dSLR+Lente - orçamento 2000€ | o que compravam?

michael c

Power Member
Boas

O título do post explica tudo. Espero muito em breve ter condiçõ€s de comprar máquina dSLR e lente tendo como orçamento 2000€. Sabendo que possuo alguns conhecimentos/experiência em fotografia, o que comprariam?

Obrigado desde já,
Cumps
 
Primeiro que tudo depende muito dos conhecimentos/experiência que tens. Depois é uma questão de veres o que queres fazer com a máquina e qual o sistema que gostas mais.

Podes optar por investir pouco no corpo e comprar lentes muito boas ou investir num corpo médio e comprar uma boa lente.

Eu (e isto é mesmo para mim) comprava a Canon 40D porque gosto da máquina e tem umas funções que me dão jeito. Lente comprava a Tamron 17-50 F/2.8. O resto do dinheiro guardava para mais tarde comprar uma 70-200 ou uma 10-20. (Numa loja realmente barata, talvez conseguisse a 40D+Tamron+70-200 sem fugir muito aos 2000€).
 
Última edição:
humm:

Nikon D80 + Nikon 18-70mm f/3.5-4.5 » 977€
+ Nikon 70-300 f/4.5-5.6 VR » 477€
+ Tamron 11-18mm » 359€
+ Nikon SB-600 » 217€

= 2030€

isto para uma utilização geral. ;)
 
Obrigado pessoal. Bem ao nível da experiência não sou um profissional mas também não sou um iniciado. A minha actividade profissional obriga-me a tirar muitas vezes fotografias e já trabalhei com diversas SLRs. Canon 350D, Nikon D70S, Nikon D50. Ao nível da técnica não a domino completamente, falta-me prática diária porque não tenho máquina fotográfica.

Mas sei bem o que é um diafragma e um obturador e sei conjugar bem os dois, até porque quando fiz a minha licenciatura tive uma cadeira de fotografia e vídeo onde tive oportunidade de absorver as bases da fotografia e da técnica. Dada a minha formação tenho também boas noções de composição de imagem que eu acho que nestas coisas acaba por ser o mais importante porque uma fotografia é, acima de tudo, uma mensagem. Falta a prática e por isso quero a dSLR, também tenho vontade de aprender. A máquina será usada para fins profissionais (fotos para suportes web e de design gráfico) e fins pessoais (férias, festas).

De salientar que gosto de apostar na qualidade...ou seja, prefiro gastar realmente o dinheiro num bom corpo e numa boa lente e guardar mais algum dinheiro para comprar mais lentes boas aos poucos do que comprar uma carrada de lentes que depois me vão acabar por desiludir.

Das máquinas com que já trabalhei gostei muito da Nikon em termos de ergonomia. Mas também talvez não tenha trabalhado com uma Canon que fosse boa neste aspecto. Mas de qualquer forma não tenha preferência por nenhuma das marcas em especial, sei apenas que vou comprar ou uma marca ou outra, por serem as mais tradicionais e pela oferta de lentes que têm.

De facto, e sem vos querer influenciar, estava inclinado para uma Canon 40D e uma lente Canon 24-70 f/2.8 L USM. Acho que esta lente cobre a maioria das situações do dia-a-dia e pelo que dizem é simplesmente 5*. Mas não se deixem influenciar por favor.

Digam da vossa justiça, posso mudar de opinião se me derem opções mais válidas.

Obrigado desde já,
cumps
 
Última edição:
De salientar que gosto de apostar na qualidade...ou seja, prefiro gastar realmente o dinheiro num bom corpo e numa boa lente e guardar mais algum dinheiro para comprar mais lentes boas aos poucos do que comprar uma carrada de lentes que depois me vão acabar por desiludir.

É por esta frase que eu acho que provavelmente vais querer mais do que aquilo que o orçamento permite.. Material usado está fora de questão?
Pessoalmente eu escolheria uma Nikon D200 usada, conheço pessoas que venderam as deles a 1000 euros, algumas com muito uso, outras nem tanto, é uma questão de procurar bem, se calhar por esse preço ainda consegues uma com o grip (isto se tiveres interessado em tê-lo) e a novíssima 24-70 por mais 1300 euros. Estica o orçamento em 300 euros, mas ficas com um excelente kit para começar. Podes também procurar uma 28-70 usada, mas aí tens de ter cuidado a quem compras, pois há muitas já com muitos kms..
Vi agora que na fotocinecolor (loja de andorra) que a D200 nova está a 1150€, portanto se calhar arranjas ainda melhores negócios nas usadas..
Quanto a canon, pa, tens de pedir a outro, não é a minha área.. :P
 
com a 24-70 ficas sem grande angular...

se isso n for importante...

tens tb a d80 + nikkor 24-120mm por cerca de 1600€

Em espaços apertados poderei realmente vir a ter problema por falta de grande angular. Por exemplo para fotografia de mobiliário ou espaços comerciais secalhar vou sentir falta da grande angular. Mas acho que consigo viver sem ela. Depois, mais tarde, quando tiver disponibilidad€ talvez compre uma Canon EF 16:35mm 2.8L II USM, ou então compro simplesmente uma boa lente de marca de concorrência mais barata para fazer esse tipo de trabalho. Porque vistas bem as coisas acho que só vou precisar de grande angular nessas situações. Para fazer fotos ao ar livre de paisagens e assim acho que me consigo safar com a 24-70.

É por esta frase que eu acho que provavelmente vais querer mais do que aquilo que o orçamento permite.. Material usado está fora de questão?

Obrigado pela dica, mas sim, nestes valores para mim usado está fora de questão. Mas levantas-te uma questão pertinente para mim. Existem muitas diferenças entre Canon 40D, Nikon D200 e Nikon D80? Sei que por ordem de qualidade do melhor para o pior: 40D, D200, D80. Mas será que não poderei poupar no corpo para investir numa lente melhor? Será que vou ficar "mal servido" com a 40D e a 24-70?

Obrigado pelas dicas.

Cumps
 
Última edição:
se estás virado para a canon podes ver se ainda apanhas a 30d por 900€ na ***** com a 18-55
a sigma 24-70 f/2.8 custa apenas 470€ e ainda te sobra para uma 70-300 IS USM ou uma 12-24
 
se estás virado para a canon podes ver se ainda apanhas a 30d por 900€ na ***** com a 18-55
a sigma 24-70 f/2.8 custa apenas 470€ e ainda te sobra para uma 70-300 IS USM ou uma 12-24

Obrigado, é mais uma opção que vou ter em conta. Se bem que a 40D custa pouco mais na digiwowo -> ~1000€, com a desvantagem de não trazer lente. Isso é outra coisa em que estou curioso...existe muita diferença de qualidade de uma Canon 24-70 para uma Sigma 24-70?

Obrigado pela sugestão.

Cumps

PS. Como já referi não tenho preferência por qualquer marca, para mim é me indiferente ser canon ou nikon. De momento estou realmente a pensar numa Canon 40D, por estar a um preço bastante competitivo face às especificações que tem, e uma Canon 24-70 por, segundo reviews que andei a ler na net e da experiência que recolhi junto a fotográfos, ser realmente uma lente excepcional. O meu único receio é que o zoom da lente me limite efectivamente em algumas situações, mas a qualidade, essa tenho quase a certeza que está lá.
 
Última edição:
que a canon tenha boa qualidade lá isso tem, n fosse ela uma L
a diferença de preços é que é quase o triplo
http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=81291 pode ser que ajude

a d80 na digiwowo está por 700€ aproximadamente. com 1200€ já compravas a sigma 10-20 e a 24-120
ou apanhas a d80 com a 18-135 e já ficas bem servido ou com a 17-70 e apostas numa 80-400 no futuro. se o uso da grande angular será esporadico n compensa o gasto na 10-20

julgo que a vantagem da 40d para a d80 é ser mais rapida e virada para desporto
 
que a canon tenha boa qualidade lá isso tem, n fosse ela uma L
a diferença de preços é que é quase o triplo
http://photography-on-the.net/forum/showthread.php?t=81291 pode ser que ajude

a d80 na digiwowo está por 700€ aproximadamente. com 1200€ já compravas a sigma 10-20 e a 24-120
ou apanhas a d80 com a 18-135 e já ficas bem servido ou com a 17-70 e apostas numa 80-400 no futuro. se o uso da grande angular será esporadico n compensa o gasto na 10-20

julgo que a vantagem da 40d para a d80 é ser mais rapida e virada para desporto


Obrigado mais uma vez. Bem, não devo fazer fotos de desporto. Mas a diferença é mesmo ser só mais rápida, em termos de qualidade de imagem que consegue produzir, são iguais? Sei que em termos de corpo/ergonomia são parecidas. Relativamente à lente é realmente uma pena que a Canon 24-70 seja tão cara...mas pronto, lá está, L LENS, está tudo dito. Vou ter de ponderar muito bem o que fazer com os meus 2000€, lol. Há realmente muitas opções.

Eu disse que não queria influenciar mas acabei por o fazer:p Mas continuem a dar dicas que eu estou a gostar. Digam, acima de tudo, o que comprariam vocês. Sei que para diferentes utilizadores, diferentes necessidades, mas pronto, é sempre bom saber a opinião de pessoas que sabem mais que nós.

adolfo dias, obrigado pelas dicas que tens dado!

Cumps

PS: Tive a ler reviews no Fred Miranda e pessoal que tem a 5D fala constantemente que a 24-70 funciona às mil maravilhas em especial com FF (Full Frame)...Alguém me diz o que é isto do Full Frame? A 40D tem? Thx
 
Última edição:
De facto, e sem vos querer influenciar, estava inclinado para uma Canon 40D e uma lente Canon 24-70 f/2.8 L USM. Acho que esta lente cobre a maioria das situações do dia-a-dia e pelo que dizem é simplesmente 5*. Mas não se deixem influenciar por favor.

A 24-70 é boa para uma máquina full frame...

Numa APS-C como é o caso da Canon 40D ficas com uma lente que nem é carne, nem é peixe... Nem tens uma angular de jeito, nem uma teleobjectiva...

Muito sinceramente não me parece uma boa lente para uma Canon 40D..
 
Obrigado mais uma vez. Bem, não devo fazer fotos de desporto. Mas a diferença é mesmo ser só mais rápida, em termos de qualidade de imagem que consegue produzir, são iguais? Sei que em termos de corpo/ergonomia são parecidas. Relativamente à lente é realmente uma pena que a Canon 24-70 seja tão cara...mas pronto, lá está, L LENS, está tudo dito. Vou ter de ponderar muito bem o que fazer com os meus 2000€, lol. Há realmente muitas opções.

Eu disse que não queria influenciar mas acabei por o fazer:p Mas continuem a dar dicas que eu estou a gostar. Digam, acima de tudo, o que comprariam vocês. Sei que para diferentes utilizadores, diferentes necessidades, mas pronto, é sempre bom saber a opinião de pessoas que sabem mais que nós.

adolfo dias, obrigado pelas dicas que tens dado!

Cumps

PS: Tive a ler reviews no Fred Miranda e pessoal que tem a 5D fala constantemente que a 24-70 funciona às mil maravilhas em especial com FF (Full Frame)...Alguém me diz o que é isto do Full Frame? A 40D tem? Thx

a 40d tem tecnologia mais recente, logo tb deve ter uma melhor qualidade final. faz mais disparos por segundo, é mais rapida a focar, calculo que tnha um modo de medição superior, etc...
a questão é se precisas realmente de um corpo semi-pro ou se a tua utilização vai necessitar apenas de alguma qualidade. neste ultimo caso nem pensava e ia para a d80.

a 40d n é FF. full frame é a 5D e a d3i. tem a ver com o tamanho do sensor. é o equivalente ao filme.
no caso da 40d ou d80 ou qq outra que n seja a 5d e a d3 o sensor é mais pequeno que no filme e gera-se o factor crop que na nikon é de 1.5x e na canon é de 1.6x
significa isto que as distancias focais das lentes tem que ser jultiplicadas por esses valores.

no caso da 40d com a 24-70mm como querias, seria 24*1.6 e 70*1.6
 
a 40d n é FF. full frame é a 5D e a d3i. tem a ver com o tamanho do sensor. é o equivalente ao filme.
no caso da 40d ou d80 ou qq outra que n seja a 5d e a d3 o sensor é mais pequeno que no filme e gera-se o factor crop que na nikon é de 1.5x e na canon é de 1.6x
significa isto que as distancias focais das lentes tem que ser jultiplicadas por esses valores.

no caso da 40d com a 24-70mm como querias, seria 24*1.6 e 70*1.6

A 24-70 é boa para uma máquina full frame...

Numa APS-C como é o caso da Canon 40D ficas com uma lente que nem é carne, nem é peixe... Nem tens uma angular de jeito, nem uma teleobjectiva...

Muito sinceramente não me parece uma boa lente para uma Canon 40D..

Já percebi, sendo assim acho que vou esqueçer a 24-70. Não tenho € para uma 5D ou D3...bem agora ainda fiquei mais perdido, lol.

Ok, vou simplificar isto. Ou compro uma Nikon D80 ou uma Canon 40D. Para ambas as máquinas qual a lente que me aconselham?

Obrigado pela participação,
Cumps
 
no site da digiwowo eis a minha escolha

30d + 17-85 IS USM - 1220€
Canon EF 70-200mm f/4,0 L USM - 582€
Canon Speedlite 430EX - 233€

ficavas com um set bem jeitoso na canon

Nikon D80 Body & Tamron SP 17-50mm f/2,8 DI II - 1143€
NIKON Objectiva AF-S DX VR Zoom-Nikkor 55-200 mm f/4-5.6G IF-ED - 343€ @*****
Nikon SB-800 AF Speedlight - 327€
 
no site da digiwowo eis a minha escolha

30d + 17-85 IS USM - 1220€
Canon EF 70-200mm f/4,0 L USM - 582€
Canon Speedlite 430EX - 233€

ficavas com um set bem jeitoso na canon

Nikon D80 Body & Tamron SP 17-50mm f/2,8 DI II - 1143€
NIKON Objectiva AF-S DX VR Zoom-Nikkor 55-200 mm f/4-5.6G IF-ED - 343€ @*****
Nikon SB-800 AF Speedlight - 327€


Tanto um kit como outro parecem-me porreiros. Não vou precisar de flash pelo que aí com o que poupo no caso da canon poderia fazer um upgrade para a 40D. Faço só uma questão. Essa lente Tamron 17-50 parece jeitosa...será que também se porta bem com a canon 40D?

Thks,
Cumps
 
Se :
- Tens 2000€ para gastar
- Preferes Canon
- Queres grande angular
- Queres uma lente de qualidade
- Não estás a pensar comprar full frame

Esta era a q eu escolheria ( com uma 30D ou 40D, depende das features que queres e do dinheiro que queres gastar no corpo )

http://www.*****.de/product_info.php/products_id/8656?osCsid=33fa089314cb62d360872066f88dc2b6


Uma 40D com esta lente fica por volta dos 1800€. Depois se achares que faz falta mais alcance, compras a 70-200 f/4L e ficas com uma cobertura boa, rápida e de alta qualidade.
 
Última edição:
julgo que a vantagem da 40d para a d80 é ser mais rapida e virada para desporto

Há mais vantagens, não é só por aí. Acredita que a 40D é uma máquina muito geral.

De qualquer forma, e no meio disto tudo, posso fazer uma pergunta que acho muito importante?

Porquê trocar a D70? A D70 é uma boa máquina, porque não gastar os 2000€ em lentes boas?
 
Back
Topo