DSLR 700€

Blackpt

Power Member
  1. O QUE:
    Máquina, lente, bolsa
  2. POR QUANTO: 600€/650€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Paisagens, objetos, plantas.
  4. PARA USAR ONDE: Interiores e exteriores
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: Samsung Galaxy S8
  7. COMO É A TUA "REDE": Inexistente
  8. ONDE COMPRAR: Preferencialmente loja física.
 
A minha seleção está entre a Canon 750D (700€ - Cam+Lente de Kit+ Bolsa Canon + SD 16Gb) e a Canon 200D (659€ - CAM+ Lente de KIT)

Qual recomendam?
 
A 200D é uma máquina bem porreira pelo que parece, especialmente se fotografares pelo ecrã. Contudo se fores mais de utilizar a ocular talvez a 750D te servisse melhor nesse aspeto. De qualquer forma ambas as máquinas devem ser muito boas para entrar no mundo das dslr, o que importa mesmo é quem está por trás da câmara
 
A 200D é uma máquina bem porreira pelo que parece, especialmente se fotografares pelo ecrã. Contudo se fores mais de utilizar a ocular talvez a 750D te servisse melhor nesse aspeto. De qualquer forma ambas as máquinas devem ser muito boas para entrar no mundo das dslr, o que importa mesmo é quem está por trás da câmara
Estive nesse impasse. Mas cheguei à conclusão que se necessitar de autofoco mais rápido posso usar o ecrã, no entanto se quisesse o melhor sensor, dual pixel, menor peso e time-lapse, não o teria na 750D.
 
Última edição:
O AF "no ecrã", dual pixel ou não, nunca vai ser mais rápido do que o AF "normal".
A 750D é uma gama acima da 200D.

Mas, para começar, a 200D é capaz de ser mais interessante.

Cumps
 
O AF "no ecrã", dual pixel ou não, nunca vai ser mais rápido do que o AF "normal".
A 750D é uma gama acima da 200D.

Mas, para começar, a 200D é capaz de ser mais interessante.

Cumps

Mas é apenas nesse aspecto a diferença? Rapidez de foco?

Ainda vou a tempo de trocar xD
 
Rapidez de foco e não só.
O AF da 750D é muitíssimo superior.
Tem mais pontos de foco, todos cruzados.
Não deverá ser mais rápida do que a 200D, não sei, mas tem melhor corpo, melhores e mais controlos, maior ergonomia.

Mas é um corpo grande.
Para o "básico da fotografia" não é algo que vás notar muito.

Tiveste com as duas na mão?
Isso é das coisas mais importantes a fazer, antes de comprar.

Cumps
 
Rapidez de foco e não só.
O AF da 750D é muitíssimo superior.
Tem mais pontos de foco, todos cruzados.
Não deverá ser mais rápida do que a 200D, não sei, mas tem melhor corpo, melhores e mais controlos, maior ergonomia.

Mas é um corpo grande.
Para o "básico da fotografia" não é algo que vás notar muito.

Tiveste com as duas na mão?
Isso é das coisas mais importantes a fazer, antes de comprar.

Cumps
Sim, estive com ambas na mão, lado a lado.
Em termos de ergonomia facilmente gostei das duas. A 200D tem a vantagem de ser menos pesada.
Os pontos cruzados servem concretamente para que? (desculpa a questão)
Em termos de controlos no corpo não vi nenhum botão na 750d que não estivesse na 200d.

Agora tenho é receio de estar ser mais limitada nas fotos que a maior.
 
Última edição:
Não penses nesses termos das limitações :D
Isto são ferramentas.
O que te limita mais não é a máquina, mas sim tu :P

Se foste para a 200D é porque sentiste que devias ter ido para ela (não sabia que tinhas estado com as duas).
Basicamente, para começar, as diferenças são marginais.
O mais importante não são os megapixeis, nem os sensores, nem o AF. O importante é pegar na máquina e começar a fotografar.

Não penses muito nisso :) (sim, fui eu que comecei :P).

O meu conselho é - esquece os dual pixel e o liveview e não sei que mais.
Foca-te em aprender o básico primeiro.
Sai para fotografar, aprende a mexer na máquina, estuda, arranja inspiração noutros lados, sei lá.

À medida que fores evoluindo estas questões até deixam de fazer sentido - e aí já saberás exactamente o que será melhor para ti.

Estuda a luz/sombra, estuda a composição. Tudo isto é mais importante do que as ferramentas.
Se começares a gostar disto vais começar a ver as coisas de maneira diferente (eu agora vejo coisas que antes nem sequer ligava).

Cumps
 
Concordo com o Myllez, há coisas bem mais importantes do que a câmara.
Contudo o que eu costumo pensar que a 750D é melhor para quem usa a ocular (devido ao AF) e que a 200D é melhor para quem usa ecrã. Eu como sabia que ia usar imenso o ecrã comprei uma câmara com o tal sistema dual pixel, e digo-te que o autofoco é bem rápido e preciso, por isso com a 200D ficas bem servido pelo ecrã! Outra vantagem do foco pelo ecrã é que não te tens de preocupar com os micro-ajustamentos de AF... mas normalmente quando se começa a falar de fotografar pelo ecrã a malta começa logo a sugerir mirrorless.

Ficas muito bem servido com a 200D, agora é começares a investir em ti, tal como o Myllez disse ;)
 
Obrigado pelas recomendações.

O meu objetivo realmente era usar mais a ocular. Sempre achei mais piada do que utilizar o ecrã (pelo menos das experiências que tenho tido com DSLRs).
Contudo, não sei se a diferença nesse aspecto entre as duas máquinas compensa as melhorias que a 200D traz face à 750D (ao nível de bateria, tamanho/peso, melhor live view, função de timelapse).

Compreendo que o principal fator seja o fotógrafo e não a máquina, porém ainda foi um investimento elevado e preferia ter já algo mais robusto caso no futuro tenha outras exigências.
 
Acho que só se te meteres em desporto e vida selvagem é que sentirás falta dum sistema de autofocus melhor. Isto, se não acabares a usar sempre o ponto central, caso em que nem faz diferença.

Para outros casos, como por exemplo retrato, que mencionaste no outro tópico, a live view mais rápida até será uma ajuda, para focares rapidamente e com precisão no sítio onde queres (mais precisão e fiabilidade do que pelo ocular).

De qualquer forma, achei a 750D talvez um bocadinho cara. É possível comprar esse corpo por cerca de 550€, e não achei que o resto dos acessórios justificasse os outros 150€.

A 200D é uma óptima câmara para começar. Tem um preço atractivo e inclui features que podem tornar a sua utilização muito agradável, sobretudo o dual-pixel AF, que pode atrair muitos utilizadores sem conhecimento técnico e que querem usar a live view.

preferia ter já algo mais robusto caso no futuro tenha outras exigências
Acho que não vale a pena pensar nisto a menos que já se tenha muito bem definido o que se pretende fazer, e qual o tipo de fotógrafo que se vai ser mais tarde. Não sabendo isso, é melhor ir pelo mais barato. Eu até estive quase para te sugerir uma câmara ainda mais barata, como Nikon D3300 ou D3400, mas como a 200D tem muitas coisas que a podem tornar extremamente agradável de utilizar, preferi não dizer nada.

Agora, se formos a tentar prevenir tudo, gastamos logo quase o dobro só para cobrir as possíveis exigências que ainda nem sabemos se vamos ter. E se depois a coisa não pegar e nos desinteressarmos, fica o investimento todo encostado num canto da casa...
 
Back
Topo