quase inevitavel surgirem problemas...
agora na f828 iso 800 ja é o topo da escala, e com um sensor pequenito, ISO 800 resulta em muito ruido...
mas depois é o que tu referiste, é possivel contrabalançar um bocado a necessidade de usar sensibilidades mais baixas, com uma exposição mais alta (motivada pela abertura maior da lente)

mas a escolha de aberturas na r1 é mt maior que na f828:
r1
Wide: F2.8 - F16
Tele: F4.8 - F16
f828
Wide: F2.0 - F8
Tele: F2.8 - F8

ah... a f828 tem um obturador mais rapido (1/3200 vs 1/200seg)

a questão que me preocupa, é que a lente da f828 distorce mais que a lente da r1, e sempre tenho ouvido dizer maravilhas da lente da R1...


quanto à Olympus... de facto, tem caracteristicas interessantes sobretudo a gama ISO disponivel, e o establizador de imagem, mas não suporta cartões CF (ainda não tem é uma review no dpreview, que eu gostaria de ler)... mas eu queria mesmo uma coisa grande, preta e... [fanboy mode] de preferencia com carl zeiss e sony escrito algures :sad: :tareon: [/fanboy mode]

mas para perto dos 500€ eu ja me inclinava mais para a Panasonic Lumix FZ50... ja começa é a ser muito dinheiro... pela R1 eu ainda cometia a loucura (foi amor à primeira vista)... mas eu ja estou tão reticente a dar 400€ pela R1...
 
Última edição:
pois, acredito que já começa a ser muito dinheiro. :)

a FZ50 tem é o "tal sensor", a Panasonic não perdoa e o sensor produz demasiado ruído.. da Olympus SP-550 tens uma review caseira que até não está nada mal feita, nos sites da especialidade as reviews só devem começar a aparecer no inicio do próximo mês e mesmo assim não sei, porque com a PMA mesmo à porta..

a Fuji S9600 é grande, é preta.. mas não diz Sony! :P por outro lado tem um "senhor sensor" e 28-300 mm.

tenho um amigo com uma R1 mas nunca lhe peguei.. se fosses daqui da zona até te punha a máquina na mão para brincares.. :P

qual a percentagem de distorção de ambas (r1 e f828) as lentes em wide? em tele nenhuma deve distorcer.
 
a f828 distorce um bocado em wide, n sei a percentagem (acho que é normal estas lentes com angulares muito variadas [n encontro um termo melhor] fazerem isto)

macro wide com a f828:
dsc02673-001.jpg

edit:
wide distorce 1,2%
tele 0,4%

macro wide com a R1
wide-001.jpg

edit:
wide distorce 1,1%
tele 0%

ok, dá para viver com isso... ambas distorcem um bocado em wide, mas a f828 é flagrante.

gostei da S9600... acaba por ser algo entre a R1 e a f828, continuo a poder ver filmes, safa-se bem com iso alto, o unico inconveniente é mesmo ser a pilhas, mas isso resolve-se com pilhas recarregaveis...
vou ver os preços dela no eBay
 
Última edição:
nao percebendo eu nada do assunto, acho que posso mandar uma posta de pescada!
e a sucessora da famosa Fuji S5600 (k por acaso tenho uma :P) a S6500? nao sei o preço mas só o facto de parecer ter zoom manual na objectiva fez-me alguma curiosidade!
cumprimentos
 
ok, dá para viver com isso... ambas distorcem um bocado em wide, mas a f828 é flagrante.
de 1,1 para 1,2% a diferença é pouca.. ai nas imagens não se nota porque a primeira é crop e a segunda não. :P

segundo o dpreview:

» Sony F828: -1,2% @ 28mm / -0,4% @ 200mm
» Sony R1: -1,1% @ 24mm / -0% @ 120mm
» Fuji S9600 (penso que a objectiva é a mesma da S6500): -0,6% @ 28mm / -0,1% @ 300mm

as percentagens são mesmo a melhor forma de veres a distorção, as imagens podem enganar. :)

a S9600 por 450€ nova (@*****) parece-me um bom negócio, não deves encontrar muita coisa usada no eBay.
 
de 1,1 para 1,2% a diferença é pouca.. ai nas imagens não se nota porque a primeira é crop e a segunda não. :P

Não, nenhuma delas é crop. A questão é que isso é um macro, e o sensor grande da R1 e as suas lentes impõem limitações, pelo que não possivel focar de tão perto com a R1 como o é com a F828.

Eu escolheria sem dúvida alguma a R1. Muito melhor qualidade de imagem, com muito menos ruído e muito menos aberrações cromáticas.

Ficam aqui 2 exposições longas nos valores de ISO mínimos de cada máquina (ISO100 na F828 e ISO160 na R1)

F828---->http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_f828-review/nightshot-f4.5.jpg
R1------>http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_r1-review/nightshot.jpg

E, já agora, uma fotos de dia

F828-->http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_f828-review/DSC02640.JPG
R1---->http://www.dcresource.com/reviews/sony/dsc_r1-review/DSC00015.JPG

Agora, há que ter em atenção que a focagem no escuro da F828 é (muito) melhor que a focagem no escuro da R1. É que a F828 utiliza uma tecnologia (já descontinuada infelizmente devido a questões legais àcerca da intensidade do laser) que é o NightFraming que permite focar no escuro completo, mesmo em situações sem contraste de cores (um pilar branco à frente duma parede branca. Eu tenho uma V3 (irmã mais nova da F828) que tem essa funcionalidade e já comprovei a situação anterior)). Já a R1 usa uma normal lampada laranja que a torna mais lenta a focar e mais propensa a erros de focagem.

Portanto, tudo depende do uso que lhe fores dar. Para as situações em luminosidade boa/reduzida, a R1 é a melhor. Para fotos em condições de luz muito reduzida ou em infravermelhos, a F828 é melhor.
Para mim, seria a R1.
Cumprimentos e boas compras!
 
Última edição:
Eu... tenho uma F828 e não aconselho para fotos a noite :P agora de resto... ela é excelente, a bateria dura 1 dia inteiro a tirar fotos, é rapidissima tirando a gravar raws, mas é uma excelente maquina :P agora... comparando com a R1 não sei :) simplesmente deixei de comprar coisas da Sony porque não vale a pena :) a assistencia é muito dispendiosa :)
 
em vez de 1/200, querias dizer 1/2000, certo?
É que é esse o valor máximo de velocidade do obturador na R1

sim, faltou-me um zero...

e 1/2000 ja é rapido, para a maioria das situações. excepto, para freezar movimentos muito rapidos, que não é propriamente aquilo que eu mais fotografo.

sim, de facto essa cena da focagem assistida por holograma, ou la como eles chamam àquilo costumava obter bons resultados... mas também não será um factor decisivo. até porque para fotografar sem luz, a maquina não é nenhuma referencia, por mão se dar bem com ISOs altos.

o que mais me inclina para a f828:
- o corpo flexivel é uma coisa que acho bastante interessante, pela facilidade com que se tiram fotos com a maquina em posições estranhas
- a possibilidade de filmar qualquer coisa com resolução aceitavel, e bom indice de frames por segundo
- tem um status LCD, que é uma coisa que aprecio, e a R1 n tem,
- apesar de não ser um burst extraordinario, posso tirar 7 fotos neste modo, na r1 so posso tirar 3...
- é mais barata que a R1, e é mais facil de encontrar

pela negativa
- ha aquele desvio para o roxo, nos reflexos e fontes de luz, em fotos com grandes aberturas, e grandes angulares... é contornavel, e por vezes não se nota, mas existe.
- o filtro de cor RGB+E tanto da para o bom, como para o mau, com aberrações cromaticas a surgir em alguns casos.
- o problema do ruido, é pessimo para fotos à noite, obriga a usar menos ISO, e a tirar fotos com mais tempo de exposição (e tirar fotos com mais tempo de exposição resulta em ainda mais tempo, porque a maquina tira uma segunda foto para pos-processamento)


o que mais me inclina para a R1

- a posição flexivel do LCD, acaba por compensar o corpo rigido
- o sensor de grande dimensão, e com tecnologia CMOS, provoca muito menos ruido em valores ISO elevados, o que é um argumento de peso
- o feeling da maquina... encaixa-me mesmo bem na mão
- os 10mp proporcionam sempre mais algum detalhe

pela negativa,
- ha a impossibilidade de filmar seja o que for...
- ha o burst de 3 fotos, que dificilmente será suficiente na maioria dos casos em que é preciso.


porque estes dois modelos?

- pelo interface press+turn dial, que para mim é do mais simples de usar que se pode arranjar
- pelas lentes em questão, qualquer uma delas proporciona grandes angulares, e um zoom interessante... i.e. dificilmente sentirei necessidade de comprar acessorios, ou me sentirei arrependido por não ter comprado uma SLR
- a focagem manual assistida com zoom
- ambas têm as suas vantagens ergonomicas
- e ambas são de uma marca que sempre teve a minha simpatia nas maquinas digitais compactas... ok, isto não são bem compactas, são SLR-like, ou bridge, ou chamem o que quiserem...
(se fosse uma SLR, a conversa ja mudava de figura, e a escolha recaia provavelmente numa Nikon ou Canon)


até ao momento, a R1 tenho visto na casa dos 450€, a a f828 na casa dos 350€...

mas parece que se confirma a minha ideia inicial, a R1 é de facto melhor, e compensa o que pago a mais por ela.
 
Back
Topo