DSLR barata - iniciação

leatavsan

Power Member
Boa noite,
O meu padrinho quer oferecer ao filho uma máquina fotográfica ao sei filho agora no natal e pediu me ajuda.
Com o orçamento que ele me deu achei um pouco baixo para comprar uma DSLR, por isso precisava da vossa ajuda.
Com este orçamento a única coisa que consegui aqui encaixar foi uma Canon 4000D + 18-55mm IS

Aqui segue o questionário

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina, lente
  1. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 350€ +/-
  2. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos principalmente
  3. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Penso que de tudo um pouco
  4. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Pouco experiente mas com elevado gosto pela fotografia e que pretende aprender mais.
  5. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Não tem
  6. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? A pessoa que irá receber a máquina já usou algumas vezes a minha 750d em conjunto com a 18-55 is stm e também a 55-250 is stm
  7. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física
 
Epá...dias depois duma Black Friday... :facepalm:

Isso é ver as promoções. Canon 1300D, Nikon D3400...

Canon 4000D só mesmo se não houver mais nada. Aquele mount em plástico mata-me...
 
O meu padrinho só me falou nisto no domingo mesmo... Eu pensei exatamente a mesma coisa que tu

Ultimamente não tenho visto a 1300d nas lojas (MM, *****, W)... Até este preço só deverá conseguir arranjar a 1300D + 18-55.
Não sei é se irá aparecer em kit com a versão IS STM. A lente perde muito caso não tenho estabilização nem esse tipo de motor de foco? Sei que em questão de focar é mais lenta, mas tirando isso perde-se muito?
 
Eu não acho que se perca muito sem estabilização na range 18-55mm. Tenho lentes estabilizadas nessa zona e não costumo usar estabilização, para reduzir ao consumo de bateria. Acho que em lentes mais longas é que se torna útil.

Numa 1300D uma 18-55 STM tem apenas a vantagem do silêncio (é sempre agradável), e de o elemento frontal da lente não rodar ao focar (útil para usar filtros polarizadores e assim). Em live view não fará diferença, porque ela não tem Hybrid Autofocus nem Dual Pixel AF, portanto não tem aquela suavidade a focar que tem uma 750D, uma 200D, ou outra.

Opticamente as STM são melhores do que as anteriores, mas não achei a diferença significativa. Eu tive a 18-55 III, a 18-55 IS II, e ainda tenho cá a 18-55 f/4-5.6 IS STM.
 
Se a memória não me falha a 1300D + 18-55 (não me lembro modelo da lente) já chegou a estar a 299€, ou estou enganado? Isto falando em lojas nacionais
 
Back
Topo