DSLR 400 €

tiago.costa

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: maximo 400€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, mas essencialmente paisagens.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia principalmente
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, entusiasta.
  6. JÁ TENS: Seria a minha primeira máquina
  7. COMO É A TUA "REDE": Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online (gray market que ouvi falar por aqui, mas realmente ainda não percebi qual seria a loja que se inserisse nessa categoria)

Estou a pensar adquirir a minha primeira máquina, penso numa DLSR por ser a pouca experiencia que tenho (namorada tem uma canon 700D), no entanto estava a pensar não gastar tanto dinheiro na camara para poder ir investindo em lentes. Pela minha utilização da 700D com a lente kit, nao me é suficiente pois sinto que em maior parte das situações preciso de uma lente com maior capacidade para entrar luz.
Vi que e a canon 200D é uma boa opção no entanto passa um pouco o orçamento. Alguma sugestão (não ponho de parte uma Mirroless a bom preço/promo) ?
 
Hmmm...algo não bate certo

Precisas duma lente mais luminosa do que uma banal 18-55mm para fotografar paisagens durante o dia? Não, não me parece. Para paisagem geralmente precisamos de fechar o diafragma da lente (reduzir a abertura ou entrada de luz), porque isso faz com que tenhamos em foco uma zona maior na foto, porque sem isso depois acontecia que tinhas, por exemplo, a zona distante nítida e a zona próxima toda desfocada, ou vice-versa. Ou seja, é exactamente o oposto daquilo que te queixas. Uma lente mais luminosa faz com que a zona que está em foco seja mais reduzida, portanto acaba por ser um obstáculo à maior parte da fotografia de paisagem.

De qualquer forma, as lentes que vêm de origem nos kits são mesmo essas, mas são perfeitamente suficientes para o uso que dizes querer dar.

Estando a 200D nova fora do orçamento, o meu conselho é olhares para os usados. Uma 1200D/1300D, ou 700D, ou 750D, ou 100D, ou 200D. Para paisagem a exigência na câmara em termos de rapidez e sistema de foco é relativamente baixa, pelo que qualquer uma delas será perfeitamente competente, importa mais é aproveitar bem as capacidades do sensor, e aí uma 200D tem vantagens, pois usa o mesmo sensor que as 800D/77D/80D e consegue proporcionar ficheiros RAW com mais margem de edição.

No que toca a gray market, uma das lojas a que mais recorremos é a *****.

Por último, para o retrato, basta juntares depois uma 50mm f/1.8 e já tens entretenimento para muito tempo.
 
Hmmm...algo não bate certo

Precisas duma lente mais luminosa do que uma banal 18-55mm para fotografar paisagens durante o dia? Não, não me parece. Para paisagem geralmente precisamos de fechar o diafragma da lente (reduzir a abertura ou entrada de luz), porque isso faz com que tenhamos em foco uma zona maior na foto, porque sem isso depois acontecia que tinhas, por exemplo, a zona distante nítida e a zona próxima toda desfocada, ou vice-versa. Ou seja, é exactamente o oposto daquilo que te queixas. Uma lente mais luminosa faz com que a zona que está em foco seja mais reduzida, portanto acaba por ser um obstáculo à maior parte da fotografia de paisagem.

De qualquer forma, as lentes que vêm de origem nos kits são mesmo essas, mas são perfeitamente suficientes para o uso que dizes querer dar.

Estando a 200D nova fora do orçamento, o meu conselho é olhares para os usados. Uma 1200D/1300D, ou 700D, ou 750D, ou 100D, ou 200D. Para paisagem a exigência na câmara em termos de rapidez e sistema de foco é relativamente baixa, pelo que qualquer uma delas será perfeitamente competente, importa mais é aproveitar bem as capacidades do sensor, e aí uma 200D tem vantagens, pois usa o mesmo sensor que as 800D/77D/80D e consegue proporcionar ficheiros RAW com mais margem de edição.

No que toca a gray market, uma das lojas a que mais recorremos é a *****.

Por último, para o retrato, basta juntares depois uma 50mm f/1.8 e já tens entretenimento para muito tempo.

Obrigado pela resposta. Precisamente por isso que preciso de ter uma máquina minha para saber melhor do que falo e nao dizer barbaridades :D isto porque ha qualquer coisa naquela lente que nao me agrada (principalmente quando fotografo na golden hour, saio sempre desiludido), mas provavelmente será a minha falta de jeito.
De todas essas pela minha pesquisa a 200D parece-me ser superior. Quanto a Nikon, D3500 não será uma melhor escolha que as canon 1200D?
Por outro lado vi a Olympus E-M10 II a 400€, apesar de me dizerem que é uma excelente camara o meu conhecimento de Mirrorless ainda é mais pequeno.

EDIT: Penso não poder falar de lojas, mas ***** central.eu devo por de parte?
 
Escolhe lá a melhor máquina para o teu orçamento, mas o que estás a precisar é de perceber como funciona a fotografia. Qualquer máquina, mesmo uma topo de gama, te vai deixar frustrado se não souberes o que fazer com ela. Sinceramente, é isso que me parece que te está a acontecer.

Não há problema nenhum nisso... Estuda. É o que todos nós fizemos. tens tudo o que precisas no youtube, começa por estudar os 3 pilares da fotografia, e verás que tudo ficará mais claro.

Relativamente a máquinas, e se é fotografia (e não vídeo) a tua prioridade, as Nikon de entrada de gama são melhores que as entradas de gama da Canon... Pelo que eu iria na D3500.
 
Escolhe lá a melhor máquina para o teu orçamento, mas o que estás a precisar é de perceber como funciona a fotografia. Qualquer máquina, mesmo uma topo de gama, te vai deixar frustrado se não souberes o que fazer com ela. Sinceramente, é isso que me parece que te está a acontecer.

Não há problema nenhum nisso... Estuda. É o que todos nós fizemos. tens tudo o que precisas no youtube, começa por estudar os 3 pilares da fotografia, e verás que tudo ficará mais claro.

Relativamente a máquinas, e se é fotografia (e não vídeo) a tua prioridade, as Nikon de entrada de gama são melhores que as entradas de gama da Canon... Pelo que eu iria na D3500.

Concordo, eu passo algum tempo a assistir a videos sobre fotografia mas como acabo por só ter a camara itself para fotografar dali a 1 mes (quando vamos de ferias/fim de semana) acabo por nao conseguir por em prática e demoro imenso tempo para conseguir a foto que quero ou acabo por desistir e ir para o automático :(
A D3500 parece-me a boa escolha. Obrigado pela ajuda ;)
 
Quanto a Nikon, D3500 não será uma melhor escolha que as canon 1200D?
Sim, perfeitamente. Eu só parti para a abordagem Canon pelo facto de a tua namorada ter Canon, o que desde logo poderia facilitar a partilha de objectivas.

quando fotografo na golden hour, saio sempre desiludido
Pode ser uma questão de necessidade de edição. Muitas vezes as fotos incluem cenas de alto contraste, e a câmara frequentemente apresenta a tendência de ajustar a exposição com base nas zonas mais claras da foto, o que torna as outras zonas demasiado escuras. É aí que entra em jogo a edição, permitindo-nos recuperar essa informação ou ajustar a exposição da foto por partes (entre muitas outras coisas, claro).

Penso não poder falar de lojas, mas ***** central.eu devo por de parte?
Há várias. Não sou o mais conhecedor nisso, confesso, mas até no eBay já cheguei a comprar artigos de gray market.

Qualquer máquina, mesmo uma topo de gama, te vai deixar frustrado se não souberes o que fazer com ela.
É...estou quase como diz o Ken Rockwell nas suas reviews às câmaras mais baratas. Ele põe lá sempre aquela frase que diz que aquela câmara vai tirar as mesmas fotos do que a câmara xpto que custa $5000 ou $6000. Há alguma verdade nisso.

Estuda. É o que todos nós fizemos.
Fizemos...e fazemos. Quanto mais anos passam, mais me convenço que há sempre algo novo para aprender nesta área.

como acabo por só ter a camara itself para fotografar dali a 1 mes (quando vamos de ferias/fim de semana) acabo por nao conseguir por em prática
É...isso é sinal que precisas de ter a tua, para usares na tua disponibilidade.
Sinceramente? Para primeira câmara, praticamente qualquer uma com controlos manuais e lentes intermutáveis serve. Se evoluíres bem e ganhares gosto, vais sempre acabar por precisar doutra melhor mais tarde.

Eu cá comecei com uma 1200D, há uns 3 anos e tal. Andei 2 anos com ela, a espremer dela tudo o que conseguia espremer. Nem 300€ custou, numa promoção, na altura. Já era modelo descontinuado, por isso é que estava barata.
Aquilo que posso dizer, hoje, é que ir pelo mais barato foi o melhor que fiz, fosse Canon ou outra marca. O que aprendi com ela, teria aprendido com qualquer outra.
 
Back
Topo