1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DSLR 400-700€

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por AfonsooCosta, 14 de Setembro de 2018. (Respostas: 18; Visualizações: 447)

1. AfonsooCosta

AfonsooCosta Power Member

1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
      Máquina e se necessário lente
    2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Entre 400 e 700€
    3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
      Retratos, paisagens e longas exposições. Gosto de tirar fotos de perto com o efeito bouquet mas também gosto muito de tirar fotos a paisagens e quero brincar com as ligas exposições, porque acho que dá para fazer umas brincadeiras muito engraçadas.
    4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
      Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados
    5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
      Sou um iniciante, mas gosto muito de brincar com o meu telemóvel que e um mi 8 e não tem uma camara assim tão mal.
    6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Telemóvel, mi 8
    7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Não tenho ninguém por perto com câmeras, mas tenho brincado recentemente com umas Canon da associação academica da minha universidade
    8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
      Loja física ou online. Onde ficar mais barato e pode até ser grey market ou usadis.

Basicamente sou um iniciante que tem brincado com o telemóvel e com umas câmeras da universidade e quer começar a sério com isto, pelo que preciso de uma camera. Queria uma que desse para tirar fotos de perfil as pessoas, mas também gosto muito de tirar fotos wide-angle a paisagens. Sei que o orçamento que meti tem um range grande mas a ideia é tentar perceber o que comprar, porque como quero dois tipos de fotografias talvez necessite de duas lentes pelo que o orçamento para a câmera reduz.

2. Meje

Meje Power Member

Pelo que dizes acho que o que faz mais sentido será comprares uma dSLR de entrada de gama Canon ou Nikon (eu sou utilizador Nikon, pelo que te recomendaria uma D3300/D3400 ou uma D5300/D5X00, que são máquinas com sensores similares/iguais mas cada uma delas mais uma ou duas features que te podem ou não interessar). Acho que devias comprar com uma 18-55 que te sai quase oferecida com a máquina e te vai ajudar a descobrir o que queres mais. Passados uns meses pensas numa segunda lente. Eu nunca achei que gostaria de retratos e que adorava paisagem, a verdade é que dois anos passados 60 a 70% das minhas fotos são retratos e menos de 10% são paisagens. Quando começas a ter mais qualidade e versatilidade nas mãos, começas a perceber melhor do que gostas.

Se quiseres comprar com uma lente "já para ficar" compras o corpo e uma Sigma 17-50 2.8 que dá para paisagem e retrato, não sendo a melhor em nenhuma dessas áreas, mas sendo versátil, barata e bastante boa.

3. AfonsooCosta

Eu estava mais virado para uma Canon por ser aquilo com que tenho andado e tenho gostado da interface, mas era o eu pensava, comprar uma mais entrada de gama e apostar mais nas lentes, mas não sei bem o comprar, nem a nível de lentes nem de câmera para aquilo que queri.

Essa lente também serve para as entradas de gama de Canon?

Obrigado pela resposta

4. Meje

Meje Power Member

Tenho quase a certeza que também há uma versão Canon, mas o Google confirma-te isso. Se estás mais confortável com Canon, acho que isso é motivo suficiente para te virares para a Canon. São as duas melhores marcas (qualidade/preço) em DSLRs por isso ficarás muito bem servido com qualquer uma das marcas, apesar das pequenas diferenças que existem entre ambas.

Espera pela malta da Canon para te poder sugerir máquinas. Ao contrário da Nikon, julgo que na Canon não deves ir para a gama mais baixa de todas, porque as mais baratas da Canon tem algubs aspectos fracos que modelos ligeiramente mais caros não têm (pelo menos é a ideia que tenho).

5. AfonsooCosta

Vou então esperar por uma recomendação da canon. Nunca trabalhei com nikon, mas até vou ver uns videos da interface e de algumas cameras, porque o preço das D5300 parece interessante eheh. @Meje obrigado pela ajuda

6. Meje

Meje Power Member

Ficas já com a ideia que os sensores Nikon nestas gamas têm um desempenho ligeiramente superior aos Canon em foto, nomeadamente gama dinâmica.

Uma coisa que deves ler reviews e não olhar apenas às specs, é o desempenho do autofoco, que é algo muito importante. Ter mais ou menos megapixels, as pequenas diferenças não contam para nada.

Vê também a velocidade do software/firmware, que às vezes te faz perder uma foto porque a máquina estava a "pensar", por exemplo (para fotos paradas não é relevante). Eu só melhorava isso na minha D5200 (e ainda melhor desempenho com pouca luz, mas para isso tinha de ir para outras gamas), porque de resto o desempenho da máquina ainda me satisfaz perfeitamente.

7. toybxb

toybxb Power Member

Se não tiveres problemas, dá uma vista de olhos no mercado de máquinas usadas, tens boas máquinas entre esses preços, até consegues arranjar full frames

Edit: dá uma espreitadela nesta relíquia
    https://www.canonwatch.com/there-are-good-reasons-to-buy-an-original-canon-eos-5d-in-2018/
    Para o ano se arranjar uma em bom estado, irei arranjar uma para mim, claro que vai logo malta dizer que é velha, tem tecnologia mto antiga, mas...o que é certo é que ainda hoje, arruma mtas câmeras a um canto

Última edição: 15 de Setembro de 2018
  8. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Bom, se até grey market consideras uma hipótese, acho que assim fica fácil...

Eu sugeria uma 800D com 18-55mm em grey market. Nem 500 euros gastas. Ficas com uma máquina que é um canhão :)
    Nem sabia que elas estavam a este preço.
    Só aquele sistema de foco (igual à 80D) e dual pixel AF valem bastante.

Juntavas-lhe uma 50mm f/1.8 STM (100 euritos) para os retratos e tinhas material para te entreteres muito, e por muito tempo.

O lado wide eu deixaria para mais tarde, mas a opção seria a Canon 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM. Mas não recomendaria esta compra logo de início. Usar uma ultra-wide requer bastante aprendizagem, e já terás muito para explorar só com as outras.

9. AfonsooCosta

Bem, antes de mais obrigado pela ajuda a todos.

@m4ndr4ke eu estava exatamente a pensar na 800d antes de abrir o tópico, mas também sei que às vezes uma lente melhor faz mais diferença do que a câmera propriamente.
    Ando a ver sim grey market, principalmente na e-infi, mas não percebo bem as diferenças de preços, porque há casos em que a câmera + lente fica + barato que só o corpo da camecâ e não consigo perceber porque.
    Tenho por exemplo está EOS 800D Digital SLR Camera + EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM Lens Kit por 480€ no grey market, e boa opcao?

@Meje a ir para a Nikon estaria principalmente virado para a D5300, mas agora não sei se opto pela Nikon + a lente que recomendaste ou pela 800d mas com uma lente possivelmente mais limitada.

@toybxb acho que vou mesmo optar por algo mais recente

Última edição: 15 de Setembro de 2018
  10. toybxb

toybxb Power Member

A diferença é que uma máquina terá mais disparos q a outra, mas manda um e-mail para eles q eles respondem

11. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

What? Que confusão vai aí? O material da E-infin é novo pah :P

É normal que haja casos em que corpo + 18-55 fique mais barato do que só corpo. Isso acontece várias vezes, visa promover a venda em kit.

E sim, acho a 800D + 18-55 uma excelente opção e era pra essa que eu estava a olhar. Eu começaria só por aí e nem comprava mais nada a arrancar, ou então juntava-lhe só mesmo a 50mm, que é baratinha.

A propósito, a Sigma 17-50mm que o @Meje refere também existe para Canon, e o preço costuma ser igual.

12. AfonsooCosta

@m4ndr4ke eu sei que existe e até estava a pensar nisso, mas ja passa um bocadinho o que queria gastar, pelo que talvez compre só a máquina com a lente de kit para já e depois faço o resto do investimento e talvez compre outra lente que não a mais baratinha

13. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Não é por ser barata que recomendo a 50mm f/1.8 STM. É por ser boazinha mesmo.

Acima dela, para ter mais qualidade dentro das 50mm, temos que saltar logo para a Sigma 50mm f/1.4 Art, e aí o preço já é mais alto do que o da câmara.

A "baratinha" da Canon é extremamente sharp, é muito agradável de usar, e tem uma distância mínima de foco melhor do que a média. É óptima para o que descreveste que querias fazer com o kit lá em cima no questionário, tanto os retratos como close-ups.

Eu tive a 50mm f/1.8 II, tive a 50mm f/1.8 STM, e algo me diz que um dia o meu kit ainda vai ter outra lente 50mm (não necessariamente a mesma). Mas para já, vendi-a, há quase um ano, depois de ter arranjado uma 35mm f/1.4. De momento não tenho nenhuma. Optei por uma 85mm para retratos, mas essa é uma lente mais cara e mais complicada de usar (nem sempre tenho espaço suficiente).

Quanto à 17-50mm f/2.8, eu também não a compraria logo a arrancar (e nunca a tive e não tenho). Optava por um kit com 18-55, aproveitava essa lente durante uns tempos, e caso mais tarde a quisesse substituir, vendia-a.

Idealmente, eu tentaria também não gastar o orçamento todo em corpo + lente/lentes.

14. AfonsooCosta

Foi o que eu pensei, porque para além de comprar a camera e a lente ainda tenho que comprar bolsa de transporte, cartão de memória e estou a pensar que eu gosto mesmo de ver algumas fotos que vejo de longas exposições, mas para isso preciso de um filtro e de um tripé. Era algo com que gostava mesmo de começar a brincar, mas não sei quanto teria que investir nisso e talvez fique demasiado caro para comprar agora.

Acho que vou optar pela 800D com o kit de lente original e depois vou descobrindo o que outro tipo de lente preciso, se uma para os retratos ou para paisagens. Agora no que toca ao resto do material ainda tenho que ver o que comprar e onde comprar, porque não tenho a mínima noção do que comprar

@m4ndr4ke obrigado pela ajuda toda assim como aos restantes users.

15. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

É uma bela câmara. A única diferença de desempenho face à 80D é menos 1fps em disparo contínuo.

Para cartão posso já recomendar-te um SanDisk Extreme Pro. Não são estupidamente caros, têm um excelente desempenho nestas câmaras, e elas tiram bom proveito da velocidade deles.

Para o resto recomendo que abras novos tópicos com questionário

16. toybxb

toybxb Power Member

Eish...tens razão, estava a pensar no MPB.com

17. AfonsooCosta

Camera encomendada ontem a noite, vamos agora ver quanto tempo demora e como se porta quando chegar

18. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Na E-infinity?

Nada a apontar da minha parte. Comprei lá a 80D, demorou creio que uns 10 dias a chegar.
    Eles foram impecáveis no acompanhamento, actualizando regularmente o estado da encomenda. Até me mandaram uma ou duas fotos do que iam enviar.

Foi a primeira vez (e única, até agora) que lá comprei, mas deram-me uma excelente impressão. Voltarei certamente a comprar lá.

19. AfonsooCosta

Sim, foi lá que comprei. Também já comprei um cartão e uma mala de transporte na Amazon.
    Vamos lá ver quanto tempo demora tudo a chegar, depois quando chegar começo a estudar a possibilidade de um tripé e de filtros para a camera.

Partilhar esta Página