DSLR ~450€

XADOO

Power Member
Boa tarde!
  1. O QUE: Máquina Fotográfica (Corpo + Lente). Se vier com mais acessórios (mochila, tripé, outras lentes), melhor.
  2. POR QUANTO: Entre os 400€ e os 500€.
  3. PARA FAZER O QUE: Um pouco de tudo. Mas principalmente paisagens e gostava de me aventurar um pouco nas longas exposições.
  4. PARA USAR ONDE: Principalmente exteriores e de dia. No entanto, quanto mais versátil, melhor.
  5. COMO ÉS: Sempre gostei de fotografias. Atualmente vou-me aventurando com a câmara do meu telemóvel (One Plus 3T) mas gostava de passar para algo mais "a sério". Para além da parte de fotografar em si, gosto bastante da parte de pós-produção, apesar de ainda me estar a iniciar nesta área.
  6. JÁ TENS: Câmara do telemóvel (One Plus 3T).
  7. COMO É A TUA "REDE": Não tenho propriamente "rede".. Mas as poucas pessoas que conheço que fotografam, utilizam DSLR.
  8. ONDE COMPRAR: Loja física PT (Não me importo comprar online desde que exista loja física).

Bem, acho que o resumo faz o seu trabalho.
Gostava de frisar a parte de ainda me estar a iniciar, não querendo gastar muito dinheiro inicialmente com algum receio que possa vir a arrepender-me (duvido, mas nunca se sabe).
No entanto, quero ter a possibilidade de ter já uma câmara flexivel (várias lentes) caso realmente venha a gostar da experiência e decida gastar mais uns trocos daqui a uns tempos!

Uma dúvida que tem surgido durante as pesquisas:
Image Stabilization / Vibration Reduction. Entendo o conceito e o objetivo. A minha dúvida é se realmente valerá a pena pela diferença de preços.

Da pesquisa que já fui fazendo, os resultados são muito semelhantes:
- Nikon D3300
- Canon 1300D

Tenho visto (quase) todos a recomendar a D3300.
Em termos de preços, tenho visto a 1300D por 400€/450€ e a D3300 por 450€/500€. Sempre corpo + lente (18/55). No entanto, só tenho visto em grandes estabelecimentos. Se conhecerem alguma loja física com melhores negócios, por favor indiquem (nem que seja por PM).
O que aconselham? Devo ir mesmo por uma destas, esperar por promoções, ou esperar por promoções que envolvam packs de lentes mesmo que o preço ultrapasse um pouco o limite? Estou muito por fora deste mercado, daí estas dúvidas.

Obrigado!
 
Acho que fazes bem em não esticar muito o orçamento nesta fase, muita gente depois arrepende-se de ter que andar com uma máquina grande atrás.

Entre essas duas máquinas, tal como leste nas reviews, a D3300 sai na frente, sobretudo em qualidade de imagem e dinamic range. Se vais notar muito? Creio que não.

Se calhar é mais importante ires a uma loja física, e pegares em ambas e perceber qual delas as tuas mãos gostam mais... Ver que tal te sentes com os sitios dos controlos que vais usar...

Depois, ver as lentes que pretendes para cada um dos sistemas. Exemplo:

Falaste aí em paisagem, e se no futuro quiseres uma ultra grande angular, a 10-18IS para a Canon é uma proposta jeitosa, com um preço simpático, apesar da Nikon ter agora lançado uma lente idêntica, ainda que mais cara um pouco.

Deves estar a pensar que as lentes não são prioridade, pelo menos para já, mas se o bicho pegar, comprar lentes será uma inevitabilidade... Convém fazeres um rascunho antes de optares por um dos sistemas.
 
Se calhar é mais importante ires a uma loja física, e pegares em ambas e perceber qual delas as tuas mãos gostam mais... Ver que tal te sentes com os sitios dos controlos que vais usar...

Deves estar a pensar que as lentes não são prioridade, pelo menos para já, mas se o bicho pegar, comprar lentes será uma inevitabilidade... Convém fazeres um rascunho antes de optares por um dos sistemas.

Concordo. Hoje vou tentar fazer esse teste!

Por acaso, já cai na realidade que as lentes é algo que não se pode evitar "se o bicho pegar". Daí estar mesmo a optar já por uma DSLR.

Reparei que a lente que falaste tem IS. Devo então optar por dar mais uns trocos e tentar comprar uma câmara já com IS/VR?

Obrigado!
 
A estabilização é na lente (Canon - IS - Nikon - VR). Em distâncias focais grandes (tele-objectivas), a estabilização é mais importante. No entanto, mesmo em lentes mais curtas como são as ultra grande angulares, ou as comuns lentes de kit 18-55 que acompanham os corpos, é sempre melhor ter que não ter (até porque permite ser desligada, para uso no tripé, por exemplo).
 
Numa lente como a 18-55mm não é crítico ter IS. Se for para pagar uns 20 euritos por isso, no caso da 18-55, não é má ideia. Mas se for para pagar uns 50...honestamente não acho que valha a pena.

Em distâncias focais bem maiores é que já é importante ter IS sim.

O Filipe falou na 10-18, não por ter IS, mas sim por ser a ultra grande angular mais barata do mercado. Ela não existe sem IS, sequer, esta é a sua única versão.
 
Entendido. Obrigado pelas explicações!

Já experimentei ambas (D3300 e 1300D) e preferi a D3300. Principalmente a nível de ergonomia.
Os melhores negócios que tenho visto (apenas em grandes estabelecimentos) consistem em 499€ pela D3300 sem VR e ~560€ pela D3400 também sem VR.
Não considero que as vantagens da D3400 para D3300 valham a pena para as minhas necessidades, tendo em conta a diferença.

Que me aconselham? Estou a pensar esperar mais umas 2 semanas e ver se entretanto surge alguma promoção entretanto.
Queria ter uma máquina até, pelo menos, dia 24 deste mês..
 
Última edição:
Promoções, definitivamente.
A D3300 sem VR, bem comprada, é coisa para custar de 400€ para baixo.

É ficar atento às promoções das grandes superfícies. São frequentes, no material fotográfico.

Vou ficar então atento às promoções que possam surgir com a D3300/D3400.
Obrigado pela ajuda!
 
Entendido. Obrigado pelas explicações!

Já experimentei ambas (D3300 e 1300D) e preferi a D3300. Principalmente a nível de ergonomia.
Os melhores negócios que tenho visto (apenas em grandes estabelecimentos) consistem em 499€ pela D3300 sem VR e ~560€ pela D3400 também sem VR.
Não considero que as vantagens da D3400 para D3300 valham a pena para as minhas necessidades, tendo em conta a diferença.

Que me aconselham? Estou a pensar esperar mais umas 2 semanas e ver se entretanto surge alguma promoção entretanto.
Queria ter uma máquina até, pelo menos, dia 24 deste mês..

Fica atento a amazônia francesa. Anda sempre lá a 3300 dos 400 para baixo com a 18-55 AFP. As vezes aparece ate a 349 (se bem que ultimamente têm feito esse preço para utilizadores prime).

A loja que come por st e acaba em aples também tem posto este mesmo kit a 380 ou lá o que e.
 
Obrigado pelo feedback!
Gostei do que vi na amazónia francesa. No entanto, não sei se me sinto à vontade fazer uma compra deste valor vinda de fora de Portugal (apesar de ser de uma loja de confiança). Além disso, será que vem mesmo de França? Se vier, suponho que não haja risco de alfândega.

Vi estas opções recentemente (um pouco acima do orçamento):
- 530€: Nikon D3400 18/55 VR
- 620€: Nikon D3400 18/105 VR + Cartão SD + Bolsa
- 620€: Nikon D3300 18/55 VR + 70/300 VR

Que me dizem? As três estão com desconto de 10%.
Passam um pouco do orçamento, mas estou disposto a esticar se compensar.
Estava inclinado para a ultima opção por já ter 2 lentes. No entanto, não traz cartão nem bolsa. É coisa para esticar até aos 700€.
 
Se no ultimo pack a 70-300 for mesmo a VR, é uma grande compra, mas duvido que seja mesmo.

Qualquer um dos outros packs é caro para o que oferece.
 
Boa tarde!

Acabei por comprar o pack da Nikon D3300 + 18-55VR + 70-300VR por 620€.
Já dei um bom uso à máquina e até ver estou mais que satisfeito!
Não estava a contar, mas gostei bastante dos resultados obtidos com a lente 70-300 para algumas fotos com mais pormenor.

Já deu para tirar umas valentes fotos em diferentes modos e experimentar um pouco de tudo.
Agora é só continuar a praticar e a aprender!

Obrigado a todos pelos conselhos! Abraço!
 
Back
Topo